De ponta a ponta, Webber vence o GP da Inglaterra

Quem Waka por último, Waka melhor!

E Webber se consolida mais uma vez em cima de Vettel nesta temporada. Depois de fazer uma ótima largada e assumir o 1º lugar, Mark realizou uma corrida impecável e sem erros para garantir mais 25 pontos no campeonato, que está totalmente aberto.

Hamilton completou em um ótimo 2º posto (havia largado em quarto) e consegue manter com uma certa vantagem a liderança do campeonato. Completando o pódio, um eficiente Rosberg que teve uma corrida discreta mas levou seus 15 pontos e avançou sobre Kubica no campeonato.

Logo depois, Button conseguiu recuperar incríveis 10 posições e finalizou em 4º, se assegurando muito bem na briga pelo título. Um pouco atrás, o seu ex-companheiro nos  tempos de Brawn GP, Barrichello, fez mais uma prova espetacular nas condições do seu carro e chegou em quinto. Kobayashi pontuando mais uma vez em sexto.

Atrás, depois de uma disputa absolutamente épica entre Vettel e Sutil nas últimas voltas, o alemão dos touros passou na marra Adrian e logrou pontos preciosos para o campeonato. Schumacher, em 9º, não pôde segurar sua “nova geração” e perdeu o lugar para dois alemães. E, para variar, em décimo, o alemão Nico Hulkenberg da Williams fechando a zona de pontuação.

A recuperação de Vettel

Sebastian Vettel, Red Bull, Silverstone, 2010Sebastian foi, sem dúvida, a figura da corrida em termos de recuperação e estratégia. Depois de ter errado na largada e caído para último, foi pouco a pouco conquistando posições no grid. Os pedaços da asa traseira do carro de De La Rosa que se espalharam na reta dos boxes depois de um toque do mesmo com Sutil, provocaram um safety Car com isso Vettel foi muito beneficiado.

Com um carro superior, começou a passar aos poucos as Toro Rosso e Force India e depois, ao chegar em Schumacher e Sutil, cravou uma intensa batalha de puro arrojo e por pontos para o campeonato. Foi exatamente o que conseguiu, apesar de ter perdido muitos pontos para Webber.

A “vingança” de Webber

Eu não sei se vocês notaram, mas a vitória de Webber hoje teve um gosto muito amargo tanto para Horner quanto, evidentemente, para Vettel. Depois da polêmica da asa dianteira no sábado, onde a equipe, após Sebastian ter quebrado a sua, deu a de Webber no lugar da quebrada, e assim Mark teve que usar a velha. Agora, na largada, Webber deu um “chega para lá” no compenhiro e fez uma belíssima e intocável prova. Enquanto Vettel buscava desesperadamente posições atrás.

Já é a segunda vez no campeonato que isto acontece e que Vettel leva a pior. Na Turquia e aqui na Inglaterra. Pelo menos veremos na Alemanha até onde vai o bom senso da equipe em beneficiar o piloto que tem mais pontos na tabela. Ou seja, Mark Webber.

Hamilton e Button: eficientes

Jenson Button, McLaren, Montreal, 2010Lewis e Jenson foram realmente muito eficientes na corrida em Silverstone. Hamilton, saindo em 4º, teve a sorte de ver Alonso ter problemas e Vettel errar na sua frente para assegurar o 2º lugar durante a corrida inteira. Fez o justo e o possível, na medida. Jenson, que incrivelmente recuperou 6 posições na largada e com a estratégia e o potente MP4-25 conseguiu um ótimo 4º lugar. Com isso, a McLaren garante a liderança em ambos os campeonatos.

A polêmica de Alonso vs Kubica

Robert Kubica, Renault, Monte-Carlo, 2010A lentidão dos comissários mudou a história do GP. Como todos já sabem, ocorreu o seguinte: Alonso estava atacando Kubica e em uma curva dividiu lado a lado com o polonês. Logo depois, foi ultrapassar, porém Robert bloqueou o espaço, obrigando Alonso a ter que sair da pista se não quisesse bater. Mas, nisso, Alonso cortou a chicane e ultrapassou Kubica.

