O novo Tilkódromo da Fórmula 1


Está aí acima o traçado do novo circuito projetado por Hermann Tilke, o arquiteto queridinho da FIA e que não faz um circuito que preste, localizado em Austin (Texas, Estados Unidos), e que sediará o GP no país a partir de 2012.

A pista, com 5, 470 km de longitude, 40 metros de subidas e descidas,  20 curvas e longas retas, típico de Tilke, parece ser a simples vista contundente.

Mas é um traçado feito praticamente de retalhos de outros circuitos de Hermann, o que mostra sua total falta de criatividade em criar algo único e diferente. Temos a famosa “Curva 8” de Istambul, só quem em Austin esta é para a direita, de forma invertida.

Ainda temos, na primeira seção dessa novapista, entre as curvas 3 e 6, uma porção idêntica a Maggots e Becketts, de Silverstone, enquanto a seção de curvas 12 e 15 tem o espírito de Hockenheim.

O único trecho onde podemos esperar algo interessante é na curva 1 depois da reta, que parece ser interessante. Agora, com tantas curvas, a chance de se perder pressão aerodinâmica é grande. Detalhes que só veremos em 2012.

Mas, quanto à vocês, o que acharam do novo tilkódromo da F1? Será palco de boas corridas?

35 comentários em “O novo Tilkódromo da Fórmula 1

  1. Sinceramente, achei legal. Reparem a semelhança da última e da primeira curva com Bahrein. A antepenúltima curva possui quatro pontos de tangência, similar a curva 8 da Turquia. Antes dela um traçado parecido com o estádio de Hockenhein. A terceira curva inicia um trajeto parecido com as primeiras curvas de Silverstone. Portanto, eu, como mero espectador, acho que vai ser um GP fantástico.

    • Espero que seja um bom atrativo. A tradição dos GPs antigos está ficando de lado com esses Tilkódromos, portanto sou contra novos circuitos- e do Tilke.

      Mas, como a promessa é de uma boa corrida, vamos esperar. E que não decepcionem.

  2. Aparentemente está um bom traçado. Só não gosto muito dessas retonas enormes e uma freada para uma curva de 1ª marcha. Deveria ser um retão para sair em uma curva de alta, aí sim uma curva de baixa (1ª ou 2ª marcha). Espero que seja legal.

    • Exatamente Élton. Interessante ver que pelo desenho 3D, logo depois da largada teremos ua subida, para depois seguir uma descida.

  3. A primeira curva vem logo depois de uma subida , hmm interessante…

    Tomas que vc acha de fazer um “concurso” para o pessoal desenhar e te enviar um novo circuito ? Por exemplo: Eu faço um traçado e te envio , ai outra pessoa tb e assim por diante e depois por votação elegem o melhor e o vencedor ganha algo tipo a miniatura do ultimo bolão ? 🙂

    • Fernando, é uma ótima ideia, mas temos um contraponto:

      O traçado seria feito como? Talvez nem todos os participantes disponibilizem do mesmo programa para construir um.

      Fica a pergunta.

      • Hmm verdade , mas pode ser feito no papel msm e scaneado ou tirado uma foto do desenho (?)

      • Sim, pode ser Fernando.

        Nesses dias vejo se faço uma enquete, para ver quem aprova o concurso.Se aprovado, vejo qual pode ser o prêmio e as condições de jogo.

        Grande abraço.

      • Seria bem legal mesmo.
        Na escola, quando não tenho nada pra fazer (quase sempre) eu fico inventando alguns circuitos. Minha apostila está lotada de traçados, e alguns deles são bem legais.

      • “Na escola, quando não tenho nada pra fazer (quase sempre) eu fico inventando alguns circuitos.”

        rsrs… Eu também fazia Lucas.
        Depois desisti porque não eram nada bons, mas quem sabe um dia coloco eles aqui para você avaliarem e mandarmos para o Sr. Tilke Circuitos Fantásticos.

  4. Gostei dessas subidas e descidas . Na teoria , parece ser muito bom , vamos ver na pratica , que parece ser ainda melhor .
    Agora , o que aliás me impressionou e muito ,é essa curva a esquerda logo depois da largada ou portanto , no final da grande reta . Achei realmente muito interessante . Vamos torcer para que dessa vez , o cara acerta !

    • Minha curiosidade é se esse é o plano definitivo.

      Se for, a FOM tem que realizar algum simulador, para avaliar o tempo aprox. de volta e outros detalhes.

  5. o q tenho a dizer é q ele precisa se superar nesse ai!!
    A F1 sempre teve intenção de se estabelecer nos EUA, e por varios motivos não conseguiu…
    Um bom traçado que possa dar em boas corridas é a saida para que isso aconteça…
    Agora se levarmos em consideração o que ele vem fazendo fica dificil…sou um pouco resistente com os Tilkódromos, mas pode muito bem ser que eu esteja errado!!!

    • Um “problemita” deve ser a venda de ingressos para as pessoas do lugar. A maioria dos habitantes locais são contra, e não sabem o que é F1.

  6. Achei interessante, pegou partes legais de outros circuitos e colocou nesse. Pra mim tem que ter subidas e descidas pra ficar divertido. Essa primeira curva vai ser divertida. Pelo que vejo ali, tem teoricamente uns 4 pontos de ultrapassagem. Mas quero ver ao vivo essa pista dar certo

    Go Go Go Mclaren

      • Calma, Tomás, ele precisa primeiro se redimir das coisas horríveis que fez até agora, como em Abu Dhabi.

      • Tomás, misturar o histórico e o atual fica legal. Mas vc escreveu aqui e eu escrevi no meu blog, é um tilkódromo. Retas longas, curvas fechadas.

      • Sim Renan.

        Fico com uma boa expectativa, pelo menos, na seqüência das curvas 3 à 9.

      • Dizem que o tal Tilke, projeta os circuitos assim, por que é muito cobrado por segurança, legal esse tal de Tilke resume segurança a ultrapassagem zero, ninguem se arrisca e fica tudo seguro, raiva desses circuitos deve ter o Vettel….rs

  7. Ele está sem criatividade, mas copiar circuitos bons já é um avanço. Eu gostei da pista, principalmente a “Curva 8 falsificada” que pode ser bem desafiadora como a verdadeira.

    • A “Curva 8 falsificada” é muito interessante, será curioso ver o efeito contrário a da 8 em Istambul. Haverá diferença?

      • Eu acho que a dificuldade será a mesma, mas o dificil é, o circuito é anti-horário e a curva que mais exige é pra direita, imagina o que isso pode fazer no pescoço do cara?? Em Instambul é pro mesmo lado e já faz o que vimos.

  8. Acho legal quando se “copia” trechos de pistas clássicas em novos circuitos, mas ainda tenho um pé atrás em relação a esse circuito, quero testar em algum simulador.

    Legal esse traçado em auto-relevo da pista.

    • Não sei quanto vai se demorar para ter um simulador a disposição dos pilotos.
      A pista inteira precisa ser feita em 3D e tudo deve estar com o mínimo detalhe em perfeita semelhança.

  9. Não sei pra que circuito novo no EUA, circuito bonito e seguro, pois nesse circuito corre Moto GP, tem pontos de ultrapassagens, subidas e decidas, tudo Isso tem em Laguna Seca, bonitos os Tilkodromos são, porem não funcionam e transformam corridas em procissões, é igual querer construir circuito novo na Europa, la tem vários bonitos funcionais e com ultrapassagens, o problema de fato é os administradores dos circuitos pagarem a fortuna que Tio Bernie quer, pagando bem pra mim pouco importa se terá ultrapassagens ou não, a unica coisa boa que poderia acontecer era aquele calendário de 25 corridas, trazendo belos circuitos antigos da Europa de volta……

    • Laguna Seca é realmente um circuito fantástico, vi várias corridas da CART lá, Zanardi era o rei. Mas é o que você disse, Bernie quer bolso cheio

  10. Bem a Cara de Hermann Tilke, cheio de zig-zag e retas longas, deve ser um Yas Marina 2.
    Achei Rídiculo. Talvez possa surpreender, mas muito provável de ter corridas bem chatas e monótonas.

  11. O Tilke deve ter ido a Portimão, e viu o autódromo lá, em Portugal.
    É um dos mais belos e mais difíceis do mundo, e tudo por causa do relevo do terreno, que causa curvas cegas, e é sempre a subir e a descer, incluindo a recta da meta que ao contrario da proposta do Tilke, a descer para a 1ª curva. Tomas dá um olho no site do autódromo de Portimão e vais ver o que estou a dizer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: