Qual punição você escolhe para a Ferrari?

As especulações sobre o que pode acontecer com o futuro da Ferrari daqui em diante andam acaloradas. Foi decretado um julgamento para decretar se haverá punição ou não para a Scuderia sobre o jogo de equipe feito em Hockenheim. A data é no dia 10 de setembro, daqui a mais de 1 mês e dois GPs, e justamente na prévia do GP da Itália…

Ainda duvido que a FIA puna a Ferrari, ainda mais sob o comando de Jean Todt que também proporcionou algo assim no GP da Áustria de 2002, que nós bem sabemos. Mas, isto deve servir de teste para classificar sua determinação diante desta polêmica envolvendo a maior equipe da F1.

Após a corrida no domingo, a Scuderia recebeu a pena máxima imposta pelos comissários: 100 mil dólares de multa. Ela foi enquadrada no artigo 39.1 do regulamento desportivo da F1 e no artigo 151.c) do Código Desportivo Internacional da FIA. Essa última inserção é a responsável por levar a equipe aos tribunais da federação, em Paris.

O grande problema aqui é que como a Ferrari já foi punida, a FIA pode bem interpretar que o caso foi resolvido e não fazer nenhuma punição a respeito.

No entanto, em outras oportunidades, a FIA deixou claro que condena qualquer tipo de manipulação de resultado. Baseado nesse critério, duas punições seriam possíveis: a exclusão do campeonato ou a desclassificação da equipe, que impediria a Ferrari de estar presente em qualquer competição promovida pela FIA.

Obviamente que esta 2ª opção deve estar totalmente fora de cogitação, mas o regulamento é claro e este não perdoa. Quem perdoa é quem o interpreta…

Agora, Alonso e Massa correm o risco de terem seus pontos conquistados em Hockenheim retirados, tudo por uma palhaçada da Ferrari em deixar tudo tão óbvio.  O porém da história é que a FIA pode retirar todos os pontos do campeonato apenas da Ferrari e excluí-la do mundial, como a entidade fez com a McLaren em 2007, e deixar a dupla livre para disputar a taça. Algo que deve aliviar para os homens de Maranello.

O embolo está feito, resta saber o que será da vida do Cavallino.

Portanto, a seguir estão as punições que podem ser dadas à Ferrari. Qual você escolhe?

  • Reprimenda
  • Multa
  • Punição de tempo
  • Exclusão
  • Suspensão
  • Desclassificação

66 comentários em “Qual punição você escolhe para a Ferrari?

  1. Desclassificação e multa, mas tem que ser multa muito mais pesada!

  2. Eu excluiria a equipe da categoria, porque já aprontou outras e mesmo punida não parou. Mas acho que o mais provavel seria a desclassificação do campeonato, vide Mclaren 2007.

  3. Desclassificação e uma multa digna ao tamanho da falta de ética dela. Talvez só assim para ensinar a respeitar.
    Quanto a enquete anterior, que não tive tempo de opinar, na minha opinião estão todos errados (Massa, Alonso e Ferrari). Ontem, salvo engano, você colocou que achou correto do ponto de vista da equipe. Digo aqui que não há nada correto! Podemos entender a F1 como sendo uma das duas coisas: Esporte ou empresa. No ponto de vista da empresa, sim, estaria correto, más tenho que lembrar que antes dissa aqui ser negócios, ela é um esporte, e como todo, tem que ser jogado dentro das regras! Respeito ao esporte sempre! Essa é minha tese!
    Grande abraço Tomás, e parabéns pelo Blog!
    Altair Cordeiro (@AltairCordeiro).

    • todo mundo tá reclamando porque o queridinho massa ficou exposto como segundo piloto.
      A equipe errou sim por não ter sido tão sinuosa.
      Tivesse feito como antigamente, fazendo um piloto ficar mais tempo na pista (tipo o massa mais umas duas, tres voltas, o alonso ficava na frente e ficava todo mundo pensando só na corrida, ninguem ia ficar levantando teorias da conspiração)
      O schumacher disse que achou normal, que já fez isso e faria de novo. Concordou que erraram na forma, não no conteúdo.

      De mais a mais não vai dar em nada, no máximo a multa aplicada e perda dos pontos da ferrari no campeonato.
      Lembram a famosa multa da mclaren anos atrás? alguem aqui no blog acha que foi paga?
      ha ha ha ha ha! me engana que eu gosto.

    • Assistimos neste domingo ultimo uma vergonha no que se trata de desportividade, onde tivemos o resultado da prova manipulado, dando claro a entender que a ferrari esta apoiando Alonso e somente ele doa a quem doer para conseguir seus objetivos, esquecendo que tem pessoas que pagam ingresso para assistir a provas, que acordam cedo e que se sentiram uns verdadeiros idiotas com esta posição da equipe italiana.
      Gustavo Freire (www.worldnewsf1.blogspot.com)

  4. Nenhuma delas, eu acho porque basta uma ameaça da Ferrari em abandonar a F1 se for punida que tudo se acalma. Não acredito que esta competição faça o mesmo sucesso e arrecade tanto sem a sua principal equipe. Mclaren e as outras não tem o mesmo peso da Ferrari e creio que até esta data, estará acordado em elevar somente a multa aplicada que é o mais justo. Nada de mais para quem banca um salário milionário de um certo piloto para se divertir em ralis.

    • Discordo.

      Trabalho em uma empresa italiana, convivo com meus chefes italianos e os mesmos defendem uma punição severa pois a imagem foi arranhada de tal forma que dá vergonha. Para eles a Ferrari não precisa destas ações para seguir em frente.

      100 mil doláres para quem tem aproximadamente 1 bilhão de dólares de orçamento e mais os negócios por fora é trocado, não educa e pelo contrário repercute ainda pior. Estaria tratando um crime, uma ofensa grave como um mero CUSTO operacional. Isso para uma equipe que vive de um esporte acho uma transgressão bem grave.

      Qual é a credibilidade que você dá a uma equipe que vive de falcatruas?
      Só porque o primeiro piloto tem o apoio total do patrocinador master?
      A esportividade fica aonde? O respeito pelos fãs fica aonde?

      Hilário…
      Quando finalmente a F1 voltou a melhorar um pouco sua imagem, tentando resgatar alguns princípios, buscando melhorar a competitividade mesmo que a passos pequenos nos deparamos com mais uma cagada épica. Primeiro Renault, agora Ferrari, que será o próximo?

      Banir? Improvável pois se não fizeram isso com a Mclaren naquele fatídico caso espionagem então não será agora vão fazer-lo. Apesar de que se uma equipe se dispõe a pagar quantas multas forem necessários para ganhar um campeonato acho que valeria a pensar no caso.
      Engraçado pois isto me lembra o Lula que ultimamente está tomando várias multas por justamente estar fazendo campanha antecipada para Dilma, mas isto fica uma outra discussão.

      Já uma punição exemplar como desclassificação viria bem.
      Afinal queriam TANTO estes pontos a qualquer CUSTO, nada mais justo perde-los desta forma. Agora vão ser punidos no julgamento já uma outra história.

  5. Creio que a Globo, que detem os direitos de Transmissão no Brasil, deveria atuar no sentido de exigir atitudes enérgicas por parte da FIA, pois ela será com certeza a principal prejudicada, no momento em que perceber sua audiência despencando nas manhãs de domingo. O expectador de automobilismo, esclarecido, eletrizado não é bobo, não é palhaço e com certeza perderá o desejo de assistir CORRIDAS com resultados montados.U$ 100.000,00 não paga sequer um aerofólio de um F1, e não será esta multa ridícula que ira coibir este tipo de atitude. E necessário atitudes serias, retire os pontos de ambos, suspenda a equipe por pelo menos uma corrida, na reincidência (três)e voltando a ocorrer o banimento da equipe da F1. A forma de protestarmos hoje é não darmos audiência nas próximas corridas enquanto atitudes serias não forem tomadas.

  6. Também acho que o engenheiro de Massa (Rob Smedley) e o Próprio Massa devam ser punidos por aceitarem uma situação como esta e fazê-lo daquela forma escancarada, deixando claramente suas insastifações e expondo a equipe ao ridículo, porque muitas vezes, já usaram desta estratégia e não causaram tanto barulho, apesar de todos saberem que o fizeram, vide Massa e Raikkonen quando ambos se ajudaram em 2007 e 2008. Por isso, vejo que as atitudes deste dois foram as piores possíveis e deveriam haver semelhanças no julgamento que fizeram da Renault no caso da batida proposital em Cingapura, onde a Renault foi preservada e punição apenas para o engenheiro e diretor, mantendo-se a vitória e pontos ao vencedor Fernando Alonso. Agora, como este Fernando Alonso se beneficia nestes episódios. Isto é incrível.

    • meu deus do céu! inquisição católica em pleno século 21.
      O cara é funcionário, fez o que pediram.
      Diferença é que o pessoal pensava que o massa era concorrente direto do alonso e ficaram sabendo que é segundo piloto. Acho que é por isso que estão nervosos.

  7. Se fosse uma equipe comum seria excluída, pela recorrência da mesma ilegalidade. Mas por ser A Ferrari, provavelmente ser excluída do mundial de construtores é o mais provável.
    Rola um bolão pra ver quem acerta a punição? 😉

  8. Quase td já foi dito, sobre a marmelada de Hockenreim, já condenamos o Massa, Alonso e principalmente a Ferrari, alguns mais exaltados já disseram q não assistirão mais F1 e foi evocado os casos passados da Scuderia, entre eles o da Austria em 2002, Brasil 2007 e China 2008.

    A única diferença entre estes três casos anteriores para o do GP da Alemanha é q, em todos eles, os pilotos q lideravam a corrida e tiveram q abrir para o companheiro mais bem colocado no wdc ultrapassar, eram bem mais rápidos do q o companheiro. Senão vejamos:

    Barrichello era impressionantemente mais rápido do q Schumacher naquele GP e deixou para tirar o pé na última volta, para explicitar a marmelada e jogar no ventilador a sua indignação;

    Massa era bem mais rápido do q o Kimi em Interlagos/2007, e diminuiu consideravelmente o ritmo para fazer a troca de posições nos pits, tanto q simulou uma escapada em um ponto da pista onde ninguem erra, para perder mais tempo antes da parada;

    Kimi era muito mais veloz do q Massa naquele GP da China, e praticamente estacionou o carro, para o Massa obter mais 2 pts e se manter vivo na disputa contra Hamilton;

    Na Alemnha porém, Alonso era mais rápido do q o Massa, depois da troca para os pneus duros e ficou irritadíssimo com a atitude da equipe, q ele classificou de ridícula, q não permitiu ele atacar Massa na pista.

    Não sabemos se ele ultrapassaria, mas ele queria ao menos ter a chance de tentar, por isso a irritação no rádio. O q revoltou todos com o episódio, é q a Ferrari alijou a possibilidade de disputa na pista, temendo um toque e a perda de pontos preciosos, como fizeram os pilotos da Red Bull na Turquia.

    A revolta dos brasileiro é maior, pq a atitude subserviente do Massa, mostrou q, a oito etapas do fim da temporada, ele praticamente abdicou da luta pelo título e mostrou q já vai trabalhar para Alonso ser campeão, algo q todos duvidavam q Felipe fosse capaz de fazer tão precocemente na temporada, em q ele tinha chances matemáticas de vencer.

    Se Massa vencesse, passaria para sétimo, com 92, e Alonso se manteria em quinto, com 116. A diferença de Alonso para Hamilton seria de 41 pontos e não 34, como agora, porém no duelo interno, q interessa muito aos brasileiros, pois Alonso tem um índice de rejeição muito forte em terras tupiniquins, Massa ficaria a apenas 24 pts do Asturiano, menos do q uma vitória e teria todas as condições de vencer essa batalha, já q Alonso vem cometendo muito erros nessa temporada e largando mal, ao contrário do brasileiro q vem fazendo, salvo exceções, largadas primorosas.

    Agora cheguei o ponto onde eu queria, q era fazer o Advogado do Diabo e defender o lado dos apoiadores do Alonso: Será q a Ferrari está tão errada assim ? Eu já tenho a minha resposta e deixei bem claro, nos meus comentários anteriores. Para mim SIM, pois a McLaren nos tempos de Senna e Prost – Williams nos tempos de Piquet e Mansell, etc sempre deixaram os pilotos se degladiarem nas pistas, em respeito aos fãs, ao esporte mas sobretudo, por falta de controle sobre esses pilotos, q sequer pensariam na hipótese de fazer jogos de equipe, tão escancarados como o iniciado lá em 2002 pelo atual presidente da FIA e q se tornou uma prática recorrente da Ferrari.

    Mas, volto a perguntar, a Ferrari não tem o direito de fazer o jogo de equipe em prol do seu piloto, mais bem colocado no campeonato e q foi contratado justamente para ser o seu “title contender” ?

    • Não! Justamente em função das regras do jogo.
      Quer participar? Siga o regulamento.
      Jogo de equipe é proibido, está nas regras e assinado pelos participantes e foram lá e quebraram para se beneficiar.

      Quer dar privilégios e mais regalias ao seu principal piloto? Ok.
      Está no direito da equipe decidir isto agora porém há limites para isso e este é um dos limites pois infrige as regras.

      O problema é que a Ferrari já deu uma “João sem braço” na primeira na vez e agora na cara dura quer tentar denovo.

    • Jogo de equipe acho normal, quando um piloto ainda está disputando e o outro fora da luta pelo título. Por outro lado, a escuderia deve evitar essa prática de forma escancarada, um piloto parando o carro para o colega passar.

      Em 2007, eles fizeram bem, sem mostrar ao mundo, deixando Kimi mais tempo na pista, conseguindo vantagem suficiente para voltar na frente de Massa. No ano seguinte, o finlandês deixou claro, mas naquela altura, ainda podemosn relevar.

      Não estou acusando esse ou aquele piloto, mas na última corrida, e na Áustria, em 2002, não havia necessidade, devido a altura em que se encontra o campeonato.

      Do ponto de vista moral e ético, é errado, pois a competição é feita para vermos quem realmente é o mais eficiente, melhor preparado em certas situações, mas envolvendo escuderias, o trabalho da equipe faz parte, para ajudar o grupo no trabalho.

  9. Não vai dar muita coisa, olhe o que sente e pensa o responsável mor da F-1:

    Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F-1, mostrou-se favorável às afirmações de Luca di Montezemolo, que defendeu a permissão para equipes darem ordens a seus pilotos de acordo com seus interesses, como fez a Ferrari na Alemanha.

    Na ocasião, a escuderia pediu a Felipe Massa para que deixasse Fernando Alonso passar, alegando que o espanhol estava “mais rápido”. O fato, que gerou indignação mundial, já que tirou do brasileiro a vitória, deve ser encarado de forma natural, segundo Bernie.

    “Confesso que concordo com qualquer pessoa que defender o banimento das regras de ordens de time”, disse o dirigente ao “Daily Mail”.

    “Fazemos as pessoas chamarem isso de equipe. Ambos os carros devem ser os mesmos. Os pilotos vestem as mesmas roupas. Todos parecem um time, uma equipe que está correndo.”

    “Acredito no que os dirigentes fazem quando estão na equipe e o modo com que conduzem seus times é problema deles. É claro que, se fizerem algo perigoso, então estarão com problemas. Caso contrário, devem apenas relaxar.”

    tá lá no tazio de hoje.

    Se vocês lendo isso acima ainda acham que vai dar em alguma coisa grandiosa contra a Ferrari, então é bom não acompanhar mais a F1.

  10. vamos começar tratar de novos assuntos.
    Segundo informaçoes ( lá no tazio por ex) a McLaren afirma que copiará asa dianteira dos rivais Red Bull e Ferrari, que correram em Hockenheim com novo modelo de aerofólio.

    O aerofólio dos dois times possui um “endplate” flexível, que fica mais próximo do solo aumentando a pressão aerodinâmica na frente dos carros. A FIA já declarou que o componente não fere o regulamento, que proíbe partes aerodinâmicas móveis.

    E aí, mclarianos, com isso Hamilton e Button proximas corridas já se sairão melhor?

  11. Novo comercial do Santander: “O mundo não precisa de mais um campeão. Felipe, vamos fazer juntos?”

  12. Eu reuniria os chefes de todas as familias (times) e desclassificaria a familia Corleone (Ferrari) deste campeonato, além de tirar os pontos de seus pilotos ganhos no GP da Alemanha. Don Corleone (Enzo Ferrari) deve está revoltado com o que Michel Corleone (Stefano Domenicalli) está fazendo com a familia.

  13. Pena mínim.
    a:Desclassificação e multa mínima de 10 milhões de euros

  14. os irmãos grimm provavelmente começaram a escrever seus contos que alcançam milhões de pessoas baseados em sonhos e coisas intangíveis, de repente pode se tornar parecido

    • Agora Bruno tem que mostrar serviço para tentar ficar numa equipe que parece ser melhor.

  15. Desclassificação.

    Que eles percam os pontos daquela corrida.

    O Alonso porque é um chorão,
    o Massa porque é um bananão
    e a Ferrari porque faz pastelão!!!

  16. A multa seria a Ferrari abrir algumas pizzarias no Brasil e entregar pizasa gratis para os fans do Massinha.

    Poxa vida a Ferrari optou pelo melhor piloto no campeonato, o piloto que esta desempenhando melhor o seu papel e que nao esta sofrendo tanto com o carro eh simples e ponto .

    A Ferrai optou pelo piloto que pode ser campeao em 2010.

    O Massa ainda nao se acertou com pneus , nao esta fazendo um campeonato descente e o Alonso esta mais rapido.

    O mais legal dessa historia eh que os detratores do Barrichello estao vendo que o Super Massa eh segundao, paesar da carinha de bravinho dele.

    A Ferrari vem crescendo e se teremos uma sequencia de corridas que podem ser favoraveis aos Italianos e tomara que eles subam na tabela.

    Tomas , honestamente nao acredito que a Ferrari sofrera alguma punicao grave , o que sim acredito eh que algumas regras deveriam ser revistas e quem sabe as ordens de equipe sejam validas outra vez.

    Insisto , se fosse ao contrario , o pessoal estaria feliz como ficaram felizes em 2008.

    A Ferrari nao apontou seu primeiro piloto desde a primeira prova vide as primeiras corridas onde os dois pilotos brigaram ¨fare and square¨ soh na metade do campeonato decidiram pelo melhor no momento.

    Cansei desse tema, que o Alonso ganhe na Hungria.

    • Belo texto.Após Hungria, quando teremos um intervalo de 28 dias sem F1, várias análises serão colocadas a prova do blog. E, obviamente, falaremos mais deste “Caso Massa”.

      Um abraço Fernando.

  17. Bem como fã que sou da Formula 1, gostaria de deixar aqui uma leitura sobre os fatos ocorridos no ultimo fim de semana na F1, bem como um comparativo entre o que ocorreu na Austria em 2002 e na Alemanha em 2010.

    1. Sobre o ocorrido: acho muito leviano chegar as conclusões que temos chegados de uma maneira geral, apenas com base nas conversas de rádio que foram liberadas pela transmissão da TV. Mas edição é um dos métodos mais eficazes utilizados pela mídia contemporânea para se construir e destruir reputações Daí resolvi fazer um exercício de analizar estrategicamente os fatos dentro da ordem que eles ocorreram. Vamos a eles:

    A corrida vinha se desenrolando com Massa na ponta, seguido de perto por Alonso e Vettel. Quando eles encontram as chicanes ambulantes, Alonso ataca Massa que se defende, com Vettel assistindo de camarote. Daí pouco depois surge a conversa de rádio de Alonso onde ele usa a expressão ” isso é ridículo” . Não foi liberado o que foi transmitido a Alonso antes desta frase. Daí tanto posso deduzir que pode ser um choro livre do Alonso, como também posso imaginar que a Scuderia tenha enviado um comunicado a ele para não atacar Massa, já que a briga na pista entre os dois poderia entregar de bandeja a vitória para Vettel. Daí o español responde dizendo que isso “é ridículo”.
    Imediatamente após esse ocorrido, vemos que Massa passa a ser sistematicamente mais rápido que Alonso. Muitos enxergaram nisso uma prova de que o Brasileiro era mais rápido. O “ao vivo” do Grande prêmio chegou a publicar o seguinte: ” Mais uma volta mais rápida para Felipe. É, Alonso.”
    Com isso Massa abre de Alonso e de tabela abre de Vettel também. Bem pergunto, não é estranho que o espanhol que havia passado até então toda a corrida seguindo Massa de perto, tendo seus tempos “limitados” pelo carro a frente, tenha curiosamente, depois de atacar seu companheiro de equipe, passado a rodar 0,5 s mais lento por volta ??
    Com essa manobra não estaria Alonso simplesmente retardando Vettel na prova para deixar pista livre para um ataque seu a Massa , sem o risco da Scuderia perder o primeiro lugar???
    Logo depois, quando a difereça chega aos 4 ou 5 segundos, Alonso passa a imprimir um forte rítimo e desconta a diferença para Massa sempre entre 0,3 e 0,5 segundos por volta. Quando chega a um segundo de Massa, a diferença se estabiliza. Pra mim nesse momento Alonso deve ter pressionado a equipe com um, ou ele deixa me passar ou vou tentar passar de qualquer jeito. A decisão da Scuderia todo mundo conhece.

    Agora tratando das diferenças entre o episódio de Hockenhein e o A1Ring, creio que são gritantes no que diz respeito à posição da equipe e pilotos no campeonato.

    Em 2002, Schummacher era líder disparado do campeonato e mesmo a Austria sendo apenas a 6a. corrida da temporada ele já tinha quase que o dobro de pontos do segundo colocado. Barrichelo vinha de muitas quebras e apenas um segundo lugar em 5 provas, ou seja assim como Massa esse ano, não vinha em uma boa temporada. Portanto os 4 pontos a mais dados a Schummy pela Scuderia eram café pequeno e o episódio foi desnecessário.

    Em 2010, vemos uma Ferrari que errou muito no início da temporada, e dado que o campeonato já tenha passado de sua metade e a diferença de pontos entre Massa e Alonso é grande, acho que do ponto de vista do time faz sentido privilegiar aquele que tem chances de levantar o caneco ainda.

    Agora o irônico na história é que tivesse a Ferrari armado um circo, pra fazer todo mundo de palhaço, com a troca de posições ocorrendo de uma maneira mais normal, ninguém estaria comentando o assunto. E os palhaços não teriam percebido que estavam usando maquiagem e tudo.. Agora como a troca foi feita com a “Sutileza” de um atentado da máfia, escancarando a verdade do jogo de equipes na F1, a maioria se sentiu como um palhaço. Engraçado… a verdade parece que doí mesmo.

  18. Minha opinião pessoal diz que vai haver punição além da multa já aplicada. Creio que a perda dos pontos dos pilotos na corrida e exclusão do campeonato de construtores sreia uma punição justa dentro do que leem e “interpretam” os responsaveis pela análise da situação.
    Mas não podemos nos esquecer que os meandros da F1 são complexos e sutis. Vejam o caso de Piquet e Alonso em Cingapura. Não diria que o Cingapuragate mudou o campeonato daquele ano, mas para os mais céticos e seguindo uma lógica de eventos encadeados, pode-se inferir que Massa aumentaria suas chances de se tornar campeão naquele ano. Toda trapalhada ocorrida com Massa surgiu de uma entrada nos boxes as pressas, fato que em um momento de extrema pressão pela necessidade de fazer o melhor em menos tempo, ou seja, manter-se estrategicamente bem colocado na corrida visando o campeonato, pode ter prejudicado a equipe . A Ferrari errou feio naquela corrida, Ah! Se fosse no tempo de Schumacher pra você ver.
    Alonso saiu-se campeão. Briatore saiu de cena , mas está voltando. Nelsinho Piquet, deu adeus para a F1 e manchou o nome da familia.
    De resto, é esperar o bom senso de quem julgar o mérito da questão.

    • Isto se após a decisão negativa (bem improvável depois da notícia que Wilson trouxe) não houver recursos para anulação como no caso do Briatore. rs

  19. A desclassificação de Felipe Massa e Fernando Alonso, mais uma multa de no mínimo 4 milhões de euros.

  20. Sabe de uma coisa Tomas, eu não vou escolher nenhuma punição, até porque minha opinião não faria a menor diferença no contexto geral. Mas, tomei uma decisão, depois de assistir a corrida do ultimo domingo e acompanhar os textos dos companheiros de blog, eu decidi: vou desistir da FI, pois conclui, que não se trata mais de um esporte, pelo menos o meu conceito de esporte. Sendo assim, desisto de tentar entender, algo que fica acima da minha capacidade de aceitação, que depõe contra todos os valores, que eu aprendi a respeitar durante a minha vida, e que não pretendo abrir mão deles agora em hipotese alguma. Até um dia.

    • Newton;
      O que mais me surpreende em sua afirmação de abandonar a F1 é que algo como isto, muito mais patético e tocante para os brasileiros, aconteceu em 2002 nos últimos 50m da linha de chagada.
      E mesmo assim nos últimos 8 anos você assistiu à F1.

      Isso vai passar…

  21. Olha o Bernie já dando sua opinião….

    “O que as pessoas fazem quando estão dentro da equipe e como eles gerem o time são coisas que dizem respeito apenas a eles mesmos. Claro, se uma equipe fizer algo perigoso, então ela se verá em problemas. Do contrário, eles que se entendam.”

    • Bernie, só quer evidenciar a F1. Mais pilotos disputando o campeonato trás $uce$$o ao meio.

  22. Minha opinião: retirada da equipe da disputa do campeonato de construtores com condicional de exclusão da categoria em caso de reincidência nos próximos 3 a 5 anos e mais uma multa de cifra entre 2 e 4 milhões de Euros/Dólares. É uma punição pesada, mas fará com que a Ferrari tenha mais cuidado com essa questão que fere a esportividade da categoria e pode fazer com que pessoas como o Newton pensem em não mais acompanhar o esporte E ao mesmo tempo ainda deixa os seus pilotos na disputa do título e faz com a equipe continue interessada em ser competitiva até o resto do ano.
    Realidade? Difícil acreditar que algo semelhante a isso que eu sugeri aconteça. A força comercial e política que essa equipe exerce na categoria é muito grande. A punição que eu sugeri é muito semelhante, como o Tomás disse no post, com a que a McLaren recebeu em 2007 por espionagem. Quem era a equipe espionada? A Ferrari. Será que a união de Red Bull e McLaren nesse caso vai se equiparar à força da Ferrari politicamente falando? Aguardemos cenas dos próximos capítulos, já que de vez em quando a F1 se torna uma novela.

    • e quem te falou que eles pagaram a multa?
      todo mundo sabe que só existiu no papel.

  23. A punição certa seria exclusão do campeonato, tanto de construtores quanto de pilotos . Mas na minha opinião, a punição vai depender de como a ferrari estiver no campeonato no dia do julgamento. Se ainda tiverem alguma chance de titulo real, eles só vão aplicar no máximo uma multa. Agora, se a Ferrari já estiver fora da briga, a FIA vai excluí-la do campeonato pra agradar todo mundo e se fazer de boazinha e justa. Seria um golpe e tanto pra falarem “Estão vendo! Até a Ferrari pode ser punida!”.

    • não aplicarão outra multa pois ja foi aplicado uma multa.
      Em termos de direito seria uma dupla punição, e se eventualmente vierem com uma multa de não quantos milhoes de euros, você vai estar lá na FIA para acompanhar para nós que foi pago? como saber se foi pago? ao que se saiba a multa a mclaren nunca foi paga.

      • É uma grande controvérsia.
        A Ferrari se lixa se tirarem os pontos de construtores, o que ela quer é ser campeã de pilotos. Portanto, podem tirá-los que de qualquer forma não fará falta para eles.

        Agora, se alguém ousar retirar os pontos de Alonso (Acho que do Massa eles também não se importem), será confusão geral…

  24. Quanto a parte da Punição, acho que todo mundo esqueceu de algo muito importante.

    o Direito. O Regulamento.

    Acho que o mais importante é ler o que esta escrito. Para assim poder julgar o que é devido.

    Para dizer a verdade eu nao peguei par aler o regulamento, mas pelo que eu andei lendo em alguns sites internacionais existe uma grande lacuna, e é isso que será debatido.

    Segundo eles, o que ocorre é que o regulamento diz que “o jogo de equipe esta proibido” e ponto. O Regulamento nao diz, qual a punicao a ser aplicada se tal coisa acontece. Ai sim que da margem para se especular qualquer coisa, principalmente que nem punição terá.

    Outra coisa muito importante, nesse encontro tambem será debatido se esse item do regulamento será tirado ou nao. Que na minha opiniao deve ser tirado, pois é imposssiiiiiveeeel de ser descoberto se feito de uma forma correta.

    Por exemplo, se o radio falasse para o Massa, Massa mude a mistura para 8g.

    E ai ? quem ia dizer que isso era ordem de equipe ?

    Nao sejamos ingenuos de acreditar que no fim do campeonato tendo o cenario, que Hamilton, Alonso e Vettel tem chances de ser campeao, e que a qualquer uma das 3 equipes nao mandariam os seus outros pilotos abrirem.

    • Sem dúvida Luis Claudio. E é exatamente aí que está.
      Os milhares de indivíduos que ficaram ofendidos com a Ferrari foi justamente por isso: A Scuderia esfregou na cara de todos essa ordem, de um jeito bastante ridículo.
      E some-se a isso que estamos no Brasil, Massa é brasileiro, logo…

  25. Sou amante da fórmula l, mas com a pouca vergonha na corrida de domingo quando Fernando Alonso passou por Felipe Massa para assumir a ponta por determinação da
    presidência da Ferrari, isso faz com que nós que acordamos de madrugada para assistir
    as diversas corridas em diversos países ,achamos que a FIA deverá tirar os pontos do 1º e 2º e ainda suspender a equipe de correr as duas próximas corridas.

      • todo mundo muito ofendidinho.
        Na italia, na espanha e outras partes do mundo não está celeuma toda.
        A gente só tá assim porque tivemos emerson, piquet, senna.
        COm o barrica veio sentimento de humilhação, e agora com o massa imaginava-se que não teríamos esse trauma outra vez.
        O schumacher faria de novo, o presidente da ferrari diz que faria novamente, o eclestone disse que não vê problema algum em ordem de equipe, o briatore, etc.
        A mclaren usou deste expediente troca de lugar entre hamilton e kova (menos explícito, mas fez) a ferrari já tinha feito antes (seu massa já tinha participado em coisa parecida, ficou valendo porque era definição de título e era uma corrida só, o que vocês dizem? é isso? em 2008 e 2009 valeu? se for isso então é hipocrisia da maioria.
        Daí é só chiadeira de torcedor brasileiro.

      • Hmm… discordo Wilson. É ruim generalizar este questionamento apenas aos brasileiros.

        Tem bastante chiadeira ao redor do mundo sim senhor e nas mais variadas razões, estas em sua maioria colocada neste tópico até o momento. Em grande maioria indignada pelo fato em si e como isto aconteceu.

        O tema ao meu ver é a depreciação do esporte do em si.

        A competitividade faz parte deste esporte, sempre foi o elemento fundamental, uma paixão, a razão de existir e a eliminação deste elemento é o fim para essa categoria. Se continuar a depreciar o esporte não haverá mais valor em investir e gastar tempo em acompanhar uma “brincadeira” de cartas marcadas, sem sal…

        Alias pensando bem a dificuldade de encontrar parceiros e investidores neste negócio chamado F1 é justamente por esta razão nos últimos anos. Quem vai bancar um patrocínio e ainda se contentar em aceitar o fardo de ter sua marca envolvida numa besteira destas. A própria Mclaren fez das “tripas ao coração” para manter a Vodafone e outros no caso da espionagem enquanto a Renault estava numa maré desgraçada no final do “Nelsinho Gate”.

        Enfim… se continuar do jeito que está daqui a pouco vai possível comparar F1 com jogo de cricket. Vê quem saiu na pole e aguarda a segunda para ver o resultado e ler as falacatruas em função do mesmo para rir um pouco por ter poupado tempo e com um pouco de sorte ter ganho uma aposta em cima disto.

        Em um esporte que vive da atenção e do consumo desta paixão não há nada pior o que desinteresse e a indiferença, e a quantidade de pessoas que vem largando a F1 em função da falta da competitividade e destas “picunhas” vem aumentando a cada ano.

        Chega ser hilário do fato envolver justamente o Alonso por ter prestado sua opinião no início do ano sobre “competitividade”. Isso apenas reforça a questão.

        É um episódio que vai ser superado, mas é mais 1 daqueles casos para colocar na “conta” quando o negócio falir de vez.

      • se nos unirmos, vamos ver se este tal Montezemolo e esse Santander/Alonso são fortes mesmos.

  26. Eu acho que a Ferrari com a influência que tem jamais vai ser punida, mas nos poderemos envergonhar a Ferrari quando o Grande Premio do Brasil acontecer, não comprando qualquer coisa que venha e quando a Ferrari passar voltaremos as costas para ela, só assim eles vão respeitar nos tupiniquins.

  27. F1 OU SERIA F2? OU F3? OU F4? ………………….. OU TALVEZ F n? OU F era? OU F foi?

    INFELIZMENTE, ENTENDEM NATURAL UM PILOTO DE F1, ESPERANÇA DE TODA UMA NAÇÃO (NÃO SOMENTE NÓS QUE ESTAMOS NO BRASIL, MAS TODOS OS BRASILEIROS E TORCEDORES DOS PILOTOS BRASILEIROS ESPALHADOS PELO MUNDO INTEIRO)SIMPLESMENTE ESTAR DANDO SEU MÁXIMO PARA BUSCAR UMA MELHOR PONTUAÇÃO E VISAR O TÍTULO MUNDIAL.

    SERÁ QUE CITADO PRESIDENTE ENTENDE O QUE É ISSO, TORCER POR UM PILOTO QUE REPRESENTA O SEU PAÍS E VER ALGUÉM MANDANDO DEIXAR OUTRO PILOTO ULTRAPASSAR?

    O QUE ERA PARA SER SABOR, SE TORNOU DISSABOR.

    EI, NÃO ASSISTO ÀS CORRIDAS DE F1 POR ASSISTIR, NÃO SOU MULHER DE MALANDRO, QUERO VER NÃO A FERRARI VENCEDORA, MAS O PILOTO BRASILEIRO. URGE NECESSÁRIO SE IMPOR DIGNIDADE NO CIRCO DA F1, QUE, ALIÁS, ESTÁ FAZENDO JUS AO NOME RECEBIDO: “CIRCO”.

    POR TAL MOTIVO, NÃO ASSITO MAIS ÀS CORRIDAS DE F1, POIS ESPORTE É DISPUTA, E QUANDO SE TORNA JOGO DE CARTAS MARCADAS, NÃO MERECE NOSSA ATENÇÃO.

    JÁ IMAGINOU? VOCÊ ESTÁ TORCENDO PARA SEU CLUBE DE FUTEBOL PREFERIDO E, DE REPENTE, ALGUÉM DETERMINA QUE SEU TIME NÃO FAÇA GOL E QUE PERCA A PARTIDA. É MAIS OU MENOS ISSO. DIRÃO ALGUNS QUE EXISTE, NA F1, O JOGO DE EQUIPE. ISSO PARA O TORCEDOR DO MASSA, QUE REPRESENTA O BRASIL, NÃO PASSA PERTO DE SER JUSTIFICAÇÃO. AFINAL, INACEITÁVEL COMPARAR O BRASIL COM QUALQUER EQUIPE DE F1. INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PARTICULAR (DIR. ADMINISTRATIVO). AH, NÃO CABE NESTE CASO, QUE É QUESTÃO PARTICULAR? SE ASSIM O FOR, ME RECUSO LIGAR MEU TELEVISOR PARA ASSISTIR TÃO INFELIZ ATIVIDADE ESPORTIVA, DIGO, ANTIDESPORTIVA.

    SE O PILOTO QUER SER CAMPEÃO, QUE O SEJA COM TODAS AS LETRAS E MÉRITOS, E NÃO COM A “GORDA ESMOLA” COMPULSÓRIA DE OUTROS PILOTOS.

  28. F1 OU SERIA F2? OU F3? OU F4? ………………….. OU TALVEZ F n? OU F era? OU F foi?

    INFELIZMENTE, ENTENDEM NATURAL UM PILOTO DE F1, ESPERANÇA DE TODA UMA NAÇÃO (NÃO SOMENTE NÓS QUE ESTAMOS NO BRASIL, MAS TODOS OS BRASILEIROS E TORCEDORES DOS PILOTOS BRASILEIROS ESPALHADOS PELO MUNDO INTEIRO)SIMPLESMENTE ESTAR DANDO SEU MÁXIMO PARA BUSCAR UMA MELHOR PONTUAÇÃO E VISAR O TÍTULO MUNDIAL E, INESPERADAMENTE, TER QUE ABRIR PASSAGEM PARA SEU COLEGA DE EQUIPE E ADVERSÁRIO AO TÍTULO.

    SERÁ QUE CITADO PRESIDENTE ENTENDE O QUE É ISSO, TORCER POR UM PILOTO QUE REPRESENTA O SEU PAÍS E VER ALGUÉM MANDANDO DEIXAR OUTRO PILOTO ULTRAPASSAR?

    EI, NÃO ASSISTO ÀS CORRIDAS DE F1 POR ASSISTIR, NÃO SOU MULHER DE MALANDRO, QUERO VER NÃO A FERRARI VENCEDORA, MAS O PILOTO BRASILEIRO. URGE NECESSÁRIO SE IMPOR DIGNIDADE NO CIRCO DA F1, QUE, ALIÁS, ESTÁ FAZENDO JUS AO NOME RECEBIDO: “CIRCO”.

    POR TAL MOTIVO, NÃO ASSITO MAIS ÀS CORRIDAS DE F1, POIS ESPORTE É DISPUTA, E QUANDO SE TORNA JOGO DE CARTAS MARCADAS, NÃO MERECE NOSSA ATENÇÃO.

    JÁ IMAGINOU? VOCÊ ESTÁ TORCENDO PARA SEU CLUBE DE FUTEBOL PREFERIDO E, DE REPENTE, ALGUÉM DETERMINA QUE SEU TIME NÃO FAÇA GOL E QUE PERCA A PARTIDA. É MAIS OU MENOS ISSO. DIRÃO ALGUNS QUE EXISTE, NA F1, O JOGO DE EQUIPE. ISSO PARA O TORCEDOR DO MASSA, QUE REPRESENTA O BRASIL, NÃO PASSA PERTO DE SER JUSTIFICAÇÃO. AFINAL, INACEITÁVEL COMPARAR O BRASIL COM QUALQUER EQUIPE DE F1. INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PARTICULAR (DIR. ADMINISTRATIVO). AH, NÃO CABE NESTE CASO, QUE É QUESTÃO PARTICULAR? SE ASSIM O FOR, ME RECUSO LIGAR MEU TELEVISOR PARA ASSISTIR TÃO INFELIZ ATIVIDADE ESPORTIVA, DIGO, ANTIDESPORTIVA.

    SE O PILOTO QUER SER CAMPEÃO, QUE O SEJA COM TODAS AS LETRAS E MÉRITOS, E NÃO COM A “GORDA ESMOLA” COMPULSÓRIA DE OUTROS PILOTOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: