Os 10 melhores da temporada até Silverstone- Parte #2

Como foi rotina na maioria de blogs de F1 mundo afora, também faço a minha lista dos 10 melhores do ano até aqui. Porém, como eu imaginava (e foi importante para assegurar e mudar algumas posições), faço esta lista depois do GP da Inglaterra. Pois bem, hoje, a 2ª e última parte, com os 5 melhores do campeonato.

  • 5º- Rubens Barrichello

Rubens vem sendo um grande batalhador nessa temporada de 2010. Depois de ter um ano glorioso na Brawn GP, voltando aos pódios e vitórias, Barrichello se mudou para a relativamente fraca Williams. A confiança e, além de tudo, o duro trabalho em fazer do time de Frank Williams vencedor novamente parece estar dando resultado. A temporada havia começado até intermediária para Rubens, conseguindo alguns pontinhos lá e cá. Porém, depois de algumas corridas o FW32 parecia ter entrado em um buraco sem fim. Até o próprio Barrica havia deslizado em dizer que o carro era uma porcaria.

Más colocações nos treinos e nos GPS. Mas, como Rubens insistia em dizer sempre, apesar de estar um pouco abatido com os maus resultados, o carro iria melhorar e o objetivo era lutar por melhores posições.E assim foi. Os dois últimos resultados, um 4º e 5º lugares, mostram exatamente essa evolução. E, muito mais do que isso, do que Rubens é capaz. O time está muito contente com ele e vice-versa, a cada corrida se evolui mais e pouco a pouco o caminho para as vitórias vai sendo traçado. Uma prova de que trabalho duro e talento trazem bons resultados sim. No mais, um meritoso 5º lugar para Rubens na lista.

Estatísticas de Barrichello em 2010:

  • Pontos: 29
  • Posição no campeonato: 11º
  • Melhor posição em corrida: 4º
  • Melhor posição de largada: 7º
  • Pontuou em 5/10 corridas
  • 1 abandono
  • 4º- Fernando Alonso

Alonso começou o ano com a maior responsabilidade que um piloto poderia ter. Depois de 2 anos terríveis na Renault, o bicampeão chegava à Ferrari como o grande piloto a ser batido. O F10 se mostrava um bom carro, capaz de disputar asprimeiras posições e a confiança pelo tri era muito grande. De quebra, a vitória logo na 1ª etapa colocou essa confiança a mil. Porém, aos poucos, a realidade começou a aparecer e o carro não era tudo aquilo que se pensava. Problemas de confiablidade, posições intermediárias na corrida e a queda no campeonato. As coisas não estavam indo bem. O 2º lugar em casa reativou as esperanças da equipe, mas a verdade é que Red Bull e McLaren estavam melhores.

Passavam-se as corridas, a distância aumentava e o tão prometido pacotão da Ferrari em Valência não surgiu o efeito esperado. Polêmicas, discussões, decepções e tensões se misturavam no clima da equipe. Domingo passado, em Silverstone, outra decepção: uma má largada, uma recuperação, uma punição meia injustiça, meia não, e os pontos não vieram. Agora, já são 47 a diferença para Lewis.Mas, apesar de toda essa avalanche de coisas ruins, Alonso é um piloto que não se abala por qualquer coisa.

Sua perseverança, talento, força de vontade e capacidade de evoluir um carro são coisas muito importantes quando um título é almejado. Ontem, ele declrou que nunca esteve tão convencido de que será campeão. E vejamos a péssima colocação no campeonato em que se encontra.Por essas e outras, vai meu 4º lugar para Alonso.

Estatísticas de Alonso em 2010:

  • Pontos: 98
  • Posição no campeonato: 5º
  • Melhor posição em corrida: 1º
  • Melhor posição de largada: 3º
  • Pontuou em 8/10 corridas
  • 1 abandono
  • 3º- Robert Kubica

Kubica vem mostrando à todos o grande piloto que é. Pilotando o R30, Robert pilota como um grande campeão faz. Os resultados não são vitórias, mas alguns pódios e a constância da presença na zona de pontos tendo em vista do que a Renault passou em 2009, valem ouro. Mais do que isso, é nessas horas que vemos que o braço do piloto faz uma extrema diferença, sendo quando o carro é bom ou ruim. Atualmente, Kubica pode ser considerado um dos melhores da atualidade. Aliás, na minha opinião ele se enquadra num Top 3 com Alonso e Hamilton.

Na última corrida, Kubica foi capaz de segurar, com um carro inferior, Rosberg e Alonso por muitas voltas. Aliás, se não fosse o problema tido logo depois de ser ultrapassado (ilegalmente) por Fernando, os pontos viriam mais uma vez.Sem dúvida, assim como Barrichello e Williams, Kubica e Renault é uma dupla muito forte para os próximos anos. Se a Renault se concentrar em fazer um carro vencedor para 2011, podemos ter certeza que ele disputará o título. 3º posto.

Estatísticas de Kubica em 2010:

  • Pontos: 83
  • Posição no campeonato: 7º
  • Melhor posição em corrida: 2º
  • Melhor posição de largada: 2º
  • Pontuou em 8/10 corridas
  • 1 abandono
  • 2º- Mark Webber

Webber é o piloto que mais venceu na temporada até agora, com 3 conquistas. E a última delas, domingo passado, foi conseguida em meio a um clima muito, mas muito ruim entre ele a Red Bull. A história, todos já conhecem. A equipe deu a Asa de Mark, nova, para Vettel, que havia quebrado a sua nos treinos livres. Com isso, o australiano ficou com a velha no seu carro.Totalmente frustrado com tal situação, deu algumas mensagens entre linhas para Horner e deu totalmente a volta por cima tornando-se o único piloto a vencer três vezes no ano.

De quebra, passou o companheiro na tabela e calou a boca dos críticos que o criticavam constantemente. Agora, Mark está a frente de Sebastian no campeonato, conquista vitórias, poles e pódios na maioria das corridas e mostra para todos que a sua maturidade, experiência e além de tudo, rapidez e talento, “servem para alguma coisa”.Realmente, só pelo fato de estar a frente do preferido e super-talento Vettel, merece o 2º lugar. Porque o primeiro…

Estatísticas de Webber em 2010:

  • Pontos: 128
  • Posição no campeonato: 3º
  • Melhor posição em corrida: 1º (x3)
  • Melhor posição de largada: 1º (x4)
  • Pontuou em 9/10 corridas
  • 1 abandono
  • 1º- Lewis Hamilton

Lewis é o líder do campeonato,com uma vantagem de 12 pontos para o 2º colocado, seu companheiro Jenson Button. Faz corridas na medida e sua consistência nas corridas é um dos grandes fatores que o deixam na ponta da tabela. Tanto que nas últimas 4 corridas, Lewis emplacou dois 2º lugares e 2 vitórias. Mais do que isso até, o seu braço é capaz de deixar o mundo inteiro impressionado. Só para citar um exemplo, na última corrida, se classificou em 4º, enquanto Button, seu colega, sofreu para lograr um 14º lugar no grid.

Ao longo do ano, teve altos e baixos, polêmicas, derrotas, vitórias, alegrias, decepções, mas o mais importante, que é ser o primeiro colocado no mundial, ele consegue até agora. Para alguns, pode ser frustante ver um piloto que foi salvo de muitas punições, recebendo apenas “puxões de orelha” liderar com essa vantagem o campeonato, mas não existem dúvidas de que pelo feito até Silverstone, pelo menos eu, considero Lewis Hamilton o melhor piloto da temporada.No mais, parabéns, Hamilton.

Estatísticas de Hamilton em 2010:

  • Pontos: 145
  • Posição no campeonato: 1º
  • Melhor posição em corrida: 1º (x2)
  • Melhor posição de largada: 1º
  • Pontuou em 9/10 corridas
  • 1 abandono

38 respostas para “Os 10 melhores da temporada até Silverstone- Parte #2”

  1. Tomás, essa é do Stewart.

    Stewart sugere que Schumacher volte para sua aposentadoria.
    Stewart disse:
    “Ele não consegue sequer acompanhar seu companheiro de equipe, Nico Rosberg que geralmente é mais rápido, ele deveria ter ficado mais dois anos na Ferrari e não tenho idéia do porquê ele não fez isso, agora ele está numa situação difícil e tem que viver com as críticas.”
    Perguntado se ele acha que Schumacher pode melhorar em 2011, disparou:
    “A primeira pergunta deveria ser: Michael vai ficar mais um ano?’ Eu acredito que ele irá parar depois dessa temporada.”
    “Eu não acredito vê-lo no grid de largada em 2011.”

  2. Só discordo de um, pouca coisa mas… Alonso está, nesse ano, errando muito e acho que deveria descer uma posição na “classificação”, ele desceria para quinto, Rubens para sexto, pois não é em duas corridas que o cara vira rei e Button subiria para quarto, pois mostrou que sabe como escolher estrategias e com isso ganhou suas duas corridas.
    No mais, concordo com tudo e também gostei das explicações.

  3. Pra mi, sem duvidas, é o Rubens. Não por ser brasileiro, mas pelo carro que ele tem está fazendo até milagre, mostrando ser um grande piloto e que sabe junto a equipe desenvolver o carro e tentar achar algo que compesse a fraca potencia do motor. Espero que ano que vem a equipe possa construir um carro capaz de vencer, como nos velhos tempos e que seja com o Rubens. Abraço

  4. Pra mim, Rubens, Sutil e Koba merecem posições melhores nessa classificação sua. Esses estão se destacando muito com os equipamentos que têm. A posição do Kubica ta muito merecida. Esse ta fazendo uma temporadassa.

  5. Agora sim o top 10 formado, gostei das suas colocações Tomás, acho que se eu montasse um, seriam com os mesmos pilotos e nas mesmas posições praticamente, é isso aí!

    Rubinho bora pro pódio nessa temporada!
    Hamilton campeão!

  6. Tomás, essa vem da Mclaren: O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, está muito otimista acredita que o sistema de escape novo será utilizado com sucesso no próximo GP na Alemanha.
    “Estou bastante otimista, analisei os dados e creio que compreendemos como utilizá-lo, temos todos os dados, Lewis Hamilton era de opinião que deveríamos ter corrido com o novo sistema e realmente Hamilton não estava errado, mesmo assim acredito que não teríamos conseguido um resultado muito melhor na Inglaterra, agora temos algumas ideias concretas para melhorar ainda mais o novo sistema de escape, Button e Hamilton, terão carros para vencer na pista da Alemanha”.

  7. O Lewis Hamilton e o Jenson Button, junto com a equipe McLaren, têm tudo para tirar vantagem dos conflitos envolvendo a Red Bull, o que no momento vem acontecendo. Os ingleses estão liderando os campeonatos de pilotos e construtores, por méritos próprios, além de tirar proveito dos conflitos no time austríaco.

    Robert Kubica e Rubens Barrichello vêm mostrando consistência, e, mesmo sem um bom carro, estão conseguindo somar pontos e consolidando moral junto a Renault e Williams, respectivamente.

    Fernando Alonso, assim como a Ferrari, começou bem, mas o carro não melhorou o suficiente, perdendo terreno no campeonato, além da falta de sorte em Valância e em Silverstone, devido aos problemas de safety car e punições, até injustas.

  8. Eu creio que concordo com todas as posições. A leitura do campeonato do Alonso foi precisa.

    Webber vem sendo mais destaque neste campeonato do que Vettel pq soube muito bem catalisar e canalisar o carro que tem nas mãos…e pq ninguém esperava que estaria lá perto dos líderes, tendo sido já um deles.

    Fiz meu balanço da temporada, embora sem ter me utilizado do top 10 hehehttp://historiasevelocidade.blogspot.com/2010/07/balanco-do-campeonato-metade-do.html

    1. Eu creio que concordo com todas as posições. A leitura do campeonato do Alonso foi precisa.

      Webber vem sendo mais destaque neste campeonato do que Vettel pq soube muito bem catalisar e canalisar o carro que tem nas mãos…e pq ninguém esperava que estaria lá perto dos líderes, tendo sido já um deles.

      Fiz meu balanço da temporada, embora sem ter me utilizado do top 10 hehe
      http://historiasevelocidade.blogspot.com/2010/07/balanco-do-campeonato-metade-do.html

  9. Tomás, só não concordo com o Alonso, ele já provou que é um baita piloto, mais esse ano ele tem errado e muito, como também o Vettel, só que o Vettel precisa primeiro mostras que é um piloto constante!

  10. Muito boa a lista, mas eu colocaria o Kubica acima do Webber. Não lembro do polaco cometendo erros, como os q Webber cometeu na Austrália e em Valência. Na Austrália ele estava muito estabanado e acabou prejudicando a corrida do Hamilton e em Valência ele elevou a máxima potência o slogan da Equipe “Red Bull te dá Asas”.

    1. Anywaw, pelos critérios da minha própria cabeça, esse seria meu ranking:

      1º Hamilton
      2º Kubica
      3º Button
      4º Sutil
      5º Rosberg
      6º Barrichello
      7º Webber
      8º Alonso
      9º Vettel
      10º Kobayashi

      É duro não poder colocar o Massa entre os dez, mas ele não vem fazendo uma boa temporada.

      Meu critério, é baseado no q os pilotos tiraram dos seus carros.

  11. Tomás, Fernando Alonso entrou no box para pagar a punição logo atrás do SC, pensei que seria obrigatório passar primeiro pela linha de largada, para depois cumprir a punição???

    1. Não, pois o piloto precisa, para ultrapassar algum outro carro e acelerar normalmente, passar a linha de chegada na reta dos boxes. O problema foi que se o SC não tivesse entrado, o pagamento da punição de Alonso não seria tão prejudicial quanto foi, porque os carros estariam separados pela sua real diferença de tempo.
      Mas creio que ele voltou em 16º.

      Sem contar que a FIA introduziu algumas mudanças nesse aspecto.

  12. Rosberg após 10 corridas em 09 com a nova pontuação estaria com 70 pontos, Rubinho na mesma equipe após 10 corridas soma apenas 29 pontos, a diferença é GRITANTE, como sempre o Rubinho “o mesmo” continua o mesmo, DEVENDO! Rosberg foi 7º lugar na temporada em 09, dúvido Rubinho chegar em 7º esse ano, nem o título salva mais o Rubens, seria o campeão com a pior média da F1, até Mansell chegou ao título depois de 12 anos, graças ao carro superior em 92. Rubinho nem isso conseguiu na Ferrari em 04(melhor ano na F1) e principalmente 09 na Brawn GP quando tomou outra SURRA, dessa vez o carrasco foi Button que era considerado apenas um piloto mediano, até 08 tinha apenas vencido um GP! Grande acertador de carros?????????, levou meia temporada para se achar com os freios em 09. O Rubinho já começou a falar em vitórias para o ano que vem, ele não muda mesmo, ele esta apenas em uma fase boa, na maioria das vezes só decepciona, além disso é pé frio pra caramba tudo acontece com ele. O Galvão faz muita propaganda(enganosa) do Rubinho, ele não passa de um piloto mediano como Patrese e Berger. Rubinho comeu poeira dos companheiros de equipe em 00/01/02/03/04/05/06/07/09, superar o novato como Hukemberg em 2010 não é grande coisa é mais obrigação, como ele pode desenvolver o carro se não pode testar, a Williams acertou no pacote, esta passando apenas por uma boa fase logo volta a realidade. Rosberg também fez grandes corridas na Williams, largou no pelotão da frente, conseguiu pódios, Rubinho não vai conseguir fazer melhor, já teve sua chance de ser campeão em 09 e não soube aproveitar, paciência!

  13. Pessoal, desculpem pela ausência nesses dois últimos dias, o computador “pifou” e acredito que amanhã o problema se solucione.
    Sem contar essa semana de provas, rsrs…
    As férias começam quinta, aí já dou mais atenção ao blog.

    Valeu!

    1. Valeu Dorfão, respondi lá no blog do Becken, mas vou reinterar aqui tb. Ótimo texto e é exatamente o q eu penso. Infelizmente esse texto traduz bem a realidade do torcedor brasileiro de um modo geral. Valeu pela lembrança amigo.

      Forte Abraço!

      1. Caraca o cara falou tudo.
        Em 2007 foi complicado ver Massa dando uma vitória em casa para seu companheiro, somente para ajuda-lo.
        Em 2008, foi uma mistura de emoções, que foi de campeão mundial, á segundo colocado perdendo o caneco na ultima curva. Chorando junto com Massa no pódio. Inesquecivel.
        Em 2009, o cara afundado nos pneus, desmaiado, com uma mola na cabeça, lutando para viver e voltar a fazer o que ama.
        Em 2010, assistindo ele apanhar de Alonso com um azar desgramado, sofrendo com um carro dificil de pilotar nas mãos, mas SEMPRE torcendo para a “zica” cair fora e Massa pelo menos trazer um vitória para o Brasil.
        Seria legal manter um “tabu” brasileiro na F1, desde 2006 o Brasil ganha corridas na categoria, esse ano está dificil mante-lo mas esperemos por Interlagos…

      2. Que isso Alex, só coloquei aqui tb por que lá no Becken tá meio bagunçado os posts, achei que talvez vc não veria, aqui tá mais organizado.

        Abração

  14. Eu já estou empolgado para 2013
    F1 VERDE EM 2013
    O novo regulamento dos motores devera estar pronto em breve para votação no Conselho Mundial da FIA.
    As regras, que serão adotadas a partir de 2013, buscando tornar a F-1 ecológica.
    Todos esperamos que o Conselho Mundial de Esporte a Motor possa anunciar o regulamento dos motores para 2013.
    As diversas inovações que a F-1 pretende adotar, sempre visando a diminuição da emissões e o desenvolvimento com as montadoras de tecnologias limpas que possam ser utilizadas em carros de rua.
    O importante é que o regulamento seja estabelecido logo, para o desenvolvimento adequado, pois não será somente o motor e a transmissão, mas o carro inteiro será novo e todos, os times, precisarão administrar bem isso até 2013.
    As principais novidades nos propulsores devem ser a sua diminuição para 1.5 ou 2 litros com quatro cilindros, a adoção do turbo, e tecnologias de recuperação de energia, e da eficiência no consumo de combustível.

    1. Eu particularmente gosto dessa futura revolução. Mas ainda é muito cedo para se falar com complexidade sobre tal.

      “pois não será somente o motor e a transmissão, mas o carro inteiro será novo”

      Mas isso me assusta. Pode mudar tudo na F1.

  15. Lucas Desiderato, blz cara?

    Sempre tive curiosidade, vc tb é fã incondicional do Massa?
    Li seu ultimo post,i e deu para sentir uma certa vibração em suas palavras, parece que foi escrito com o coração mesmo. Não estou tirando sarro tá, estou falando sério por que atitudes como a sua e do Alex-Ctba de apoiarem nesta hora complicada está cada vez mais difícil.
    O que vejo hoje em dia é muitos ex-torcedores do Massa virando a casaca, literalmente. Viraram fãs de Vettel e Hamilton, Button e até do Alonso, principal algoz do brasileiro no momento.
    Eu nunca torci para o Massa, sempre fiquei feliz com seus bons resultados até 2007, quando comecei torcer para o Hamilton. Tenho alguns amigos Massistas que me amolaram bastante ano passado pelo péssimo carro da Mclaren, mas eu ri por ultimo no final rsrsrs.. Mas realmente o texto do cara é muito bom, quem tem algo a contestar é por que se encaixa perfeitamente com o texto.

    Abraço

    1. “Tenho alguns amigos Massistas que me amolaram bastante ano passado pelo péssimo carro da Mclaren, mas eu ri por ultimo no final rsrsrs.. ”

      Hehe, esse “amolaram” tem um duplo sentido sarcástico não é Dorfão?

      1. kkkkkkkkkk…. levemente sarcástico! rsrs… Eu costumava dizer que após aquele episódio o brasileiro virou o Felipe aMASSAado! kkkkkk

      2. É cara sou fã do cara sim. E tipo já sofri com o acidente dele ano passado, agora ele não consegue andar, mas o verdadeiro torcedor tem que estar o tempo todo do lado. Tipo você que ano passado viu o lixo do carro da Mclaren, viu Hamilton quase sair da F1 na Australia, e depois viu o cara ganhando corridas e comemorando.

  16. Verdade Lucas, passei um mal bocado em 2009, principalmente por causa do ocorrido na Austrália e Monza.
    Mas o mundo dá voltas, eu espero que o Massa se recupere, o espetáculo ficará bem melhor com o Massa sendo aquele piloto guerreiro do final de 2008.

      1. Nossa…. seria demais.. incluo na sua lista Kubica, e por que não Rosberg? A barbie é bota!
        Mas o polones com carro de ponta na mão, brigando com esse pessoal todo, seria bom demais….

      2. Esqueci do polones. Se a Renault fizer um bom carro, Kubica conseguira masi vitórias com certeza, o que iria “apimentar” ainda mais o proximo campeonato.

      3. Apimentaria mais ainda o campeonato de 2011 se o Kimi Raikkönen resolvesse voltar e ocupasse esse outro cockpit da Renault, já pensaram hein? Que campeonato teríamos!:D)

        Abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s