Expectativas para a corrida de amanhã

Apesar de já termos o grid de largada confirmado para domingo, a incerteza que ronda a corrida belga é imensa. Tudo se dá principalmente pelo clima instável da região, que pode mudar a história da corrida em um instante e deixar tudo completamente diferente.

A previsão do tempo diz que haverá chuva, mas como essas previsões da F1 são sempre erradas, vamos esperar a hora da largada para vermos com os próprios olhos. É bom ficarmos atentos na história que rola pelo paddock do esfarelamento dos pneus intermediários. Falei disso nos comentários do post anterior, mas não sei se deve-se expandir muito nisso já que se chover esporadicamente, teremos trocar frequentes.

Bom, claramente veremos um grande espetáculo nos primeiros metros da corrida, com muita cautelosidade mas com força de ganhar alguma posição. Hamilton deve ir para cima de Webber na Surce e aí sabe-se lá o que pode acontecer.

Mas não para por aí. Kubica pode reservar uma grande surpresa para os valentões da frente e se mandar com muita suavidade para o 1º lugar. Ele está muito feliz com o progresso da equipe com o duto e além de ser talentoso anda muito rápido por aqui. Só que Vettel estará logo atrás, e esse sim que deve arrumar um belo show… de batidas. Afinal, seu histórico de más largadas é bem grande, e ele, louco para ir para cima de seus maiores inimigos no título, pode fazer alguma besteira. Ou não.

Massa vai largar em 6º, na frente de Barrichello, Sutil, Hulkenberg e… Alonso. É, vamos ver o que acontecerá quando os dois se encontrarem, com provavelmente Massa na frente, e se vamos ter algum “Alonso is faster than you. Can you confirm did you understood thid message?”. É difícil a Ferrari ser tão estúpida assim novamente, então nos boxes algo deve acontecer. É o limpo e competitivo espírito Ferrarista!

Mas na realidade, o carro está muito veloz e Alonso andou bem no seco e molhado na sexta. A dupla,em condições normais, pode conseguiu algumas posições, mas nada muito além disso.

Se chover, bom, é loteria. Cuidado com Kovalainen, vai jogar sua alma para pular de 13º para décimo na largada e marcar seus primeiros pontos no ano. E Schumacher no fundão dividindo espaço com Glock, Yamamoto e cia…

E vocês, tem alguma expectativa acerca do vencedor ou do desenrolar da prova? Expresse-se na seção de comentários!

25 respostas para “Expectativas para a corrida de amanhã”

  1. Tomás , com estavamos falando lá no blog do Willian . Além de termos uma primeira volta eletrizante , esse GP , promete ser generoso em emoções e alternativas . E neste caso , estou visualizando a melhor corrida do ano . Portanto ,não quero estar enganado . Agora um aviso aos ” navegantes de Spa ” . A vitória será importantíssima para todos do quinteto da ponta , mas , o mais importante ainda ,é não ficar fora dos pontos , porque agora , além da técnica , a matemática e o bom-senso , vão estar juntos , competindo neste jogo .
    Grande abraço Tomás .

    1. Exatamente Marco. E, falando nisso, se a corrida terminar como começar (o que é muito difícil de acontecer), o campeonato ficaria assim:

      1 Mark Webber 186
      2 Lewis Hamilton 175
      3 Sebastian Vettel 163
      4 Jenson Button 157
      5 Fernando Alonso 142
      6 Felipe Massa 105
      7 Robert Kubica 104 (+1)
      8 Nico Rosberg 94
      9 Adrian Sutil 39 (+1)
      10 Michael Schumacher 38
      11 Rubens Barrichello 36
      12 Vitaly Petrov 17
      13 Kamui Kobayashi 17
      14 Vitantonio Liuzzi 12
      15 Nico Hülkenberg 12
      16 Sébastien Buemi 7
      17 Pedro de la Rosa 6
      18 Jaime Alguersuari 3

      As posições no Top 5 não mudariam, mas Webber abriria 11 pontos e Alonso se daria muito mal, se distanciando muito dos líderes. Nenhum dos que estão disputando o título (exceto Webber, claro) quer a vitória do australiano.

      Mais abaixo, Kubica ultrapassaria Rosberg e colaria em Massa. Um pouco mais atrás, Sutil assumiria a liderança do pelotão intermediário, passando Schumacher. Rubens encostaria.

      Essa corrida promete!

      1. Então , mesmo que supostamente ganhando o Webber , e tudo terminar como começou , ainda assim , o campeonato fica totalmente aberto . Verdade .

        Tomás , o primeiro suspense já esta nos metros inciais . Na Surce meu caro . É na Surce , esse malvado cotovelo que , conforme as condições da pista , pode acontecer , como já aconteceu muitas largadas confusas e anuladas , e pode mudar logo alí , na largada , todo um trabalho e planejamento da corrida .

      2. Com certeza Marco. La Source com Webber, Hamilton e cia. vai ser fenomenal. Como você disse, tudo na corrida pode mudar. Uma boa largada será fundamental, mas se chover, até o último terá chances! rs…

  2. Não sou de apostar dinheiro em nada…
    Mas se eu tivesse moedas de chocolate e fosse apostar em alguém, apostaria todas as guloseimas em… BUTTON!
    Esse camarada não é o melhor piloto no seco, não é o melhor piloto na chuva, não é o mais rápido em treino oficial, nem figura entre os propagandistas dos treinos de 6a feira… é o famoso “Low Profile”. A tradução: Come Quieto!
    Sabe ler as mudanças da pista como ninguém, e não comete erros como Alonso, Vettel e Lewis. Além de saber poupar o carro.
    Não será surpresa se o sorriso de Button, acompanhado de “God save the Queen”, estiver na telinha amanhã de manhã.

    P.S. Tenho torcido muito para que alguma equipe pequena pontue esse ano. As escolhas obvias seriam DiGrassi e Senna. Mas quem tem feito por merecer é o Kova. E em Spa, com a boa posição de largada que conseguiu, ficaria muito feliz em vê-lo entre os 10 ao final da prova.

    1. Inclusive havia dito alguns dias aqui no blog que Button está tendo o perfil de Raikkonen em 2007. Ele é um ótimo piloto, não é a toa que é campeão, e já mostrou tomar decisões importantes com chuva na Austrália.

      Quanto ao Kova, ainda farei um post sobre a performance dele em 2010, um exemplo de perseverança. Sinceramente, torço para ele pontuar.

      Abraço Vito!

  3. Se Webber vencer hoje, estará bem perto de ser campeão. Pra mim ele tem jeito de campeão, ter feito a pole hoje foi espetacular pra ele, ganhou confiança e se vencer amanhã a equipe vai ter que olhar com bons olhos para ele. A Ferrari se não subir ao pódio vai ver suas chances de campeonato bem distantes, eu acho; e Massa tem a chance de se reaver com a torcida brasileira, seria bom pra ele se houvesse uma disputa entre os dois: não haverá deixada por parte do brasileiro.
    Enfim, eu aposto que o Kubica se dará muito bem. Se ele for inteligente e observar bem a primeira fila pode virar líder na primeira volta. E se chover, bom, se chover tudo o que eu falei aqui cai por terra.

    1. Eu aqui tenho minhas dúvidas quanto a Massa estar na frente de Alonso e a Ferrari não fizer nada. Se fizeram uma vez, farão de novo.

      Fiquemos de olho na hora da troca de pneus… 😦

  4. Se tiver chuva é loteria.No seco confio no bom rendimento mostrado pelas Ferraris, pricipalmente Massa por estar mais a frente de Alonso, e, no ultimo treino ter o melhor speed trap bem maior

    1. A Ferrari vai muito bem no seco. Só que ela quer chuva porque mesmo fazendo uma largada boa no seco, as chances de vencer são pequenas. Ou se for um ritmo avassalador mesmo, pode ser que sim, mas duvido que Red Bull e McLaren dêem trégua.

      Todos querem chuva, menos Webber, rs…

  5. Com chuva ou sem chuva , também é certo que será um GP nervoso . Os próprios pilotos admitem que em Spa abre a fase definitiva para a decisão do título . São sete corridas com cinco candidatos ( não às eleições ),mas , em potencial ao título do qual , nós já sabemos seus nomes , que estão separados por uma pontuação não maior do que os 25 pontos de uma vitória .

  6. PELO AMOR DE (DEUS) ME AJUDA AE PO. SE O RUBENS BARRIQUELO CORRER SÓZINHO ELE NCHEGA EM SEGUNDO LUGAR;;VERGONHA;;BRASIL;;
    O CARA É RUIM DE MAIS;SE DER DUAS TARTARUGAS PARA ELE CUIDAR UMA FOGE
    É PERIGOSO AS DUAS FUGIREM;;;
    O CARA É O MAIOR RODA PREZA QUE EU JÁ VI NA VIDA…
    PIOR QUE MULHER NO VOLANTE..
    ACHO QUE TEM MUITAS MULHERES MELHORES QUE ELE;;;
    SÍ JOGA PÉ DI BREK,,,QUERIA TER UMA CHANCE DE MOSTRAR PARA VC COMO SI FAZ
    UM DIA ELE VAI SE APOSENTA POR CARTEIRA DE TRABALHO;;;DEMORO;;;PRA IR,,,
    “””PILOTO ELE NUNCA FOI E NUNCA SERA,,”””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s