Ferrari e Alonso iniciam trabalho duríssimo para o título em 2010

Sinceramente, é difícil saber de aonde sai tanto otimismo por parte de Fernando Alonso em relação ao título, que atualmente parece muito difícil, em 2010. Atualmente, ele está a 47 pontos (o que equivale a 1 vitória e 1 segundo lugar) de distância para Lewis Hamilton, líder isolado na tabela, o que deixa os aspectos para se almejar um campeonato bastante complicados. Mas nem piloto e equipe desistem…

A expectativa da Ferrari para Alemanha e Hungria

Fernando Alonso, Ferrari, Valencia, 2010Talvez, um dos maiores motivos para esse otimismo de Alonso sejam os resultados mostrados pelo seu F10b a partir de Valência, onde o novo pacote aerodinâmico começou a ser testado. Nessas duas etapas, apesar dos desastrosos resultados, um 8º e 14º lugares (esses influenciados em 100% pelas circunstâncias e fatos na prova) o carro se mostrou um pouco mais competitivo, conseguindo disputar, pelo menos, de igual para igual com a McLaren nos treinos classificatórios.

Segundo os homens de Maranello, Domenicali, Alonso e Massa, o F10b continua em intenso desenvolvimento e a mate, como não poderia deixar de ser, é iniciar caça à McLaren e Red Bull nas próximas corridas.

Antes de Silverstone, pensávamos que podíamos lutar por o mundial e comprovamos que o carro se adaptou as evoluções. Vimos que o carro é rápido e  acredito que temos mais opções de sermos campeões agora do que na sexta-feira. Na Alemanha e na Hungria lutaremos pela pole. É um circuito fácil, entre aspas, com curvas bem simples. O piloto encontra poucas curvas onde arriscar, por isso espero um GP com tempos muito próximos. – Alonso.

A situação de Alonso no campeonato

Como já dissemos, ela é muito complicadas. São 47 pontos de diferença, e tirá-los, tendo-se em conta as últimas corridas de Hamilton, Button, Webber e Vettel, será uma missão mais do que complicada. Até porque, por meios de comparação que devem estar atormentando a equipe, na 1ª metade do campeonato, Alonso conquistou 67 pontos, e Massa 49. A Ferrari em um todo, 116. Já na 2ª metade,  Alonso levou 31 e Massa míseros 18 pontos. A Scuderia, no total, os mesmos 49 que apenas Felipe teve na 1ª fase. Ou seja, um prejuízo de 67 pontos, o que seriam uma tremenda diferença atualmente.

Ele conseguirá?

Na verdade, Massa já é uma carta fora do baralho faz algumas corridas. Só para se ter uma ideia, há três ele não consegue somar um único ponto. Com isso, Alonso assume o posto “oficial” de 1º piloto e Felipe de escudeiro. Apesar de que em Silverstone, logo na primeira curva, os pilotos ficaram lado a lado e Massa acabou tendo seu pneu furado pela asa de Alonso. Houve reclamações por parte do brasileiro, mas nada mais.

Pois a partir de agora, a Ferrari concentrará esforços para levar o título com Alonso. Esse detalhe pode ser decisivo, afinal Red Bull e McLaren têm seus dois pilotos disputando tapa a tapa posições e lugar privilegiado dentro do “saff”. A maior prova disso é como anda o clima de Vettel e Webber…

Agora, lanço uma questão: A Ferrari conseguirá alcançar Red Bull e McLaren no campeonato para ser campeã?

60 comentários em “Ferrari e Alonso iniciam trabalho duríssimo para o título em 2010

  1. Pra mim eles deveriam trabalhar durissimo pro titulo de 2011 porque 2010 infelizmente já está perdido pra Ferrari. O carro não melhora, mal se consegue chegar no podio com esse carro, quem dirá lutar por vitorias que são necessarias para lutar pelo titulo. E mesmo que esse carro passe a possibilitar alguma vitoria, já é meio tarde para descontar uma diferença tão grande para a liderança.

    • Mas Carlos, o argumento em 2009 era que desistiram daquela temporada para desenvolver e arrebentar em 2010.

      Então, seguindo a linha de raciocínio, teria que ser para a temporada de 2012, hehehehehehe

      • “Então, seguindo a linha de raciocínio, teria que ser para a temporada de 2012, hehehehehehe”

        rsrs…
        Agora é que eu me pergunto…
        Não era que a Ferrari havia contratado Pat Fry?
        Where he is?

      • Mas Bruno, o carro da Ferrari não deu certo exatamente porque eles se precipitaram em abandonar o projeto do ano passado e começaram o desse ano muito cedo. Pode parecer ironico, mas quando eles desenvolveram o chassi do F10, eles não tinham um piloto de referencia, já que o Kimi tava de saída, o Massa nem sabiam se ele ia se recuperar e o Alonso não havia sido contratado ainda. Eles não sabiam quem iria correr nesse carro e quando contrataram Alonso, o chassi já estava pronto e concluido. Foram obrigados a fazer um carro meio neutro por causa da incerteza de quem iria pilotar. Agora a situação é diferente, pois eles tem contrato fechado pro ano que vem com os dois pilotos e pra ajudar mais ainda, as regras não vão mudar tanto dessa vez. Agora eles tem condições de fazerem o carro correto para seus pilotos.

      • Verdade Carlos Roberto. Não tinham alguem que era certeza que iria pilotar, pro ano que vem a Ferrari fará um carro mais competitivo, sabendo co m quem irão lidar.

      • Sim Carlos. Mas eu acho que mais do que isso, a grande mudança no regulamento influenciou muito nisso. Foi um impacto para todas as equipes.

    • Sim Carlos, em tese seria isso o normal a se pensar, por nós espectadores e por eles profissionais.
      Exatamente por isso eu inicio o post assim:

      “Sinceramente, é difícil saber de aonde sai tanto otimismo por parte de Fernando Alonso em relação ao título, que atualmente parece muito difícil, em 2010. […]”

      Pois acredito que seria em vão dar esperanças que eles sabem serem falsas.

  2. A primeira pergunta do texto pode ser respondida por uma palavra: Ferrari. Ela é o símbolo da F1, tem muito dinheiro, e além disso, Alonso tem que mostar serviço. Tá, isso é o otimismo, algo que não ganha título nenhum. A realidade é que a tarefa é ardua, muito mais do que se pensa, e é quase impossível um título para a escuderia de Maranello. Mas a Ferrari não pode se dar ao luxo de desistir de um campeonato em julho. Certo, é importante desenvolver o carro de 2011, mas também é lutar pelo menos por mais uma vitória, de modo que esse ano seja melhor que 2009 nesse quesito.

    • “Mas a Ferrari não pode se dar ao luxo de desistir de um campeonato em julho.”

      Exatamente o que eu penso.
      Só que nessas horas é que se pensa:
      Apostar mais nesse ano e desenvolver o carro para “tentar algo” ou já preparar uma base, que não se sabe se dará certa, para 2011?

      Perguntas, perguntas e perguntas…

  3. holaa. pues la verdad yo lo dudo mucho con demasiado de qeu alonso y ferrari puedan conquistar el título, de verdad que lo dudo mucho.. han pasado muchas cosas y se han perdido muchas oportunidades, pero si pasa un milagrito como el de 2007 tampoco está mal, pero a sinceridad lo dudo, son cosas que pasan cada 1000 años jajaja.. saludos!!

  4. Esse ano sem chance para os vermelhos. Agora que contrataram para ano que vem um cara ex-Mclaren pode ser que talvez façam carros bons, e disputem titulo.

    • “Agora que contrataram para ano que vem um cara ex-Mclaren pode ser que talvez façam carros bons”

      Quer dizer que ninguém confia no Aldo Costa… será?

      • Eu não pois o cara que fez essas duas carroças da Ferrari em 2009 e 2010. Claro que tambem fez o carro de 2008, muito bom, porem não se adaptou com os novo carros.

      • Digo exatamente o mesmo. Pouco a pouco, estamos perdendo os grandes cricuitos da F1…

        Pelo menos temos Spa, Monza, Interlagos e etc…

    • Tomas do céu, que diabos fizeram com a saudosa pista de Hockenheim?
      Virou um pasto… a reforma dela para os moldes atuais, foi orquestrada pelo Herman Tilke tambem??

  5. Muito bom dia amigos.

    Formula 1 nada é impossivel. Depois de ter visto aquele titulo milagroso de Kimi em 2007, ja nada me assusta. Mas 2007 Ferrari tinha um carro bastante competitivo. Agora a situação é bastante complicada, pelo desempenho dos carros da Redbull e ascessão da Mclaren, e pela competividade do Hamilton e Button, ja não tem muita coisa para os homens de Maranello.

    Eu acredito que os homens de Maranello têm que pensar em 2011. As palavras do Alonso são meras politicas, para deixar os torcedores com um pouco de sono.

  6. “A espera de um milagre”
    Com tanto dinheiro investido poderiam logo comprar o carro reserva da RedBull, seria mais econômico… eheh estão muito mals~

  7. Prefiro assistir a um GP de cada vez e ver o q acontece em Novembro.

  8. Sebastian Vettel:

    “Eu fui criado para demonstrar respeito pelo próximo, certas coisas não pertencem ao público, deveriam ter sido resolvidas internamente na equipe, Webber mostrou sua verdadeira cara, temos realmente um carro muito forte, e os únicos que podem nos parar somos nós mesmos.”

    Parece que Vettel foi criado onde tudo deve ser para ele, pois se foi ele mesmo que quebrou a asa que estava no seu carro, o correto era ele não aceitar que a equipe retirasse a asa que estava no carro do Webber, nem mesmo ele se deu o trabalho de analisar como ficaria o ambiente na equipe e do seu companheiro, por sua posição posso até pensar se não foi de propósito a quebra da asa, principalmente para desestruturar totalmente o seu companheiro, será que ele se colocou por um minuto como o Webber ficaria?

    • Essa briga interna vai acabar com a Red Bull, anotem o que estou dizendo.
      Vettel tem um ego enorme e só tem 23 anos, quer tudo para ele e a equipe para ele mas quando fala para a imprensa diz que está tudo bem e canta karaokê com o pobre do Webber que tem que aguentar toda essa palhaçada.

      Só digo uma coisa, que vença o melhor.

      • Desde o começo da temporada os dois vivem brigando por privilegios, com isso a equipe perdera os dois campeonatos. Em 2007 aconteceu a mesma coisa com a Mclaren, Alonso e Hamilton…

    • cabra safado esse alemão.
      O webber deveria falar só internamente?
      claro, belezinha pra ele (vettel) daí não teria como e a quem se cobrar.
      Tá mais é certo o webber, se tem merda tem que jogar no ventilador sim, daí negada fica esperta. Garanto que não farão algo parecido nos proximos gps.
      Quem errou não foi ele (webber) pelo contrário, foi sacaneado e ainda tem que ficar posando de bonzinho, ajeitar internamente?
      mas olha…
      O vettel não vê que com atitudes como essa estão pondo o webber cada vez mais na frente em sentido de luta, emocional???
      sim porque agora é vai ou racha na mente do webber, podem ter certeza disso.

  9. Comparativamente falando, em 2007 a diferença de Kimi para Hamilton na metade do campeonato era de uma vitória e um segundo lugar e Kimi ganhou aquele campeonato. Nada é impossível. Como o Alex falou, aguardemos Novembro.

    • Interessante Allan, agora que essa lembrança voltou, é possível que a Ferrari tenha em base isso para tanto otimismo.
      Agora, os resultados terão que melhorar e muito, porque 8º ou 14º lugares não levam a nada…

      Nem sequer 3º pode ser satisfatório, porque significa que dois pilotos (obviamente de Red Bull ou McLaren) estão na frente…

      • E não depende só do Alonso, o Massa tem q vir junto, para tirar pontos dos piltos da Red Bull e McLaren.eo q o q, convenhamos, está complicado para o momento q atravessa o Massa.

      • Sinceramente, acho que o título de construtores para a Ferrari é impossível.
        Eles mesmo irão pelo título com Alonso. Não sei quanto a vocês…

      • Sim Alex. Se Massa não for junto, não vai ter pro Alonso. E isso está realmente complicado.
        Tomás, provavelmente eles pensaram nisso ao fazer a afirmativa. Mas temos uma diferença básica de 2007 pra 2010. Naquela temporada a equipe que estava na frente ficou dividida no final e errou por causa da pressão. Nessa temporada a equipe que está na frente está em paz (até agora, nunca se sabe) e a equipe que está em crise não está liderando o campeonato.
        E como o Edgas falou acima, o carro de 2007 da Ferrari era muito competitivo, considerado por muitos o mais rápido da temporada.

      • Allan;
        Sim, obviamente que comparar este atual ano com 2007 só serve como… comparação mesmo.
        É muito bom ver a McLaren em bons ares, e Button é um dos grandes responsáveis por isso. Junto com tal fato, a McLaren é favorita. Mas nenhum dos dois é bobo, e todos querem vencer.

      • “Sim Alex. Se Massa não for junto, não vai ter pro Alonso. E isso está realmente complicado.”

        Isso aí Allan e Alex, é sem dúvida um dos pontos chaves para se pensar em título do Alonso, porém Massa já falou que só desiste se matematicamente for impossível, e ainda teve esse episódio de Silverstone aonde o Alonso tocou nele qd já estava ultrapassado.

        “Tomás, provavelmente eles pensaram nisso ao fazer a afirmativa. Mas temos uma diferença básica de 2007 pra 2010. Naquela temporada a equipe que estava na frente ficou dividida no final e errou por causa da pressão. Nessa temporada a equipe que está na frente está em paz (até agora, nunca se sabe) e a equipe que está em crise não está liderando o campeonato.”

        Aqui é que está a ferida da Ferrari na pretensão aos títulos, a Mclaren está rápida, consistente, em desenvolvimento constante e seus dois pilotos em lua de mel(trabalhando em conjunto, que diga-se de passagem, está dando o melhor resultado da campanha)!

        “E como o Edgas falou acima, o carro de 2007 da Ferrari era muito competitivo, considerado por muitos o mais rápido da temporada.”

        Nesse ponto de comparativo de equipamentos, acho que o F10B já está no nível da Mclaren, tanto em classificação quanto em rítimo de corrida, vide 2 Gps anteriores, mas só saberemos de fato e verdade na Alemanha, isso claro, se tudo transcorrer bem para a Ferrari.

        Abçs

  10. “Ferrari e Alonso iniciam trabalho duríssimo para o título em 2010” No meio da temporada? não estão um pouco atrasados não? kkkkkkkk essa ferrari é uma comédia mesmo.

    • Realmente algumas coisas são parecidas, como o meio da Asa, as “mini-asas” no lado interno da Asa e os lados de fora tem o mesmo desenho. Bem estranho.

  11. FORMULA INDY
    Sai hoje a tarde o novo carro da categoria, para a temporada 2012.
    Cinco fabricantes concorrem para fornecer o novo chassi único para a Formula Indy, o critério do novo chassi: ainda mais seguros e mais leves que os atuais, a sede do fabricante estar nos Estados Unidos, o chassir ser bem mais barato que o atual, um desenho moderno que se identifique com o público e mais espaço para os patrocinadores nas carenagens.
    A Fórmula Indy criou um comitê para a escolha do novo carro, reunindo vários especialistas da indústria automotiva para ajudar a buscar o futuro carro, rever conceitos, pesquisar e fazer uma recomendação para a próxima geração de motores e chassis da categoria, está nas mãos de um comitê que inclui Brian Barnhart (presidente de competições da Fórmula Indy), Tony Cotman (consultor da categoria), Gil de Ferran (ex-piloto e dono de equipe na Indy), Eddie Gossage (presidente do circuito oval do Texas), Rick Long (chefe de motores da Indy Lights), Tony Purnell (ex-consultor técnico da FIA) e Neil Ressler (ex-representante da Ford/Jaguar), como moderador está o General aposentado das Forças Aéreas Norte-americanas, William R. Looney.

    Essa mudança na Formula Indy, com os conceitos usados deve de algum modo ajudar no projeto da F1 Verde de 2013.

  12. A verdade é que Alonso mais desgraças do que erros nas dez corridas deste ano do que no resto da sua vida desportiva , e mais , não tem um carro que lhe dê condições de lutar por vitória . Até que na Ferrari não tem problemas de liderança , mas tem sim falhas mecânicas e erros de estratégias , além de pouca capacidade de reação frente ao imprevísto .

    Contudo isso , a Ferrari tem no GP da Alemanha , o prazo derradeiro para reagir . Lá , Alonso e Ferrari terão uma nova oportunidade para uma reação e se aproximarem dos ponteiros do campeonato . Inclusive é muito bom lembrar que , será a última corrida que estrou em Valência e que deu um novo susto em Silverstone antes da classificação no sábado , quanto rompeu o conduto de água .

    Portanto a Ferrari não pode nem cogitar de ter outros maus resultados vos GPs da Alemanha e Hungria , pois se não tiver sucesso nestes GPs , Ferrari , Alonso e Massa já podem começar a pensar em 2011.

    • Tomás como escrevi com muita pressa tem alguns erros como : Alonso vem ACUMULANDO mais desgraças do que erros .

      Será a última corrida do MOTOR que estreou em Valência .

      Portanto ,a Ferrari não pode nem cogitar de ter outros maus resultados NOS GPs da …

  13. “Alonso assume o posto “oficial” de 1º piloto e Felipe de escudeiro”

    Entre outras palavras, ambos em um restaurante, só que um é o cliente e o outro é o graçom.

    Alonso deve tem em mente que ele é o único que irá contar com um “garçom” nesta disputa, ja que, HAMxBUTT e VETTxWEBB devem tirar pontos um do outro.

    Tomara que o “garçom” motive-se, pois senão Don Alonso não lucrará muita coisa.

    • “Alonso deve tem em mente que ele é o único que irá contar com um “garçom” nesta disputa, ja que, HAMxBUTT e VETTxWEBB devem tirar pontos um do outro.”

      Sim. Mas é como dizemos, a Ferrari está nem aí para o título de equipes, quer mesmo o de pilotos… Faz todo o sentido.

  14. Alonso é piloto para disputar o título, mas não tem carro suficiente e enfrentou problemas nas duas últimas etapas, por conta de intervenções do safety-car, além da punição injusta em Silverstone.

    Acho difícil o espanhol chegar ao caneco nesta temporada, tendo em vista a distância que McLaren e Red Bull estão abrindo na pontuação, tanto de pilotos, como de construtores.

    Além disso, a Ferrari não possui um carro capaz de superar a diferença das escuderias de Woking e da Áustria. Felipe Massa teve problemas nas últimas corridas, especialmente na largada, envolvendo-se em incidentes que tiraram a possibilidade de chegar nos pontos.

    O campeonato, tanto entre pilotos, como equipes, ficará com McLaren ou Red Bull. Nesse caso, a escuderia inglesa, mesmo tendo um carro inferior, poderá tirar vantagem devido as disputas internas entre Sebastian Vettel e Mark Webber.

  15. A NOVA FORMULA INDY 2012

    A Indy anunciou que a Dallara vai continuar como fornecedora de chassi da categoria, e as 4 concorrentes: BAT, Delta Wing, Lola e Swift, vão ser parceiras, com o desenvolvimento das peças aerodinâmicas, a categoria terá uma espécie de chassi multimarca, alguns desses fabricantes poderão se concentrar em fazer apenas asas para circuitos ovais, outras para pista mistas e corridas de rua.
    A escolha obedeceu critérios focados em segurança, relação custo, eficiência, tecnologia, fabricação USA, visual moderno e principalmente a preocupação com o meio-ambiente.
    “Hoje é um dia emocionante, mas tomamos a decisão mais importante da década para a Indy e seu futuro”
    Atenção:
    Um carro completo, inclusive com motor, vai custar menos de US$ 1 milhão, e as equipes sediadas em Indiana terão um desconto de US$ 150 mil para os 28 primeiros carros comprados. As equipes poderão utilizar dois pacotes aerodinâmicos, com um preço limitado por pacote de US$ 70 mil. O carro vai pesar 627 kg.
    “Esta estratégia visa atingir o desempenho em todos os eventos, seja em um superoval, oval curto ou uma pista de rua, nivela as equipes e dá a chance de mais sucesso, além de gerar mais emoção aos fãs”

  16. Pessoal, não sei se vocês já sabem, mas infelizmente parece que o F1 Around vai parando de postar…
    É uma tremenda tristeza para mim, porque sei que aquele blog é um dos melhores blog de F1 do Brasil…
    Eu sei que eu não tenho a ver com isso, mas falarei mais sobre o assunto..

    😦

  17. E olhem só…
    Ico em seu blog diz:

    […] Na hipótese da performance da Ferrari ir ladeira abaixo nos próximos dois anos, vocês imaginam Alonso esquecendo todas as juras apaixonadas feitas ao time italiano e sair jogando charme, digamos, para a Red Bull? Lembrem-se que, no início do ano, ele afirmou que esta seria sua última equipe na categoria. O que acham?

    • isso aconteceria normalmente. como já aconteceu mais de uma vez…

  18. Eu me impressionei com o F10b nas 2 últimas corridas.

    Não esperava tanta velocidade em classificação como foi demonstrado, em compensação esperava um ritmo de corrida mais intenso, que permitisse ao Alonso (e ao Massa também, por que não?) ultrapassar ‘facilmente’ Renault, Mercedes e Force India – o que nem o F10b foi capaz.

    Não achava que a Ferrari fosse voltar a brigar por poles nesta temporada (à exceção da Hungria). Me parece que mesmo tendo alguns grids vermelhos no início ainda teremos poucos pódios vermelhos no final das provas.

    • Concordo Will, a Ferrari melhorou muito nos treinos, mas em ritmo de corrida melhorou pouca coisa, aparentemente.
      Na Inglaterra, após o furo do seu pneu, Massa voltou no fim do pelotão e esteve muito apático, sem ultrapassar ninguem, quase sem esboçar reação alguma. Eu não sei até que ponto isso é deficiencia do carro ou do piloto, tenho essa dúvida por que após Alonso cumprir seu DT ele voltou agredindo geral, brigou até o final com o Liuzzi, mostrando uma postura bem diferente da do Massa.

  19. taí dorfão você acabou sintetizar tudo. Mesmo que a maioria não veja desta forma.
    O Alonso minou gradativamente a autoconfiança e motivação do Massa, aliado a um carro que não tem dado prazer em conduzir e nem tão pouco demonstrado combatitividade ao massa, desse modo aos poucos, mesmo que o massa afirme e se esforçe em fazer seu melhor, seu melhor não é o suficiente.

    Alonso tem errado? tem, mais do que o habitual, isso é notório. Porque? porque tem sede de vitórias, de conquistas e vai atrás. Enquanto alguns torcedores apaixonados pelo massa só veem problemas e erros do alonso, quando na verdade o que o ocorre é que ele está totalmente empenhado em realmente ir além do que o carro permite e tendo que se digladiar com force india, com renault, com sauber, com toro rosso (estando atrás desses em situações adversas não criadas por ele, mas contingências de corrida e tendo que ir atrás dos pontos e das posições e ninguem alivia). Como tá tudo nivelado e você estando lá pra trás no grid sem ter um carro tão diferenciado assim, acaba ele (alonso) tendo que lutar muito com esses pilotos todos, não porque não tenha competencia, mas porque as contingências de corrida tem posto ele lah pra trás. Mas nem por isso tem deixado de lutar e muito, arriscando-se.

    E pergunto: e quanto ao Sr. Felipe Massa que tantos torcem? que tantos vivem a dizer que era ou é melhor que raikonen e outros parceiros de equipe, que já lutou com schumacher e o proprio raikonen e que assim seria melhor, onde está esse felipe Massa? o que vemos esse ano não é nem sombra disso, ou será que vossas senhorias não tem senso crítico para admitir isso?
    Sim porque a visão da coisa pros tifosi, pra quem realmente torce pela ferrari e não por esse ou aquele piloto, e mais importante: lá na própria ferrari o que se vê é o Alonso sendo mais consistente que o massa em treinos livres, qualificações e corrida e mesmo quando está lá pra trás tá sempre travando boas batalhas por melhores posições.
    quem voce acham que tah levando a melhor? quem eles vão dar uma ajuda extra nos momentos mais dificieis? é lógico que pro alonso. Não vão prejudicar o felipe, só não vão ser tão excelente com ele.

  20. “Alonso tem errado? tem, mais do que o habitual, isso é notório. Porque? porque tem sede de vitórias, de conquistas e vai atrás. ”

    Isso é a mais pura verdade, ninguem pode negar que Alonso acredita e vai lutar até o final.

    Mandou muito bem mãe dinah, e te digo mais, a próprio Liuzzi com uma Force India, fez uma corrida bem mais aguerrida e combativa que o Massa de Ferrari.
    Liuzzi largou em 20° e terminou 11°, Felipe Massa foi apenas o 15 e ainda rodou durante a corrida, muitos vem dizendo que Massa protagonizou a entrada de box mais arrojada de todos os tempos rsrsrsrs….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: