Brigas, intrigas e tensões na Red Bull

O que aconteceu domingo passado em Silverstone foi a gota d’água para deslanchar a briga interna que só parece estar começando entre Vettel e Webber na Red Bull. Os motivos são mais óbvios do que parecem, e isto pode ser algo muito prejudicial para o time dos energéticos na briga pelo título de 2010. Mas pelo que se vê até agora, Horner terá que suar muito para manter tudo sob controle.

Sobre o favoritismo à Vettel

Não há dúvidas que principal fator da guerrinha doméstica na equipe é sobre o (diga-se de passagem, negado por Horner (obviamente) favorecimento a Sebastian. E não é de hoje que isto vem acontecendo. Na Turquia, por exemplo, Vettel fez uma tremenda bobagem em cima do companheiro, na esperança de que este abra caminho por ordem de equipe. Pois não foi isso que aconteceu, e no fim das contas, quem “se deu mal” foi o próprio Vettel. Passado isso, depois de, eu não duvido, uma gigantesca pressão de Newey e Horner, os pilotos fizeram as pazes com uma ridícula foto com a seguinte legenda: “Merdas acontecem”, e a maior cara de falsidade de ambos.

Valência esfriou um pouco o clima, já que Vettel venceu impecavelmente e Webber voava, literalmente (rima inconseqüente). Assim, o alemãozinho estava satisfeito e a paz (menos para Mark) reinava… Porém, chegou a hora de Silverstone e, ali, aconteceu o fato que desencadeou as brigas novamente: Vettel, na mais deliberada coragem, quebrou sua asa dianteira (sem querer?) e a equipe colocou a asa nova, que seria de Webber, em Sebastian. Com isso, o Aussie ficou extremamente irritado, mas foi para a corrida para mostrar quem é melhor na pista.

Largada excelente do australiano, Vettel desesperado em busca de se recuperar da péssima saída e acabou tendo problemas e caindo ao último lugar. Logo depois, Seb recuperou algumas posições na marra, mas lá estava Webber, sem deixar a liderança em um único instante, para demonstrar que na pista é onde os problemas se resolvem…

Na “comemoração” após a vitória, via rádio, Mark despejou: “Nada mal para um segundo piloto”. Obviamente, depois dito isso, Vettel entrou em chilique e declarou que Webber não pode colocar os problemas internos para o público, que isso e aquilo e blá, blá, blá… No fim das contas, os dois fizeram mais uma vez as falsas pazes em uma festinha de Karaokê. Sem comentários.

E agora, Horner?

O mais interessante de toda essa novela, e que eu estou ansioso para ver em Hockenheim, é a desculpa usada por Horner para dar a asa dianteira para Vettel em vez de deixá-la com Webber: Sebastian está melhor na tabela do que Webber. Pois agora, o está passa para o passado e vira estava, pois Mark agora se posiciona a frente do alemão no campeonato.

Mas e agora, será que a equipe irá beneficiar Webber, já que ele está melhor na tabela do que Vettel?

As brigas acabarão com o campeonato da Red Bull?

Tendo tal fatos em conta, temos à tona o seguinte: Será que, com estas brigas, intrigas e tensões na equipe, a Red Bull deixará escapar o campeonato entre as mãos como aconteceu com a McLaren em 2007?

A seção de comentários, portanto, é toda sua.

42 comentários em “Brigas, intrigas e tensões na Red Bull

  1. É preciso, numa equipe com dois pilotos de ponta, haver pulso firme por parte do chefe. Esse Horner mais parece um torcedor do que um chefe de equipe! Podemos citar aqui a Ferrari: ela nunca perde um título por causa disso. Vocês acham que se na ultima corrida o Vettel ou o Webber precisar abrir ou ceder uma estratégia para o companheiro ser campeão ele vai fazer? Isso aconteceu na Ferrari em 2007, se lembram? Raikkonen foi campeão e não houve richa nenhuma, justamente porque lá tem quem manda e quem obedece. Falta organização na RBR. Carro e pilotos de ponta eles já tem.

    • É Luiz, você traduziu, antes, o que Hans Stuck disse hoje.
      Compartilho sua opinião, e acredito que Horner deva sair…

  2. O titulo fica com a RBR este ano, claro!

    Este carro é de outro planeta rsrs

    “Horner terá que suar muito para manter tudo sob controle.” e tem que ser assim mesmo! O Vettell reclama, mas quantas “cagadas” ele ja fez na temporada??!