Várias voltas depois, quando Fernando já estava pressionando Rosberg e Kubica abandonado a corrida, a comissão de prova deu a punição a Alonso: Drive-Trought. A cara de Domenicali se transformou e a ótima corrida do bicampeão se viu arruinada. Acontece que justamente quando Alonso ia cumprir sua punição, o SC entra em cena. Tendo isso em vista, Fernando só poderia passar pelos boxes quando o SC saísse, e evidentemente, voltando em último lugar.

Talvez, a simples modo, muitos se lembraram de Spa 2008. Neste caso, o mais simples a se fazer era Alonso devolver a posição a Kubica imediatamente após o manobra e tudo continuaria normal. Só que ninguém esperava que a sanção fosse dada tanto tempo depois. Deja vú de Valência.

A corrida arruinada de Alonso

Fernando Alonso, Ferrari, Valencia, 2010Somem tudo isto que vocês leram neste trecho aí acima ao de agora: […] Depois, foi a vez de Alonso fazer a sua recuperação. Ultrapassando alguns carros como Toro Rosso (com Buemi a briga foi dura) e etc, o 12º lugar havia chegado e junto com ele Liuzzi (o pesadelo de Massa no Canadá). Pois hoje o pesadelo foi de Alonso. Ao chegar em Tonio e tentar a ultrapassagem na reta dos boxes, o pneus esquerdo traseiro do ferrarista furou e este foi obrigado a ir para os boxes na penúltima volta. Realmente, um fim de semana para esquecer na Ferrari.

Rosberg de volta aos pódios

Nico Rosberg, Mercedes, Istanbul, 2010E Nico acabou fazendo uma bela corrida hoje de manhã. Após largar 5º, soube-se aproveitar da sorte na largada e depois segurar seus adversários, inclusive Alonso, com um carro mais rápido, para chegar ao 3º lugar. Ainda, não deixou Button passá-lo na estratégias de parada e foi eficiente onde tinha que ser. No mais, a Mercedes vai voltando à ordem.


Resultado do GP da Inglaterra:

Pos Piloto Equipe Tempo Voltas Grid
1 6 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull +0 voltas 52 2
2 2 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren +0 voltas 52 4
3 4 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes +0 voltas 52 5
4 1 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren +0 voltas 52 14
5 9 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams +0 voltas 52 8
6 23 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber +0 voltas 52 12
7 5 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull +0 voltas 52 1
8 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India +0 voltas 52 11
9 3 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes +0 voltas 52 10
10 10 Alemanha Nico Hülkenberg Reino Unido Williams +0 voltas 52 13
11 15 Itália Vitantonio Liuzzi Índia Force India +0 voltas 52 20
12 16 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso +0 voltas 52 16
13 12 Rússia Vitaly Petrov França Renault +0 voltas 52 15
14 8 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari +0 voltas 52 3
15 7 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari +0 voltas 52 7
16 18 Itália Jarno Trulli Reino Unido Lotus +1 volta 51 21
17 19 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus +1 volta 51 18
18 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin +2 voltas 50 19
19 20 Índia Karun Chandhok Espanha HRT +2 voltas 50 23
20 21 Japão Sakon Yamamoto Espanha HRT +2 voltas 50 24
NC 17 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso Acidente 44 17
NC 22 Espanha Pedro de la Rosa Suíça Sauber Asa traseira 29 9
NC 11 Polônia Robert Kubica França Renault Diferencial 19 6
NC 25 Brasil Lucas di Grassi Reino Unido Virgin Hidráulica 9 22

Volta mais rápida: Fernando Alonso- 1:30:874

Resultados do campeonato, Pilotos:

Pos Piloto Pontos
1 Lewis Hamilton 145
2 Jenson Button 133
3 Mark Webber 128
4 Sebastian Vettel 121
5 Fernando Alonso 98
6 Nico Rosberg 90
7 Robert Kubica 83
8 Felipe Massa 67
9 Michael Schumacher 36
10 Adrian Sutil 35
11 Rubens Barrichello 29
12 Kamui Kobayashi 15
13 Vitantonio Liuzzi 12
14 Sébastien Buemi 7
15 Vitaly Petrov 6
16 Jaime Alguersuari 3
17 Nico Hülkenberg 2

Resultados do campeonato, Equipes:

1 McLaren 278
2 Red Bull 249
3 Ferrari 165
4 Mercedes 126
5 Renault 89
6 Force India 47
7 Williams 31
8 BMW Sauber 15
9 Toro Rosso 10

83 comentários em “De ponta a ponta, Webber vence o GP da Inglaterra

  1. AGORA CAIU A MASCARA DA RED BULL

    Apenas três corridas após a equipe Red Bull ter sido acusada de favorecer descaradamente o piloto Vettel em detrimento ao piloto Webber, a equipe se vê mergulhada na mesma acusação e dessa fez oficialmente.
    A equipe tirou a asa dianteira do carro de Webber antes da classificação e colocou no carro do Vettel, o piloto Vettel tinha errado na pista na última sessão livre e quebrou a sua.
    Após a pole do Vettel, conseguida com a asa retirada do carro de Webber,
    o piloto Webber estava visivelmente irritado e na coletiva de imprensa,
    sugeriu que pelo menos a equipe estaria “feliz” com o resultado.
    Como o tempo de Webber foi tão próximo do tempo da pole, mesmo com a asa antiga, com toda a certeza e que Webber ficaria com a pole fácil.
    É muito triste ver essas sujeiras descaradas na F1.

  2. Tem toda razão Luiz Sergio.
    Seria bem mais bonito, bem mais honrroso ver o Vettel superar o companheiro sem contar com a manipulação de sua equipe.
    Ao meu ver, é esse tipo de coisa que deixa a F1 mais feia, menos interessante as vezes. Esse tipo de favorecimento nós cansamos de ver na Ferrari na era Schumacher, nunca agradou, vide a chuva de vaias na Austria 2002, e nunca deu saudades.
    Agora voltou, e em equipes nanicas ou com problemas financeiros é normal esse tipo de coisa ocorrer, mas tudo tem uma explicação, o limite financeiro. Exemplo ocorre nessa temporada, em que Glock sempre recebe os refinamentos aerodinçânimos do seu carro antes do Di Grassi.Mas a RBR é uma equipe com dinheiro, e essa desculpa não é válida.

    Quanto a corrida, me resta torcer para os azarões, como o Tomas citou, e incluo nessa lista Mark Webber, o patinho feio da equipe.
    É bom ficarmos de olho tambem em Rubens Barrichello, que vem fazendo uma tremenda temporada e é de longe o brasileiro com melhor desempenho até aqui, quem diria hein?
    Barrichello com o F10 nas mãos estaria fazendo um trabalho melhor que o Massa? Eu acredito que sim.

    Tomas
    “ambos tentarão ganhar a posição de Webber. Este que larga no lado sujo da pista e em desvantagem.”

    Infelizmente Hamilton tambem larga no lado par do grid, e levará desvantagem para Alonso e Rosberg, pois ambos estão no melhor lado da pista, mas vamos aguardar, pois Webber largou muito mal em Valência, acredito que isso não se repita hoje.
    A tendencia é Vettel sumir na frente, e fazer a coisa que melhor sabe fazer, ganhar uma corrida de ponta a ponta. Alias em sua carreira todas as vitórias foram assim as 6.

    Alguem sabe se tem a possibilidade de chover em Silvertone hoje?
    Esse seria o ingrediente salvador dessa corrida.

    • “A tendencia é Vettel sumir na frente, e fazer a coisa que melhor sabe fazer, ganhar uma corrida de ponta a ponta”

      É não aconteceu. Na verdade, como diz o título do post, foi Webber quem fez isso.
      Quem diria!

  3. Justiça seja Feita, parabéns Webber.
    Hamilton caminando forte para o bi.
    Barrichello está fazendo bonito, que legal.

