Williams- Evolução não veio e Rubens é inferior a Rosberg em 2009

Se você prestar atenção e fizer um comparativo entre Nico Rosberg quando corria pela Williams em 2009 e Rubens Barrichello na mesma equipe 2010, se dará conta de que o time de Grove não evoluiu como era esperado e prometido, e até agora em comparação ao ano passado, Rubens está inferior a Rosberg em classificações e resultados.

Obviamente que comparações de um ano para outro não são fáceis de serem feitas, mas está claro que em 2009 o FW31 não era tão superior quanto este de 2010 (afinal Nakajima não somou nenhum ponto, provando que foi sempre péssimo piloto).

As grandes mudanças no regulamento, como o fim do reabastecimento, podem influir para algo, mas não tanto quanto se pensa. Os testes estavam proibidos e evoluir o carro não era tarefa fácil.

Comparativo Rosberg 2009 – Barrichello 2010 na Williams:

Largada:

  1. corrida: Rosberg  5º/Barrichello 11º

  2. corrida: Rosberg  4º/Barrichello  8º

  3. corrida: Rosberg  7º/Barrichello  7º

  4. corrida: Rosberg  9º/Barrichello 11º

  5. corrida: Rosberg  9º/Barrichello 17º

  6. corrida: Rosberg  6º/Barrichello  9º

  7. corrida: Rosberg  9º/Barrichello 15º

  8. corrida: Rosberg  7º/Barrichello 11º

  9. corrida: Rosberg 15º/Barrichello  9º

  10. corrida: Rosberg  5º/Barrichello  8º

  11. corrida: Rosberg  7º/Barrichello  8º

  12. corrida: Rosberg 10º/Barrichello 12º

  13. corrida: Rosberg 18º/Barrichello  7º

Batalha de Grid:

Rosberg 10 x 3 Barrichello

Melhor largada:

  • Rosberg: 4º (x1) em 2009
  • Barrichello: 7º (x2) em 2010

Chegada:

  1. corrida: Rosberg  6º/Rubinho 10º

  2. corrida: Rosberg  8º/Rubinho  8º

  3. corrida: Rosberg 15º/Rubinho 12º

  4. corrida: Rosberg  9º/Rubinho 12º

  5. corrida: Rosberg  8º/Rubinho  9º

  6. corrida: Rosberg  6º/Rubinho NC (batida)

  7. corrida: Rosberg  5º/Rubinho 14º

  8. corrida: Rosberg  5º/Rubinho 14º

  9. corrida: Rosberg  4º/Rubinho  4º

  10. corrida: Rosberg  4º/Rubinho  5º

  11. corrida: Rosberg  5º/Rubinho 12º

  12. corrida: Rosberg  8º/Rubinho 10º

  13. corrida: Rosberg 16º/Rubinho NC (batida)

Batalha de corrida:

Rosberg 12 x 3 Barrichello

Melhor chegada:

  • Rosberg: 4º (x2) em 2009
  • Barrichello: 4º (x1) em 2010

Melhor recuperação:

  • Rosberg: 9 posições em 2009 (largou na Alemanha em 15º e chegou em 4º lugar)
  • Barrichello: 8 posições em 2010 (largou na Espanha em 17º e chegou em 9º lugar)

Pontos corrida a corrida (nova pontuação)

  • Rosberg:       10-4-0-2-4-8-10-10-12-12-10-4-0 > 96
  • Barrichello:  01-4-0-0-2-0-00-00-12-10-00-1-0 > 30

Na questão de pontos, com o novo sistema de pontuação Rosberg em 2009 estaria marcando 96 pontos após 13 corridas, enquanto Rubens com esse mesmo regulamento tem atualmente 30 pontos.

Com isso, apesar de Galvão em suas transmissões enfatizar a tão grande evolução da Williams (não sei de onde, mas…), a equipe percebe que a falta de resultados de Barrichello não é nada boa, e terminar este ano inferior a 2009 não será bom. O detalhe é que a nova pontuação deixa essa situação um pouco menos gritante…

Se Rubens e a Williams quiserem sonhar com título ano que vem, terão que trabalhar muito, pois por enquanto o FW32 se mostra inferior ao modelo guiado por Rosberg (Nakajima foi um fantasma e não contribui em nada) em 2009…

Agora, o que falta para a Williams? Porque uma equipe que já foi tão respeitada vêm em decadência há anos?

32 respostas para “Williams- Evolução não veio e Rubens é inferior a Rosberg em 2009”

  1. Boa Tomás, seus posts sempre são com precisão cirurgica!

    Car ao FW31 foi bem nascido e tinha um motor que evoluia bem que era o Toyota. O problema foi a mudança pro Cosworth que fez a Williams retroceder mais uma vez e o chassi que não foi tão bem nascido quanto o FW31. Mas talvez daqui a um, dois anos poderemos ver uma certa evolução. Agora campeonato já é demais, infelizmente, a Williams só voltaria a sonhar com título quando voltar a ter grana e um investidor forte. Como teve com a Renault na década de 90. dinheiro é o que falta, e talvez um gerenciamento melhor da equipe, FW é um ícone na F1,mas talvez já não estivesse tão a par de como as negociações correm na categoria atualmente. Adam Parr foi o escolhido e espero que ele consiga dar um salto de qualidade pra que a Williams volte, pelo menos a fica rno bolo das melhores. tenho fé que isso acontecerá, afinal que torce pra equipe nunca desiste, né?

    abs!

    1. Obrigado Marcos.

      O dinheiro é sem dúvida um dos principais fatores para uma equipe se dar bem, mas não é o principal. A Honda em 2008 era a equipe que mais gastou em orçamento e fez uma temporada pífia. A Brawn em 2009 não tinha tanto dinheiro, mas tinha um BOM CARRO e deu no que deu.

      Acho que a Red Bull investe bem menos que Ferrari e McLaren, mas tem o poder de um bom desenhista em mãos, além de dos bons pilotos.

      A Williams, no caso, vinha muito bem de 00 a 05 com Ralf e Montoya e os potentes motores BMW. Mas em 2006 mudou para os Coswoth, e teve a pior temporada da história da equipe, junto com a 1ª!

      Depois melhorou, trouxe a Toyota, conseguiu o 5º lugar em 2007 (com a punição para a McLaren) e alguns pódios.

      Agora, como você disse, essa aposta nos Coswoth é errada novamente. Frank está muito econômico. Tem que gastar um pouquinho a mais nos Renault, traz um bom projetista e vai melhorar.

      Mas para isso acontecer…

      No mais, se vê a Williams caindo como nunca. A promessa é de melhora, vamos ver como e quando.

      Grande abraço Marcos!

  2. A Williams precisa de um bom motor e de um bom 1º piloto.

    E, mesmo assim, não será páreo para mcLaren, Red Bull, Ferrari e Mercedes em 2011.

    Uma dúvida, em que posição no WCC a Williams estava em 2009 (a esta altura?) Hoje, eles estão em sétimo…

    1. Até a Bélgica, ano passado, estavam em 6º lugar no mundial de construtores, e foram superados pela BMW na última corrida.

  3. Outro detalhe, em 2009 o regulamento também mudou de forma radical e Nico evoluiu mesmo com os testes proibidos, o que não acontece com Rubens em 2010. Rosberg não é um espetáculo, mas é muito eficiente, vem melhorando a cada ano e quando tiver carro bom também vai impressionar! Cada piloto tem que se virar com o que tem nas mãos(já vimos Senna/Schumacher/Alonso/Vettel darem show com equipamento inferior) a equipe sempre conta com isso! Rubens pela propaganda (enganosa) que o Galvão sempre fez esta devendo, nunca venceu uma corrida a frente de seu companheiro de equipe, nunca venceu um GP com carro inferior! O que o Marcos escreveu tem certo sentido, mas curiosamente a própria equipe Toyota quando esteve na F1 entre 02 e 09, investiu muito dinheiro a nível de grande equipe, seu motor era bom e mesmo assim equipe pouco progrediu. O fator dinheiro no caso da Williams é relevante, mas o Galvão dizer que a Williams esta evoluindo em 2010 com o Rubinho chega ser hilário, os números mostram o contrário!
    E Rosberg vem mostrando que é muito bom na pista, pelo menos em 2009 fez uma temporada muito boa a nível de Williams, não terminou apenas uma corrida por quebra, com a nova pontuação em 2009 teria marcado pontos em 13 corridas! Já com Rubens tudo acontece, já largou muito mal esse ano, a suspensão quebrou justo com ele em MON quando fazia uma boa corrida(parece que Rubens foi o único que passou em cima de uma tampa de bueiro por isso aconteceu o acidente), na Bélgica Rubens foi um desastre, só ele bateu forte na primeira volta em outro carro! Para a equipe evoluir ela precisa de sorte e isso é uma coisa que Rubens não tem, Rubens não tem estrela de campeão! Pra mim Rubens no geral é “mediano”, tem corrida que vai bem, tem corrida que é um desastre! O problema é que o Galvão vive enchendo a bola do Rubens enganando o povo! Grande acertador de carro? Pra mim é mediano, nunca venceu um GP com carro inferior, mas vários pilotos conseguiram esse feito nas últimas décadas, entre eles: Panis/Fisichella/D.Hill/Frentzen/Ralf Schumacher/Vettel.
    Rubinho muito bom de chuva, quantas corridas ele venceu na chuva? As pessoas só lembram do eterno GP ALE de 2000. Button entre 2006 e 2010 já venceu pelo menos 3 Gps na chuva e deu show! Pra mim Rubens pode até ficar uns 4 anos na Williams, mas no geral não vai conseguir fazer melhor que Rosberg e muito menos melhor que Ralf Schumacher. O alemão começou na Williams em 1999, mas já em 2001 venceu 3 GPs, depois venceu em 2002 e repetiu em 2003, e Montoya nem conhecia o carro e a equipe quando entrou em 2001, tudo era evolução com Ralf desde 00/99! Ralf quando teve Trulli e Montoya do lado nunca se sujeitou ser capacho, era comum ver Ralf e Montoya se estranhando na pista, piloto tem que ter ATITUDE! Ralf esta longe do irmão, mas pelo menos bundão ele nunca foi e queiram ou não ele mostrou capacidade na Williams, o Galvão destacava que Ralf era chato(engraçado o Senna deu porrada em um monte de gente e ninguém fala nada). Ser chato ou não é irrelevante na pista, o que manda é a capacidade. Prefiro 1000 vezes ir pelo Tomás que pelo Galvão, o garoto sabe muito mais de Formula 1 que o pseudo narrador, Tomás pelo menos não engana ninguém, mostra os fatos, os números, as conquista de cada piloto, faz comparações, se Rubens fica sempre atrás de alguém, paciência! O problema é que os brasileiros que dão muita atenção ao Galvão, nunca vão admitir que Rubens é pior que Rosberg e muito menos que Ralf, mas é melhor ver os fatos que ficar enganado o povo. Com uma anta como o Galvão falando um monte de besteiras para milhões, chega ser até falta de responsabilidade da Globo deixar o Galvão falar o que quer, mas a Globo esta pouco preocupada informar certo aos brasileiros, o que ela visa é apenas o IBOPE. Hilário foi ver na tv o Otávio Mesquita dizer na frente de todos que o Rubinho foi um baita ator na Ferrari…Rubinho preferiu colocar a culpa nos brasileiros.

    1. Ralf Schumacher nunca venceu com carro inferior. Sempre venceu com equipamentos de primeira linha, com a Williams BMW. Veloz, mas inconstante.
      Com carros médios ou mais lentos, nunca se destacou.

  4. Rapaz, tô começando a achar que esse Rosberguinho é bom mesmo heim! afinal tá dando corsa em Schumacher, e esse brilhante comparativo feito por Tomás, mostra tambem em comparação com Barrica… É acho que quando esse moleque tiver carro bom de verdade vai dar trabalho!!!!

  5. O Rosberg é bom, mas até hoje ninguém sabe o nível de arrojo dele…talvez ele esteja mais para Button que para Hamilton, se é que vocês me entendem.

  6. Ano passado a Ferrari e a Maclaren estavam perdidas, isso no fim das contas pesou, neste ano podemos ver que as williams junto com as outras disputam do setimo lugar pra lá, pois temos, RBR, Ferrari, Maclaren e o Kubica, os demais disputam o resto, ano passado não era assim, Havia RBR e Brown GP, sendo que essas duas equipes eram mais constantes com Button e Vettel, depois dessa briga ficava tudo muito aberto, por isso enchergo que a William evoluiu muito no sentido que tinha um carro muito fraco e hj tem um carro mediano, agora não espere que um carro que nasceu fraco faça um grande campeonato, no inicio do campeonato ja tava escrito que 3 carros iam se os melhores e os demai correriam atras do prejuizo….

  7. A conclusão sobre o desempenho da Williams em 2009 e 2010 foi apressada demais Tomás.

    Ano passado a disputa não existia no começo da temporada, quando a BrawnGP dominou. Depois ouve polarização com a Red Bull. Daí os desempenhos medianos do Rosberg.

    Esse ano temos 3 equipes disputando o campeonato (Red Bull, Mclaren e Ferrari) e uma me surpreendendo (Renault – Genii).

    Vamos colocar na análise o motor também. Apesar de ter o melhor aproveitamento da capacidade do propulsor Cosworth, este parece ainda deixar a desejar.

  8. Equipamento de primeira linha o Ralf, onde isso? A Williams não disputa títulos desde 97, o que adianta o carro ter motor BMW ser veloz se não disputa títulos? Observe as temporadas de 99/00/01/02 os carros a serem batidos nesses anos foram Mclaren e Ferrari. A Williams foi forte em 97, depois caiu muito em 98, Ralf entrou na equipe em 99, trabalhou com a equipe e três temporadas depois venceu 3 corridas em 2001(isso deixou Montoya muito incomodado na época). Ralf não chegou nem a disputar o títulos nesses anos, o carro era inferior as Ferraris e Mclaren. Se Ralf tivesse equipamento de primeira linha venceria já em 99, não foi o caso. Queira ou não Ralf começou com carro inferior em 99 e chegou as vitórias em 2001, com ele que a equipe evoluiu até as vitórias!

    Disputa pelo título:
    1999: Ferrari x Mclaren
    2000: Ferrari x Mclaren
    2001: Ferrari(não teve adversários )

    Rubens nunca conseguiu fazer o que Ralf fez em 18 anos de F1, não vai ser agora na Williams que vai conseguir. Quem correu com equipamento de primeira linha foi justamente o Rubens em 00/01/02/04, mas isso graças ao M.Schumacher que levantou a equipe desde 1996. Quando Rubinho venceu o primeiro GP a Ferrari já disputava vitórias e títulos com o alemão…Rubens não conhecia o carro nem a equipe em 2000, ele mesmo admitiu que foi um erro querer bater Schumacher na primeira temporada.

    1. A Williams, entre 1998 até 2000, ficou sempre atrás da Ferrari e da McLaren, e, em 1999, foi superada também por Jordan e Stewart. Entre 2001 a 2004, a escuderia de Grove era cotada para brigar por vitórias e até título, tendo em vista que o carro evoluiu ao longo das temporadas de 2001 e 2003, com o potente motor BMW, andava nas primeiras colocações. Kimi Raikkonen, com a McLaren em má fase, e que quebrava muito, fez mais que Montoya e Ralf Schumacher, que possuíam muito mais carro. O grande problema que Ralf teve foi sua inconstância. Em 2003, por exemplo, até a França, ele pontou em todas as etapas, depois disso, conseguiu apenas um 4º lugar na Hungria. Em 2004, ficou parte da temporada fora, por conta do acidente em Indianápolis. Em 2002, a Williams tinha um carro capaz de fazer poles, mas nas corridas, o conjunto da Ferrari era muito mais eficiente. O time de Frank Williams tinha um ótimo equipamento, faltou mais regularidade e também saber ultrapassar, o Ralf, definitivamente, não era bom. Se pegasse um adversário decidido a não deixar passar, ele não passava, na minha opinião. Ele ganhou corridas quando teve equipamento. Na Jordan e na Toyota, fez algumas corridas boas, mas nunca chegou a vencer. Em relação a jogos de equipe, concordo contigo. Nisso, o Ralf nunca se submeteu, tanto que teve sérios problemas com alguns companheiros de equipe, principalmente Montoya, na Williams, e Fisichella, na Jordan.

      Quanto ao Rubinho, concordo contigo. Bom na chuva, mas no geral, muito inconstante. É um piloto como Coulthard. Em algumas ocasiões, tem os lampejos de talento, mas não sabe tirar a diferença em situações desfavoráveis, quando tem um carro inferior ao do adversário.

  9. A Williams ficou para trás na grana, Tomás. Dos bons tempos das garagistas foi a que sobrou, mas não consegue competir com os orçamentos das grandes, precisa de um bom carro para vencer provas e ganhar dinheiro com prêmios.

    Sobre a evolução, muito boa a análise e a busca dos dados. A evolução não veio, mas não é que o desempenho caiu. Ano passado o campeonato foi muito irregular, a Williams começou o ano entre as tops mas, em minha opinião, não tinha piloto para disputar corridas. Acho Rubens melhor que Nico.

    Para mim a Williams não caiu, mas sim as outras deixaram-na para trás.

  10. Tomás; onde eu assino? parabéns, voçe como blogueiro, é o unico de tudo que leio e vejo por ai que mostra com clareza e números que a temporada de barrichello não é tudo isso não. não passa de mediano. parabéns pra voçe. um abraço. obs: o mediano é por minha conta.

  11. Depois dessa comparação, cabe agora fazer o inverso: Rosberg – 2010 – Mercedes (ex-Brawn) vs. Barrichello – 2009 – Williams.

    1. BRAWN 2009: a essa altura Barrichello estava em 2º no campeonato.
      WILLIAMS 2009: a essa altura rosberg era quem mesmo? ah sim..o Sr. das sextas-feiras.

      BRAWN 2010 (code nome Mercedes): Rosberg é o 8º.
      WILLIAMS 2010: Barrichello é o 11º.

      Desculpe Tomás, sua comparação foi infeliz pois são carros totalmente diferentes.
      Comparação por comparação, o inverso da sua (um esboço acima) é muito favorável a Barrichello. É um tópico dos bons esse, (BARRICHELLO = Audiência), faça um inverso e verá que BARRICHELLO não é pior que o ROSBERG.

      Ahhhh Rafael…nem se compara….a BRAWN tinha um carro de outro mundo em 2009. SIM é verdade..mas A WILLIAMS ano passado era infinitamente superior a desse ANO. Este tipo de comparação é inaceitável, dê a idéia para o SITE TERRA…bem a cara deles….me desculpe mais uma vez.

      Você tem feito um ótimo trabalho no blog. Parabéns.

      1. Comparar Mercedes com Williams esse ano também é inaceitável Rafael. São carros totalmente diferentes.

        Acredito que não seja uma comparação boba, pois, aqui não entra a Brawn, mas sim a Williams.

        É apenas uma comparação, ou você acha que a Williams não compara para ver?

        Eles não evoluíram em nada. E comprar o FW31 e FW32 não é tão absurdo, porque não são carros TÃO diferentes.

        A diferença aqui meu caro, é que Rosberg teve constância, ele é um bom piloto e levou uma Williams fraca aos pontos na maioria das corridas. Pois você pode ver que Nakajima não fez nada.

        Agora, se Rubens não cumpre as expectativas, não é problema meu. Acredito que se em vez dele fosse qualquer outro piloto, não se diria isso.

        Ah, aqui também não sei diz quem é melhor, se Barrichello ou Rosberg.

        O tema do post é a (não) evolução da Williams, e no caso peguei os dois pilotos, que por terem braço, se destacaram na equipe.
        Se você compara Barrichello com Nakajima em 2009, aí sim, é lavada. Aqui trata-se, dentro do possível, de comparações justas, sem pontos que se desencontrem.

        Pelo que vejo, e o que me levou a publicar este post, não tem nada de absurdo, é só base de dados e estatísticas para quem sentir curiosidade de ver uma comparação.

        Abraço.

  12. Tomas,

    Esse seu post esta mais para a cara do Fabio Seixas ( fofoqueiro mor da F1 ) do que um post digno a um aspirante a reporter, crrespondente internacional de f1.
    A sua analise eh muito superficial, nao leva em conta uma serie de coisas, seria o mesmo que dizer ¨VEJA COMO O KUBIKA EH MELHOR QUE O ALONSO¨ele esta pondo essa carroca onde o Alonso nao conseguiu o ano passado, ou vcs viram como a Brawn perdeu desempenho com a saida da dupla passada, o schumacher nao chega aos pes do Button e o Rosberg nao fez nem a metade queo Barrichello com aqule aviao.

    Bom melhor mudar de assunto, na verdade deixarei de comentar por que nao vejo mais graca.

    Boa sorte menino Tomas

    Um abraco,

    Fernando

    1. Se você acha assim Fernando…

      O tema Kubica 2010- Alonso 2010 na Renault é um tema totalmente diferente.

      Porque aí sim, são carros COMPLETAMENTE DISTINTOS. O r29 era uma carroça ambulante, já o R30 é um carro bem nascido e evoluído, não tem nada a ver. Agora, FW31 e FW32 não são totalmente diferentes. Nas regras, são, um tem a metade do tanque do outro, um tem asa duto outro não, etc. Mas em rendimento não passam tão longe, o que fez a diferença foi o Rosberg.

      Quanto Brawn-09 e Mercedes 10, aí beira o absurdo. Acho que nem preciso comentar porque você sabe do que dizemos, o BGP001 nasceu um super-carro, inclusive com uma peça suspeita pela FIA, enquanto o W01 não nasceu bem e é a 4ª para 5ª força. Coloca Schumacher no BGP001 para ver o que ele faz, rs…

      No mais, uma pena que você achou isso, porque escrevi este texto e comparei desse modo para ver que a Williams não evolui como era esperado. Não queria falar de Brawn, Kubica, Alonso, Schumacher, Button, etc…

      Abraço, e apareça novamente.

  13. Tomas,

    Perdao, mas nao sei aonde o carro da Williams eh igual, talvez sejam os pneus , talvez o tanque, talvez o motor, talvez as asas… desculpe mas sua comparacao e seus numeros estao sim fora do tema.

    Nao eh por que eh o Barrichello ou qualquer outro piloto , essa comparacao nao vale e honestamente nao entendo por que nao a Brawn , jah que o carro segundo o ross Brawn era uma evolucao do carro do ano passado.

    Melhor vc perguntar aos chefes se eles estao felizes com o que tem , ou aos engenheiros, ou ver se trabalhar com um fornecedor de motores por 4 anos ( Toyota) eh o mesmo que desenvolver junto a um novo fornecedor um motor competitivo, mas como vc disse os carros sao muito parecidos ou iguais.

    Bom , vou viajar aqui na minha maionese e deixar a F1 soh para os domingos de corrida.

    Se cuida garoto.

  14. Existe uma diferença: O motor toyota era melhor que esse Cosworth. Barrichello tem feito muito em um motor fraco, ano passado o Rosberg ainda contava com um motor que até em pódio foi e fez volta rápida. Mas o Rubens está fazendo um bom trabalho sim, quero ver o motor que usará ano que vem, mas provavelmente será o Cosworth ainda.

  15. Também não é mentira dizer que do começo do ano para cá, a Williams melhorou seu desempenho, pois é visível. Com relação ao ano passado, também é visível que o carro era melhor. Espero que ano que vem o carro seja melhor que o FW31, aí já poderemos ficar mais felizes com os desempenhos do Barrichello.

  16. A comparação é ótima, mas temos que lembrar que a Williams de 2009 começou o ano com a vantagem do difusor duplo – assim como a Brawn e a Toyota – e, como outros lembraram, com McLaren, Ferrari e Renault perdidas (as 2 últimas inclusive pararam de desenvolver o carro no meio do ano) era mais fácil pro Rosgerg pontuar.
    Mas o que me incomoda no discurso do Galvão (e não só dele) é essa mania de achar que piloto é fundamental pra desenvolver carro. O piloto dá feedback, claro, mas quem transforma isso em performance são os engenheiros.
    Um blogueiro inglês entrevistou alguns engenheiros e a conclusão é que o piloto pouco pode fazer pra desenvolver um carro. O que ele consegue é encontrar até 0.5s de tempo num carro em que se sinta confortável pra guiar. Então, se ele souber explicar do que precisa para ser rápido, de uma forma indireta ele ajuda a equipe a dar um carro que seja bom pra ELE.

  17. A Brawn foi uma evolução da Honda, correto?…e Mercedes uma “evolução” da Brawn., pronto, tá explicado!!. No primeiro caso realmente houve evolução, já no segundo…
    Quanto a Williams; como podemos afirmar que o FW 32 é uma evolução do FW31??…De um ano para o outro muita coisa mudou, ao contrário do que todos esperavam o novo carro da Williams na realidade não evoluiu, mas regrediu e o Barrica tá se empenhando muito, mas além do carro o motor Cosworth também deixou a desejar. Portanto, se colocássemos o Nico na Williams hoje, creio que ele faria o mesmo ou quem sabe pior que o brasileiro. Porque na Poderosa Mercedes ele não consegue emplacar também? , não é uma evolução da Brawn??…Só tem sido melhor que o companheiro (que deveria continuar aposentado).

  18. Se for para seguir essa linha de raciocínio, Kubica está dando um baile no Alonso. Basta ver onde Kubica colocou a Renaul esse ano e onde o ALonso a deixou em 2008 e 2009.

  19. Só o fato de ter mudado de motor joga por terra toda e qualquer comparação. Essa, inclusive, bastante infeliz diga-se de passagem. às vezes eu penso que o o Galvão Bueno faz escola.

  20. Sobre os nºs furados das largadas:

    2009: havia estratégia.
    2010: não há estratégia. enche o tanque até a boca e vai pra pista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s