Massa “queimou” a largada em Spa, mas não foi punido

Para os que notaram, ou não, na largada do GP da Bélgica de ontem, Massa se posicionou grotescamente a frente dos rivais na sua linha de limite, como podemos ver na foto acima.

É um erro a ser visto pelos tão atentos comissários da FIA, que não viram absolutamente nada e nem tomaram alguma atitude a respeito vendo a largada novamente.

Na China ocorreu algo parecido,quando Alonso queimou a linha de largada e pulou na frente dos rivais. Mas aí sim, houve punição na hora pelo cometido, o que esteve absolutamente certo.

Coisas assim tem que ser vistas logo depois, para que se houver algo fora das regras seja punido no momento. Ainda não se sabe se Massa conseguiu algum benefício com isto, mas será que ele não viu mesmo?

31 comentários em “Massa “queimou” a largada em Spa, mas não foi punido

  1. Se fosse pouco, mas como você disse, o Massa se posicionou grotescamente a frente. Dúvido que ninguém tenha visto este absurdo. Se tivesse sido um piloto de outra equipe, com certeza seria punido.

    • André,

      O pobre do Alguersuari tinha pontuado em 10o (décimo), foi punido e caiu para 13o (décimo terceiro) só porque passou sobre uma área de escape. Ao passo que o Massa…, bem o Massa corre para os carcamanos e estes tem no bolso do colete o Jean Todt, presidente de sua sucursal de nome FIA etc, etc etc…
      Abs.

  2. Pois é, e agora??? Não vão mais fazer nada. O Charlie Whtting é tão rigoroso em certas coisas, e outras deixa escapar.

    • Ele não deve ter visto. O que me surpreendeu foi que os fiscais de pista ali do lado não viram. Agora, será que Massa não percebeu mesmo ou deu uma de espertinho?

  3. Mas se vermos na primeira volta, ele só ganhou a posição do Webber. Depois perdeu a posição e foi pra quarto por causa do erro de Vettel.

  4. Nem com meio carro de avanço ganhou nada!
    A 1ª curva tb era logo ali, por isso esta desculpado… o que não desculpo e estou farto de dizer este ano, ele não arrisca nada!!! Gostava de ver um dos jovens lobos no ferrari, para ver se não faziam mt melhor!
    Parece um taxista!!! Muito mau mesmo…
    Mas tb não se perdoa o erro do Alonso, de principiante!

    • Jonas, vou ser sincero, apesar de dois bons 4º lugares na Hungria e agora na Bélgica, Massa andou apagadíssimo e se acomodou sem tentar nada.

      Ou depois de Hockenheim, que ele ia vencer, a Ferrari deu umas “lições”, ou ele mudou para pior mesmo.

  5. Não acho que queimar largada seja o nome certo. Ele não se posicionou na posição de largada corretamente, mas não levou nenhuma vantagem nisso. Ganhou a posição do Webber, esse por ter largado mal. Queimar largada é algo completamente diferente, é quando um piloto sai ainda em sinal vermelho. No mais, ele não levou vantagem nenhuma sobre o que aconteceu e deve ter sido por isso que não foi punido pois duvido que em tanto tempo de corrida ninguém lá tenha visto.

    • Daniel, você está certo, por isso coloquei “queimou” entre aspas, porque não achei uma palavra certa para o título do post. Mas no texto isso é explicado, e os fatos distinguidos.

      • Sim, verdade. Mas como a primeira curva era logo ali, não teria nenhum ganho. Talvez se fosse uma reta até maior, mas em Spa a reta é curta e ele não teve como lucrar. E ainda acho que não foi punido por não ter levado vantagem sobre isso.

      • “E ainda acho que não foi punido por não ter levado vantagem sobre isso.”

        Se eles viram, com certeza foi isso mesmo.

  6. É estranho mesmo ele não ter sido punido. Mesmo que a vantagem seja mínima.

    Agora, me lembro muito claramente que na corrida de Mônaco o Massa queimou a linha de saída do Box, quando fez seu pit stop e isso também passou batido pela direção de prova.

    É so procurar no vídeo da corrida e conferir.

    Abraço

  7. Verdade, o certo era ele ter sido punido logo na corrida, mesmo que a FIA veja isso agora, duvido que ela irá “correr” atrás disso, pois teremos o julgamente da Ferrari….
    Se tivessimos a punição, a corrida teria sido diferente, ao meu ver, mas no final de contas, o Massa não ganhou muito com isso.

    Abraços e até mais

    • Com a punição teria sido MUITO diferente. Isso jogaria Massa para último e vá se saber o que poderia acontecer com as Hispania de companhia…

  8. A posição de largada é para ser respeitada, sempre foi assim! Se as rodas estão a frente da linha com luz vermelha então ele já queimou a largada! As rodas tem que ficar atrás da linha branca quando a luz vermelha esta acesa, ele estava MUUUUUITO a frente! O que o boca de balde do Galvão iria falar sobre isso? Se fosse com Schumacher ele iria descer a ripa, o cara é extremamente MALDOSO quando o piloto não é brasileiro, principalmente se for alemão, inglês e espanhol. E o erro do Massa foi “gritante”, notem que tem um fiscal olhando para cada carro, como ninguém viu? Alonso “queimou” uma largada esse ano e foi punido(rodas a frente da linha branca em luz vermelha)! Com as regras rígidas Massa devia ser punido, mas como ele esse ano não chama tanto a atenção ninguém fala nada. E a cagada do Rubinho em cima do Alonso, ele acabou com as chances do espanhol na corrida, Alonso teve que ir para os boxes e voltou entre os últimos. O erro de Rubens também foi “gritante” parecia um CAVALO DOIDO, devia ser punido! Rubens no passado já tinha batido dessa mesma forma em Coulthard, Heidfeld e Ralf Schumacher(nunca foi punido) agora foi com Alonso. “Ahhhhhhhhh se o espanhol recebe uma batida por atrás do Schumacher, o mundo ia desabar”. Schumacher esta certo em jogar pesado, ele apenas dança conforme a música, muitos erram poucos são punidos…

    • Essa batida do Rubens em Alonso, a de Vettel em Button e etc vão entrar para um post futuro “sorte e azares dos candidatos ao título”.

      Aguardem…

  9. Então os outros podem largar desse jeito em Monza, se Massa não levou vantagem(pra que então linha branca?), o que vai ter de piloto com as 4 rodas a frente da linha branca…então avacalha de uma vez e o coloca o carro “grudado” na cx de cambio do piloto que esta a frente. Detalhe, se Schumacher avançar as rodas dianteiras 1 cm a frente da linha, claro tem que ser punido…

  10. Existe uma mancha negra logo atrás do carro do Massa. Óleo?

    Se for, justifica o posicionamento incorreto. Talvez a Ferrari tenha solicitado que Massa pudesse parar um pouco à frente por causa de algum óleo que tivesse sido derramado na pista.

    Mas não dá pra ter certeza.

  11. A Ferrari de Felipe Massa, quase meio carro, e o Force India do Adrian Sutil, alguns centímetros. Nenhum se beneficiou disso, mas se a regra mandar punir, que seja feita. Como passou batido na corrida da Bélgica, caso seja ilegal, poderiam acrescer um segundo de cada um deles nas três etapas dos treinos oficiais em Monza, daqui a duas semanas.

    Nesse caso não sei se o ato causa algum tipo de punição.

  12. Muito bem observado, mas não sei se é queimar, como já falaram acima.

    Devem ter percebido isso, e não deve ser motivo para punição portanto.

  13. Tomás, só percebi agora, na China Alonso queimou mesmo a largada, seu carro andou antes das luzes se apagarem, não só parou à frente da linha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: