A carta na manga da Ferrari para o GP da Alemanha

Estamos prestes a entrar na semana prévia do GP da Alemanha e as notícias começarão a borbulhar nos renomados sites de automobilismo já nesta segunda-feira de manhã. Antes disso, porém, esclareço aqui no blog um dos motivos para considerar a Ferrari um fortíssimo concorrente no final de semana em Hockenheim.

Ok, eu sei que muitos de vocês já devam estar cansados de ler por aí que nessa (sentido figurativo) corrida a Ferrari deslanchará. Em Valência, pelo pacote, e em Silverstone pela refinação do pacote. A verdade é que o F10b se mostrou um carro bastante competitivo nessas etapas, não chegando ao nível de Red Bull, claro, mas incomodando a McLaren na briga pela 2ª força. O que aconteceu foi o que nós já sabemos, azar nos fatos da prova.

Porém, existe um detalhezinho a ser estudado para este final de semana…

  • Como os pneus super-macios “degradáveis” podem ajudar a Ferrari em Hockenheim

Fernando Alonso, Ferrari, Valencia, 2010Há algumas semanas atrás, a Autosport publicou uma nota com a agressiva seleção de compostos, feita pela Bridgestone, para os GPs da Alemanha em diante e que devem — teoricamente — recriar aquela situação de imprevisibilidade que vimos no GP do Canadá.

Prova onde justamente a Scuderia andou muito bem, no ritmo de Red Bull e McLaren. Apesar disso, sabemos que o GP da Alemanha será muito imprevisível, já que teremos a combinação dos compostos mais macio e mais duro na mesma corrida. O que significa stints de macios muito curtos e o resto da prova de duros. Interessante ver como irão se comportar os pilotos para manterem os compostos em condições.

Assim, veremos se a Ferrari terá potencial ou não para entrar na briga pelo campeonato. Será uma espécie de agora ou nunca, onde Alonso tentará encontrar um bom ajuste do carro em busca de brigar na classificação e corrida com o resto do grid.

  • Comunicado da Bridgestone

O diretor de competição da Bridgestone, Hirohide Hamashima, deu seu comunicado oficial, sempre interessante, sobre a situação da pista, pneus e afins para este final de semana em Hockenheim:

Esta será a primeira vez que temos competido em Hockenheim com slicks desde 1997, e a configuração do circuito, na época, então era muito diferente do que atualmente. O layout do circuito apresenta uma longa esquerda antes do hairpin, onde é importante ter boa estabilidade. Após o hairpin, há uma exigência forte da tração dos pneus traseiros, e um bom equilíbrio é necessário.

Temos uma oportunidade única com a natureza do circuito de Hockenheim, que nos permite trazer pneus mais suaves e pneus mais duros da nossa gama. Isso deve prover um desafio para todos e deve ser interessante. O tempo irá desempenhar um fator muito importante. Se for quente, ter o super macio será um desafio para a estabilidade e durabilidade. Se for frio, manter o pneu em sua temperatura ideal de funcionamento será uma tarefa difícil.

  • Cartas sobre a mesa

Vettel e Webber já provaram ter um destaque afinadíssimo para realizar tempos espetaculares com seus suaves RB6. Em Silverstone, Vettel levou a melhor sobre Mark, mas a diferença foi uma das menores do grid.

Hamilton é o cara da McLaren em termos de classificação, conseguindo tirar muito mais do carro do que Button. O mais curioso é que Jenson possui aquela imagem de cuidado com os pneus, totalmente contrária à de Lewis, um “comedor de borracha”. Mas as 10 posições de hiato entre os dois no Qualifyng passado mostra essa realidade.

Entre tudo isso, com a escolha da Bridgestone, é provável que seja a hora exata para Massa e Alonso capitalizarem nos seus repaginados F10, o mais equilibrado e saudável modelo no trato com os compostos da Bridgestone este ano.

50 respostas para “A carta na manga da Ferrari para o GP da Alemanha”

  1. bueno si les va bien aquí que bueno, pero y las otras carreras?? todavia les falta mucho.. este año no se va a poder, ya yo estoy resignada.. saludos!!

    1. É, Massa vive uma de suas piores temporadas.
      Mas como o assunto é Ferrari, está deve concentrar esforços em Alonso para levar o título de pilotos, já que o de equipes é praticamente impossível.
      Mas uma melhora de ambos seria muito boa ao time.

  2. Esse pacotão da Ferrari na realidade até fez efeito, tendo em conta que os dois pilotos tiveram muuito azar nesses dois GPs.
    Sobre os pneus apesar do F10 ter sido um carro “muito bom” com os super-macios, o F10B não, em Valencia que foram usados esses compostos a equipe andou melhor com os duros do que com os macios. TODAS as equipes devem em algum momento da corrida, sofrer com os pneus, porque nessa corrida é 8 ou 80, e se o novo F10 continuar como foi na Europa, os vermelhos podem tirar proveito pois andarão quase toda a corrida com os pneus que os favorecem e que talvez não favorecerem os outros.
    A briga interna na Red Bull vai detonar a corrida deles, esse sera o ponto que Mclaren e Ferrari devem aproveitar.
    Mclaren tem que tomar cuidado pois os “perseguidos” no campeonato são eles, e qualquer erro pode os tirar o primeiro posto.
    Esse GP promete ser muito bom…

    1. Bem lembrado Lucas, ao que parece o F10B andou melhor de “borracha dura”, contrariando a todos.
      Mas de qualquer jeito o Tomas tem razão tb, a Ferrari vai vir forte, pelo menos com Alonso, agora tirar a hegemonia da RBR acho impossível. Vai estar na luta para ser a 2° força, lutando com a Mclaren.
      Hoje o Webber veio dizer que exagerou na reclamação, será que levou puxão de orelha??
      Quero muito ver a postura dele domingo, principalmente em relação ao Vettel.

      Mas o que eu mais gostaria de ver mesmo é o time de Woking acertando no acerto do carro e batendo de frente com a RBR, nem precisaria estar melhor que o RBR, poderia estar em iguais condições, para nós vermos com quantos paus se faz uma canoa hahahaha….

      Hamilton neles!!

      Abraços

    2. Promete mesmo Lucas.
      Em especial, além do tema discutido em pauta, será ver como se comportará a Red Bull depois do desentendimento interno… Vamos ver o que Horner irá fazer.

    3. McLaren virá muito forte, não tenha dúvida Dorfão.
      O problema será qual nível de força será. Parece que a equipe está muito cuidadosa com os difusores…

      1. “Hoje o Webber veio dizer que exagerou na reclamação, será que levou puxão de orelha??”
        Tenho certeza que sim, a equipe sempre quer que pareça que nada aconteceu, mas esta claro que á uma grande briga interna.

        “Mas o que eu mais gostaria de ver mesmo é o time de Woking acertando no acerto do carro e batendo de frente com a RBR, nem precisaria estar melhor que o RBR, poderia estar em iguais condições, para nós vermos com quantos paus se faz uma canoa hahahaha….”
        Não é dificil eles estarem fortes, no entanto não só por causa de seu ajuste e tal, mas sim pela grande briga da Red Bull. E meu Deus que risada maléfica hein, deu medo hehehehehehehe

        Abraços.

      2. “Em especial, além do tema discutido em pauta, será ver como se comportará a Red Bull depois do desentendimento interno… Vamos ver o que Horner irá fazer.”
        Fácil, eles ajudaram Vettel, a briga ficara pior e Horner fingira que nada aconteceu criando mais uma falsa desculpa dos dois, RIDICULOO.

      3. rsrsrs…
        Obviamente que as brigas internas não decidem as posições no grid.
        Os décimos que o RB6 tira do MP4-25 fazem muito mais a diferença na hora do vamos ver, penso eu.

      4. “Fácil, eles ajudaram Vettel, a briga ficara pior e Horner fingira que nada aconteceu criando mais uma falsa desculpa dos dois, RIDICULO”

        É, provavelmente sim.

  3. Boa noite amigos.

    A politia da Ferrari é como os governos mundiais so sabem fazer promessa e nada acontece.

    Sinceramente estou cansado de ouvir que a Ferrari mudou para o F10B, agora passou para refinação, depois tiveram azar e vão para aquilo. Por favor isto não ajuda em nada. Vamos esperar que eles façam alguma coisa no grid. Azar todos no grid têm, so que alguns são mais copetentes do que outros.

    1. “A politia da Ferrari é como os governos mundiais so sabem fazer promessa e nada acontece.”

      Rsrs, me fez rir Edgas.
      Foi exatamente o que eu escrevi no post, já há uma certa saturação quanto o “agora vai”. Neste post, que é muito mais técnico do que outra coisa, eu explico o lado real do que a Ferrari pode fazer. Mas também, tudo não depende dos pneus.

      Se o carro estiver em um bom “Felling”, aí sim, esses compostos farão a diferença.

  4. News:

    McLaren testará novos difusores no GP da Alemanha

    Martin Whitmarsh confirmou que o difusor voltará ao carro para um “programa de testes”, visando comparar o novo e o antigo layout rasteiro.

    “Se os testes fotem positivos, vamos então olhar para a implantação do novo piso para o restante do fim de semana. Mas essa é uma decisão que só vamos tomar após uma análise minuciosa dos riscos e benefícios que teremos”.

  5. Esse GP pra mim é uma incógnita pura. Não se sabe o que Ferrari e Mclaren vão render, Ferrari pelos pneus e a Mclaren pelo difusor. O certo é que RBR luta pela vitória.

    Um ponto que acho positivo pra Mclaren é a enorme “reta curva” antes do hairpin, que com a asa duto, deve funcionar legal, podendo tirar boa vantagem.

    Resta saber agora se o azar da Ferrari continua, e como os pneus vão se comportar. Compostos duros e super macios? Vai ser divertido.

    Go Go Go Mclaren

  6. Andei lendo por aí que: FERRARI EM CRISE – Tifosi já sentem falta de Kimi

    Os fãs da Ferrari também chamados de Tifosi estão decepcionados com as performances dos pilotos de sua equipe nesta temporada. De acordo com o blog de Alberto Sabbatini da Autosprint, Eles já começaram a gritar para trazer Kimi Räikkönen de volta à Ferrari.

    – Muitos nos escreveram dizendo que eles sentem falta de Räikkönen, mas na realidade está faltando estratégia no pitwall. Você mesmo pode descobrir o nome dele, Sabbatini escreve referindo-se a Ross Brawn.

    Critica Sabbatini o atual estrategista de corrida da Ferrari.

    – Chris Dyer tem por muito tempo mostrado os seus limites: ele não tem imaginação, ele não pode improvisar ou ler situações e ele sempre estraga as estratégias.

    Ele acha que Ferrari culpou desnecessariamente a FIA depois de Silverstone. Sabbatini lembra que Fernando Alonso poderia ter evitado a penalidade, cedendo a posicão a Robert Kubica.

    – A principal responsabilidade é de Alonso e só de Alonso, ele recebeu conselhos errados do pitwall. Todo mundo tem que carregar a responsabilidade por seus erros, comecando pelo piloto. Ele agiu como um novato, arruinou sua corrida e a de seu companheiro de equipe, causando um furo de pneu na primeira curva e não pode fazer seu pitstop no tempo certo, criticou Sabbatini.
    Até mesmo revista Italiaracing criticou a substituição de Raikkonen na edição desta semana. “Alonso falhou em tudo”, foi o titulo e foi duro de ler para os fãs do espanhol.
    .
    – Alonso deveria ser o super-homem que não comete erros. Um homem que é a motivação, que iria fazer todo mundo esquecer o Räikkönen e que devia dar certos aconselhamentos técnicos. Eles disseram que a McLaren voltou a vencer, graças a seus conselhos, em 2007, até que o Hamilton mal estragou tudo. Graças a ele Ferrari deveria começar a sorrir de novo em cada GP, tal como durante a era Schumacher.
    .
    – Todo mundo disse isso durante o inverno. Vimos esse sorriso somente na corrida de abertura do Bahrain. Depois todos os tipos de coisas aconteceram: falha na cronometragem durante a qualificação, largarda queimada, largarda ruim, ultrapassagem desleal em cima do companheiro de equipa na entrada do pitstop, batida no companheiro de equipe na primeira curva, ausência na qualificação por causa de um acidente no treino livre, desconhecimento das regras …
    .
    A maior revista esportiva da Itália, a Gazzetta dello Sport perguntou em seu site de quem é a culpa da atual crise da Ferrari. Dos cerca de 11 000 votos 36,6% culparam as ações do pitwall, 27,2% As decisões ruins da FIA, 18,3% erros dos pilotos e 17,9% o F10.
    .
    .
    http://www.kimiraikkonenbrasil.com/

    O site automaticamente nos remete ao tendenciosismo, mas não duvido de nada.

    Mas uma coisa é verdade, Alonso já errou demais para um bicampeão. Sua cota de erros esgotou, agora ele só pode errar em 2012 kkkkk….

    1. Não dá para por a culpa em uma coisa, muitos fatores levam a uma única equação para a Ferrari este ano: derrota. Porém, ainda dá tempo de virar, senão já nem se falaria…

      Quanto à volta de Kimi, esses tifosis aí devem ter bebido uma das vodkas dele, só pode…
      A não ser que seja no lugar de Massa que eles reclamem, porque Kimi ano passado foi apático demais.
      E, sim, Alonso está errando muito, mas meia temporada não serve para avaliar um trabalho que deve durar anos.

      1. Sim, Tomas, certamente é no lugar do Massa que alguns tifosi queriam ver o Kimi.
        Como será que se sairia a dupla Kimi x Alonso?
        É uma boa pergunta hem Tomas, na minha modesta opnião, não estaria muito melhor que agora, pois o maior problema da equipe foi a evolução do carro.
        Kimi provavelmente, estaria errando menos que Alonso, devido ao temperamento frio, mas por outro lado ja vimos um Kimi bem desmotivado guiando uma Ferrari mediana.
        Mas pelo menos melhor que o Massa estaria, pior que o Massa nos ultimos anos de Ferrari na mão só o Badoer e o Fisichella.

        Mas a verdade mesmo é que aquela vitória circunstancial da Ferrari no Bahrein maquiou muita coisa, depois veio a liderança do Massa na Austrália e pronto, maquiou mais ainda…

      2. “Como será que se sairia a dupla Kimi x Alonso?”

        É boa mesmo, mas compartilho sua opinião Dorfão, não mudaria muita coisa.

        Agora, uma coisa me fez pensar, apesar de não concordar em 100%, este texto:

        “Ao contrário da maioria, acho que Alonso tem errado justamente porque tem andado mais do que o carro.”

        Que coisa, hein?

  7. A Red Bull provavelmente brigará pela vitória, enquanto a McLaren e a Ferrari ainda são incógnitas. Depende do efeito nas melhorias que serão feitas nos carros dos ingleses e italianos. A equipe de Woking está liderando o campeonato, e precisa reagir para manter-se na dianteira, ao passo que a escuderia de Maranello precisa dar um chamado pulo do gato, buscando recuperar a grande desvantagem na classificação. Alonso ainda tem chances, mas Felipe Massa ficou para trás, até pelos problemas nas últimas corridas.

    A etapa alemã será o início da definição para vermos quem lutará pelo título e quais competidores ficarão pelo caminho, tendo que ajudar o companheiro de equipe.

    1. “A etapa alemã será o início da definição para vermos quem lutará pelo título e quais competidores ficarão pelo caminho, tendo que ajudar o companheiro de equipe.”

      Pelo que parece, essa situação se vê/verá apenas na Ferrari. Porque tanto na Red Bull quanto na McLaren as disputas devem estar apertadas à longo prazo.

  8. A Ferrari esse ano já era, não dá não. Esse GP pode até ir pro pódio, ou até ganhar com algo meio fora do comum, mas não disputa o título não. Se eu estiver errado, eu falo “estava errado”, mas é isso que eu acho [Neto mode on] huahua…

    Enfim, mas é isso, é McLaren e Red Bull na disputa do título.

  9. Uma vitória seria algo espetacular, fantástico. Já o pódio eu considero uma obrigação. Se a Ferrari não for pro pódio será muitíssimo desanimador, e daí não vai ter mais quem aposte na escuderia, nem eles mesmos…
    Quanto ao Kimi no lugar de Massa, como alguns falaram aí em cima, eu acho que seria uma boa. Um duelo quieto, mas de extrema qualidade. Eu sou um que tenho saudades do finlandês.

    1. “Quanto ao Kimi no lugar de Massa, como alguns falaram aí em cima, eu acho que seria uma boa. Um duelo quieto, mas de extrema qualidade. Eu sou um que tenho saudades do finlandês.”

      É, talvez. Minha pergunta: para onde iria Massa?

    2. Eu, acho que se demitirem o Massa da Ferrari, o piloto ideal para correr com o Alonso, seria o Kimi. Um grande piloto, muito técnico, tenaz, voluntarioso e agressivo nas corridas. Eu, escrevi esse texto, li e reli, e não consigo acreditar como é facil falar bobagens na internete. Vocês ai do outro lado, não precisam acreditar no que eu escrevi, eu só queria saber, que gosto tem, escrever bobagens e compartilhar com os outros.

      1. Kimi é um grande piloto. Só no ano passado que ele não convenceu.

        Só não entendi a sua segunda parte do texto Newton.

  10. Tomás, essa é de hoje, o homem está maluco!
    Domenicali diz que todos na equipe devem ter a certeza que a Ferrari será campeã, a equipe está proibida de desistir do título, se algum funcionário da Ferrari não acreditar na conquista, deve pedir demissão, pediu para os membros do time continuarem totalmente confiantes no título.
    Fernando Alonso, compartilha dessa opinião, tem certeza de que será o campeão de 2010.
    Domenicali:
    “Qualquer um na Ferrari que não acreditar que seremos campeões é um pessimista e deveria procurar outro emprego, os resultados virão, com muita facilidade e dedicação, no estilo Ferrari”.

    1. Caramba Luiz Sergio, a situação está beirando para a loucura, sem brincadeiras!
      Mas ver a determinação e perseverança deles é de se admirar. Vamos ver se os resultados vem na pista…

  11. Tomás, esse sim é um grande empresário:
    O dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, insiste que Mark Webber e Sebastian Vettel sempre foram e continuarão sendo tratados de maneira absolutamente igual por sua equipe de Fórmula 1, mesmo com o risco da política acabar custando o título.
    Ao ser questionado sobre o motivo da Red Bull não ter um número um, Mateschitz disse:
    “Porque essa filosofia não está de acordo com meu entendimento das corridas”.
    Mateschitz disse que é vital que sua equipe não interfira na rivalidade entre os pilotos.
    “Se você me perguntar hoje quem será campeão, direi um dos nossos dois pilotos, não podem interferir, porque assim os problemas começam imediatamente, ambos têm carros exatamente do mesmo padrão”.
    Os pilotos em igualdade de condições abre o risco de perder o título para uma das equipes rivais, Mateschitz afirmou:
    “Acho pouco provável, mas não descartaria, se acontecer, estamos falando de corridas, a imagem de sangue, suor e lágrimas não é à toa”.
    Mateschitz confirmou que não foi consultado pela equipe sobre a asa dianteira antes da classificação, e disse que o erro tomou proporções grandes, e foi comunicado de modo incorreto tanto para Webber quanto para mídia.
    Ele também se recusou a criticar Webber por falar sobre a situação após a corrida:
    “Foi desnecessário, mas por outro lado, Mark não fez nada de errado”.

  12. Tomás,os pneus super duros e super macios da Bridgestone serão um desafio para a corrida em Hockenheim na Alemanha.
    Hirohide Hamashima, diretor de desenvolvimento de pneus:
    “O desenho do circuito apresenta uma longa curva à esquerda antes do grampo, onde é importante ter boa estabilidade, após o grampo, há uma exigência forte na tração dos pneus traseiros, um bom equilíbrio global é necessário, essa é uma oportunidade única, que nos permite trazer os pneus mais suaves e mais duros da nossa gama, isso vai oferecer um desafio para todas as equipes, o clima vai ser a balança, pois se estiver quente, o pneus super macios será um desafio para manter estabilidade e durabilidade, se fizer frio, manter os pneus duros dentro de sua janela de temperatura de funcionamento será uma tarefa muito difícil”.

  13. É, agora é tudo ou nada para a Ferrari. Vejo que até deu uma melhorada de algumas corridas pra cá, mas o azar principalmente do Massa tem afetado muito na pontuação da equipe. Isso ainda porque o Alonso ja estragou duas corridas do Massa, o que piora as coisas para a equipe. Espero que o brasileiro possa fazer uma boa corrida para a equipe Italiana.

  14. Neste ano a Ferrari está muinto mal o Alonso tem chance levar o titulo más tem a RBR e Mclaren estão bem na frente acho muinto dificil a Ferrari levar o titulo de Pilotos .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s