O que acontece com Vettel?

A batida boba de Vettel em cima do inocente Button neste domingo no GP da Bélgica, o que estragou completamente a corrida dos dois pilotos, deixa dúvidas de qual crédito deve ser colocado ao alemão, que parece ver a pressão por resultados subir-lhe à cabeça e faz desastres em vários GPs.

O que fez com seu próprio companheiro de equipe Webber ma Turquia já havia sido lamentável, e agora este na Bélgica foi pior ainda. Sabemos, sim, que foi em um momento que a pista começava novamente a molhar e isso fez Vettel “escorregar” como um caminhão diante de Button, mas cenas assim não são feitas por piloto que tem um autocontrole  e principalmente talento.

Ou vai de um extremo em provocar batidas desnecessárias como as de Webber e Button, ou a outro extremo de segurança em ficar a metade de uma corrida atrás de um carro 1.2 mais lento. Cheguei à conclusão de que Vettel não sabe ultrapassar.

O prejudicado é ele mesmo, porque enquanto Webber faz corridas boas e figura seguidamente no pódio, Seb faz bobagens e vai sepultando suas chances de ser campeão. São 28 pontos de diferença para Mark, 3 a mais que uma vitória. Óbvio que o jogo pode virar nas próximas 6 etapas, mas se chegar a hora em que a Red Bull tiver que optar por Webber, a coisa não deve ficar boa por lá.

Agora, pergunto para vocês: O que acontece com Vettel?

32 comentários em “O que acontece com Vettel?

  1. Ele é muito rápido, piloto de futuro expecional. Disse FUTURO, até porque mesmo ganhando corridas agora ele só vai ser campeão quando tiver a cabeça no lugar. Ele ainda é novo e tem tempo e vai ser campeão tranquilamente, mas precisa até de uma pessoa ali orientando ele para que ele possa suportar os momentos de mais pressão.

    • Não acredito que ele vá ter um futuro excepcional. Aliás, com pilotos como Hamilton, Alonso e Kubica no páreo, ficará difícil ele mostrar muito.

  2. Andou assistindo uns videos do Montoya e traçou sua nova estrategia Vitoria ou putaria, agora ele devia se perguntar se isso traz algum resultado, antigamente até se dava valor a pilotos combativos que vira e mexe faziam umas merdas, hj todo mundo tem que ser cu de ferro e politicamente correto, deixa acontecer as coisas como são, na F1 sempre existiram os loucos e os frios, ganharam mais os frios, porem os loucos fazem parte do espetaculo, afinal Nigel Mansel era muito legal de assistir, tocada agressiva, muitas besteiras um titulo, e hj aposentado como um piloto de respeito, vi alguns pilotos serem campeões depois dele e ninguem se quer lembrar ou falar, por isso os Veteis e Montoyas da vida sempre surgirão e digo mais fazem bem para o espetaculo.

  3. Falta mais auto-controle. Todos nós leitores somos unânimes. Sebastian Vettel é um ótimo piloto, muito veloz, eficiente, porém erra demais, comprometendo suas possibilidades de vitória. Evidentemente que a Fórmula 1 precisa de pilotos como Mansell e Montoya, que fazem espetáculos e tiram o máximo dos carros. Vettel vem fazendo espetáculo, assim como Hamilton, mas o britânico cometeu poucos erros neste ano. Em 2007 e 2008, Lewis errou muito, mas o título mundial deu mais tranquilidade ao competidor da McLaren. Nesta temporada, vem dando espetáculo sem fazer besteiras, como na China e Brasil, em 2007, ou Canadá, em 2008, quando atropelou a Ferrari de Raikkonen no corredor dos boxes.

    Acredito que Vettel vai aprender com o tempo. Ele ainda é jovem, e outros pilotos aprenderam com o passar dos anos, criando mais juízo.

    • É, ele está tendo um ano parecido com o de Hamilton em 2007, com erros que comprometeram seu título. Só que Lewis estava na sua temporada de estréia naquele ano, e Vettel já vem a 4 anos nas pistas…

  4. Vettel perdeu completamente o controle do carro na freada. Ele não ia nem arriscar a ultrapassagem naquele momento, só ia frear do lado de Button. Achei até que a punição foi exagerada. Não é unânime, no meu blog e na comunidade do orkut houve gente que discordou e concordou comigo, mas acho que se toda vez que houver uma batida como a de ontem um piloto for punido eles vão parar de arriscar ultrapassagens, e aí os velhos tempos da F-1 que todos pedem de volta não serão resgatados mesmo.

    Como já disse antes, a Red Bull está perdendo o título para si mesmo, com erros de Vettel, principalmente, e as quebras no começo da temporada.

    • Sim, ele perdeu o controle porque a pista começava a molhar naquele momento.

      Mas é como diz Diego ali acima: Falta mais auto-controle.

      Depois dessa com Button, não duvido.

  5. Até hoje pra mim, é um mistério ver esses pilotos disputando posições com verdadeiras máquinas de velocidade.
    Vejamos, um piloto de F1 com um bólido capaz de chegar aos seus 300Km horários de um jeito um pouquinho mais que impressionante! Ele larga, disputa posições, freia em cima, cola atrás de outro carro a velocidades acima de 240Km/h, tira o carro de tras ultrapassa, fecha porta, tem que saber sempre fazer as curvas com extrema maestria (duvido que pilotar um carro desses seja que nem pilotar qq carro de rua mesmo com tração traseira) sem perder o controle do carro, tem que saber medir as freadas, saber quando tem outros carros na sua esquerda ou direita através de um retrovisor que nem tem muito campo de visão! Fora a batalha por pontos! Quanto mais melhor.. essa é a idéia! Bom, basicamente isso é na corrida. Fora dela são as entrevistas, os assédios, a publicidade a pressão dos clientes e do chefe, o trabalho da equipe, os contratos dele, o manager, imprensa que adora fazer tempestades em copo d`água e os seus fãs! Esqueci alguma coisa? Acho que sim…
    Bom.. é, o Vettel ainda não tem um bom preparo psicológico para aguentar tudo isso! Mas assim como o Hammilton, vamos dar tempo ao tempo!

    • Johannes, seu comentário expressa tudo o que o piloto vive em um fim de semana de GP e fora dele também. Em poucas linhas você descreveu isso de forma que se entenda, muito bom.

      Agora, imagino que ele já sabia disso tudo e não veio à F1 para brincar.

  6. O Vettel não sabe correr estando atrás. Ele arrisca demais para poder ultrapassar. Ele é um extraordinário piloto, mas erra muito, assim como o Hamilton errava. Ele precisa ter a cabeça no lugar.

    Não tem nada a ver com o assunto. Mas o Massa parou seu carro alguns metros à frente da posição no grid. Tomás, ele deveria se punido? Eu vi no blog do Flávio Gomes.

    [http://www.youtube.com/watch?v=9kChqJVjp9U&feature=player_embedded]

  7. Mark Webber asgradece e muito. Mas Vettel é jovem, tem q amadurecer, assim como Hamilton amadureceu com as cagadas em 2007. Talvez ano que vem ele venha mais forte pra disputar o título, pois esse ano, complicou…

    • Webber deve estar as gargalhadas agora. Realmente, esse trabalho do Mark merece post aparte, está tendo a postura de Button ano passado e pode ser campeão.

  8. Cheguei a mesma conclusão. Ele não sabe ultrapassar. Lembram GP Autralia 2009? Ele tirou o Kubica da corrida num acidente similar.
    Vettel é um desastre ambulante

    • Muito bem lembrado Marcio. Aquilo foi totalmente desnecessário, estragou a corrida dos dois pilotos. E deu o 2º lugar para Barrichello de graça.

  9. Na verdade, se a pista estivesse bem seca isso não teria ocorrido. Reparem que o carro escorrega quando ele sai do vácuo.

    • Sim Luiz. Como foi dito, o acidente foi em um momento que a pista começava novamente a molhar e isso fez Vettel “escorregar” como um caminhão diante de Button

  10. Ele é talentoso e pode ter um grande futuro na F1, mas só se melhorar essa “questão errática” dele. A Red Bull, pelo menos nesse ano, deveria voltar os olhos a Webber.

    Na camera onboard podemos ver a asa dianteira dele se mexendo quando ele tira o carro do vácuo, e em um carro que tem que beirar a perfeição isso pode fazer o piloto perder o controle.

  11. Bem, em Interlagos no ano passado ele fez várias ultrapassagens. A diferença é que ali ele corria sem pressão, a Red Bull era uma franco atiradora. Este ano não, tem o melhor carro e vencer é uma obrigação. Vettel é sim um bom piloto, tem talento, mas emocionalmente é um fiasco. Resumindo: é bom de braço, mas muito ruim de cabeça.

    • É por aí mesmo Vitor.

      Mas piloto que quer ser campeão, tem que aguentar a pressão!

      (Agora, há de se confessar que a ultrapassagem sobre Lewis em Interlagos 2007 valeu a corrida. Mudou por umas voltas a decisão do título, foi a ultrapassagem decisiva da corrida. E com uma Toro Rosso…)

  12. Ele é muito novo 2010 é a sua quarta temporada completa! Vettel começou na BMW e na pequena Toro Rosso já mostrou serviço logo de cara, na Toro largava do fundo e pontuava(ele sabe ultrapassar) fez pole e venceu em Monza na chuva. Na RBR Vettel foi vice campeão em 2009 e no momento tem 7 vitória e 12 poles ele vem muito bem, esses erros são comuns nos primeiros anos de carreira, o Lewis também passou por isso! Vamos com calma, Senna só conseguiu o primeiro título depois de 5 anos, Prost depois de 6 e Mansell depois de 12 anos! Nos primeiros anos tudo é aprendizagem, Vettel tem talento de sobra, mas esta sendo incomodado pelo Webber que esta fazendo uma bela temporada! O problema do Vettel é a famosa falta de experiência para disputar títulos(esta faltando sangue-frio, calma). O Senna em seu sexto ano na F1, já campeão cometeu vários erros na temporada, erros por pura afobação não pensou no campeonato! Vettel estava a frente de Webber na corrida, podia arriscar menos! GP da BEL e GP ITA a RBR não é favorita, só de pontuar bem e chegar a frente de Webber seria como uma vitória! É assim que teve ter pensado Webber na corrida e vai pensar assim em Monza, depois vem outras pistas onde a RBR pode volta forte. Pontuando bem em Monza Webber vai trazer cada vez mais a equipe pra ele, pois restará apenas 5 provas! Agora resta a Vettel pontuar a frente de Webber em Monza e depois brigar por poles e vitórias nas últimas corridas. O problema é se Hamilton vai ter bom carro depois de Monza, se tiver a equipe Mclaren vai apostar tudo nele(já faz isso a algumas corridas). Tem muitos pontos em jogo, Vettel pode reverter a situação, mas tem que usar a cabeça e parar de errar! Quando a pista for favorável a RBR ele tem que ir para a vitória, quando não tiver carro, tem que pelo menos pontuar bem…É a terceira corrida que Vettel fica sem marcar pontos, Lewis não pontuou em dois GPs e Webber só ficou sem marcar pontos em uma corrida. Não adianta ter só “braço”, tem que usar muito a cabeça na temporada. Prost virou “o professor” justamente em cima do Senna em 89, o francês deu show de regularidade, pontuava regularmente! Antes do acidente no Japão com Prost, Senna deixou de marcar pontos em 7 corridas, é muita coisa!!! Prost não pontuou em apenas 1 GP por causa de problema na supensão! Senna não perdeu aquele título no Japão e sim ao longo da temporada! O difícil foi aceitar, mas Prost foi muito melhor que Senna em 89, mereceu o título! Prost jogou o carro em cima do brasileiro no JPN por um único motivo. Senna o traiu em IMO quebrando um acordo entre eles, ou seja Senna venceu mas fez trapaça. Prost quando jogou seu carro em cima do Senna no JPN com certeza pensou: “Vc fica com a vitória de IMO e eu com o título”. Prost, Piquet e Mansell eram raposas velhas… O próprio Mansell (de bandeira preta) jogou seu carro em cima de Senna em POR/89 para prejudicar o brasileiro na disputa com Prost pelo título. Desde 85 Mansell jurou vingança a Senna, o inglês só eperou o momento certo. Lembram o que Alonso disse antes do GP da BEL? Quem fizer uns 6 pódios nas últimas 7 corridas leva o campeonato! Nem ele e Vettel foram ao pódio e pior não pontuaram…

    • Excelente comentário Mac.

      Quanto ao que Alonso disse, é absolutamente verdade. E Kubica roubou uma vaga dos outros 3 no pódio já!

  13. Ele é rápido, mas o que acontece com Vettel?

    Acontece que ele precisa de umas “aulas” particular rs!

    Gosto de piloto agressivo, e ele é um deles, porém ele é estabanado de mais, agressividade por si só não é nada em F-1!

  14. Acabo de ler, no blog do James Allen, que a possível razão para esse acidente seria a asa flexível da RBR, que quando sofre um desbalanço na carga sobre ela (um lado está no vácuo, o outro não) torna o carro muito instável. Pode ser. Além do mais, houveram outros acidentes muito similares a esse com os carro da RBR, como por exemplo, quando Vettel e Webber bateram na Turquia, exatamente quando um saía do vácuo alheio.

  15. Vettel é um bom piloto, é rápido, porém irregular. Acho que ainda não serve para ser um campeão! Precisa aprender, quem sabe ano que vem…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: