Muito mais que uma polêmica…

Acredito que o que ocorreu neste domingo entre Felipe Massa, Fernando Alonso e a Ferrari na volta 49 do GP da Alemanha será assunto por muito tempo. É, também, triste ver isso acontecer certas vezes, e justamente com pilotos brasileiros, mas nem sempre o que é bom está do lado que deveria estar.

Existem os dois lados da polêmica, o que influencia e muito a opinião das pessoas. Tirando por quem você torça, sabe-se que não é a 1ª vez que algo assim acontece. Áustria 2002, Brasil 2008, e outros que talvez nós nunca saberemos se foi jogo de equipe ou não. A marca da derrota parece ser muito grande Para Felipe neste dia. É algo que dificilmente será esquecido e que fiará na cabeça do piloto. O pior disso, é que ainda pode chegar a acontecer novamente em 2010. E todos sabemos.

Talvez, a FIA se faça sim de boba em dar uma insignificante multa de apenas 100 mil dólares como punição. Muita gente pediu a retirada dos pontos e a exclusão da equipe da corrida (lembrando que a decisão final será decidida no conselho no dia 10/09) para que tal fato não ocorra de novo.

Eu, portanto, sou contra a punição. Até que ponto o que uma equipe faz de suas decisões em pista? Se a cúpula do time acha que tal fato é certo, é porque deve ter uma razão. Porém, pelo visto todos dizem que é uma vergonha sem fim e que a F1 deveria se envergonhar de situações assim.

Eu digo que a culpa é de todos. É da Ferrari em mandar, é de Alonso em reclamar, é de Massa em executar. Todos fizeram parte, mas no fim o que a Ferrari quer é um desfecho melhor para o campeonato, e isso ela conseguiu. Os 43 pontos ela conseguiria de qualquer jeito, mas os 7 pontos a mais que Alonso levou fazem diferença lá na frente do campeonato.

O jogo é claro, beneficiar o melhor. Sim, sabemos que na Red Bull e McLaren foi tudo resolvido na pista. É assim que tem que ser. Mas não podemos crucificar equipe e piloto por algo que todos nós conhecemos, beneficiar alguém.

Porque a Ferrari tirou a vitória de Massa? Porque ele não está na luta pelo título. Porque vencendo, estaria tirando sete pontos de Alonso que podem decidir seu campeonato em Abu Dhabi. Porque quer chegar ao final do ano e dizer: Olhem, tomamos a atitude certa e somos campeões por 7 pontos de vantagem. Porque, também, tem mais olhos para Alonso e porque o Santander pode beneficiar isso. Porque Alonso mostrou, na pista, durante as 10 corridas passadas, ser superior em treinos e corridas e tirar uma vantagem grande na tabela.

O problema é que não se pode reclamar de tudo. Se Massa passou por esta “humilhação pública” diante do mundo inteiro, é porque nas últimas 3 corridas Felipe não somou nenhum ponto, porque tem problemas de aquecer os pneus e etc. Porque está em desvantagem para Alonso. É injusto tirar uma vitória de um piloto? É. Mas por algo isto foi feito.

Massa também não é bobo, e fez com que a ordem se tornasse mais clara ao deixar Alonso passar muito facilmente. Camuflar, como muitas vezes já foi feito na F1, serve.

Eu li que é injusto essa ordem porque nenhum título está sendo decidido. Ok, mas que depois não reclamem, pelo menos os espanhóis e italianos, se o título foi perdido por 7 pontos. Engraçado, que se a Ferrari tivesse feito o contrário, mandando o Alonso ceder o lugar ao Massa, todo mundo acharia muito bom…

  • Galeria da vitória de Alonso em Hockenheim:

101 respostas para “Muito mais que uma polêmica…”

  1. 100 mil dólares de multa!!…me belisca!!…que piada de mal gosto, esse valor o Santander paga e ainda dá uma gorjeta pro Jean Todt. Deverriam é desclassificar ambos pela manobra de bastdores. Se esse Alonso é tão bom como dizem, porque não passou o Massa no braço?…porque não justifica na pista a fortuna que a Ferrari paga pa ele?, porque é outro dick vigarista da F1 assim como a sua escuderia! Sinceramente; atualmente a F1 me dá nojo. Sérias são; Red Bull, Mc Laren e etc…que deixam seu pilotos decidirem na pista quem é o melhor!!

  2. …o que ficou engraçado na história foi a entrevista depois, quando ele disse que qualquer um faria o mesmo, pela equipe.
    Num passado bem próximo, quando aconteceu tudo aquilo com o Nelsinho, ele era um dos mais críticos, agora com ele, em situação a beneficiar o mesmo piloto, inclusive, disse que não foi nada demais…
    Deveria ter feito como o Barrichello, em 2002, que deixou ser ultrapassado alguns metros antes da bandeirada, para deixar bem clara a situação (e olha que o Rubinho é perseguido e difamado até hoje por conta disso, vamos ver o que a opinião pública vai dizer dessa vez).

    1. O Massa, permitiu a ultrapassagem deixando claro, que ele estava “dando” passagem ao Alonso. Isso ficou claro para mim, e para os jornalistas, que estavam no autodromo, assim como o Rubinho, o Massa fez questão de mostrar a todos no autodromo, que ele não foi ultrapassado, entregou a posição, conforme ordem recebida minutos antes da equipe. Quanto ao “qualquer um faria”, você se estivesse, dirgindo o carro, faria o mesmo, eu tambem, pois se trata do meu emprego, de ter meios de fazer aquilo que gosto, ou alguém já viu algum empregado, não obedecer as ordens do patrão e continuar empregado. Edgard, se você conhece algum caso desses, conte para nós com detalhes. Talvez, se você for um profissional em uma area com maiores possibilidades de mudança, com grande oferta de empregos, quem sabe, da até para peitar um patrão ou outro. Mas, no caso da FI, quantas vagas de emprego existem? E não me venham com aquela conversa, que o cara já esta com o burro na sombra, pois fosse assim tão facil parar, todos os pilotos parariam depois de algum tempo, até para deixar de correr risco de perder a vida, que enfrentam a cada treino, a cada corrida. Talvez seja facil, sentar atras do teclado, e “julgar” o procedimento alheio, então, para evitar injustiças, que tal nos colocarmos no lugar daqueles, que criticamos. Um piloto, que recebe uma ordem dessas, só pode esperar, que a midia, torcida e outros pilotos falem por ele, inclusive para não correr o risco de ser considerado anti-ético, pois criticaria aquele, que lhe garante o pão nosso de cada dia. Nessa vida, é muito dificil renunciar a certas coisas, principalmente àquelas que nos dão prazer, e todo piloto corre porque gosta, senão seria facil descer do carro, dar uma banana para o chefe e ir para casa, ou para a sala de imprensa e detonar a equipe. Nessa sacanagem toda, o menos culpado é o Alonso, ele, usando de suas prerrogativas de piloto estrela, ficou gritando para a equipe, que era uma vergonha o Massa não ter permitido sua ultrapassagem, a equipe aceitou a reclamação do Alonso, e achou por bem, tirar o Massa da sua frente. Perdemos nós, uma disputa dentro da pista pela qual torcemos que aconteça em todas as corridas, porque alguém que “manda”, resolveu fazer um julgamento precipitado da situação e achou por bem, promover as alterações, não de forma esportiva como deveria, mas de forma a garantir a integridade dos carros, que poderiam ou não ter sequelas durante a disputa na pista. Infelizmente, a FI deixou de ser um esporte, e passou a ser um negocio, nós, é que deveriamos procurar outra distração para as nossa manhãs de domingo, mas, como os pilotos, não desistimos da FI apesar de tudo.

  3. Boa noite amigos.

    Não podemos dizer que o Felipe Massa é culpado, porque não soubemos o que vem escrito no contrato dele. Tambem é mentira quem diz que o Massa está fora da luta pelo titulo. Imaginem que ele ganhem a maioria das provas que restam, e os ponteiros começam a bobear, é facil é so fazer as contas de quantos pontos estão em jogo.

    Está claro que o Alonso é mesmo um sem vergonha, mas porque é que este cara não ganha limpo? Uma corrida roda a roda com o seu companheiro vai chamar de ridicúlo? Que tipo de pilot é ele.

    Não tenho nada contra Alonso, mas a forma de ele mentir é triste. Querem nos fazer de bobo nós os telespectadores que Alonso estava mais rápido que o Massa? Querem nos mentir que o Massa não tem hipotese de ganhar o campeonato? Meus amigos todos soubemos matematica e aqui ninguem pode fazer bobo a ninguem.

    Alonso ainda deixa muita duvidas, para mim quem diz que ele é melhor piloto não sei com que base.

    O trabalho que o Kubica está fazendo com a Renault, Alonso não conseguiria, prova disto, ano passado teve que sair da Renault porque não conseguia fazer nada. O pouco que ele conseguiu foi necessario mandar o seu companheiro bater no muro(rsrs)….

    O dia de hoje para mim é de luto. Um esporte de respeito, o meu esporte preferido para mim acontecer esta pouca vergonha?

    Amigos é melhor nos prepararmos para vermos a Indy ou outra coisa, chega de resultados fabricados. E considerar melhor quem nunca foi……………….

    1. Edgas;

      “Imaginem que ele ganhem a maioria das provas que restam, e os ponteiros começam a bobear, é facil é so fazer as contas de quantos pontos estão em jogo.”

      Ele tentou ganhar a 1ª e olha no que deu… E não, ele não tem chances de ser campeão, isso há mais de 3 corridas…

      1. Tomas, vc é o cara!!!

        Não costumo comentar muito aqui no blog, mas leio todos os dias, não quero puxar o saco mas pô… seu nivel de coerência é sem comparação.

        Todo mundo fica aí querendo malhar a Ferrari, coitado do Massa, o Alonso é vilão, etc…

        O Massa é o mais errado da história, um completo sem noção, se o seu companheiro de equipe é mais rápido que vc e o se um piloto de outra equipe está se aproximando rapidamente, então é sua obrigação facilitar a vida da sua equipe.

        O Massa ta mal no campeonato, mais lento que o Alonso e não consegue um bom desempenho nas corridas. A situação dele atual é tão ruim que ele tem como obrigação se comportar como segundo piloto (exemplo de 2007) ou então que volte a andar tão rápido quanto o Alonso.

        O cara tava lento e patinando como se estivesse num rali e ainda fechando a porta para o Alonso… caramba… sai da frente… e continui sua corrida…

        Mas não, teve que esperar a equipe dar uma bronca “ENTENDEU”…

        E essa história é bem diferente do caso do Rubens, em 2002 ele tava mais rápido que o Schumacher (que não precisava de pontos), e o objetivo era evitar que o Rubinho acreditasse que poderia lutar pelo título (boicote claro).

        t+ abraço…

      2. joisler, você e o tomas além de mais uma meia duzia aqui no blog são assim super centrados. A maioria é bairrista, só porque é brasileiro quer esculhambar o massa ou ainda não levar em conta a coisa de equipe neste episódio.
        A verdade é essa mesma o massa vem o ano inteiro andando menos que o alonso, patinava na frente, outras corridas atrás o massa fez o alonso ficar lá pra trás sendo que ele alonso tinha condições de tentar alguma coisa.

        ALém disso o alonso já havia tentado passar o massa e mesmo estando a frente não foi facilitado. Só que pessoal atual da ferrari são muito infantis.
        Bastava ter segurado o massa mais duas voltas na pista que o alonso iria ficar a frente do massa quando ele parasse nos boxes.

        Pessoal lá (domenicali e cia tem que fazer intensivão com schumacher, brawn e todt) para fazer a coisa sem causar melindres no povo.
        todo mundo sabe que essas coisas existem e acontecem e ficam cheios de não me toque.

      3. Joisler e Wilson;

        Agradeço o elogio de vocês para minha opinião a respeito do caso.
        Sinceramente, é o que eu acho, não vou mentir e dizer algo que não penso só porque a maioria acha o contrário.
        Por sorte, o pessoal aqui do blog, os que concordam e discordam também, são nota 10 e tem opinões bem fundamentadas e claras.
        É só ler esses comentários aí que você se espanta com a ótima qualidade.

        Obrigado à todos.

  4. assino embaixo do seu post, camarada tá todo mundo errado na história e todo mundo sai manchado, até a Ferrari que acha isso normal…patéticos!

  5. Situação ridicula, duma equipe que deve estar querendo detonar a F1. Massa errou?? Errou. Alonso errou?? Não foi a primeira vez. Ferrari errou??? A pior de todas, deveria até ser expulsa da F1. Mas não achem que eu disse isso porque Felipe foi prejudicado, não, a equipe já aprontou dessas em outros tempos, e já sujou demais a história da F1.

    1. Meio radical você, não? Expulsar a maior equipe da história da F1. Pra categoria perder a graça de vez?

      1. E que graça tem, ganhar dessa forma. Se, não há disputa de posição dentro da pista, que é o gol da FI, o que resta então????????????

  6. Alexandre Carvalho:

    “Se a Ferrari tivesse feito o contrário, mandando o Alonso ceder o lugar ao Massa, todo mundo ia achar muito bom.”

    1. Não se pode achar muito bom seja qual for a face da moeda em questão.
      É como roubar um banco para dar de comer a um pobre. Está certo? Não.
      Massa, errou ao acatar e essa história tem tudo pra se tornar mais um exemplo do Cingapura gate.
      Palhaçada!

    2. De forma alguma, o erro seria o mesmo, fosse o Massa beneficiado, o “crime esportivo” seria o mesmo, afinal, nós não ligamos a televisão esperando ver os “pegas”. Se, for banida a ultrapassagem entre pilotos da mesma equipe, o que vai restar para assistirmos.

      1. Concordo com ultrapassagens em disputas limpas, mesmo entre pilotos da mesma equipe. Assim foi na primeira ultrapassagem em que Alonso levou o troco de Massa logo em seguida.
        Não há nada há se ponderar ainda mais nos termos em que se processou, com um Alonso sonhando um relativo tricampeonato para este ano. Longe por sinal!
        A postura de Alonso e da Ferrari foi boçal e antiética como um todo também.
        Não é de hoje que Alonso mostra seu caráter duvidoso, pois já tivemos um episódio este ano, naquela entrada dos boxes. Alonso não se contenta em ter um companheiro de equipe: quer um lacaio para si! Assim como tentou fazer com Hamilton.

  7. Só uma coisa:

    E desde quando a Ferrari vai ser campeã de algum dos campeonatos???
    Eu não sou fã do Massa, muito menos do Alonso e sempre odiei (desde 1998) a Ferrari por conta disso que aconteceu hoje. RIDÍCULO, simplesmente isso. Deveriam puní-la com a exclusão dos carros na corrida, já falaram que está proibido e me vem com uma multa de 100 mil só?? Para com isso.

    Por causa do campeonato?? Faça me o favor viu…ridículo, ainda acham que vão ser campeões ¬¬

    1. Élton;

      Alonso estava a 47 pontos de Hamilton. Agora está a 34.
      A vitória vale 25, então eu e a maioria das pessoas acha que eles tem chances sim.

      1. Mesmo assim, uma corrida não muda o campeonato e sim todas. A próxima corrida irão mal novamente.

      2. Tomas, o campeonato é menos factivel para Alonso e Ferrari do que para a Mclaren e RBR. O andar da carroagem ainda coloca a McLaren e RBR como grandes pontuadores dos próximos GPs. A Ferrari mostrou uma boa evolução neste GP da Alemanha, porém é preciso confirmar se essa evolução se manterá de modo constante nos próximos GPs.
        Tenhos minhas dúvidas se não haverá contestação dessa pontuação ainda mais se Alonso consiga obter a possibilidade de se tornar campeão.
        Alonso não precisaria disso, é bom piloto e sob a ótica do distanciamento entre Alonso e o Primeiro colocado, chegando em 2.º nesta corrida ficaria a 39 pontos. Para o talento que ele possui e pela evolução da Ferrari, acredito que ele tiraria isso na pista e não na malandragem. Ficaria muito mais bonito para um campeonato tão disputado como este.

    2. Só uma coisa:

      ser campeões ¬¬

      Exatamente o que eu penso, a única diferença é que não gosto da Ferrari desde 1996. auhhuauhauhauhauha

      Go Go Go Mclaren

    3. lá fora, Espanha e Italia acham o contrário, que foi tudo normal e que se trata de jogo de equipe.
      Quem tem mais razão? brasileiros? espanhois? italianos?
      esse domenicali tem muito que aprender com todt, brawn e outros mais teatrais.
      Jogo de equipe sempre existiu e sempre vai existir, apenas tem que ser bem feito. Foram muito amadores pessoal da Ferrari.
      Por ex. era só deixar o massa mais umas tres, quatro voltas com pneus se desgastando mais que o normal, o alonso estaria acelerando e tirando proveito pneus novos, alonso saia na frente e pronto tava tudo resolvido.
      Preciso escrever pra eles para sugerir isso. ow gente desligada!

    4. A punição adequada, seria a perda dos pontos do Alonso, Massa e equipe, mais a multa, e uma suspensão a ser cumprida na proxima corrida. Enquanto a punição não for exemplar, isso vai continuar acontecendo. Talvez, até uma punição maior para o Massa, por ter admitido ser ultrapassado sem opor resistencia. Assim pelo menos, alguns pilotos teriam uma boa desculpa para não acatar mais esse tipo de ordem, justificando-se, que seria punido pela FIA.

      1. Newton, Concordo plenamente com você, mas enquanto os interesses comerciais se sobreporem ao aspecto desportivo em algumas equipe da F1 essas cenas serão comuns porém mais sutis. Alonso viu que a vida não seria facil nesse GP pois Massa mostrou competencia para passar ele e Vettel , além de costurar um belo x em ultrpassagem posterior.
        Massa tem na sua história pela Saube um belo gelo após agir contrario aos interesses dos superiores. Não é uma decisão facil para o piloto do tipo “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.
        Massa foi inteligente em expor sua postura de opção em deixar Alonso passar, pois sabia que a polemica iria surgir. Se desse uma desculpa qualquer, passaria por um Nelsinho Piquet da vez. Quando não há o que fazer há que ao menos minimizar os efeitos para si. Piquet se deu mal na F1 enquanto Briatore e seu comparsa estão novamente às voltas com F1. De bobo não existe ninguém ali.

  8. Mas uma coisa é fazer isso 1 2 corridas para o fim, mas estamos na metade e não acharia justo com ngm isso.

  9. ABSURDO , denovo a Ferrari fazendo isso e denovo com um brasileiro…

    A Ferrari eh a vergonha da F1 (e não soh por isso) , de maneira nenhuma se tira a vitoria de um piloto , ato totalmente anti esportivo e merecia sim uma punição severa , por isso a F1 tem cada vez menos fãs =/

    Não importa que o outro piloto tem mais chances no campeonato , NUNCA se faz isso que ela fez , mas tambem tem que levar em conta a reação do Massa…

    Aceitou a fazer o ato , não reclamou no rádio nem nas entrevistas , portanto Massa errou sim , tinha que pelo menos reclamar em publico para a Ferrari tomar vergonha na cara…

    No fim do ano tenho uma entrevista com ele , depois disso estou revendo minha perguntas para o Massa , alias Tomas tenho que falar com vc sobre esse assunto 😀

    Depois te envio um e-mail ^^

  10. es cierto, massa no tiene oportunidad, por eso lo hicieron, pero fue muy obvio… de todas maneras las ordenes de equipo estan mal, como cuando schumi que era demasiado… si me han decepcionado un poco, pero todos tienen orden de equipo, los red bull estan claras, solo qeu webber no se deja someter tan facil..saludos!

  11. ..::>>

    É impossível ficarmos parados, vamos fazer pressão boicotando o GP Brasil via twitter foragpbrasil

    ..::>>

    1. é ruim hein marcelo?
      vamos ser mais democraticos.
      quanto ódio no seu coração.
      aceita jesus que fica tudo em paz.

    2. Essa é uma sugestão viavel, e da qual todos deveriamos participar. Já imaginaram o autodromo de Interlagos entregue as moscas, e uma faixa bem grande, avisando a FIA, que como pilotos e equipes não respeitam o publico, resolvemos ficar em casa.

  12. O mais correto seria a perda de pontos da equipe vermelha no campeonato de construtores nessa corrida. Além de um multa de verdade.

    1. É, talvez sim Hugle. Mas nesse caso não teria nenhum impacto,a Ferrari esqueceu o campeonato de equipe faz várias corridas, quer mesmo é o título de pilotos.
      Mas realmente 43 pontos a menos fariam diferença..

  13. Um absurdo o que acaba de acontecer na Indy. Hélio recebeu uma punição absurda em Edmonton. Tiraram a vitória dele, que não fez nada errado…

    1. Eu estou procurando o video mas não acho. Só mais uma robalheira no automobilismo. Helio deveria ter arrebentado a cara daquele cara que tava rindo da cara dele.

      1. Lucas, acabei de ler o texto do Ron Groo, e ainda estou recuperando o fôlego de tanto rir kkkkkkkk….

        Olha, ainda bem que invaram os blogs, a gente aprende, discute, faz amizades, se contraria, mas tb dá muita gargalhada rsrsrs…. e o pior é que ele fala sério, e tudo tem um pouco ou muito de verdade rsrs…

        Abração

      2. AH Achei que ele tinha falado da roubalheira na Indy. Mas eu tambem rachei o bico no post sobre o Alonso kkkkkkkkkkkkkkk

      3. Nossa Lucas excelente seu blog, eu não conhecia, ja está no meu favoritos

        Belo texto sobre o Helio Castro Neves, foi uma vergonha o que fizeram com ele, então que dizer que é proibido se defender? Que palhaçada, por essas e outras que a cada dia que passa perco mais e mais o interesse na INDY

        Recomendo a todos e ótimo blog:

        http://gasolinaeborracha.wordpress.com/

        Abração

  14. Jogo de equipe é comum, mas não nesses casos. Com Raikkonen e Massa, em 2007, o finlandês precisava do resultado, só que o negócio não foi escancarado, deixaram o finlandês na pista e ele conseguiu andar o suficiente para garantir a vantagem e caminhar rumo ao título. No ano seguinte, foi a vez do nórdico, na China, abrir caminho para Felipe, em uma curva, para o brasileiro conseguir pontos para manter-se na disputa com Hamilton.

    Dependendo dos casos, sem problemas, mas estamos em 10 de 19 corridas, então deve haver bom senso entre os competidores. No caso de Hakkinen e Coulthard, na Austrália, em 1998, não foi tão injusto, já que a McLaren cometeu um erro de comunicação, prejudicando Mika, mas devolveram a posição ao antecessor de Kimi.

    Quando apenas um competidor de uma equipe estiver nas etapas finais, com chances de ganhar o campeonato, não há problemas da equipe concentrar esforços naquele que tiver mais possibilidade, mas na metade da disputa, não é normal, ou seja mais discreto. Para Massa, que teve uma disputa aberta e igual com Raikkonen, inclusive elogiando a postura do ex-colega, certamente está contrariado com a situação.

  15. Tomas, com todo o respeito… sou totalmente contra o que vc falou neste post…
    Não descordo de tudo, é verdade que todos tem sua parcela de culpa, ao meu ver, vc está errado querendo justificar o ato vergonhoso da Ferrari.
    Vc pegou muito pesado com o Massa, é verdade que fazem 3 corridas que ele não pontua, mas se hoje estava á frente de Alonso é por méritos. Ele buscou isso na pista, largou melhor, defendeu a posição dignamente.
    E tem outra coisa, o que a Ferrari fez é proibido, foi manipulação de resuldado, tudo bem que os 43 pontos foram para o mesmo lugar, mas a ordem dos pilotos foi alterada via box, e isso é sim pura manipulação.
    O mais vergonhoso é que a pouco menos de 1 mês Alonso e a tropa da Ferrari vieram botar a boca no mundo em Valencia, dizendo que o GP tinha sido manipulado. Olha o tamano da ironia!

    Max Mosley era um rato, mas numa coisa ele tinha razão, “A F1 SERIA BEM MELHOR SEM A FERRARI!!! “

    1. Dorfão, entendo seu ponto de vista, aliás estamos aqui para concordar ou discordar..
      Uso as palavras de alguns..
      Bom. Acho que não peguei pesado com o Felipe não.
      Massa é o maior culpado, ainda mais depois das declarações pós corrida. Tem momentos na vida que precisamos tomar decisões difíceis. Ele fez a escolha dele, pela equipe preferiu se encolher, pelo time preferiu contrariar uma nação que lhe dá bandeira e hino quando vence, por uma vaga no time decepcionou milhões de jovem que se inspiram nele.

      Cada corrida é um capítulo. Mas eu continuo dizendo, sem querer justificar nada, que por algo isto aconteceu.

      Abraço.

      1. Blz Tomas, agora entendi melhor seu ponto de vista…

        Verdade que Massa pensou demais na equipe, e do outro lado ALonso não pensa em equipe nenhuma, só nele…
        É como o Anselmo Coyote adora dizer “Massa está sendo o chapéuzinho vermelho, e Alonso o lobo mal”… Melhor definição que essa ninguem nunca irá fazer….

        A corrida de hj foi importante tambem para eu entender porque a Ferrari escolheu ficar com o Massa ao invéz do Kimi. Apesar do Raikkonen ja ter feito papel de escudeiro antes, isso ocorreu apenas em momento de decisão de campeonato, pois acredito eu que nem o frio finlandês se sujeitaria a passar por uma humilhação tão grande como foi essa de hoje.

        Passividade tem limite…

        Abraço

      2. Tomas, o Massa fez, o que podia fazer em uma situação assim. Errou claro, mas foi induzido ao erro, e pior, pela força, ou você acha, que se ele tivesse escolha, abriria mão do primeiro lugar para alguém. Como já disse aqui, esse emprego, não tem muita oferta no mercado, e essa gente, vive para correr, precisa disso para viver. Portanto, achar, que ele traiu seus fãs é um pouco além da conta que ele merece pagar. Talvez, o dia em que a punição para aquele que cede sua posição seja violenta, o piloto tenha argumentos para não cumpri-la, por hoje, é como ordem para militar, ou cumpre, ou é expulso da corporação, por quebrar a regra mais sagrada, desobediencia.

    2. a ferrari não precisa dos brasileiros pra seguir em frente.
      Na italia acharam injusto? sim, a sanção, não o ocorrido. Idem na espanha e em outras partes.
      Coisas de equipe.
      O schumacher defende que concorda com a açao, apenas que teria que ser mais discreto.

  16. É muito impotante essa perspectiva, Tomás. Quase tudo que li hoje (em português) são críticas à Ferrari e especialmente ao Massa.
    O episódio com Rubinho em 2002 e o fato do Felipe ser brasileiro acabam por distorcer nossa visão dos fatos.
    A verdade é que Alonso é o número 1 da Ferrari, nessa temporada, por aquilo que ele mostrou na pista. Refrescando a memória, em Melbourne nesse ano, Alonso estava muito mais veloz que Massa e preso atrás do brasileiro, sem chace de evoluir na corrida (pelo medo de causar um acidente). Mesmo nessa situação propícia, não houve nenhuma ordem da equipe para Massa ceder a posição. Na minha opinião, isso não foi feito pois a equipe ainda não sabia quem seria o mais apto a conquistar o título. Algumas corridas depois, ficou claro que era Alonso.
    Mas ser o número 2 este ano não é o fim do mundo, e não significa que será em 2011. Por exemplo, Felipe foi #2 em 2007 e #1 em 2008. Tendo em ambas temporadas o mesmo companheiro (que recebia salário maior e blablabla).

    No fim das contas, esse episódio foi pior para o Alonso do que pro Massa. E disso eu gostei.

    1. Tivemos disputa na Mclaren, na RBR e até nas equipes menores, as quais não damos muita importancia. Só na Ferrari, que a briga por posição dentro da pista pode ocasionar um acidente, afinal, o Alonso não é competente o suficiente para fazer uma ultrapassagem sem bater, como ocorreu na corrida anterior a essa. Que eu saiba, o Massa nunca foi de jogar o carro em cima dos outros pilotos para evitar uma ultrapassagem. Estão todos errados, a Ferrari o Alonso o Massa, e a FIA, que afinal é quem pode com “força” acabar de vez com essa pratica antiesportiva.

  17. Tomás,

    A Ferrari fez o que achou que era certo. Como uma equipe adotou a posição que mais lhe convém.

    Eu até acho que é muito cedo para um jogo de equipe assim. Com Kimi e Massa essa decisão de beneficiar um piloto era tomada bem mais tarde. Mal passamos do meio da temporada.

    A questão é Felipe Massa. Tem momentos na vida que precisamos tomar decisões difíceis. Ele fez a escolha dele, pela equipe preferiu se encolher, pelo time preferiu contrariar uma nação que lhe dá bandeira e hino quando vence, por uma vaga no time decepcionou milhões de jovem que se inspiram nele.

    F1 é negócio sim, mas também é esporte. Ninguém acorda de manhã para ver uma reunião de trabalho, ninguém paga ingresso num autódromo para assistir pessoas fazerem acordos comerciais.

    A F1 só é um negócio que movimenta milhões de dólares porque existe um lado esportivo que desperta paixão em milhões de fãs no mundo.

    Sem o lado esportivo esse “tal negócio” não tem oxigênio para sobreviver.

    Mataram a vaca e estão comendo sua carne. Amanhã vai faltar leite….e também vai faltar carne….

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    1. Sirlan, que show de bola seu comentário!

      Escrito com a alma por um fã de automobilismos, assim como eu! Pena eu não dominar tanto a escrita como tu, mas é otimo ler um texto tão bem montando e elaborado como os seus.

      “Ele fez a escolha dele, pela equipe preferiu se encolher, pelo time preferiu contrariar uma nação que lhe dá bandeira e hino quando vence, por uma vaga no time decepcionou milhões de jovem que se inspiram nele”

      Sem mais, no ponto certo.

      Abraço

  18. Julgamento da Ferrari será no dia 10 de setembro.
    Ridículo. Passará um GP próximo domingo, 28 dias, GP da Bélgica dia 29/08, mais 12 dias justamente na prévia do GP da Itália, casa da Ferrari.

    É,a FIA não irá punir a Scuderia…

      1. A Ferrari só é ruim, porque a FIA deixa ela abusar, sem questionar ou punir adequadamente.

    1. não vai porque sabe que erraram contra a ferrari em valencia e inglaterra.
      Juiz de futebol sempre erra e de repente toma uma atitude inusitada:
      deixa de dar cartão, inverte faltas, da minutos a mais que o necessário, sempre para compensar algum erro que cometeu.
      Fizeram o mesmo.

  19. Cena de teatro pateticamente executada pela ferrari. A equipe precisa fazer bem feito, contratar atores no lugar de pilotos, diretores de cena ao inves de engenheiros de pista… Eu vou fazer minha parte: colocar um boneco de palhaço em frente a minha tv aos domingos de grande premio de F1 (Farças nº1). simplesmente lamentável!!! A Ferrari deveria perder os pontos da corrida, seus pilotos desclassificados e a equipe suspensa por uns doi Gps no minomo, para servir de exemplo para que nenhuma outra equipe ousasse fazer outra patifaria dessas cedendo aos piti de uma biba neurótica que se chama de piloto (Alonsito uiui).

  20. Q. (Ian Gordon – News of the World) Fernando, você disse após Valência que a corrida foi manipulada em favor de Lewis. Aquelas palavras agora parecem meio vagas. Onde esta vitória irá figurar na sua carreira, junto com a de Cingapura, em 2008?

    Fernando Alonso: Eu acho que você tem um resultado muito forte da Ferrari hoje, 1º e 2º, uma performance forte todo final de semana e se o pensamento final do final de semana pe sua pergunta talves seja por causa que você não vou todos os treinos livres, classificação e corrida, então talvez pra você seja novidade que a Ferrari voltou tão forte.

    Q. (Ian Gordon – News of the World) Ordens de equipe estão banidas da Fórmula Um. Elas foram banidas em 2002, aquilo foi um flagrante de ordem de equipe.

    FA: Claro.

    Q. (Ian Gordon – News of the World) O Eddie Jordan disse há pouco que vocês dois deveriam ser desclassificados da corrida.
    FA: Novamente, se esse é o pensamento final do fimde semana, eu acho que é porque você não viu a performance do time e do carro no esse fim de semana.

    Q. (Juha Päätalo – Financial Times Germany) Fernando, acho que todos nós sabemos o que aconteceu na volta 48, e não precisamos de nenhum conto de fadas sobre pneus, ou algo a ser esclarecido sobre isso. Eu apenas quero lhe perguntar, porque em 2006 em Monza você disse que a Fórmula Um não é mais um esporte para você, mas o que vimos hoje foi esporte?

    FA: Eu acho que nós tentamos fazer nossa corrida, fazer o melhor que podíamos, nós somos pilotos profissionais, nós tentamos trabalhar em um time e tentamos fazer o melhor que pudermos todos os dias, não só nas pistas mas entre as corridas, na fábrica, preparando as corridas. Novamente, eu acho que fizemos um bom trabalho nas últimas corridas e finalmente temos um domingo forte com um resultado forte. Eu acho que estamos felizes com isso, apesar de haver coisas que são mais para você se você quiser escrever todas essas coisas.

    Q. (Byron Young – The Daily Mirror) Fernando, o que você tem a dizer para as pessoas que chamariam isto de uma vitória suja e, se você ganhar o campeonato, um campeão sujo?

    FA: Eu tenho 19 corridas para…olhar para as corrridas no geral, há muitos pontos que nós ganhamos as vezes e muitos que perdemos as vezes. Como disse, hoje foi um bom dia, algumas outras foram maus dias para nós, desapontadpr mais como disse antes, precisamos nos manter focados, continuar trabalhando, desenvolvendo o carro, não ficar animados demais com a vitória ou desanimados demais com a ota. Em Novembro, [nós precisamos] tentar estar na briga do campeonato, não esquecendo que a Red Bull tem sido dominante até agora, não marcando muitos pontos no domingo, ou os pontos que eles deveriam ter marcado no domingo, bas continuam muito fortes e a McLaren também, liderando ambos os campeonatos, então ainda há um longo caminho a percorrer para nós.

    Q. (Byron Young – The Daily Mirror) A verdade é que, embora você não tenha conseguido passá-lo na pista, você teve que pedir à equipe pra fazê-lo pra você.

    FA: Se essa é sua opinião…

    Q. (Byron Young – The Daily Mirror) Eu estou lhe fazendo uma pergunta, essa não é sua opinião?

    FA: Não.

    Q. (Byron Young – The Daily Mirror) Ele teve que te dar essa vitória, não teve, Fernando?

    FA: Não

    Q. (Ian Parkes – The Press Association) Fernando, você disse que está feliz com essa vitória mas, para ser honesto, eu nunca vi um piloto parecer tão pouco feliz no meio de um pódio hoje, e no meio desta conferência aqui. Por que você não é honesto com a gente pelo menos uma vez, e apenas admite que essa vitória lhe foi dada em uma bandeja?

    Vettel: Posso ir? Q. (Ian Parkes – The Press Association) Sebastian! Nos dê sua opinião!

    FA: Ainda bem que a próxima pergunta é para o Sebastian. Não, fique, fique. Como disse eu acho que fomos competitivos na sexta, eu fui muito competitivo na sexta, primeira posição. Terminando em segundo na classificação por 12 centímentros, eu ouvi ontem e hoje eu acho que marcamos a volta mais rápida da corrida [Nota: volta mais rápida foi do Vettel], então no geral acho que eu não estava muito lento esse fim de semana.

    1. É Tomas, a cara do cidadão, já ao descer do carro, era do gato, que tinha derrubado o prato. O Alonso estava muito sem graça, estava escrito na cara dele, que ele sabia, que todos já sabiam, que sua vitoria era apenas uma meia verdade. Infelizmente para a FI, essas coisas continuam acontecendo, e o “gol” a ultrapassagem, fica cada vez mais distante, calando a torcida, que já não sabe mais pelo que torcer, se pela briga dentro da pista, ou para que o piloto da frente receba uma ordem e abra caminho para o companheiro, que não consegue ultrapassa-lo.

    1. Ontem Alonso e Vettel com seus dois milésimos, ajudaram a quebrar o recorde. Hoje Massa e Alonso com a clara armação te ajudaram.
      Mas sem tirar seu mérito, de jeito nenhum. Você merece.

  21. O Felipe deixou bem claro na hora da ultrapassagem,que foi ordem de equipe.
    É um absurdo que isso ainda aontece na F1.Se fosse em um final de campeonato pra ajudar a equipe tudo bem,porque eles tem que trabalhar para equipe,mas não foi o caso.
    Pos isso que em 2008 quando perguntavam para Kimi se ele ajudaria Massa ele dizia que não que iria fazer sua corrida todos dizia que o Kimi é um ingrato porque o Massa o ajudou em 2007.Mas o Kimi sabe a competência que tinha o Filipe por isso que eles se respeitavam,agora falta algumas corrida pela frente o Fernando é um piloto inteligente é capaz de ganhar de qualquer um deles não precisava isso.
    O que eu sei de verdade que essa vitória foi do Felipe ele mereceu porque largou bem e dominou a corrida então ele merece e espero que a FIA devolva sua vitória porque é dele.

    1. Foi dele e ele abriu mão, agora, deve ser do Vettel, afinal, ele chegou em terceiro, e já que os dois pilotos da Ferrari burlaram a regra da corrida, ambos devem ser punidos, talvez assim, isso deixe de acontecer de novo, caso contrario, voltaremos a comentar espetaculos tão ou mais lamentaveis que esse, no futuro.

  22. Fala Tomas, você é contra a punição porque é torcedor do Alonso, não se engane. Se fosse o contrário (Alonso cedendo lugar pro Massa), continuaria sendo o mesmo absurdo, não vem com essa de que ‘todo mundo acharia bom’, não se engane, de novo.

    1. “Fala Tomas, você é contra a punição porque é torcedor do Alonso, não se engane”

      Ah, ok…
      Primeiro venha falar com nome verdadeiro a ponto de dizer o que pensa na cara das pessoas sem siglas ou letras…
      E sim, se fosse ao contrário seria muito diferente, não se engane…

  23. só brasileiros estão achando ruim essa história. Lá fora Espanha, Italia, outros países (imprensa e público) acharam normal atitude da Ferrari, além do que acharam absurdo sim a multa imposta.
    Questão de ponto de vista.
    Pergunte a um alemão se eles acham schumacher dick vigarista, a resposta é não.
    A coisa só tá assim enchendo os blogs com comentários aqui e acolá nervosos porque é um brasileiro e o pessoal já viu essa história com barichello e não aceita ver isso de novo na figura do massa.

    1. Wilson, eu já fui degradado ontem com a atitude da Ferrari, do Alonso e do Massa, espero, que você não ache, que torço para o meu time ganhar com gol de mão, pagando juiz para apitar penaltis inexistentes, só para poder ganhar o jogo. Critiquei o Rubens quando abriu para o Schumacher, acho, que o Massa deveria receber uma punição maior que Alonso e Ferrari por ter aberto mão da vitoria e não gostaria de ser visto como um bairrista qualquer. O Tomas postou aqui, uma entrevista feita com o Alonso, e não era jornalista brasileiro fazendo as perguntas e comentarios, era ingles. Portanto, nem toda a imprensa europeia esta de acordo com essa safadeza da Ferrari, Alonso e Massa. Aposto, que mesmo na imprensa italiana e espanhola tem gente, que esta odiando essa situação tanto quanto eu.

  24. El diario incide en la maniobra que supuso el triunfo de Fernando Alonso en un editorial bajo el título de “La hipocresía al poder”, en el que dice que “la Fórmula Uno es un deporte de equipo y el equipo tiene siempre como objetivo obtener el mejor resultado para todos”.

  25. É engraçado uma coisa, todo mundo fala como se só tivesse isso na Ferrari, na Mclaren, na Williams, em varias equipes já teve isso, se a Ferrari é suja, toda a F1 é suja, esse é o meu pensamento.
    Pode até ser que a Ferrari faz na frente de todo mundo, mas ela não é diferente de nenhuma equipe lá, e nenhuma equipe é diferente da Ferrari.
    Não sou torcedor do Alonso, mas tenho certeza, como alguns já disseram, queria ve se o Alonso tivesse entregado a posição para o Massa se alguém estaria reclamando….

    Abraços e até mais

    1. Lucas, eu estaria reclamando com certeza. Afinal, eu ligo a TV para assistir corrida, e não sessão do Congresso Nacional.

  26. o massa não ficava falando que o barrica e nelsinho tavam errados?
    bem hora então de quem levava chunchada do massa por suas atitudes de falar o que pensam

    por ex. nelsinho piquet
    O brasileiro, atualmente na Nascar Truck Series e que já competiu com o espanhol na Renault, viveu situação semelhante em 2008, no GP de Cingapura, quando Flavio Briatore ordenou que ele batesse de propósito em um muro para facilitar a vitória do bicampeão.

    Questionado a respeito do que achava da atitude escuderia, Nelsinho foi enfático e direto: “Eu não tenho muita coisa a dizer. Mas espero, mesmo, que todo mundo veja com isso que a F-1 não é um mundo colorido. A coisa lá é pesada”, afirmou, por meio de seu twitter.

    “E, agora que aconteceu com o Massa talvez os grandes críticos vejam que falar é fácil, sempre fácil… mas o buraco é mais embaixo do que se pensa”, completou o piloto, que teve sua imagem danificada na categoria após participar do episódio relevado por ele mesmo, após sua demissão da Renault.

    fonte: tazio

  27. O Massa deve estar ganhando muito dinheiro. A Ferrari não tem culpa alguna, ele é quem não deveria ter assinado o contrato com ‘cláusula Barrichello’. Mas o dinheiro fala mais alto, infelizmente!

  28. O Felipe agiu certo dentro daquilo que lhe permitia fugir de uma exposição ainda mais vexatória.
    Para quem bem lê entende a mensagem subliminar sobre a ordem do engenheiro de Massa e pelas imagens da telemetria do carro de Massa na hora da ultrapassagem fica claro a armação. Além disso Massa fez aquilo que podia ao se limitar a dizer que deixou por que quis, assim jogando toda a bomba para a Ferrari e para Alonso.

    Ficou feio para ele sim, mas muito mais ficou para Ferrari a para o Sr. Alonso.

    É uma pena que o esporte ficou em segundo plano.

  29. Tomás, não deixe sua torcida por Alonso fazer você defender o indefensável.

    A F1 só se transformou em uma atividade altamente lucrativa, única e exclusivamente por ser a categoria automobilística mais amada pelo público mundial, e, essa paixão foi construída em cima de várias batalhas limpas e éticas do ponto de vista desportivo e não em cima de episódios como o de ontem.

    É tida como uma copa do mundo entre pilotos e equipes das mais variadas nacionalidades para se escolher ao final um campeão mundial.

    O tal lado comercial, apesar de ser importante, deve sempre se submeter às normas éticas que dirigem qualquer esporte, ou, pelo menos, parecer que se submete, com pesadas punições para quem infringir tais regras.

    Não sou hipócrita de achar que as falcatruas não existem na F1 ou qualquer outro esporte, sempre existiram e sempre existirão, pois é normal em qualquer competição a tentativa de superar o outro utilizando todos os meios disponíveis, inclusive os ilícitos. Porém, apesar de ser algo comum e corriqueiro na atividade esportiva, não é algo aceitável.

    Partindo desse tipo de raciocínio, daqui a pouco todos estaremos aceitando atitudes violentas e criminosas apenas pelo fato de que elas ocorrem com certa frequência.

    A partir do momento em que tudo é feito da forma como foi feito ontem, a mais escandalosa possível, na cara dos milhares de torcedores, com a entidade esportiva responsável pelas regras do esporte tornando-se, por enqunato, cúmplice da farsa perpetrada por uma equipe, é porque o público não tem mais a menor importância e está sendo tratado como um bando de otários.

    Muitos tentam justificar a atitude da Ferrari com um discurso de resignação de que na F1 “é assim mesmo”, ou ainda, um mais ridículo de que “se não fosse piloto brasileiro ninguém estaria ligando para a atitude da equipe”.

    Tenho muito dó dessas pessoas, pois, na minha opinião, se acostumaram a ser tratadas como idiotas.

    Faço a seguinte pergunta a quem tenta achar justificativas para a fraude de ontem: Qual é a razão da existência da F1?

    A resposta, por mais que alguns tentem negar, é a audiência de um público que aprecia corridas de automóveis. Podem até ser em segundo plano consumidores de automóveis, mas, em primeiro plano, é a paixão pelo automobilismo que dá visibilidade à categoria.

    Sem a paixão do público não existiria a F1, sem a paixão do público só teríamos autódromos vazios e um evento que de nada serviria às montadoras que investem milhões na categoria pensando no desenvolvimento e marketing de seus produtos para posterior venda aos consumidores.

    E o público só acompanha a categoria por acreditar que, apesar de existirem falcatruas, não é essa a sua essência, que esses eventos são exceções e não a regra.

    Felipe Massa sacramentou sua sorte como mais um medíocre a, infelizmente, representar o Brasil na categoria máxima do automobilismo. A Ferrari consolidou sua posição abjeta e deplorável como antro de desonestos e pessoas sem caráter. Fernando Alonso também consolidou sua posição como um asno canalha, prepotente e arrogante que acha que o mundo é obrigado a aceitar seus caprichos e devaneios. Mas, não posso acreditar que todos os envolvidos na F1 vão aceitar de cabeça baixa esse desrespeito à categoria.

    A F1 não pode ser o que se viu na Áustria/2002 e Hockeinhein/2010, não há justificativas e argumentos plausíveis para a fraude que foi o resultado dessas duas corridas.

    Aceitar isso é ser complacente com a desonestidade, arrogância e a desonestidade de algumas pessoas que se acham acima do bem e do mal é perder aquilo que separa os homens de bem dos cafagestes.

    Por isso acredito que há de existir vozes dissonantes para denunciar estes pilantras e relegar cafagestes como Domenicalli Massa e Alonso para a lata do lixo da história esportiva.

    1. Cassius concordo com você.
      Deve-se caminhar para o fortalecimento da categoria. Deveriam existir regras claras quanto ao aspecto ético e desportivo da F1.
      O jogo da F1 é tão velado e complexo que o correto e o carater fica em segundo plano. Cheira a máfia.
      Vejam o que Schumacher disse. “Fui criticado pelo que ocorreu no passado, mas posso dizer que faria o mesmo se estivesse na situação deles. No fim das contas, por que estamos aqui? “Eu concordo com o que aconteceu hoje, mas é preciso fazer a coisa do jeito certo e talvez não de uma forma tão óbvia. ”

      Rementendo ao que o Cassius disse, responderia a Schumacher por sua declaração que eles estão lá para dar espetáculo ao grande público de maneira limpa, disputando uns contra os outros. Individualmente correndo de forma honesta e sem atalhos para si enquanto busca da melhor posição no campeonato e em parceria com os companheiros de equipe para o campeonato de construtores.
      Schumacher não poderia ir contra ao que foi seu veneno contra a concorrência no passado.
      Me nego a aceitar como normal o que foi feito, pois a mídia forma opinião e não se pode banalizar o certo do errado. Esporte tem função social pois serve para educar e ensinar uma vivência correta, longe de subterfúgios mesquinhos como o que vemos. As crianças veem isso e podem tomar para si posturas equivocadas como as tomadas lá.

  30. Algo parecido com o que aconteceu no GP da Alemanha de 2010, ocorreu no GP da Europa, em 23 de junho de 2002, em Nürburgring. Massa corria na Sauber ao lado do alemão Nick Heidfeld. O brasileiro estava na sexta posição da corrida, com o companheiro próximo (na época pontuavam apenas seis pilotos). Perto do fim da corrida, Peter Sauber, dono do time, mandou a ordem pelo rádio do carro, mas Felipe ignorou e se recusou a ceder a posição. O piloto cruzou a linha de chegada e provocou a ira do dirigente. No fim do ano, o suíço acabou demitindo o brasileiro.

    1. É, realmente o processo de “barrichelização” esta concluído, não para de aparecer piadas net afora…rs

      Felipe Massa é igual o Atlético-mg, FLANELINHA!

      Massinha guarda vaga pro Alonso,
      Patético-mg guarda vaga pro Cruzeirão!!

      1. kkkkk…. Verdade Túlio, eu só quero ver se o Casseta & Planeta vai comçar a zuar o Massa, assim como sempre fizeram com o Barrichello. O personagem Pé de Chinello é uma sátira feita para o Barrichello… o Massa tá merecendo um personagem tb.. vamos ver se eles farão alguma coisa ou não.

        Minha opinião é que não faram nada, o que vc acha?

      2. Dorfão,

        Eu também não acredito que vão criar personagem pro Massinha, eles(globo), já escolheram a quem crucificar! O Rubinho ta fudido pro resto da vida!

        Até porque, Galvão Bueno é um baba-saco do Massa, ja imaginou se fosse o GB narrando a corrida domingo?

  31. O Button disse que não cumpriria a ardem que o Massa cumpriu.

    “”Particularmente, eu acho que ordens das equipes são erradas em qualquer categoria motor. Apesar de que em alguns momentos elas são inevitáveis. Todos queremos vencer e as equipes têm de dar para ambos os pilotos as mesmas oportunidades para faze-lo.”

    “Se me falassem que meu companheiro de equipe estivesse mais rápido, eu continuaria guiando a torceria para ele não me superar.”

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2010/noticias/0,,OI4586189-EI14633,00-Button+critica+Ferrari+apesar+de+decisao+ser+inevitavel.html

    1. É óbvio que ele é contra. É o dever dele influenciar uma punição à Ferrari, assim como está fazendo a Red Bull. Esperemos que isto não ocorra com Button este ano…

  32. Tomas;
    Eu pensando bem, vejo que qualquer outro piloto teria cedido a posição para o piloto, ninguém hoje tem tanta força para conseguir ignorar, ou ir contra a uma ordem de equipe, que piloto seria doido de fazer isso, Schumacher já fez, Kimi já fez, varios pilotos são obrigados a fazer, a equipe manda.
    Todo piloto, fala que é contra, mas se falam para deixar passar, ele deixa….
    O que será que teria acontecido, se o Massa nãi tivesse entregado a posição?

    Abraços e até mais

    1. “O que será que teria acontecido, se o Massa nãi tivesse entregado a posição?”

      Teria provavelmente seu contrato expirado… Como aconteceu na Sauber (e olha que lá era briga pelo 6º lugar com o Heidfeld…)

  33. Estranho, todo mundo diz que condena a atitude não pq aconteceu com massa/alonso/ferrari, mas nunca vi essa turma de chiliquentos dizer um ai do que acontecia com Hamilton e Kovalainen na Mclaren/Mercedes em um passado bem recente onde o finlandês deu passagem para o inglês várias vezes quando ambos ainda poderiam disputar o título, mas sendo que na verdade só o Lewis conseguiria.

    1. Samuel, a torcida não é por esta ou aquela equipe, fulano ou beltrano, brasileiro x espanhol. A torcida é pelo espetaculo. Qual repercussão teria a vitória de Alonso se tivesse ocorrida de maneira limpa, na pista e sem malandragens da equipe. Obviamente Alonso seria tratado como grande piloto vencedor e não um piloto que usa de força política para vencer na pista.

      1. Gustaff, reitero o que eu disse antes, tu viu alguém comentar algo quando o Kovalainen deixava o Hamilton passar na Mclaren/Mercedes? Não li uma linha na época de alguém querendo defender o “espetáculo”.
        É óbvio que agora todos estão mordidos pq aconteceu com o novo piloto preferido do Brasil (e agora nem mais tão querido). E aposto ainda que se tivesse ocorrido o inverso (Alonso deixando Massa passar) a torcida brasileira relevaria o caso e o espanhóis ficariam inflamados tais quais os tupiniquins estão agora.
        A grande verdade é que quando nós nos damos bem é resultado da malandragem brasileira (o jeitinho brasileiro), mas quando somos nós deixados para trás é tudo uma grande sacanagem e devemos respeitar o “espetáculo”.
        O resto é chilique.

  34. Tem muita gente aki q axo q naum viu a corrida… ow tem taum pouco carater quanto o Massa. Pede pro Vettel ow Hamilton deixar alguem passar, (ow para o Webber, q ja mandou a mensagem na penultima corrida, nada mau pra um segundo piloto), todo mundo q entende o minimo de F1 sabe q o Massa é um piloto fraco, mas sabemos hj q alem d fraco é mediocre, e assim como o rubinhu só ta pensando em grana mesmo… Eu curto F1 pela corrida, pela tecnologia, para ver o + rapido e o melhor (sem patriotismo idiota de q o massa seria ow sera campeão), torço para o melhor o + arrojado… no caso o Hamilton

  35. Muitos questionam se fosse ao contrario? Primeiro a ferrari nunca daria essa ordem ao Alonso, segundo se desse ele nunca cumpriria. o Massa está acovardado, amedrontado o Aloso é seu fantasma.

  36. comentario no site splashandgo
    Mas vamos aos fatos, pois eles não mentem:

    i. A Ferrari tem dois pilotos extremamente competitivos. Um bicampeão, o outro vice em 2008.

    ii. Depois de anos de namoro nada discreto, os vermelhos finalmente contrataram o cara para o posto que foi de Schumacher e que por um descuido acabaram colocando nas mãos de Raikkonen nos últimos anos;

    iii. Alonso ainda é o piloto mais completo do grid;

    iv. Massa vem tendo uma temporada abaixo da crítica, talvez a sua pior vestindo vermelho, e embora tenha em alguns momentos tido boas disputas, até aqui está atrás na tabela (contando com o resultado de hoje 123 x 85 pontos em comparativo com o seu colega de equipe);

    v. Em termos de velocidade pura acho Felipe quase tão bom ou até um pouco melhor que Alonso, mas isso não resolve. É preciso algo mais, e o tal algo mais o espanhol tem;

    vi. A Ferrari não odeia o Brasil, os brasileiros, o Lula ou feijoada. A Ferrari pragmaticamente deu chance para piloto o que está mais próximo da ponta tabela. Vamos, por favor, ter a honestidade de recordar que em 2008 Raikkonen, à época ganhando o triplo do brasileiro, e com status de primeiro piloto, deu passagem na China quando Felipe ainda tinha chances de disputar o campeonato e o finlandês não. Só por isso houve a chance para aquele final épico de campeonato acontecido aqui no Brasil, onde Massa quase, quase mesmo, venceu o campeonato;

    vii. Semanas atrás a Red Bull não deu ordens aos seus pulotos, ou deu de maneira pouco enfática e os ambos desperdiçaram pontos importantes em algumas rusgas dentro da pista. Isso não é inteligente. E a imprensa brasileira criticou, chamando o episódio de falta de pulso. Agora, como temos um brasileiro envolvido, teremos uma novela mexicana;

    Enfim, dei uma sapeada pelos jornais espanhóis neste começo de noite e o que percebi é que lá ninguém esta falando do assunto. Nos sites ingleses também há menção às ordens de equipe, mas o carnaval parte daqui.

    A Barrichelização de Massa será coroada pela mídia brasileira ou não. Cabe a ela decidir o que fazer. Lá fora não mudará muita coisa. A imprensa especializada sabe das qualidades do brasileiro e também sabe que ele terá de tirar algo muito especial da cartola para poder fazer frente ao espanhol, que é um piloto fora de série, ninguém ousa negar.

    O que esperar disso tudo? Simples. Felipe tinha a corrida nas mãos. Se tivesse aberto 10 segundos de diferença para Alonso e tivesse respondido a cada investida do espanhol no cronômetro, este não teria chegado perto, não teria forçado ultrapassagens e não teria ameaçado a ponta. Em suma, não haveria espaço para ordens de equipe. Na perspectiva micro, é isso o que se aprende com este domingo.

    No espectro macro da coisa toda, vemos que se Massa não estivesse atrás de Alonso na classificação do campeonato, como aliás nem sempre esteve, (no começo do campeonato Felipe esteve na dianteira e até liderou a tabela), sua equipe nao ousaria lhe “pedir” passagem para o espanhol.

    Assim, ao brasileiro resta colocar as barbas de molho e cuidar de fazer os benditos pneus aquecerem melhor, para poder crescer no campeonato. Do contrário, é melhor começar a já pensar em 2011.

    Foi uma bela exibição do brasileiro, pilotou bem, largou pra variar melhor que Alonso, e vinha controlando a corrida.

    Sabe-se que Massa deve estar balançando o bambuzal dentro da equipe. Lavando a roupa suja dentro de casa.

    Faz bem em agir desta forma. É por esta inteligência que chegou aonde chegou.

    Já eu, que não tenho inteligência assim, se ouvisse: – “Fernando está mais rápido do que você, entendeu bem?”, responderia – Ah é? Manda ele vir!

    Por estas e outras singelezas que ele está lá, e eu aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s