Notícias F1 pré-GP da Inglaterra: 08 de julho

Sexta de manhã já teremos os primeiros motores roncando em Silverstone e o paddock está quente quanto a novidades e notícias que merecem um destaque. Vamos a elas então:

Sem se esquecer claro, do Bolão de apostas para o GP que está acontecendo até sexta ao meio-dia.

Bruno Senna é substituído e está fora da Fórmula 1

A bomba do dia foi, sem dúvida nenhuma, o anúncio da substituição de Bruno Senna por Sakon Yamamoto na Hispania RT. É algo que sinceramente não se esperava, apesar dos boatos que se distribuíram algumas semanas atrás. Enfim, era verdade, e infelizmente, Bruno Senna está fora da Fórmula 1.

A grande questão discutida por aí é se a substituição seria apenas em Silverstone. Mas isso me parece muito irreal, e provavelmente a mudança será definitiva e até o final do ano. O motivo? Dinheiro.

Você não entenderia o quanto estamos desesperados por dinheiro.

Disse Kolles. É claramente uma pena, e agora temos uma ideia do que realmente a Hispania é. Sinceramente, não sei porque e como ainda estão no grid.

Enfim, acabou a linha para Bruno e agora ele terá que correr atrás de algum lugar vago no grid em 2011. Porque na Hispania, dificilmente entrará novamente.

Renault renova com Kubica até 2012

Robert Kubica, Renault, Istanbul, 2010Acredito que não foi surpresa para muitos, mas a confirmação dessa parceria que se mostra bastante frutífera por mais dois anos mostra que, realmente, a sintonia entre Kubica e Renault está 100%. A equipe, sem ter uma grande pressão resultados, vai evoluindo muito bem seu carro e vê, pouco a pouco, a possibilidade de em um futuro próximo disputar por vitórias. Kubica, ao mesmo tempo, uma boa oportunidade de não deixar sua carreira morrer depois da saída da BMW (como ocorreu com Heidfled) e se sentir em casa.

Nigel Mansell será um dos comissários no GP da Inglaterra

E o que havia sido comentando há algumas semanas, foi confirmado hoje: Mansell fará parte sim da equipe de comissários para a prova em Silverstone domingo. Parece que incluir pilotos como parte do corpo de comissários está virando moda. Esperemos que não siga os passos de Fretzen…

ART Grand Prix desiste de vaga na F1

E o time de Nicolas Todt desistiu de lutar pela 13ª vaga no grid da F1 em 2011. Nicolas explicou em comunicado que a atual crise econômica e a ausência de parceiros técnicos e financeiros não davam garantias de um projeto a longo prazo.
Com isso, Durango, Stefan GP, Cypher e principalmente a Epsilon Euskadi continuam na briga, que promete esquentar nos próximos meses.

Mais um dos possíveis segredos da Red Bull foi descoberto…

Agora foi a vez de James Allen e Autosprint nos esclarecerem aparentemente o que é um dos segredos para o poderio da Red Bull nos treinos classificatórios ao longo do ano.

Pelo que se diz, a Red Bull tem um pequeno elemento eletrônico que mantém constantemente a pressão dos gases que o motor expulsa, seja se o acelerador está sendo pressionado ou não. Com isso, quando esse elemento está ativado, o fluxo do escapamento é constante e este passa através do difusor duplo gerando carga, apesar de que, como já foi dito, o acelerador esteja sendo pressionado ou não. O que, na teoria, aumentaria consideravelmente a carga aerodinâmica em velocidades lentas.

James supõe que este sistema é usado com muita moderação, como por exemplo apenas no Q3, já que seu uso é prejudicial para o propulsor.

Novas mudanças no F10b

Em Silverstone, o F10 incorporará uma nova suspensão traseira e uma nova caixa de câmbios. Porém, os beneficios reais das modificações não se poderão saber até que o novo difusor não esteja totalmente pronto: até que os gases sejam levados através do difusor.