    Ao meu ver a punição a Alonso foi correta, e demorou bastante para sair. O correto seria Alonso ter devolvido a posição ao Kubica, ele não o fez.
    Não podemos esquecer de SPA 2008, onde Hamilton foi punido por algo parecido, e nem DT tomou, venceu a corrida e foi desclassificado.Se for pensar assim Alonso saiu no lucro….

    • Dorfão, concordo, Alonso deveria ter devolvido a posição, principalmente por que a FIA ainda está com as declarações dele na última corrida atravessada!

      • Então Luiz Sérgio, está atravessada mesmo, e por conta disso achei que a punição á Alonso viria imediatamente, mas demorou bastante.

        Sobre o episódio de SPA08, esqueci de mencionar que Hamilton chegou a devolver a posição para o Raikkonen, mesmo assim a dona FIA pulverizou sua vitória.

        E o Massa? O que acontece com esse piloto? Ele não ultrapassa ninguem, e nem tenta… precário.

    • deveria ter devolvido a posição, é.
      Porém, será que ele e a Ferrari pensaram que a manobra iria dar em punição?
      Ao meu ver, não.

  4. Rubinho 5º õ/, otima corrida da Williams, pontuou com os 2 carros.
    Sensacional corrida de recuperação do João Butão de 14º a 4º. Faço uma pergunta, Onde está felipe Massa? Ele correu em Silverstone?
    Corrida foi até divertida, teve ultrapassagens, não foi tão monótona, e Webber deve estar muito feliz por mostrar que o Queridinho deles, não ganhou a corrida.

  5. “Nada mal para o segundo piloto”, concordo com Webber depois da corrida. Vettel foi beneficiado e “errou”. Hamilton foi muito bem na primeira volta ja foi para segundo e segurou até o fim. Rosberg com o carro que ele mesmo denominou de “porcaria”, fez uma grande corrida e o merecido 3ºlugar. Willians mostrou que é uma nova força no campeonato, pelo menos com Rubens, que conseguiu um 5º lugar mais do mercecido. Kobayashi novamente fez uma corrida boa e consistente levando uma 6º posição. A Ferrari foi a ultima na F1, e teve mais do que azar. Felipe teve um pneu furado por causa do Alonso, mas coisa de corrida.Depois veio fazendo uma corrida normal até rodar e detonar seus pneus, péssimo resultado… Alonso estava bem, até que veio a chincane e o Kubica, na hora pensei em punição. Ainda acho que merecia a punição, pois cortou a curva e ganhou a posição, Robert não deu espaço para o carro de Fernando, mas ele não tem que dar, estão disputando posições e se Kubica que esta a frente não dá chance, Alonso tem que tirar o pé e passar em outro lugar. Aí entra a FIA que esperou Kubica sair da prova para resolver INVESTIGAR. A “punição” deveria ser dada na hora, o espanhol deixava o polones passar e pronto estava resolvido, mas não a FIA quis complicar tudo dando um Drive Trought para Alonso depois de Kubica estar fora da corrida.

  6. A Red Bull pode ganhar o campeonato. É só não sacanear o Mark Webber.

  7. Vettel, deve agradecer a entrada do Safety Car na pista!
    Incrível foi a facilidade que o Vettel ultrapassou na reta o Nico da Williams, o motorzinho da Williams falta alguns hps.

  8. Vamos as polêmicas: Alonso na minha opinião foi prejudicado novamente. O Kubica, q teoricamente teria sido prejudicado, nem estava mais na corrida. Ok, Alonso poderia devolver a posição na pista se pensasse com mais prudência, q nada aconteceria, mas na visão dele, ele não poderia ter feito nada naquela situação. A punição foi exagerada.

    Apesar da besteira do Vettel na largada, ele foi o nome da corrida, com ultrapassagens bem arrojadas. Tudo bem q o carro é muito superior aos demais, mas as ultrapassagens sobre Schumacher e Sutil, foram de arrepiar.

    Ferrari precisa se benzer e o Massa tá cagado mesmo. Toque de corrida na largada entre as duas Ferraris e furou o pneu do Massa e a corrida foi pro espaço. Já com o Alonso, os comissários resolveram acabar com a corrida dele, além do toque com o Liuzzi e o pneu furado.

    Button, o mineirinho da F1, ganhou 10 posições e ninguém viu. Continua firme no campeonato.

    Parabéns ao Barrica e ao Koba, colocar Willians e Sauber em 5º e 6º não é pouca coisa.
    Schumacher mais dois riscos no casco, agora de seus ex-fãs e atuais rivais em pista.

    Uma menção honrosa ao Luis Roberto, q não acrescenta muito, mas tb não compromete, e acima de tudo, não irrita igual ao Galvão. Poderia ser ele o locutor oficial.

    • haha.. verdade Alex, o Luiz Roberto seria uma opção bem melhor para narrar as corridas.
      Como vc disse ele não agrega muito, mas não tem ufanismo, não destorçe os fatos, deixar os comentaristas falarem. Se bem que o Reginaldo Leme me encomoda bastante tb, mas pelo menos o rádio a gente pode escutar, Burti pode analisar, e a Mariana reportar, com o Galvão isso tudo é quase impossível.
      A Mariana Becker e o Burti tem seu trabalho facilitado quando o locutor não é Galvão Bueno.
      Todos nós agradecemos.

    • Realmente o Reginaldo Leme, não dá uma dentro e toda a corrida, os “furos de reportagem” dele, nada mais é do q a coluna do Livio Oricchhio. Ele poderia pelo menos falar q leu na coluna do Lívio as informações q ele passa. Muito fraco !

  9. Gostei da resposta do Webber. Parece que se o Vettel quiser vence-lo terá que ser na marra mesmo, até pq ele não vai baixar a cabeça para a equipe. Boa atuação de Barrichello que mostra que a Williams está evoluindo, mas precisa de um motor melhor. Fiquei triste pela Ferrari que não colocou nenhum carro na zona de pontuação.

    Boa corrida a de hoje!

    Abraço Tomas

  10. Alonso deveria ter devolvido a posição para evitar qualquer punição, por outro lado, com Kubica fora da prova, o Drive-Through foi exagerado. Pelas circunstâncias do incidente e pelas consequencias, não deveria haver punição.

    • Sim Alex, existem os dois lados. Só que, na minha opinião, o objetivo disto não seria beneficiar Kubica do que punir Alonso?
      Afinal, o que se espera é que Robert tenha sua posição de volta.
      Aqui, aconteceu outra coisa porque Kubica já estava fora do GP e não tinha do que reclamar. No final, puniram Alonso mas não beneficiaram Kubica.

      • Exato, Alonso não teria nenhuma vantagem ao cortar o caminho no balanço final da prova, já q na volta seguinte o carro do Kubica quebrou e no final ele foi muito prejudicado novamente pela decisão dos comissários. Se o Kubica permanecesse, ele poderia sim ser punido, devolvendo a posição ou até mesmo um drive-through. Parece até perseguição ao espanhol, q teve seu wdc prejudicado após esse GP.

      • “Parece até perseguição ao espanhol, q teve seu wdc prejudicado após esse GP.”

        É. Mas são corridas. Um dia a sorte é de uns, outro é de outros.
        Mas parece que a disputa do título será restrita à 4 pilotos.

  11. A corrida estava optima. Merito de quem venceu.

    Se as coisas continuarem assim, logo, logo começaremos a ver o campeão se definindo.

      • Webber é um forte candidato, mas temos que ter em conta que ele está sendo posto em segundo plano pela equipa, isto não quer dizer que eu descarto ele. Vettel e a dupla da Mclaren para mim estão mais proximos. Mas eu penso que Webber tem os seus trunfos.

  12. Apesar de achar a punição injusta, Alonso tem uma parcela grande de culpa, já q ele deveria saber q ao ultrapassar o Kubica, cortando caminho, deveria devolver imediatamente a posição. Somado a isso, um SC acabou por arruinar de vez a corrida do espanhol, q poderia ainda pontuar, apesar do drive-through. Dessa vez, a sorte q ele teve com o SC de Mônaco, faltou nesse da Inglaterra.Mas como o Tomás disse, se o objetivo da punição era fazer justiça ao Kubica, então o efeito foi nulo, já q o polonês não estava mais na corrida.

  13. se tivesse sido o hamilton (queridinho dos fiscais e da dona maFIA)não teria acontecido nada.

      • Não torço pra nenhum dos dois, mas acho que Hamilton não seria punido. No caso a “maFIA” agiria rapido e faria Lewis devolver a posição na pista.

    • Hamilton seria desclassificado da corrida, assim como ocorreu em SPA08.

      • Hamilton não foi desclassificado do GP de Spa 2008. Ele só levou 20 s de penalty. Ainda ficou com o 3° lugar.

      • Verdade Dorfão, Carlos está certo.
        Mas ele teria vencido, isso sim.

  14. Alonso:

    “Hemos hecho un buen fin de semana con un coche muy rápido y vamos a luchar por el mundial hasta la última gota de sudor”

    Uau…

  15. Classificação do Bolão:

    1- Elias Júnior: 43 pontos
    2- Débora Longen: 33
    3- Claudio: 27
    3- Luiz: 27
    5- Daniel Santos Machado: 23
    5- Fernando ;D: 23
    5- Valtinho: 23
    5- Willian Rochadel: 23
    9- Paulo Patullo Neto: 20
    10- Igor Bessa: 19
    11- Lucas Desiderato:18
    12- Carlos Roberto: 17
    12- Gabriel Pogetti Junqueira: 17
    12- Lucas: 17
    15- Lucia Agapito: 7
    15- Silvia: 7
    17- KBK: 5
    18- Edgas Mutute: 4
    19- Rochester JJ: 2
    20- Cruz Calvário: 1
    20- Élton: 1
    22- André Luiz: 0
    22- Everton Ferreira Bernardes Pinto: 0
    22- Marcellopaz: 0
    22- Newton: 0

  16. To em 5º iagual ao Barrichello… E como ele disse: ” Não estamos onde queremos”

    rsrsrs

    Vamos para a proxima!

    Valeu Tomas

    • Engraçado que só uma pessoa acertou o autor da volta mais rápida, que foi de Alonso:
      A Débora Longen.

      • Não dava para esperar. Todo mundo apostava nas Red Bull’s e teve alguem que disse que seria Hamilton, que trocaria o pneu no fim e faria. Aconteceu, mas com Alonso. 😀

  17. Boa corrida, a McLaren, mesmo sem o melhor carro, vai acumulando pontos e conseguindo manter a liderança, e, caso ocorram problemas na Red Bull, os ingleses estarão no lugar certo para abocanhar as taças de pilotos e equipes.

    Os comissários de prova erraram com Alonso. Injusta a punição, mas agora não adianta chorar. Poderiam ser mais rápidos e analisar melhor a situação. Pegaram pesado.

    Felipe Massa precisa de um pouco de sorte. Novamente foi prejudicado por causa de incidentes, perdendo boas chances de pontuar.

    Barrichello mais uma vez teve um bom desempenho, somando pontos importantes. Nico Rosberg muito bem, voltando ao pódio e mostrando que a Mercedes ainda pode render. Michael Schumacher, apesar dos pontos, ainda precisa melhorar.

  18. Fiquei entre os ultimos más vou ficar entre os primeiros na próximo Bolão !!!

  19. Tomas Tudo Bem

    Segundo o LIvio a punição ao Alonso não fora so por causa da ultrapassagem

    “Durante a corrida, ocorreu algo impensável. A direção da Ferrari, no muro dos boxes, recebeu a orientação da direção de prova para Alonso deixar Robert Kubica, da Renault, reultrapassá-lo, já que cortara a chicane para ganhar a posição do polonês. Alonso não atendeu o time. Viu que Kubica perdeu velocidade por causa de seus problemas e achou que isso serviria de pretexto para não lhe restituir a posição. Claro que foi punido.” LIvio Orichio

    http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/alonso-esta-irreconhecivel/

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: