McLaren e Red Bull já devem beneficiar Hamilton e Webber?

Depois da caótica corrida em Spa, que mudou o rumo do campeonato de 3 pilotos para pior, a superioridade de Hamilton e Webber, 1º e 2º colocados no domingo é clara, e será a partir destas corridas que as equipes devem decidir em qual piloto escolher para ser escudeiro.

Nos números do campeonato, Hamilton abre 35 pontos de vantagem para seu colega de equipe Button (vítima do choque com Vettel na volta 17 do GP Belga), o que é equivalente a uma vitória e um quinto lugar. Ron Dennis já deve saber que, apesar dos 150 pontos em jogo, 35 não é uma vantagem fácil de ser tirada.

Apesar de tudo, a McLaren não vai beneficiar Hamilton- ainda. Disputas na pista são o que importam para o time de Woking, e ninguém tem uma bola de cristal para saber se em Cingapura Button liquida essa vantagem ou se já em Monza Hamilton abre mais 25.

O que entra em questão aqui é em qual piloto é melhor apostar: O showman Hamilton líder do campeonato ou o estrategista e perfil baixo Button, 4º na tabela? Sim, ainda é cedo, mas é bom Withmarsh ter uma noção do que fazer quando um dos dois tomar o papel de 1º piloto.

Na Red Bull, o clima não chega a ser tão diferente, mas a postura de Vettel não é nada confiável para a equipe: a bobagem feita em Spa deve ter colocado Horner de cabelos em pé, e enquanto seu piloto predileto dá um show de batidas, Webber dá um espetáculo de maturidade e pontos para o título.

Mas ordem de equipe é palavra proibida na equipe, e isso já foi dito publicamente por Horner e Vettel à imprensa.  Além disso, a diferença é menor do que a do time de Woking, e pode ser reduzida a apenas 3 pontos se Vettel vencer em Monza e Webber não pontuar. Com o visto domingo, é improvável, mas não impossível.

Eu, se fosse Withmasrh e Horner, ainda não beneficiaria ninguém, mas já teria minha escolha feita para as próximas etapas: Hamilton e Webber.

E vocês, acreditam que McLaren e Red Bull já devem beneficiar Hamilton e Webber?

24 respostas para “McLaren e Red Bull já devem beneficiar Hamilton e Webber?”

  1. No caso da Red Bull com certeza o Webber ja deveria começar a ser beneficiado a partir de Monza!

    No caso da Mclaren, ainda é cedo, Button é bem regular, mas eu apostaria minhas fichas em Lewis Hamilton!

  2. Eu beneficiaria Hamilton e Webber. Sem sombra de dúvidas são os melhores nesse campeonato e o titulo deve ficar entre os dois.
    Mas na Red Bull não deve ser assim, Vettel sempre será o queridinho da equipe mas faz muita bobagem. Webber está muito constante e rápido, mas o time só tem olhos para o alemãozinho.
    Na Mclaren o nome do time deveria ser mudado para: “Mclaren Hamilton F’1 Team”. A equipe sempre foi dele e sempre será beneficiado. E já não erra tanto, e por isso a superioridade dele.

      1. Não sei não viu. Como escrevi no comentário ai embaixo, a McLaren não é de privilegiar seus pilotos assim. Foi só Hamilton, em 2008 e 2009. 2007 e 2010 Hamilton teve concorrência à altura.

        Puxando um pouco mais lembrei de Senna e Berger, mas é só.

      2. A McLaren nunca foi disso mesmo Renan. Mas Hakkinen e Kimi já devem ter sido preferência.

        Só mudou com a chegada de Hamilton, quando a equipe se jogou contra Alonso, e tiraram ele da equipe em uma guerra declarada.
        Depois, meio que para disfarçar, trouxeram Kövalainen, e ainda por dois anos. Button, agora, terá que mostrar competência, porque Lewis está melhor.

    1. É nessa situação que a McLaren poderá tirar proveito da situação. A Red Bull, pela preferência no Vettel, corre o risco de jogar pela janela um título em potencial, enquanto o time de Woking irá capitalizar no piloto que estiver em melhor situação na tabela. Embora Hamilton seja preferido, o Button vem conquistando da equipe, com uma pilotagem limpa e eficiente.

      1. Alonso é o que menos deve estar preocupado com o companheiro, já que Massa, se não fosse obrigado a deixar passar em Hockenheim, estaria a 18 pontos de Alonso.

        Mas a Ferrari já colocou nele a placa de escudeiro, e mesmo a Scuderia sabendo que Massa está perto e é capaz de superá-lo, vai beneficiar Alonso.

  3. Tomás, acho que ainda é cedo para se beneficiar alguém, pensando no esporte e nas disputas na pista. A diferença parece ser grande mas, pelo regulamento antigo, seria algo em torno de 12, 15 pontos, e ainda temos seis corridas pela frente. Um problema pode embolar tudo de novo. Desde que dois companheiros de equipe não tirem um o outro da corrida, ‘The show must go on’, como dizia Freddie Mercury.

    A Ferrari já priorizou Alonso, e isso é histórico dos italianos, mas McLaren só fez isso em 2008 e 2009, quando contratou Kovalainen, e a Red Bull fez na Inglaterra, mas não pegou muito bem.

  4. O mais importante Tomás deste grande prêmio é que o resultado mexeu fortemente na pontuação do campeonato e, agora , poderá ( dentro da minha visão ) direcionar a preferência das equipes pelos seus pilotos melhores colocados . Uma atitude lógica no caso da Mclaren , que deve carregar de forma definitiva sobre Hamilton todo o seu poder de fogo , já que Button não pontuou e ficou longos 35 pontos de Hamilton .

    Talvez o Webber piloto não muito querido pela sua equipe , que sempre foi preterido em favor de S. Vettel , que de uma vez por todas ( da qual estou torcendo ) possa ser olhado com mais carinho pela direção da equipe , já que agora soma 28 pontos a mais que o parceirão .

    Valeu Tomás >

    1. Amigo Marco;

      Lembro ter dito ontem para KBK via msn:

      “Mesmo se Webber abrir 49 pontos nas últimas duas corridas, Horner dirá: Nada de ordens de equipe, Vettel tem chances!”

      rs, Grande abraço.

      1. É ; pensando bem , mas pensando bem mesmo , ele não deixa de ter razão , pois essa tal de F1 , muda muito rapidamente , ainda mais com essa nova pontuação . Sendo assim , seria ” tolice ” não crer ainda nas possibilidades do seu privilegiado piloto alemão .

  5. Bem, bom dia Tomás.

    Para mim de preferencia esperar Monza, porque ainda existe 150 pontos em disputa. Mas o cenário ja é visivél, quem pode ser beneficiado.

  6. Com seis etapas pela frente, é muito cedo para tomar uma decisão dessas. A diferença de pontos entre os pilotos não justifica.

    Outra coisa: façam um imenso esforço para imaginar a hipótese da Red Bull colocando Vettel em segundo plano. Dá para pensar na frágil confiança do garoto, já abalada por não conseguir superar o Webber, desmoronar de vez, não é? Duvido que a Red Bull faria isso com o mais valioso investimento do seu programa de pilotos.

    1. Vettel entraria em crise. Mas ele tem que entender que um dia você está em 1º, outro em 2º. Todos os pilotos já passaram por isso, e ele também vai. Ou já está.

  7. Se faltando 8 etapas a Ferrari já beneficiou, por que não fazer faltando 6? Hahaha.
    Brincadeiras à parte, penso que as coisas vão começar a se encaminhar de maneira natural a partir de agora. Na McLaren o grande problema de Button tem sido não conseguir classificar bem. A não ser que coisas extraordinárias aconteçam, Hamilton, por ter mais velocidade pura que Button, deve sempre largar na frente e também deve conseguir se manter na frente, o que fará sua vantagem em relação à Button aumentar ainda mais.
    Na Red Bull as coisas podem alterar rapidamente. Todos sabem que Vettel é o predileto do time e, pelo histórico de erros na categoria, Webber pode acabar se dando mal. O que conta a favor do australiano esse ano é que Vettel está sentindo muito a pressão e o próprio Webber está muito confiante em suas ótimas atuações. E eu acho que Vettel não será capaz de virar o jogo. Está muito ansioso pra mostrar serviço e isso mais atrapalha do que ajuda.
    E quando as coisas estiverem bem direcionadas entre Lewis e Mark (creio que isso acontecerá), a McLaren levará grande vantagem pelo fato de Button ser um ótimo defensor de posições e também por conseguir uma tocada suave capaz de surpreender em finais de provas.

    1. Sim Allan.

      Só que é incrível como uma corrida pode fazer mudar tudo. Suponhamos que em Monza Vettel faz a pole e vence de ponta a ponta e Webber quebra. Pronto, tudo o que falamos agora muda.
      Ou também pode ocorrer o contrário e isso se potencializa em dobro.

      Monza não é o território ideial para a Red Bull. Mas sempre se diz isso e as poles e pódios seguem vindo… NO momento, McLaren é a melhor.

      1. Não acredito que a McLaren seja A melhor. Essa corrida foi uma exceção…

  8. Acredito que até os próprios pilotos sabem que não dá mais pra protelar. Quem não escolher o primeiro piloto vai perder o campeonato. Pra mim, ou Hamilton ou Webber campeão, se ninguém fizer besteira (a RBR que se cuide).

  9. O certo é só privilegiar quando o outro não tiver mais chances. Mas aposto que a McLaren e a Red Bull privilegiarão Hamilton e Webber, respectivamente daqui a 3 corridas mais ou menos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s