    No carro ao lado nos Boxes tem outro piloto com um carro igualmente de outro planeta (ou quase né, deixaram a asa velha pra ele rsrs), que tambem tem chances de ser Campeao Mundial de F-1!

    F-1 precisa dessas coisas, chega de “politicamente correto”, tem carro? vai pra cima!! e que vença o melhor!!

  3. Apagar fogo é soda. O melhor é não deixar alastrar e muito menos começá-lo.

  4. A Red Bull possui o melhor carro, mas se não resolver os problemas internos, poderá ter problemas nas próximas etapas, podendo jogar pela janela a chance de levar o título, enquanto a McLaren, mesmo com ambos pilotos na disputa, ainda não tiveram problemas internos.

    A Williams perdeu em 1986 e a McLaren em 2007 por conta dessas “guerrinha” de bastidores.

  5. Acho que a história não é tão pró-Webber como contamos. Sempre nos deixamos levar pela última corrida (afinal, ‘um piloto é tão bom quanto sua última corrida’).

    A única coisa cristalina nisso tudo é a falha da Red Bull (leia-se Horner) em administrar isso internamente.

    • E se Newey está na parada de decisões para este ou aquele piloto, então ele está sendo idiota. Nessa é que tem que falar que só desenha carro.

      Se a Red Bull perder o campeonato, será responsabilidade do staff mais o Vettel.

      Além do mais, a pergunta retórica do Tomas foi na veia. E agora que Webber está na frente, o Horner irá favorecê-lo?
      Já não devia ter favorecido ele no GP da Turquia? Afinal o Webber estava na frente (e bem) no campeonato.

      É óbvio que tem questões – não diria políticas – comerciais.

      • “Além do mais, a pergunta retórica do Tomas foi na veia. E agora que Webber está na frente, o Horner irá favorecê-lo?
        Já não devia ter favorecido ele no GP da Turquia? Afinal o Webber estava na frente (e bem) no campeonato.”

        Bem Lembrado Bruno, aquela altura WEB era líder do campeonato, isolado, e aos olhos de Horner, foi mais fácil ele mandar o líder poupar combustível(leia-se perder rendimento) do que favorecê-lo.

      • É isso, entrelinhas o que se poderá pensar no final do campeonato se a Red Bull perder a taça.
        Horner e Vettel como os idiotas e perdedores e Webber como o herói e lutador sozinho contra a equipe (hum, McLaren 2007?….)

    • “A única coisa cristalina nisso tudo é a falha da Red Bull (leia-se Horner) em administrar isso internamente.”

      É o que eu acho também Will. O problema é que ele acreditava que Vettel daria um banho em Webbber e poderia dominar na Red Bull. Como não foi isso claramente o que aconteceu, Horner não sabe o que fazer, mas até arrisco dizer que vai levando bem, apesar da troca de farpas e brigas.

      Será essencial, portanto, para Webber, fazer corridas boas e convicentes para que Vettel não o ultrapasse novamente na tabela.

  6. “Vettel entrou em chilique e declarou que Webber não pode colocar os problemas internos para o público, que isso e aquilo e blá, blá, blá”

    Ele tem dito isso mesmo, mas quem começou a expor problemas internos para o púplico foi o próprio Vettel,quando fez gestos insinuando que Webber é louco, após o acidente que ele mesmo causou na Turquia. Vettel não passa de um muleque mimado, e ao meu ver superestimado. Ele já tem 23 anos e mais de 3 de F1, acho que ja está na hora de olharmos para ele como piloto que luta por título e não como o novato diamante bruto. Novato hoje em dia é Alguersuari, ou o próprio Kobayashi que tem 12 corridas na F1.

    Vira homem Vettel.

    E só para constar, ao meu ver, Alonso em 2007, não teve nem 10% da hombridade que Webber está tendo hoje em dia. Querendo ou não Webber está peitando todo mundo, e tem resolvido na pista, sem prejudicar em nada o companheiro-rival.
    Já Alonso, chegou até a oferecer dinheiro aos mecânicos para poder vencer a disputa interna contra Hamilton.

    • É por isso q eu sou Webber nessa briga, mas acho q a equipe vai aos poucos, sem dar muito na vista, pender a balança para o lado da sua estrela. Espero q não e q possa vencer o melhor na pista, sem jogo de equipe. Vamos ver como será na Alemanha.

    • “Já Alonso, chegou até a oferecer dinheiro aos mecânicos para poder vencer a disputa interna contra Hamilton.”

