Duelo de titãs em Silverstone

McLaren e Red Bull chegam à Silverstone com o favoritismo em mãos. O time de Woking, que na balança teve um ótimo final de semana em Valência e lidera ambos campeonatos, deve ser a equipe a ser batida. Red Bull ainda está nos altos e baixos, porém a impecável vitória de Sebastian semana passada é de colocar muita confiança para Newey e Horner.

Obviamente que existem vários fatores a serem explorados para se indicar o “vencedor perfeito” domingo que vem. Um dos primeiros e mais importantes são como os pneus reagirão à nova parte modificada do circuito e também, a suposta maior velocidade que tais mudanças vão impor. Pelo que vimos em Montreal, por exemplo, a McLaren teve uma tática perfeita que a levou à dobradinha. Já a Red Bull…

Junto com isso, soma-se o “pacotão” que a McLaren trará à tona no GP. A nova saída do escapamento e a mudança do difusor, adotas do RB6, além de vários retoques no conjunto do MP4-25, farão a diferença. Pelo que se vê, não será nenhuma surpresa ver o time de Woking emplacando uma dobradinha na corrida “em casa”.

Com isso, tanto Jenson quanto Lewis já citam a importância das mudanças para a corrida e o campeonato:

Eu acho que, se você viu a última corrida, alguns carros tiveram algumas partes novas e a maioria tinha este escapamento que a Red Bull lançou no início da temporada. Eles trabalharam em suas atualizações e estão uma corrida à nossa frente. Eles vieram muito fortes, mas eu ainda acredito que fizemos um grande trabalho em Valência, colocando os dois pilotos no pódio. Aqui em Silverstone, nós temos que fazer o nosso trabalho. Nós precisamos acrescentar performance ao carro se nós queremos brigar com as Red Bull’s e alguns outros times. Não é só colocar o novo pacote, precisamos trabalhar o balanço do carro. Mas é um desafio. É algo que devemos fazer para continuar brigando pelo título. — Jenson Button

Temos de fazer com que esses componentes funcionem neste fim de semana. Nós não tivemos tempo para testá-los, então devemos fazer alguns ajustes no carro, e em como devemos pilotar para atingir o melhor. Estamos ansiosos para isto. Nós não sabemos como o pacote vai funcionar, não é algo que sempre traz o que você espera. Então, temos de ver quais partes vão funcionar e quais não vão.– Lewis Hamilton

Claro que o perfil adotado nestes dias prévios é de “pés no chão”, afinal ninguém quer colocar uma carga pesada de favoritismo, o que só aumenta a pressão por melhores resultados. Porém pelo que parece e no que podemos analisar as declarações da dupla, possa existir uma certa insegurança em relação a esse novo pacote, como aconteceu na Ferrari, por exemplo.

Será um GP onde naturalmente poderemos ter surpresas, como Ferrari (seria surpresa ver Alonso ou Massa na frente?) ou Renault, por exemplo.

E, por falar em Ferrari, Webber tocou recentemente na possibilidade de que nunca se pode descartar uma equipe como ela. Até parece, ao mesmo  tempo, que muita gente se esqueceu que tanto Alonso como Massa estavam bem posicionados na prova valenciana até a confusão provocada pelo Safety Car. Porém, o meio segundo tirado pela Red Bull na classificação deixa um pouco preocupante a posição do time.

Junto com os técnicos estamos estudando nestes dias as características do novo traçado, analisando toda a informação disponível e também estudando as imagens das corridas de moto. Quinta-feira farei um reconhecimento junto com meu engenheiro para vermos os últimos detalhes. -Alonso.

Ou seja, pode ser até possível que a Scuderia se alie para a disputa da vitória, com circunstâncias de corrida (chuva, possivelmente) e mais. Tudo isso dependerá do rendimento de McLaren e Red Bull, que deve ser muito forte, principalmente em ritmo de prova.

17 respostas para “Duelo de titãs em Silverstone”

  1. Como em todo santo GP Red Bull e Mclaren estaram fortes, Mclaren principalmente pois esta em casa e com o pacotão. Ferrari, pelo o que eu li em outros sites, vira com mais algumas pequenas novidades para a “terra da rainha” e independente das mesmas, os vermelhos estaram na briga, principalmente se chover. Mercedes e Renault só seram salvas(?) com a chuva. Willians correu bem em Valencia, porque os carros feito por eles se adaptam ao estilo da pista de Valencia, e Rubens tera de torcer pela bendita “precipitação” – evitando repetições hehe.
    Para relembrar um pouco em 2008, a chuva – e que chuva – caiu em Silverstone e Massa parecia um pião vivo de tanto que rodava na pista e Rubinho consegui – naquela mer** de Honda – um 3º lugar. Ou seja se chover, Barrichello se dá bem e a Ferrari precisara de Alonso.

    1. Silverstone ’08 foi uma corrida completamente fora do normal.
      Chuva, confusão, apenas três carros terminaram na mesma volta do líder, Hamilton.
      Rubens foi heróico lá, mas obviamente que a chuva ajudou.

      Quanto a Renault, acredito que eles não precisam de salvação, o time já se estabeleceu em um bom ritmo e está pontuando em todas as provas ultimamente. Já a Mercedes, bom, é caso perdido.

      1. Mas era cara, eu que nem um louco aqui torcendo pra ele, e toda vez que aparecia a camera onboard do carro dele, eu ficava tonto cara, não conseguia ficar na pista.

  2. Tomás , entendo que a Red Bull junto com seus pilotos , vão querer partir com tudo , mas só que , toda a equipe não poderá fragilizar-se frente aos campeões da Mclaren , que é a sem dúvida nenhuma , a melhor equipe não só desta temporada , como uma das melhores dos últimos anos dentro da Fórmula 1 , que por sinal , terão em Silverstone , carros bem mais competitivos do que os de Valência .
    Portanto , não só serão as grande rivais da Red Bull e seus pilotos , como também a grande favorita para a conquista de uma histórica vitória no berço do automobilismo mundial .
    Quanto a Ferrari /Alonso /Massa , suas situações , entendo que estão se complicando .
    P.S: E aqui meu amigo Tomás , vai uma observação muita particular e que fique entre nós . Massa continuará atrás do Alonso e sem possibilidade de supera-lo , mas , o que o Massa vai ter realmente de positivo , é um posto de trabalho de gregário ( é como se diz no ciclismo ), assegurado pelos próximos dois anos ( juro que quero estar enganado ) .

  3. Curioso pra ver este novo traçado de SILVAstone!

    Red Bul’s sempre estao fortes, Mclaren com novidades em seus carros, Ferrari nunca deve ser colcoada fora das possibilidades….

    Sera que chove? tomara que sim….

    Hamilton neles!!

  4. Obviamente a Red Bull é a favorita de novo. O carro é inegavelmente mais rapido. Na minha opinião, somente duas coisas podem tirar uma eventual dobradinha da Red bull: algum problema de confiabilidade ou erro dos pilotos. Isso, é claro, levando em conta a pista seca, pois se chover, aí não vai existir lógica nenhuma.

  5. A disputa pela vitória deve ficar entre McLaren e Red Bull, com a Ferrari andando próxima das duas. Mercedes, Renault, Williams e Force India também devem brigar por pontos.

    1. Olhem só que coisa interessante:

      Horner diz que difusor-escapamento não é chave do sucesso da Red Bull

      “Os nossos adversários exageraram sobre as vantagens do difusor-escapamento”, afirmou Horner.

      Sebastian Vettel: “Temos certa vantagem, mas isso faz parte de um conjunto inteiro, que inclui a suspensão traseira. E isso não pode ser simplesmente copiado durante a temporada.”

  6. Tomás, muito feliz o trecho em que você fala “O time de Woking, (…), deve ser a equipe a ser batida.”.

    Realmente é bom vermos a McLaren com o TIME a ser batido, pois o carro do ano ainda (por quanto tempo?) é o RB6.

    O que eu imagino para a corrida é uma acirradíssima disputa entre McLaren e Red Bull pela vitória e uma supremacioa da Renault sobre Ferrari e da Force India sobre a Mercedes nos pelotões subsequentes.

  7. Concordo com você Tomás, Mclaren é a equipe a ser batida, tem tudo pra levar a dobradinha. Acredito que a Red Bull leva pole, mas na corrida, os ritmos dos carros da Woking são superiores. Os austriacos vão fazer jogo duro, disputar posição sim com a Mclaren, não vai ser fácil pra nenhum dos dois. Estou ancioso por este final de semana, depois do fiasco (como sempre) da corrida em Valência.
    Renault deve ir bem, Williams torço pra andar bem, Mercedes fica naquele vai-nã-vai, e eu acho que a Ferrari se afunda de vez no campeonato nesta corrida.

    Go Go Go Mclaren

  8. Essa corrida tem tudo para ser bem disputada. Sem contar no clima pluvial britânico que pode ser uma atração a mais como vimos em 2008. Quem sabe uma outra surpresa com Barrichello? Aquela época era Honda, hoje a Williams é melhor que a Honda de 2008, vai saber…

    Para a corrida, aposto na McLaren e minha torcida é pelo Hamilton. Espero que os brasileiros façam uma boa corrida e que o Felipe brigue pela vitória e/ou por pódios, faz tempo que não o vemos lá, desde março e com um carro que tem potencial para proporcionar bons resultados.

  9. Parece que a briga vai ser entre as duas que estão na ponta!!!Ferrari logo atras, com Kubica denovo atrapalhando ambas!!!Isso não mudara tão cedo!!!

  10. Button, sobre as mudanças no MP4-25:

    “Eu acho que, se você viu a última corrida, alguns carros tiveram algumas partes novas e a maioria tinha este escapamento que a RBR lançou no início da temporada. Eles trabalharam em suas atualizações e estão uma corrida à nossa frente. Eles vieram muito fortes, mas eu ainda acredito que fizemos um grande trabalho em Valência, colocando os dois pilotos no pódio. Aqui em Silverstone, nós temos que fazer o nosso trabalho. Nós precisamos acrescentar performance ao carro se nós queremos brigar com as RBRs e alguns outros times. Não é só colocar o novo pacote, precisamos trabalhar o balanço do carro. Mas é um desafio. É algo que devemos fazer para continuar brigando pelo título”

    Ou seja, ele resume que não se pode deixar de atualizar o carro. Senão, Red Bull e Ferrari chegarão. Mas não é de hoje que a McLaren pode dar o pulo do gato em Silverstone, não acham?

  11. Eu ainda acredito no Favoritismo da RBR. Pouca coisa, talvez essas mudanças no M4-25 o ajudem mais na classificação. Mas o carro a ser batido ainda continua sendo o RB6.
    Porém Woking conta com belo material humano.
    Ambos ja conseguiram superar o super carro dos touros, Button circunstancialmente e Lewis em condições normais.
    O fato da equipe Mclaren estar na frente nos 2 campeonatos comprova isso, mesmo sem ter o melhor carro e nem o mais veloz, a sua dupla de pilotos encabeça o campeonato.
    Quanto a Ferrari, é sempre bom respeitar, ficar de olho, porem acredito que será a 3º força em Silvertone, superando Mercedes e Renault.
    É bom salientar que a Mclaren não vai apenas incorporar o escape ao carro, ela vai para o GP da Inglaterra com uma nova suspensão e novos amortecedores. O primeiro item, provavelmente, é uma tentativa de adaptar melhor o novo escape ao MP4-25. Mas somente a pista poderá dizer o quão eficiente as atualizações vão servirão.

  12. Essa corrida me parece q tera uma disputa mais proxima da McLarem e RBR…
    tomara…passei de Vettel novmente sera complicado….tanto pra corrida como para o campeonato..

    O pacote de evoluções da McLaren esta sendo muito esperado….
    eu fico imaginando a Ferrari, qndo sera q eles irao desistir…ou vao conseguir crescer?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s