A finalidade do trabalho da Scuderia é ter certeza que o difusor duplo não comprometa os pilotos por problemas de grip, quando os fluxos de ar sejam esporádicos. Por isso, ainda teremos que esperar algumas corridas para ver o F10b em seu ritmo ideal e real. Só resta saber se até lá a Ferrari ainda estará na disputa…

Ferrari apresenta novo logo para 2011

E finalmente, para acabar (ou aumentar) com as polêmicas de uma propaganda subliminar no carro da Scuderia à marca de cigarros Marlboro, a Ferrari divulgou hoje em Silverstone seu novo logotipo para a temporada de 2011:

Novo logo da Ferrari - 2011

Engraçado que agora ficou muito mais parecido…

Modificações no MP4-25 para Silverstone

44 respostas para “Notícias F1 pré-GP da Inglaterra: 08 de julho”

  1. Nossa… a Renault renovou com o Kubica por tanto tempo assim. Espero que façam um carro competitivo pro polonês mostrar do que é capaz. Já esse do “segredo” da Red Bull é mais uma sessão especulatória. Eu pra mim o segredo desse carro é o proprio carro mesmo.

    1. A renovação de Kubica é uma prova de que ele confia no desenvolvimento a longo prazo da equipe. Se bem que, em comparação à 2009, o R30 é um carro nota 10.
      Foi uma grande subida, a mudança total parece ter feito bem a Renault.

      Aposto que nos próximos anos voltará a ser grande novamente.

  2. Felipe Massa para a corrida em Silverstone:
    “Espero que possamos dar outro passo à frente neste fim de semana, com as atualizações que trouxemos para a Inglaterra,vamos forçar ao máximo para tentar superar nossos competidores, teremos de aprender as curvas novas na sexta-feira para julgar se precisamos fazer alterações significativas no tipo de acerto que utilizamos aqui em outros anos, este deverá ser um teste de nossa melhoria, tanto em performance pura quanto em relação à nossa posição contra as equipes que estão à frente.”
    “Mesmo se andarmos bem no GP da Inglaterra, sabemos que estamos um pouco atrás no campeonato e estamos na metade da temporada.”

    1. Essa última frase reflete muito bem o que foi comentado aqui ontem. Ainda estamos na metade do campeonato, muitas coisas podem acontecer até lá e a Ferrari sabe que terá que fazer algo.
      Porém não adianta se desesperar e tentar arrumar algo irreversível.

      Trabalho duro, muito trabalho duro, para poder chegar lá.

  3. A renovação de Kubica com a Renault acho que pode ser positiva, pois o polonês possui identidade com a montadora francesa, que o projetou, mas depois seguiu para a BMW. Ele sempre elogiou a estrutura do time gaulês, falando que se sente a vontade lá, além da satisfação do grupo com o piloto.

    Com relação a Red Bull, deve ter alguma coisa mesmo, algum segredo para os treinos, pois eles só não foram pole no Canadá, e, na atualidade, não existem motores de classificação, portanto, as escuderias devem procurar algo para os treinos classificatórios, buscando uma volta mais rápida.

    1. Como Carlos Roberto disse aí acima, o segredo é o carro. O conjunto, propriamente dito.
      Só que parece ser mania de alguém querer achar UM SEGREDO como prova do bom rendimento do RB6.

      Obviamente que alguns segredinhos devem existir, porém, não apenas um que seja responsável por tudo. Alguém concorda?

      1. Eu, gostava do segredo do Senna para chegar a pole, ele aguardava os melhores tempos, entrava na pista no ultimo minuto, e fazia uma volta fantastica, com cambio de alavanca, pedais mecanicos e muita, muita competencia. Esse dispositivo anda em falta na FI de hoje.

      2. Mas Senna era único.
        Atualmente, Newton, como até você disse a algumas semanas atrás, os pilotos estão errando nas voltas decisivas e por isso perdem grandes oportunidades.
        Vettel e Webber fazem poles pelos carros que tem.

  4. Mark Webber minimizou os comentários que indicam que o fato de ele ter recebido o chassi rejeitado de Vettel e o tratamento desigual entre ele e seu companheiro de equipe.
    “Não há nada errado com o carro. É tudo o que temos.”
    Webber ainda sente dores do acidente em Valência.

    1. É tudo o que ele tem. Bom, pelo menos é bom saber que não há nada errado com o carro.
      Porém, se qualquer coisa acontecer com ele (o carro) no fim de semana….

  5. Bernie Ecclestone acha que não há espaço para a FOTA na Fórmula 1.

    “Nunca vai funcionar porque é formada por equipes que lutam entre si nas pistas,
    quando as equipes examinam as regras, todas tentam tirar vantagem, agora entendem que é bom dar importância ao dinheiro que recebem, não há espaço para a FOTA…”

  6. É uma pena o Kubica continuar guiando um carro sem futuro. Pelo menos é isso que se deduz das declarações da Renault, que não parece muito interessada em investir pesado na FI.

  7. aí tomas. Matado a pau o segredo da redbull e que todo mundo tá querendo copiar.
    O escapamento é um dos segredinhos (porque acredito que tenha mais algum por lá)
    Só que não basta copiar por copiar tem que saber os detalhes técnicos para se copiar bem feito.

    Tá lá no tazio
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/19572/

    tem um sistema eletronico que comanda os gases do escapamento e só usam mesmo no fim do treino para não comprometer o motor.

    Deve ser bom pacas ( mas como já disse junto com mais algum segredinho)
    Sim, porque se eles conseguem ser os melhores em qualify tendo cerca de 30 cv a menos, então eles tem algumas artimanhas por lá pra fazer a diferença.
    Vai lá comenta aí

  8. Pessoal, se o chefão (Domenico) da Ferrari ficar sabendo, que para os carros da RBR andarem mais eles usam os gases, vai encher o Massa e Alonso de laxante. Vai que funciona némesmo.

  9. Bruno Senna não corre o GP da Inglaterra, e se, as noticias se confirmarem, ele sera substituido pelo dinheiro do japones, que ira tomar o seu lugar. Agora é com você Tomas, a noticia é quente, não é especulação.

    1. OUTRA MÁ NOTÍCIA PARA OS BRASILEIROS
      A equipe Williams, confirmou que vai continuar usando os mesmos motores Cosworth no ano que vem.
      Falta potência, é um motor, ainda em desenvolvimento, não dá para disputar vitórias.

      1. Lucas, obviamente que Yamamoto não fará nada. Até existe a possibilidade de ele fazer pior.

        Sinceramente, há algo muito estranho com Senna no time. Mas, sem mais menos, é porque Bruno não tem tanto dinheiro quanto Sakon. Só pode ser isso.

      2. Sobre Williams e Cosworth:

        Uma pena. A aliança Williams-Renault renderia muito mais (em tese) do que esses propulsores fracos…
        Vamos ver qual será a evolução.

      1. Cara eu aposto com você, que Sakon não fazerá nada. Em 2006 entrou na Super Aguri, andou em ultimo nas suas 7 corridas. Em 2007 entrou na Spyker e adivinha… passou as sete corridas andando atras de todo mundo. E esse ano não será diferente, fará um papel pior que Bruno e baterá um remorso na Hispania que correrá atras de Senna.

      2. “na Hispania que correrá atras de Senna.”

        Duvido. Lucas, essa mudança é pelo dinheiro, e não pela qualidade dos pilotos.
        Se bem que Bruno não mostrou ser tão superior a Chandhok…

      3. Sim, Tomas, mas o japonês andará sempre no fim do pelotão e isso fara com que os esperados patrocinadores não venham, ou vão embora. Bruno pelo menos, as vezes conseguia fazer alguma coisa com esse lixo.
        Sobre Bruno ser melhor que Chandhok, nas corridas sim, mas em classificações Senna dava um banho no indiano. Treino não ganha corrida, mas pelo menos lá Bruno era melhor.

      4. É muito triste, Bruno, não conseguiu mostrar nada, até seu companheiro de equipe o superou varias vezes, para quem é pagante e deveria andar sistematicamente atrás o indiano mostrou mais qualidades.
        Bruno, em sua passagem meteórica pela F1, por uma equipe que não deveria estar na F1.

      5. E, também, não existe muita diferença em largar 24º ou 23º… Dificilmente o Hispania vai além disso.
        E podem anotar, Sakon vai levar um banho de Chandhok.

  10. A FIA altera as regras para o safety-car:
    Ideias foram discutidas, incluindo o fechamento total do pit-lane no período em que o carro de segurança estiver à frente do pelotão.
    Agora, os pilotos terão de se manter na mesma velocidade do safety-car, independente da posição em que estiverem na pista, não terão nenhuma vantagem real, a velocidade é limitada em todo o circuito.
    Se o piloto estiver a 200 metros da linha de chegada, quando o safety-car foi acionado, pode abrir a volta em uma velocidade maior, para evitar uma redução brusca.
    As infrações durante a prova serão analisadas rapidamente.

  11. Kubica na Renault: Otimo para a equipe que tera um piloto que tem um grande talento e poderá levar a equipe francesa ao topo, novamente. E ótimo para o piloto, pois a equipe fez um carro mediano pra Robert e ele vem fazendo um bom trabalho dentro do cockpit, então quando fizerem um bom carro, o polonês conseguira mais vitórias.

    Nigel como comissario: É muito boa essa ideia da FIA de trazer ex (e normalmente grandes) pilotos para serem comissarios de pista. Como diz os comentaristas da Globo, pelo menos os caras tem noção do que é estar sentado num carro de corrida a 300 KM/H disputando posições, e com isso podem dar as punições justas – justas porem nem sempre com rapidez…

    ART fora da F1: Mais do que só os problemas financeiros, Nicolas acompanha a categoria e está vendo a dificuldade que as novatas estão enfrentando. Se arriscar a destruir os cofres e a reputação do seu proprio time é coisa de louco, Nicolas – pelo que parece – não é.

    Segredinho da Red Bull: Pelo o que eu entendi o negócio é engenhoso , mas a FIA deveria fazer uma inspeção para ver se isso é permitido e se está nas regras da temporada.

    Mudanças no F10b: Para Valencia, o grande pacote não surtiu efeito, mas como você mesmo disse, demora um tempo para o carro se adaptar as mudanças. Agora pequenas novidades serão introduzidas, mas duvido muito que isso faça diferença no desempenho do carro. Espero que esteja errado…

    Novo logo da Ferrari: Realmente ficou mais parecido do que antes, mas não é nada explicito então ninguem deve perturbar a Ferrari.

    Nova asa da Mclaren: É bonita mas precisamos ver se funciona.

    1. Nigel como comissário: Porém, dirigir e ditar as regras não são a mesma coisa…
      A 2ª merece um trabalho muito minucioso por parte dos comissários.

      E como Luiz Sergio nos passou aí acima:
      “As infrações durante a prova serão analisadas rapidamente.”

      Tomara que sim.

  12. Bruno na F3 britânica:
    2005 – 10° (71 pontos, 3 pódios)
    Dan Clarke (seu companheiro) – 5° (160 pontos, 1 vitória, 6 pódios)
    2006 – 3° (229 pontos, 5 vitórias, 9 pódios)
    Mike Conway(who?) Campeão– 1° (321 pontos, 8 vitórias, 16 pódios)
    Bruno na GP2
    2007 – foi só o 8°(34 pontos, 1 vitória, 3 pódios)
    2008 – 2° ( 2 vitórias), Campeão foi o Pantano(who?)
    Bruno na F1
    Posição de largada:
    Bruno 7 x 2 Chandhok que é o piloto pagante o superou duas vezes.
    Posição de chegada:
    Chandhok o piloto pagante deu um banho 7 X 2 só duas vezes conseguiu chegar na frente do indiano.
    Crédito:Luiz Sergio(comentário acima feito no Blog do Gomes)

    Na F3 em 2006 Bruno liderava fácil o campeonato e cutucou os rivais: “Eles vão ter muito trabalho para me alcançar”, acabou nem sendo vice-campeão e a equipe era de ponta, na GP2 também com equipe de ponta foi apenas o vice, o campeão foi Pantano que nunca foi grande piloto.! Em 2009 na American Le Mans Series Bruno foi demitido por causa dos fracos resultados! Na Formula 1 o que vale para a Hispania é terminar as corridas, avaliar pilotos da Hispania só pelo Q1 é uma piada, pois a equipe só faz 10 minutos de treino, corrida são mais de 1 hora e meia e o Karum esta dando uma surra no sobrinho, terminou várias corridas a frente do Bruno! Quero ver a DESCULPA esfarrapada que o Xatão Bueno vai contar dessa vez…Chupa Galvão!

    VOLTA PRA CASA SOBRINHO!!!
    VOLTA PRA CASA RUBINHO!!!
    VOLTA PRA CASA GALVÃO!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s