GP da Bélgica- As modificações nos carros e expectativa

Finalmente a F1 volta à ativa neste fim de semana depois de um intervalo de, até sexta quando os carros começarem a entrar na pista, 27 dias. São as típicas férias, o que esfria um pouco o campeonato mas ao mesmo tempo deixa uma espera muito grande dos espectadores e um lado novo para novidades dos carros.

Pela espera, Spa é um GP bem colocado no campeonato, e vende sempre muitas ingressos. Ironicamente, corre risco de ficar fora. Coisas do velho Ecclestone…

As principais novidades em um todo são a intriga com as asas dianteiras de Ferrari e Red Bull, que teriam uma maior flexibilidade e bem abaixo da asa, por exemplo, da McLaren. A Renault por sua vez estreia seu duto na Bélgica, a espera de um melhor desempenho. Ainda temos a punição de Schumacher e mais notícias…

Vamos pelas 3 equipes que brigam pelo título:

Longas retas serão o ponto fraco da Red Bull em Spa

Algo muito curioso, e que se encaixa perfeitamente na lógica do que já se viu no campeonato, é que provavelmente veremos a tão poderosa Red Bull mais lenta neste fim de semana belga. E pelo paddock já circula…

Como Spa tem diversos cantos de alta velocidade, o que se pensa é que seria uma vitória fácil da Red Bull. É verdade que o RB6 foi muita rápido nas curvas de alta velocidade este ano. Por isso, deve engolir facilmente curvas como Pouhon, Fagnes e Stavelot.

Mas a sua maior fraqueza é a velocidade em linha reta. Isso é em parte uma consequência da downforce, mas também devido ao seu motor Renault não ser tão poderoso como a Mercedes ou Ferrari.

O déficit da Red Bull nessa área tem sido sempre mais claramente expostp em trilhas com longas seções flat-out. Assim como Montreal, onde o RB6 foi 11.6 km/h mais lento do que os carros mais velozes.

Ainda assim, um fator chave será a decisão sobre as asas flexíveis. A princípio, o regulamento indica que tem que estar a uma distância mínima do solo de 75mm. Em Hungria uma revisão dos comissários aplicou sobre elas 200 kg de peso e estas não se moveram, mantendo assim a distância mínima requerida.

Mas parece que com mais carga aerodinâmica e com maior peso ficam flexíveis, daí que dêem muito maior apoio nas zonas das curvas. Newey diz que isto não mudaria o rendimento do carro, mas peças ligadas a ela inclusive no assoalho que já estavam adaptadas podem complicar a situação.

Vamos ver até onde os engenheiros poderão arrumar isso, mas este não deve ser o fim de semana dos touros…

McLaren melhora assoalho e aposta nas retas para vencer

Ao contrário da Red Bull, a McLaren aposta no poder do duto nas retas para vencer. Obviamente que não é só ele o responsável, e aliás o MP4-25 andou “fora de forma” na Hungria, bem atrás dos rivais. O carro, porém, gosta de circuitos mais suaves e por isso deve se sentir mais em casa em Spa do que em Hungaroring.

A hora da verdade chegou e a equipe introduziu algumas melhoras na parte posterior do assoalho do MP4-25. Vale lembrar que desde que o time colocou seu difusor duplo em Silverstone, com pouca efetividade, não deixou de fazer melhoras. Assim, se redesenhou a parte inferior do assoalho, que agora está por baixo do escapamento.

Ferrari busca a vitória e também faz mudanças

E a Scuderia que conseguiu enfiar Alonso no meio de carros 1.2 s mais rápidos na Hungria, procura descontar essa diferença, realizando um trabalho duro em Maranello.

Acredito que Spa seja a combinação perfeita para o F10b, mas ainda temos que ver como as modificações funcionarão. Lembremos que Kimi venceu lá em 2009 com o fraco F60.

Ao que se refere às mudanças, o F10b sofreu algumas modificações no difusor para trabalhar melhor com ar precedente do escapamento, que agora flui debaixo do assoalho graças a um novo elemento que se incorporou no trem traseiro. Os canais laterais do difusor, em segundo lugar, também foram melhorados, passando da sua forma vertical para outra mais curva. Igualmente neste caso se tem como propósito a melhora da condução dos gases do escapamento para desenrolar o efeito solo.

Para 300º GP de Rubens, Williams faz melhoras no FW32

E a Williams se prepara para comemorar junto com Rubinho o grande nº de 300 corridas do brasileiro com atualizações no FW32. Foram incorporadas nova asas dianteira e traseira, além de algumas alterações mecânicas para o carro nesta corrida. A expectativa é enorme, e se um bom resultado aparecer, será a cereja do bolo.

Novidades na Renault, Force India e Toro Rosso

A equipe francesa fez mudanças no R30 e irá estrear seu duto frontal na Bélgica. Também modificou o aerofólio traseiro que é completamente novo e agora tem maior down-force.

A Force India correrá com seus dos carros com o duto e realizou mudanças no escapamento e difusor, além de trabalhar no túnel de vento e na programação CFD, com o que gastou 1 milhão e meio de dólares. A Toro Rosso, por sua vez, introduziu uma nova asa dianteira para ter maior down-force, além de detalhe no STR5.

Fim de semana difícil para Schumacher

Sem dúvida este GP será muito complicado para Schumi. Neste circuito que foi palco de sua 1ª vitória na F1, perderá 10 posições no grid pela manobra perigosa em cima de Rubens na Hungria. Somando-se a isso o fraco desempenho da Mercedes, provavelmente veremos o heptacampeão apagado…

Cartas sobre a mesa

Pelo visto, o que não faltará será emoção no GP Belga. A série de modificações devem proporcionar algumas surpresas, e a expectativa em torno é grande.

Quanto à vocês, acreditam que haverá alguma zebra como no ano passado, quando deu Force India na pole? Ou a Red Bull continuará dominado sem dar chance à Ferrari e McLaren? Fiquem a vontade na seção de comentários!

42 respostas para “GP da Bélgica- As modificações nos carros e expectativa”

  1. Eu aposto que a luta pela vitória será entre a Ferrari e a McLaren, com a Red Bull a meter um dos seus pilotos entre os primeiros (acredito mais em Vettel, pelo seu desempenho no último GP da Bélgica).

    A Mercedes deve estar em alta (ou mais rápida, pelo menos) nas próximas duas corridas graças ao propulsor alemão. A Renault deve ficar com os últimos lugares pontuáveis, a não ser que as alterações que vão colocar sejam mesmo milagrosas…

    1. Sobre Mercedes e Renault, eu trocaria a ordem. A Mercedes já deve ter desistido do W01, então não faz sentido eles melhorarem tanto se querem pensar em 2011. A Renault quer crescer justamente para alcançar a Mercedes no campeonato, e trazer Kubica de volta às boas posições.

      De olho na Renault.

  2. Acho que vai acontecer o mesmo do ano passado em Spa: um carro dominante nos setores 1 e 3, de retas, e outro impossível do setor 2, dessas curvas de alta que você mencionou. E quem ganhou era quem tinha mais força na reta…
    Só tenho minhas dúvidas de onde colocar a Ferrari. De qualquer forma, estou torcendo pra dar Alonso, Button e Hamilton e o campeonato embolar mais ainda!!

    1. Sim. E claramente se Button e Alonso serem 1º e 2º, isso embolaria muito o campeonato. E, se por algum acaso chegarem 5 pilotos com chance de título em Abu Dhabi, seria sensacional.

  3. Vocês devem se perguntar antes de dizer quais são os favoritos para a corrida nesse fim de semana, porque carros médios como o Ferrari e Force Índia foram tão bem em 2009 e Brawn e Red Bull não tiveram o desempenho tão esperado.

    Simples, poucos pontos de downforce no projeto.

    Assim, potência de motor, melhor conjunto aero ou melhores atualizações podem não fazer efeito algum.

    Notícia dessa semana indica que a Mclaren não vai usar duto em Monza, o que corrobora o que estou falando, nem sempre o melhor carro ganha em Spa, e sim que conseguir tirar mais asa, diminuir muito o arrasto e ainda manter o carro na pista.

    E minha aposta vai para Red Bull.

    1. É por aí Claudemir.

      Interessante ver porque as equipes principais do momento no ano passado como Brawn e Red Bull não tinham mais pontos de downforce no projeto para esse fim de semana.

      Agora, em termos de carro mais completo, suave, rápido e com um bom conjunto o RB6 é o melhor. Mas, como você mesmo disse, nem sempre o melhor carro ganha em Spa, e é por isso que não aposto na Red Bull.

      Mesmo assim, a sua aposta faz sentido e a briga deve ser parelha.

  4. Sam Michael da Williams:
    “Espero que as atualizações como as novas asas dianteira e traseira e algumas alterações mecânicas para o FW32 possam ajudar a equipe, estamos ansiosos para comemorar os 300 GPs de Rubens na Bélgica, é uma façanha impressionante”.

    1. Realmente espero que Rubens consiga um bom resultado em Spa. Um pódio seria fantástico, e daria aquela forcinha extra para a Williams. São 300 GPs de muita história, que será contada amanhã aqui no blog no especial Rubens 300.

    2. Eu não descarto a Red Bull, depois que o Webber andou tanto com os pneus macios e por tantas voltas, em qualquer pista eles podem aprontar.
      Também não podemos esquecer que a FIA vai fiscalizar a Ferrari e a própria Red Bull. Pela confiança da Red Bull parece que ela passa tranquilo.

  5. A Red Bull estará na disputa pelas primeiras colocações, mas a McLaren, a Ferrari e a Mercedes também virão fortes. O time de Woking deve aparecer com novas cartadas, tentando retomar a dianteira na classificação, além do duto que oferecerá vantagem nas retas de Spa. A flecha de prata, mesmo com Schumacher tendo que largar no meio para trás, deverá andar bem, devido a potência dos motores, muito bom nas pistas de alta velocidade, na Turquia, os propulsores alemães ficaram nas cinco primeiras colocações com os dois carros da McLaren e os dois da Mercedes.

    O cavalinho rampante também tem boas chances de lutar pela vitória, pois melhorou bastante nas últimas etapas.

    Das outras equipes, a Renault vem forte, enquanto Williams e Force India tentarão lutar por pontos.

  6. Esse veredicto acerca das asas do RB6 será, a meu ver, tão eficaz quanto o julgamento do caso Ferrari em Hockenheim: não vai dar em nada.

    Tomás, estou pretendendo terminar hoje o RB6 do Webber. Assim que estiver pronto eu mando fotos. Grande abraço.

  7. Alguem sabe dizer se é verdade que os motores cosoworth vão vir com alterações no torque para esta corrida, vi uma reportagem em que me parece Bruno Senna citou isso, alguem tem alguma noticia sobre isto?

  8. Vettel corroborando o que foi escrito no post sobre a Red Bull:

    “Nossa fraqueza será nas longas retas e nas subidas das montanhas. Sabemos que isso não será fácil para nós”.

    Mas também o RB6 é bom nas curvas:

    “Amo Spa. Tem uma das melhores curvas da F-1. Elas são longas, rápidas e se adaptam ao nosso carro. Fomos muito competitivos lá no ano pasado, mas nos perdemos um pouco na classificação”.

  9. Tomás , a Ferrari não imaginou que sua malfadada ordem de inversões com seus piloto causaria a confusão em que está metida . Com o esforço de amenizar seus ” pecados ” , a Ferrari surge como candidata a repetir a vitória de Kimi em 2009 , mas estará dividida em duas frentes ao mesmo tempo : na pista e no tapetão.

    A Red Bull admite dificuldades em competir nesse rápido circuito . A Mclaren surge como favorita ? confessando através do chefão M.W., que está tentando fazer funcionar tais ” maçarocas ” aerodinâmicas que não renderam muito bem nas últimas corridas .

    A Mercedes promete mais uma vez uma reação … duvido , alí está dificil de acontecer algo . A Renault , a gente sabe que vai correr para acumular mais uns pontinhos , e está animada com o acoplamento do duto .

    A Force India que faturou a pole e um segundo lugar ano passado , pra mim , não é candidata a coisa nenhuma em Spa , mesmo com a grande valentia e competência do Sutil .

    E a Willimas é sempre uma incógnita , apesar de Rubinho confiar na promessa da Cosworth de ter um motor um pouco mais próximo da Mercedes , para poder brigar nos acentuados aclives de Spa na comemoração do seu GP de número 300 .

    Sendo assim , o que eu quero mesmo , é assistir os melhores pilotos nos melhores carros , naquela velha , tradicional e famosa base de que , vença o melhor , até mesmo sem planejar resultados .

    No mais é isso Tomas , um grande abraço , e até o próximo post .

    1. Com certeza Marco, que vença o melhor.

      É triste saber, por outro lado, que sempre o tapetão está envolvido. Agora nesse esquema da Ferrari, e esta anunciou que se for punida parte com acusação na justiça COMUM.

      Está mais do que na cara que não vai ocorrer nada. Mas temos o bom, que é este maravilhoso circuito de Spa e uma boa briga pela vitória. Ainda bem.

      Grande Abraço.

      1. Tomás , se isso efetivamente acontecer , de a Ferrari recorrer a justiça comum contra a FIA , está neste momento , desrespeitando a assinatura do acordo do Pacto de la Concorde , que prevê o total acatamento das equipes ao júizo do conselho da FIA . Mas pelo que estamos vendo por ai , é que nos ” bastidores ” , a Ferrari já foi condenada .

      2. “de a Ferrari recorrer a justiça comum contra a FIA , está neste momento , desrespeitando a assinatura do acordo do Pacto de la Concorde , que prevê o total acatamento das equipes ao júizo do conselho da FIA . ”

        É verdade Marco. Esta ameaça então já não seria desrespeitosa e passível de punição, no caso?

      3. Acredito que sim Tomás . Mas a Ferrari só tem uma saída , senão a única , será uma vitória neste final de semana , para enfrentar com mais confiança ao tribunal , nas vésperas do GP da Itália . Falou a voz da experiência hhuuummm … rsrsrrsrs … claro que é brincadeira né…rsrs

  10. Tomas, não deu pra ler tudo agora, depois eu volto (lembre-me disso), mas sobre o motor Renault, ele está apresentando um bom desempenho sim, tanto na Red Bull quanto na Renault. Tem menos potência, mas o consumo é baixo e a confiabilidade é boa, então a Red Bull não perde tanto nesse quesito não.

    No meu blog tem um post sobre o atrasadíssimo autódromo da Coreia, que deveria inaugurar semana que vem mas ainda não tem asfalto. Dá uma conferida lá. abraço!

    1. Sim, o motor Renault é mais econômico, mas não é tão potente.É por isso também que sempre ouvimos críticas à ele por parte da Red Bull. Nós nos perguntamos como um carro tão veloz pode reclamar do motor, mas a parte aerodinâmica do RB6 é fundamental. Eles queriam motores Mercedes, mas a aliança não veio.

      Quanto à Coréia, é uma vergonha. Ainda não falo disso porque falta, e espero que o circuito se conclua para analisarmos. Até agora está só no papo.

  11. Tomás, você esqueceu de falar das asas da Williams. Eles virão com atualizações, entre elas, novas asas dianteiras e traseiras. Tomara que funcione e o Rubinho vá bem hehe

      1. Tomas uma pergunta :

        Desde qdo o blog tem uma pagina de inicio, videos, bolao e etc ?

        te pergunto por que nunca havia visto e quem sabe se vc poe algo em destaque como uma faixa vermelha ou letras em ores diferentes se possa notar mais.

        Um abraco e meu candidato a vitoria eh o Alonso, seguido por Hamilton e queria muito que o Barrichello conseguisse um podium milagroso nese GP 300 dele.

        Spa pode nos trazer sempre o fator surpresa pelas caracteristicas do circuito , clima e qualidade dos pilotos.

        abracao,

        Fernando

      2. Fernando;

        Essas páginas que você mencionou já estão há algum tempo. “Início” já vem automaticamente, “Estatísticas F1 2010 e Cobertura F1 2010” devem ter sido colocada a mais ou menos dois meses e o Bolão e Vídeos também por aí. O modelo do wordpress não me permite colocar letras maiores ou cores diferentes nessa área, infelizmente.

        Quanto ao clima, interessante você ter dito isso, porque a previsão é chuva…

        Abraço!

  12. Nigel Mansell foi anunciado(de novo)como comissário do GP da Bélgica, o problema é ele ter a cara de pau de julgar algum piloto em caso de acidente, ele jogou seu carro DELIBERADAMENTE em cima do Senna POR/89 provocando um forte acidente, Senna disputava o título, Mansell estava de bandeira preta(com certeza se Schumacher der uma “pisadinha” na linha branca depois da bandeirada cabeças alemã vai rolar). O Senna também DELIBERADAMENTE fez o mesmo com Prost JPN/90 outro forte acidente, o Coulthard também DELIBERADAMENTE diminuiu a velocidade nessa mesma pista SPA/98 para Schumacher bater atrás quando era líder. Três fortes acidentes provocados DELIBERADAMENTE, sem ninguém se importar se alguém poderia sair machucado. Os comissários na época ninguém falou nada, ninguém foi punido. Pelo menos Schumacher disse que não teve a intenção de provocar acidente, se quisesse era só terminar de jogar o Rubens no muro. Acho que Schumacher deve ser o mordomo da festa, sempre leva a culpa…rs

  13. Spa sempre tem alguma surpresa, como ano passado com Force India andando daquele jeito. É a melhor pista da F1. Acho que Ferraris e McLarens estarão fortes, RBR deve sofrer um pouco e a Williams pode preparar algo bom pcausa do gp 300 de Barrichello.

  14. A Red Bull deve ficar à frente de McLaren e Ferrari. O que o motor tem a menos de potência o carro vai compensar nas curvas de Spa. Mas o piloto vai fazer muita diferença, então pode ser que no braço a diferença diminua um pouco. É muito difícil encontrar, em Spa, um equilíbrio entre velocidade e equilíbrio do carro, e muitas vezes um compensa o outro.

    As novas é que vão sofrer muito em Spa.

  15. Ví notícias de que vai ser um fim de semana chuvoso (se alguem escreveu sobre isso antes, me desculpe, mas não li os outros comentários hehehe), e a fórmula CHUVA + SPA = SHOW!

    Acredito que a RBR não vá tão mal assim, o segundo trecho deve ser bom pros austriacos. Ferrari deve andar bem, carro ta bem acertado. Mclaren deve melhorar em relação as últimas corridas, mas não acredito que brigue por vitória no seco, mas na chuva é uma das favoritas.

    Diversas vezes vimos que poderia chover e ficou pista seca durante o ano, espero que em SPA seja diferente e chova o final de semana todo. Pelo menos na corrida.. hehehe

    Go Go Go Mclaren

    1. Em Spa, é estranho que não chova, rs..

      Acredito que se isso acontecer no fim de semana deixará tudo imprevisível, porque em chuva ninguém é favorito certo. É loteria, mas sem dúvida seria um belo show.

  16. Tomas,

    Gostamos muito do seu trabalho e como tem se dedicado ao Blog e em responder quase que individualmente a todo que comentam em seus posts, acho isso louvavel.

    Como vc esta escrevendo algo sobre o Barrichello talvez vc queira ler esse artigo http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2010/08/15/tempo-sempre-ele/#comments

    Achei ele muito legal, nao sou muito de ler esse blog voando baixo mas acho que vale a pena dar uma lida.

    Um abraco,

    1. Muito obrigado Fernando.

      Quanto ao texto, ele é bem autêntico e eu havia lido ontem inclusive. Estou dando os retoques finais no especial que postarei amanhã.

      Grande abraço!

  17. Tomasino, el argentino!!

    Como estás, niño? Bien?

    Traidor! 😉

    Agora sou o Canguru desde criancinha, amigo Tomás.

    Fuerza Canguru Volador y Abajo Tian Pasttel!!!

    abrazos

      1. Sin ninguna duda, Tomasino!

        Fuerza Canguro. Abajo Tian Pasttel!

        Arriba Toro Rojo. jajajajaja (risada argentina).

        Abrazos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s