      Sério?
      Nossa, ou eu não lembro ou não sabia dessa…

  7. Mark Webber:

    “Minha decepção se extendeu pelo sábado até o domingo, antes da corrida”
    “Vettel recebeu a asa dianteira nova por razões que não foram explicadas”
    ” Meu comentário depois da corrida foi um sarcasmo australiano – em seu melhor ou pior, dependendo de como você prefira encarar”
    ” Moro muito perto, menos de 40 minutos do autódromo, vem sendo minha casa nos últimos 15 anos, Silverstone e o GP da Inglaterra são especiais para mim, como também foi a vitória em Mónaco”
    “A equipe produziu um carro fantástico, domingo à noite, celebraram mais uma vitória da Red Bull com muito estilo”
    “Sei que tenho um piloto muito bom como companheiro e não queria que fosse diferente, compartilhamos informações e contribuímos para a melhoria dos nossos carros, Vettel e eu não somos inimigos”

    • “” Meu comentário depois da corrida foi um sarcasmo australiano – em seu melhor ou pior, dependendo de como você prefira encarar””

      Ah, esse Webber….

  8. O titulo não fica com a RBR , isso de favorecer o Vettel jah deu oq tinha que dar , o Mark está melhor esse ano portanto se for favorecer alguem favoreça ele!

    Acho isso errado , veja a Mclaren esse ano , não está dando “vantagem” para nenhum dos dois pilotos e ? Um em 1° e o outro em 2° e a equipe lidera os construtores…

    O video de Button e Hamilton cantando Wonderwall mostra claramente sem falsidade o clima de paz e amizade na equipe , o que está faltando de muito na RBR…

    Não adianta , Vettel jah sabe que é o preferido da equipe e usa isso para ganhar vantagem , mas Webber não eh idiota e sua declaração no fim do GP de Silverstone mostra que ele quer é briga para ter merecimento de igual para igual…

    Portanto se continuar assim , para mim a RBR perde o titulo por causa do Vettel , por ser imaturo , inconsistente na pista , e não saber perder pro Webber…

  9. Tomas;
    Duvido que o Horner dê preferencias a Webber, por dois motivos, 1° O Sebastian Vettel é o “queridinho” da RBR, e de certo modo, da F1, quem no mundo escolheria o Webber de vez o Vettel, dificil. O 2° motivo, só veio existir depois de todo o Discurso, feito pelo o Webber, onde já se viu, falar tudo aquilo, principalmente agora. É melhor o Webber aproveita a RBR, pois duvido muito que voltará a pilotar pelos os energeticos.
    E quem ganha com isso??? a Mclaren, hehe.
    Se antes eu apostava que a RBR, junto com o Vettel, iram ganhar tudo, agora eu acho que vai dar Jeson Button ou Lewis Hamilton, e o titulo de construtores está mais decidido do que nunca.

    Abraços e até mais

    • “E quem ganha com isso??? a Mclaren, hehe.”

      Hum, é aí onde eu queria me aprofundar Lucas,ótimo.
      A relação na McLaren é ótima, mas minha dúvida é a seguinte:
      Nas últimas 4 corridas, Hamilton terminou na frente de Button.
      Só que quando acontece o inverso, o clima esquenta um pouquinho…

      Ou seja, minha tese é a seguinte:
      Se Button começar a ter melhores resultados que Lewis, o bicho vai pegar. Alguém divide minha opinião?

      • Basta lembrar a expressão do Lewis no pódio depois de recuperar a liderança da corrida ultrapassando o Button logo após o “strike” que o Vettel aplicou no Webber.

      • Tem o fato que de se a Red Bull catapultar qualquer um dos pilotos com esse RB6 espetacular, esse piloto facilmente ganha o campeonato.

        Estão sendo muito precipitados também. A vantagem do Hamilton e Button é pequena demais tendo que se considerar ainda nove etapas.

        Não é só confiar nos erros da Red Bull não. A Mclaren precisa trabalhar muito para dar um carro melhor ainda.

      • Concordo contigo Bruno, afinal, como digo,a Red Bull venceu as últimas duas corridas.

  10. Mas quem passou uma fatura dolorosa aos ” cabeças ” da Red Bull foi mesmo o Webber . Na verdade ele recebeu uma bela duma punhalada da equipe ( quem equipe hein ? ) de rouba-lhe a tal asa . Tanto que ao cruzar a linha de chegada , gritou no rádio para o engenheiro que lhe dava os parabéns pela magnífica vitória frase que todos nós já sabemos .

