Afinal, o que a Hispania pretende na F1? (Análise, vídeos e gráficos)

A Fórmula 1, em um conceito básico de existência é a maior categoria do automobilismo mundial. Não existe nada que envolva mais dinheiro, pilotos de ótima qualidade ou equipes milionárias no mundo das competições. Realmente, o que Bernie Ecclestone com seus 80 anos quer é que a sua F1 tenha um perfil sério, competitivo e deslumbrante. Mas existe uma equipe que está contrariando todos esses fatores.

Chega até ser difícil acreditar como a FIA aceitou a entrada da Hispania na F1 (na verdade, a vaga foi creditada à Campos Meta, mas…). O time se baseia em uma vergonha sem fundo. Desde o oportunamente Colin Kolles, ao seu carro incrivelmente ruim, a falta de organização e dinheiro. E o pior, para o Brasil, é que um piloto com essa nacionalidade está passando por isto. E ainda pior, sendo este o sobrinho de Ayrton Senna.

Parentescos aparte, acredito que Bruno esteja fortemente se arrependendo de haver aterrissado na F1 em um time desses. Aliás, todas essas críticas que vocês leram aí acima, são o que mesmo seus pilotos devem pensar. E nós já sabemos o que acontece com eles quando escrevem isso por e-mail para o único remetente no mundo que não se poderia mandar. Se é que essa historinha é verdade.

Lembro que quando o primitivo carro da Hispania foi apresentado faltando 9 dias para o início da temporada, foi postado aqui no blog se poderia levar-se a sério esta equipe. Com certeza, principalmente depois do acontecido nas últimas semanas, não.

É uma pena ver a F1 passando por isso. É uma pena maior ainda saber que outra equipe que vinha com mais estrutura e organização, a tal da Stefan GP, ter perdido para essa bagunça toda.

Concorrência contra Virgin e Lotus

Somando-se a tudo isso, e como não poderia deixar de ser tendo em vista a patética situação, a Hispania perde todas as brigas particulares com as equipes que estão mais próximas a sua realidade: Virgin e Lotus.

Só para mostrar tal fato, serve a média de largada nos 10 GPs da temporada até aqui:

  • HRT001, um carro muito abaixo da média
Ok, os carros da Lotus eVirgin estão muito perto do nível da Hispania. Porém, quando se ousa comparar um volta do HRT001 com o RB6, por exemplo, a diferença é absurda:
O RB6 de Webber não é só muito mais rápido — capaz de colocar uma reta de diferença a cada volta no HRT —, mas também muito mais estável em curva e frenagem. Enquanto Webber passeia por um trilho imaginário por Albert Park, Bruno chacoalha e abana para todos os lados…
  • Caso “sai Bruno entra Yamamoto, volta Bruno, sai Chandhok e continua Yamamoto”…

Uma das coisas mais bobas na F1 dos últimos tempos. Comecemos com o fato da saída de Bruno e a entrada de Yamamoto. Collin Kolles, para começar, mostrou que é um mentiroso. Logo após da chocante e até então irreal notícia da troca, o que se dizia era que a a equipe precisava de dinheiro. E essa tese foi confirmada por Kolles, que lançou: “Você não entendia o quanto estamos desesperados por dinheiro”. Com isso, Sakon trazia 5 milhões de dólares como força extra.

Porém, com a investigação detalhada, se soube que tudo isso foi fruto de um e-mail em que B. Senna desabafava em torno ao time e Kolles. O detalhe era que este enviou as críticas para o próprio Kolles. Assim,o chefão mostrou quem manda e deixou Bruno fora, trazendo o japonês, seus 5 milhões e mais confusão para a equipe.

Chegou o dia da corrida, Yamamoto largou em último, chegou em último e o que se esperava é que este saísse. Pelo menos, Bruno já estava confirmado para o resto do ano. Eis que na última sexta a Hispania diz em comunicado oficial: Chandhok dará lugar a Yamamoto. O motivo: Sakon fez uma ótima corrida em Silverstone e merece outra chance. Chandhok, se alguém quiser, volta um dia. Claro que ninguém acreditou.

É entre essas e outras que a Hispania está sujando a imagem da F1. Sua falta de profisionalismo, organização, pilotos, mecânicos e etc, etc, etc… Além de, claro, Bruno terá que procurar outra equipe em 2011 para garantir sua sobre-vida na F1. A Hispania não vai muito longe, pelo menos se continuar assim.

Para dividirmos na seção de comentários, pergunto: Afinal, o que a Hispania quer na F1?

43 respostas para “Afinal, o que a Hispania pretende na F1? (Análise, vídeos e gráficos)”

  1. Quer acabar com a F1. Uma equipe nessa situação não pode correr, nem mais por causa do desempenho que as vezes ainda consegue estar a frente da Virgin, mas sim por causa da falta de profissionalismo de Kolles que como disseram na transmissão ja não é muito leal com seus pilotos á muito tempo. Pessoas no meio do circo da F1 com essa índole, não vai longe. Ano que vem é certeza que essa equipe vai andar.

    1. O que mais me impressionou nessa história dos “troca-troca” talvez nem tenha sido tal fato, mas sim a falsidade de Kolles.
      Primeiro era dito que a equipe precisava desesperadamente de dinheiro e isso motivou a troca. Depois desmente isso e diz que foi por causa do e-mail…

  2. É uma vergonha. Talvez não seja somente a falta de testes que ocasionaram isso, mas a FIA não devia ter deixado essa equipe entrar. Será que não foi exigido nenhuma garantia (financeira e humana)? Além disso a FOTA deve entrar nessa briga, pois é uma questão de segurança para os outros pilotos, basta lembrar-se de Webber – foi com uma Lotus – mas podia ser com uma Hispania,

    1. ” Será que não foi exigido nenhuma garantia (financeira e humana)?”

      Se tivesse sido exigida, pelo menos a financeira, a Hispania não estaria no grid.
      Essa relação da FIA e Bernie com as equipes insignificantes é muito curiosa…

  3. Domenicali reforça:
    “Ninguém vai desistir na Ferrari”
    ” Temos nove corridas, 225 pontos em jogo, com perfeição da maneira Ferrari, os resultados vão aparecer”.

      1. “com perfeição da maneira Ferrari”

        Uau… Essa me surpreendeu. Ainda mais por parte do Domenicali, que sempre tem um perfil sério e não procura trazer muita expectativa.

        Aliás, só se for perfeição da maneira Ferrari nos tempos de Schumacher.

      2. “e não sei de onde sai tanto otimismo de Ferrari, Alonso e Massa.”

        Realmente Lucas, difícil saber…

  4. Acho que eles pensaram que não seria tão dificil quanto esta pra eles. Virgin e Lotus não sofrem com problemas de dinheiro, ao contrario da Hispania, que precisa e qualquer piloto que coloque 5 milhões na conta de Collin pilota. Se essa equipe permanecer ate ano que vem, considera-se uma vitoria para eles

    1. “Acho que eles pensaram que não seria tão dificil quanto esta pra eles. ”

      É provável Daniel. Me lembro até de declarações de Bruno no início do ano com expectativas de pontuar. Com certeza ele não tinha a menor ideia do carro que ia pilotar.

      1. Na realidade ninguem imaginava que este ano estas três equipes seriam tão lentas. Ainda bem que a USF1 OU USGPE caiu fora, uma a menos.

      2. É verdade.Essa USF1 era uma vergonha maior do que a Espanha, de qualquer forma eles não iriam correr…

    2. Daniel e Tomás,
      a F1, precisa entrar na realidade mundial, 2011 estão inventando o Keds novamente, para falir as equipes novas, de uma maneira ou de outra, elas não devem ter dinheiro para colocar, ai os 107% vai ficar impossível, 2011 com a mudança de pneus já seria um sufoco, vem ai F1 verde em 2013 e as equipes novas precisariam conseguir respirar, a meta de “Ferrari” é colocar 3, 4 ou 5 carros no grid, as grandes fabricas não aguentaram poço sem fundo dos gastos.
      Sou a favor de uma F1 moderna, como esse projeto para 2013, não essa atual, que os gastos são altissímos, sem nenhum proveito para os carros de Rua, é ser a pioneira e não só gastos, gastos, gastos e $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

      1. Verdade Luiz Sergio.
        As mudanças da F1 ano que vem e principalmente em 2013 decidirá e mudará o futuro da categoria e de muitos pilotos também. Acredito que ainda há algumas medidas a serem tomadas, mas o pacote vai ficando interessante.
        Estou guardando este assunto e muitos outros para colocar em pauta depois de duas semanas exaustantes na F1, com corridas dia 25 e 1º, quando logo após a F1 entra em um hiato de 28 dias sem GP.
        Haja paciência para aguentar, mas vamos tentar, rsrs…

  5. É inegável dizer que são ruins, espero que melhorem bastante pro ano que vem. O vídeo de comparação é absurdo, nem compara, a Red Bull lavou a Hispania uns 7 ou 8 segundos nessa volta, incrível!

    1. Élton, você acha que com o “avanço” que a Hispania vem tendo em 2010 melhorará bastante para 2011?
      Para mim, fica claro que não. A Lotus, por exemplo, eu já vejo com outros olhos, ele tem um avanço muito satisfatório ao longo da temporada e estão no rumo do crescimento.

      A Virgin, essa não me convence, mas talvez sobreviva.

      1. A Lotus ano que vem se conseguir um motor Renault ou até mesmo Ferrari pode ser uma Sauber da vida.
        E a Virgin pelo menos deve estar “junto” do resto do pelotão.

  6. Afinal, o que a Hispania pretende na F1?
    O que ela pretende é apenas uma coisa: NADA!
    É incrivel como uma equipe medíocre dessa com um carro de Gp2 está na Formula 1. Com um chefe de equipe que écapaz de tirar um piloto titular pra colocar um Japônes, que ele vem bancando a tempão e que não corre absolutamente nada, por causa de Dinheiro. Sinceramente acho que ano que vem não tem Hispania, é bom o Bruno ir procurando outra, pq essa daí…

    1. “é bom o Bruno ir procurando outra, pq essa daí…”

      É Rochester, mas achar outra vaga em outra equipe em 2011 parece impossível.
      Ninguém mostrou interesse nele. Até Nelsinho, que está fora de atividade, foi um dos nomes para encontrar alguma vaga nas equipes novatas de 2011…

      1. Bruno tem que mostrar serviço nesse fim de temporada para tentar uma vaga na “nova(s) novata(s)” – coloco “S” porque se a Hispania sai deve entrar mais uma equipe.

  7. Uma bagunça, falta de planejamento, de organização. A Federação tem parcela de culpa, no caso, Max Mosley e Bernie Ecclestone. O Jean Todt assumiu no fim do ano passado, então isento ele, salvo no caso da Stefan GP, que aparentemente tinha alguma estrutura.

    Além disso, deveriam liberar para essas escuderias novatas um período maior para realização de treinamentos, visando maior rodagem e ritmo aos carros.

    O caso da Hispania é mais complicado. Thiago Monteiro, piloto da Midland (MF1), em 2006, disse que Colin Colles não é um sujeito confiável e de palavra, então, faz o que ele considera do ponto de vista dele, seja ético ou não.

    As pretensões dessa equipe na Fórmula 1? Também começo a me perguntar. Até agora, não disse a que veio. Está uma enrolação total. Se continuar assim, ou será excluída do campeonato, ou não passa de 2011.

    1. A FIA deve tomar providências já.
      A Hispania não traz nenhum benefício para a F1, tem dívidas e pode provocar acidentes com carros mais rápidos.
      Sofre com patrocínios e conta com um carro de “GP2”.
      É duro dizer, mas ela não fará nenhuma falta se sair…

  8. Tomas;
    Uma bela pergunta, e eu não tenho a respota, hehe, mas eu vejo que eles estão tentando, e muito, mas como sempre o dinheiro falta.
    Pior ainda para os pilotos, que estão andando em uma carroça, e vendo as outras 3 novatas se afastando, e afastando.
    Mas a FIA está forçando um pouco também, como também as equipes, que não queria reduzir os gastos, não reduzindo, a Formula 1 tipo que fica meio fechado para as novas equipes, que necessitam tirar um dinheiro que não tem.
    Eu acho que a FIA e as Equipes deveriam rever tudo o que fizeram, e ter sim o teto orçamental (eu acho que é assim, hehe).

    Abraços e até mais

    1. As equipes que mais fazem isso são a Renault e Red Bull, agora a Mclaren começa a fazer essas belissimas demosntrações que até hoje nunca tive a chance de ver (as ruas de São Paulo são um lixo, não cooperam). Espero que pelo menos no GP do Brasil eu veja uma dessas belezas automobilisticas…

      1. Olha aqui, pelo jeito Button gostou:

        “O campeão mundial de Fórmula 1, Jenson Button, apoiou a ideia da criação do Grande Prêmio da Rússia, após pilotar em um circuito improvisado nas ruas de Moscou, nesse domingo.

        “Hoje não foi um dia de trabalho, mas de diversão”, declarou o piloto após participar do Moscou City Racing, quando pilotou sua McLaren ao redor do Kremlin e por espaços turísticos do centro da capital russa.

        “Eu sempre quis visitar Moscou. Ainda não vi muito da cidade, já que chegamos há apenas dois dias. A ideia de ter uma corrida aqui é ótima e eu definitivamente quero retornar”, continuou o piloto, que visitava a cidade pela primeira vez.

        O diretor-geral da BMCR (Bavaria Moscow City Racing), Derk Sauer, informou que o plano é realizar a primeira edição do Grande Prêmio em 2012. “O contrato está bem perto de ser assinado, faltam detalhes”, declarou Sauer, que já visualiza como seria a prova .

        “Faríamos uma corrida como em Mônaco. Uma volta pela cidade com o Kremlin de papel de parede”.

        O chefe comercial da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, já declarou que a Rússia é a prioridade.

        “A Rússia é onde deveríamos estar e não estamos. Seria ótimo estar em todas as partes do mundo, mas a Rússia é mais importante. Esse país está totalmente aberto”, disse Ecclestone em entrevista para a BBC Radio.”

        UOL ESPORTE

      2. Se não me engano, em novembro de 2008 Nelsinho pilotou seu Renault R28 no Parque do Ibirapuera, não é?

      3. Daqui a pouco vamos ter 40 corridas por ano… rs…
        Austin (EUA), Índia, volta da França, Rússia… Bernie está empolgado!

      4. Vai parecer a Formula Indy, todo fim-de-semana tem corrida. EBAAA heheheh Mas seria legal ter bastante corridas, de preferencia sem Herman Tilke.

  9. Todas essas equipes novas são uma vergonha, a FIA jamais poderia ter aceitado essas equipes sem a menor estrutura pra disputar corridas de F-1.

    São carros de GP2, todos eles!

    Com essa merda de carro o Bruno Senna não vai conseguir mostrar nada na F-1, eu torço para que alguma equipe com o um carro de F-1 possa contrata-lo, pra ai sim ele poder ter chances de mostrar algo na principal categoria do automobilismo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s