As confissões de Webber

Mark Webber, sem dúvida, deve não estar acreditando no momento da carreira que está. Tirando o terrível acidente em Valência domingo passado, Mark está tendo o melhor campeonato de sua vida, com pódios, poles e vitórias. Isso tudo, na teoria, se deve ao ótimo carro que possui, o RB6, que se mostra avassalador no quesito treino e tem um incrível conjunto que o faz ser o melhor carro do campeonato.

Porém, começo a acreditar que 2010 é agora ou nunca para o Aussie. Pouco a pouco, parece ser que Webber vai deixando a disputa pelo título, se distanciando do time, querendo ser ele só ele e ao mesmo tempo lutar de igual para igual com Sebastian Vettel. Não digo que Seba é melhor, talvez nem seja isto do que estamos falando, mas não é simples explicar o que se passa na cabeça de um piloto como Mark nesta altura do campeonato.

Uma matéria publicada há alguns dias no excelente blog Splash-and- Go, de Daniel Gomes, me fez refletir muito sobre isso. Denominada sob o título de GP da Europa: bem-vindo de volta, (velho) Webber, o artigo reflete um pouco sobre o péssimo GP da Europa feito por Mark. A largada, horrível, o afobamento e a polêmica batida com Heikki, que ainda conta com muitas versões. A verdade é que este incidente em Valência possa ter sido o divisor de águas do campeonato para Mark.

Não fiquemos surpresos se Vettel começar a emplacar resultado após resultado na frente do colega de equipe. Faz parte do jogo que “rola” por trás, mas que nós não sabemos. Com isso, não estou especulando que Vettel está sendo beneficiado, mas que Mark já se deixou abater, e por ele mesmo.

E eu andei pensando isso bastante durante estes dias. Mas não havia nada de surpreendente em postar “achismos”. E não é que foi o próprio Mark que confessou isso de graça para nós? Incrível.

Aqui, as suas declarações:

Estou tomando a decisão a cada ano, e foi isso que fiz com a Red Bull neste último contrato [sobre o contrato com a Red Bull para 2011].

Em dois anos, talvez, eu não tenha mais necessidade de correr na F1. Se me tivessem perguntado em 2005 se eu pensava estar na F1 em 2011, teria dito ‘de maneira nenhuma’. As pessoas pensam que estou correndo sob pressão, porque tenho que lutar ano a ano para ampliar meu contrato, mas isso não é verdade. Também, é muito improvável que eu saia da Red Bull.

… Qual seria a necessidade de Webber declarar isto justamente agora, em um ponto tão delicado do campeonato? Será que ele já sabe que não conseguirá ser campeão mundial? O que sem dúvida ele quer que nós notemos é a sua vontade própria. Que não está correndo por contratos ou dinheiro, mas sim pela sua carreira e mais vitórias.

Porque? Não tenho ideia [quando lhe perguntaram sobre sua consistência e velocidade em 2010].

É assim que Mark continua, sem ter ideia. Se tudo fluir como em Valência, o campeonato termina por aí para Webber. Dependerá dele, só dele, reverter essa situação. Carro, ele tem. Companheiro a sua altura, também. Mas…

…Apoio?

5 respostas para “As confissões de Webber”

  1. Como pilotos, comentaristas, mecânicos, enfim todos do mundo da F1, teriam história para todos os tipos de livros ou filmes, terror, comédia, suspense, crimes, etc…
    Webber, também pode, já está provado que mesmos que alguém tenha como provar certas sujeiras, não vale a pena, Nelson Angelo, está ai para servir de exemplo.
    Para simples mortal como eu, Webber, já conseguiu mostrar o que tinha minhas dúvidas, o Vettel, não é tudo isso como piloto e que a equipe Red Bull naquele acidente entre os dois companheiros, que o Vettel é a opção da equipe, mesmo com um campeonato maravilhoso do Webber.
    Parece que caiu a ficha e no primeiros momentos o piloto quer mais é desaparecer, depois percebe que ainda não é o momento para sair desse Circo, o vício é maior que todas as sujeiras que na F1 existe.

  2. Não acredito que Webber “desistiu” do campeonato. Em Valencia não foi bem e ganhou asas da Red Bull, mas foi um fim-de-semana, talvez não se adaptou com a pista, ou teve azar, ninguem sabe. O cara em quase toda a carreira ficou andando la atras, só fazia alguma coisa nos treinos, e desde o ano passado tem conseguido bons resultados, em especial nesse ano, ou seja, mostrou que consegue se recuperar. Porem dessa vez é em duas semanas, para o GP da Inglaterra Mark tem que estar competitivo, pois se nesse GP não conseguir muita coisa, a Red Bull tera em quem apostar e não sera em Webber.

  3. O Webber vem mostrando que é um piloto talentoso, mas a equipe Red Bull, apesar de gostar do piloto australiano, prefere o jovem Vettel, um promissor piloto e potencial campeão.

    O alemão ainda tem muito o que aprender, e mostrou isso em algumas ocasiões, ano passado, como a batida com Kubica, na Austrália, e, neste ano, na Turquia, quando jogou pela janela uma vitória certa do time austríaco, entregando a vitória mas mãos da McLaren.

  4. O que o Diego falou é verdade….Webber é um piloto talentoso…
    Mas parece q a RBR prefere Vettel…o alemao é um piloto q recebeu um grande investimento da equipe, participou do programa de desenvolvimento deles….
    Eis que vem Webber!, na minha opiniao foi uma das melhores surpresas desse campeonato..
    É muito bom ver ele andando bem….confesso q eu mesmo dava essa disputa interna por acabada, com larga vantagem para Vettel. Mas o veterano surpreendeu…E isso é muito bom para o mundo pasteurizado da F1 de hoje….
    a RBR que se cuide, imagine ela tendo que dar o braço a torcer para Webber ser campenão…

  5. Webber, descobriu da pior maneira possivel, que na FI, o espaço é contado, e se você não esta destinado a ocupar aquele espaço e por qualquer circunstancia você se apropria dele, tratam de deixar logo bem claro, que você é um intruso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s