    Mas na verdade , Webber estava ironizando não a vitória , mas sim a renovação do contrato assinado na véspera dessa corrida : ” Se eu soubesse que esse era o preço , não teria assinado tal compromisso . Foi uma situação que eu nunca tinha vivido , me decepcionaram . Vamos ver como as coisas correrão no futuro . Eu vou seguir fazendo o mesmo trabalho e espero que seja suficiente ” ( Max Webber )

    Agora mais uma grande verdade . A reação do Webber foi uma linda ” porrada na cara ” do Christian Horner , que por sinal , revive uma versão muito mais piorada daquela que Ron Dennis protagonizou em 2007 .
    Expediente esse , que conturbou a Mclaren , e dando de bandeja o título a Raikkonen/Ferrari .

    • É Marco.
      Essa do Webber dizer que não teria renovado se soubesse que o trato seria assim foi uma apunhalada nas costas de Horner também.
      Se bem que eu não sei até onde eles querem ter o Webber na equipe…

  11. O F1 Fanatic escreveu um post colocando o desenvolvimento das equipes, tendo como base as diferenças nos tempos das voltas). Acho que os blogs deveriam fazer isso ao invés de ficarem discutindo egos e intrigas nas equipes. A F1 às vezes mais parece o programa da Márcia do que o maior campeonato de automobilismo do mundo.

    • se lógica ganhasse campeonato, era só botar robôs pra fazer acontecer.
      Lógica não ganha campeonatos.
      Campeonatos estão além da lógica.
      Títulos, torneios, campeonatos são feitos de pessoas.
      Pessoas erram, pessoas acertam, pessoas subestimam os outros ou são subestimados, pessoas fazem conhavos de ultima hora, pessoas quebram paradigmas, pessoas fazem politica, pessoas mudam de posição, idéia, lado ou amigos de ultima hora, pessoas….
      Enfim, ficar postando gráficos, numeros de melhor volta, quanto acelerou +, quanto acelerou -, pode ser bonitinho, até ajudar a entender certas nuances do mundo da f1, mas é duma cretinice sem tamanho.
      O que move a vida é emoção. A vida é feita de emoções. A vida é feita de esportes. A vida não premia sempre os melhores, os mais sortudos, as vezes premia um cavalo paraguaio, as vezes faz o raio cair duas vezes no mesmo lugar.
      Aqui é o lugar correto para quem é ser humano.
      Quem quer coisa certinha, graficos tem que ir pra faculdade ciencias exatas, fazer curso de programador de computador, jogar xadrez, caso contrário terá que conviver com as idiossincracias da vida, dos esportes a motor e tudo mais.
      Bem vindo ao mundo dos vivos, dos seres humanos.

      • Ah sim. Obrigado por me avisar tudo isso. Aliás, isso não deixa de ser uma verdade, e posso te ajudar: Michael Schumacher foi sete vezes campeão, e claro! na base da emoção!!! Eles não tinham o melhor carro, não tinham o melhor piloto, foi só emoção! A RBR hoje tem o melhor carro (de outro mundo claro) e foi tudo na base da emoção!!! não foi nada calculado, nada testado… Outro exemplo é que Lewis Hamilton só aprendeu ser campeão depois que deixou de ser aquele garoto e amadureceu, assim como vai acontecer com Vettel.
        Aliás, minha crítica acima foi, em sua totalidade, construtiva. Sou fã desse blog e não quero, de maneira alguma, denigrir a sua imagem. Apenas considero que devíamos também nos concentrar sobre a maravilha que é a F1, com sua exatidão e engenhari perfeita.

  12. Um tema bastante interessante de ser discutido é a disputa das equipes intermediárias – Mercedes, Renault e Force India. A Renault vai começar a usar a Asa Duto em Spa Francorchamps.

    • Concordo Luiz. Inclusive a disputa do Barrichello (29 pt) contra Sutil (35 pt) e Schumi (36pt), promete ser emocionante e acirrada. Parece q a Williams achou o rumo agora com seu “exhaust blow diffuser” e sua nova asa traseira, melhorando sensivelmente o downforce do FW32.

      Agora é engraçado vc citar a Force India, já como uma equipe intermediária, ao lado de Renault e Mercedes. Kubica e Rosberg, estão dando status de equipe grande aos seus times. Já a equipe de Vijay Mallya, q estreiou na categoria em 2008, ao adquirir a Spyker, ao firmar parceria com a McLaren e trocar os motores Ferrari por Mercedes, deu um salto de qualidade e é um dos destaques da temporada, revelando ao mundo o ótimo Adrian Sutil.

      • Mas eu não entendi porque você disse ser engraçado eu colocar a Force India entre as intermediárias. Eles estão sempre por alí – pontuando. É claro que a Mercedes e Renault são bem melhores.

      • Desculpe, não fui muito claro. Não quis dizer engraçado em relação ao seu comentário e sim ao fato da Force India já estar ocupando esse status de intermediária com apenas dois anos e meio de F1. Talvez eu devesse trocar “engraçado” por “surpreendente”. Mas qdo. se trabalha de forma séria, os resultados aparecem. Talvez daqui alguns anos, estaremos falando o mesmo da Lotus, q parece ser tb uma equipe séria, inclusive com rumores de q ela utilizará motores Renault, já pipocando nos blogs.

      • O avanço da Force India desde sua estreia é impressionante. Aliás, daria um bom tema de post, o que acham?

      • Agora entendi, obrigado por esclarecer. Seria um ótimo tema a evolução da Force India, Tomas. Estamos aguardando.

  13. Hum, será que Mark vai desfilar com a asinha do carro de Vettel na próxima corrida, rs? Fora as brincadeiras, a coisa está mesmo pegando fogo na Red Bull (e aja energético para isso tudo!!).
    Concordo que aquela hora no rádio não era o momento certo para se discutir a relação de poder entre os pilotos na equipe (saber a hora de conversa esses problemas é uma coisinha básica). Mas a questão não é Red Bull já não é tão pequena: vide GP da Turquia. Mark não deve ter renovado com a equipe com uma “cláusula de segundo piloto”, então, precisa se manter firme. Só que tem que usar de melhores estratégias para mudar essa relação de forças!!!
    Quanto ao campeonato, a Red Bull já se deu conta da MacLaren, rs?
    Um excelente final de semana a todos?

  14. cabra safado esse alemão.
    O webber deveria falar só internamente?
    claro, belezinha pra ele (vettel) daí não teria como e a quem se cobrar.
    Tá mais é certo o webber, se tem merda tem que jogar no ventilador sim, daí negada fica esperta. Garanto que não farão algo parecido nos proximos gps.
    Quem errou não foi ele (webber) pelo contrário, foi sacaneado e ainda tem que ficar posando de bonzinho, ajeitar internamente?
    mas olha…
    O vettel não vê que com atitudes como essa estão pondo o webber cada vez mais na frente em sentido de luta, emocional???
    sim porque agora é vai ou racha na mente do webber, podem ter certeza disso.

  15. tem coisas que não voltam mais e que eram bem melhores.
    Circuitos tilken – out
    Pro bem do esporte deveriam voltar, manter:
    hockehein
    formas antigas de Silverstone
    Spa francorchamps
    Zeltweg

    Fora circuitos oriente médio
    tem tantos países e circuitos mais interessantes
    Portugal
    França
    Argentina
    México

    O mundo não é perfeito, mas tá ficando uma droga completa

  16. Hans-Joachim Stuck, chefe da seção de esportes da Volkswagen, sobre Horner e a situação da Red Bull:

    Ele é apenas uma marionete. As rédeas da equipe de Dietrich Mateschitz são lideradas por Helmut Marko.
    Mateschitz deve responder colocando um novo homem na Red Bull.
    Franz Tost é, com todo o devido respeito, um dos melhores da Fórmula 1.

  17. Com certeza essas brigas detonaram a equipe que favorece um piloto que é muito inconstante. Na Alemanha Horner pode queimar sua lingua ajudando Vettel, e novamente se ferrando.
    Realmente essas pazes que esses dois fazem são muito ridiculas.
    Nesse modo de trabalho nunca a Red Bull levara um caneco para casa.

    • “Realmente essas pazes que esses dois fazem são muito ridiculas.”

      É, mais do que a briga com certeza são.. Às vezes penso se há a necessidade dessas desculpas.

  18. Grande Tomás, estamos aí.
    Respondendo sua pergunta, logo após o término da corrida, Horner afirmou que caso a situação de “falta de material” voltasse a acontecer na próxima corrida, Webber seria favorecido por estar à frente de Vettel no mundial.

    Sobre a reação geral, acho impressionante como as pessoas mudam de opinião. No começo do ano muitos endeusavam Vettel, e já colocavam Raikkonen no lugar do “trapalhão” Webber.
    Alguns mêses depois, Webber é herói e Vettel o vilão de um filme de Hollywood.
    Tá certo que o mundo da F1 gira rápido, mas as opiniões não precisam ser tão voláteis.

    De qualquer jeito, a Red Bull não fez 1-2 em Silverstone pois Vettel teve um furo em seu pneu. Creio que eles levamos 2 títulos no final do ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: