Massa, uma carreira jogada fora na Ferrari

Depois do que se viu em Hockenheim, quando a Ferrari deu ordem para Massa deixar passar Alonso e ceder a vitória ao espanhol com a desculpa de que este estava melhor no campeonato (na verdade ninguém admitiu nada, mas no fundo é isso), muita gente colocou o futuro de Massa na Scuderia no lixo.

Não é a toa, afinal Felipe deu um alto índice de que deve repetir a carreira de Rubens na Ferrari, sendo que seu Schumacher seria Alonso, o grande beneficiado da equipe com ajuda do Santander e mais alguns papos furados…

Depois, Massa disse à mídia que não deixará Alonso passar nunca mais. Bem, é uma promessa fácil de ser dita quando se está dando uma entrevista, mas difícil de ser cumprida quando você está na liderança e a equipe pressiona você à deixar o oponente passar. Seu futuro está em jogo, e em uma decisão você pode jogar sua carreira como piloto fora. Ou não.

O que seria, então, jogar a carreira fora? Sair da Ferrari ou continuar nela?Bem, depois de refletir sobre o assunto, não duvido que seja continuar nela. Afinal, é mais do que certo que o time será só olhos para Alonso nos próximos anos (já está sendo neste) e lhe convém muito mais, por motivos de marketing, que o asturiano seja campeão do que Massa em seu lugar.

Se suspeitou que o contrato de Felipe com a Ferrari teria uma “cláusula Barrichello”, que nem precisa ser explicada mais. Seja como for que ela foi escrita no contrato, se é que foi, e Felipe aceitou, ele está assinando algo ali que sabe que não lhe trará nada de bom no futuro: A não ser alguns pódios e vitórias para disfarçar, como no caso de Rubens.

Massa estaria sendo um piloto esperto e com um grande espírito se recusasse algo do gênero e partisse em busca de outro time, como a grande e em avanço Renault. Seria o lugar ótimo para Felipe migrar. Mas não vamos entrar em uma situação falsa, porque equipe e piloto desmentiram e tudo continuará como está.

Grande parte de que esta troca não seja feita é culpa de Alonso, que obviamente esperto que é pode ver seu trono ameaçado pelo ótimo Kubica. Sendo assim,deve estar forçando ao máximo para que Massa,o manso, fique, e o polaco permaneça no seu modesto Renault, que por sinal era seu time antes e sempre.

Voltando ao assunto Massa, ele bem que poderia dizer: “não, não aceito, obrigado pelo trabalho e adeus.” Mas pelo visto este não fez isso e aceitou renovar com uma equipe que o deixará de lado.

Eu não só quem para julgar Felipe como pessoa ou negociador de sua própria carreira, afinal ele sabe bem o que faz e o que é melhor para ele e sua família.Nós, meras pessoas comuns, falamos o que queremos porque não estamos lá para sentir na pele o que isso é.

Mas se Massa tivesse um pouco mais de humildade e gana de mudar como piloto (porque bom ele é, isso foi provado em 2008) e saísse da Ferrari, mesmo que fosse para um time pequeno como Rubens fez em 2006 (apesar de tarde, mas fez), acredito eu conquistaria muito mais a confiança dos fãs e retomaria um caminho merecedor ao triunfo novamente.

Porque assim, Felipe tende a perder como piloto (o salário deve ser ótimo) estará jogando a sua carreira fora em Maranello, em benefício, justamente, de Alonso…

37 comentários em “Massa, uma carreira jogada fora na Ferrari

  1. Se o Massa quiser conquistar algo na Ferrari, vai ter que fazer a força isso. A Ferrari ja deu amostras de que Alonso é o número 1 e que manda ali no pedaço. O problema é que, saindo da Ferrari agora, não teria muita vaga sobrando ou talvez nenhuma. Ele não quer sair da Ferrari para entrar em uma equipe pequena, mas se fosse o caso, ele seria sim o número 1. É uma questão dificil, mas a situação com a Ferrari está abalada.

    • Daniel, ele poderia ir perfeitamente para a Renault, realizando uma troca com Kubica, que iria para a Ferrari, no caso.

      Isso já está negado por ambas as partes, mas que teria vaga, teria. Se ele anunciasse saída, muitas equipes mesmo pequenas estariam interessadas. O que importa aqui é a atitude e não a proporção da equipe, afinal Rubens saiu da Ferrari e quando todos pensavam que não venceria mais, emplacou duas em 2009.

      • Entendo Tomás. Mas se a troca acontecer, seria bom mesmo ele mudar de ar e acho que na Renault ele seria primeiro piloto já que, quem fosse companheiro dele, seria pilotos de menos destaques. Mas o problema não é a opinião de torcida, é o piloto que tem que ser rápido em suas decisões e sabe que em todas elas existe uma consequencia. Ele vai fazer o que ele achar melhor para ele, mesmo que para mim ou para ninguém seja o certo.

      • Exatamente Daniel. Talvez, para ele, seja melhor ficar na Ferrari e ver se pode ser competitivo em 2011.

  2. É uma aposta arrisca, mas que poderia dar certo. A Renault seria uma boa opção. Ou a melhor delas, no momento. Felipe Massa poderia trabalhar ao lado do polonês Kubica, sem problemas, ajudar em um projeto de médio ou longo prazo para a escuderia francesa.

    Na Ferrari, enquanto Alonso estiver lá, e com o apoio do Banco Santander, Felipe Massa terá que se impor, coisa que não fez na Alemanha. O brasileiro é um bom piloto, super esforçado, mas decepcionou milhares de fãs, entregando a liderança ao colega de equipe.

  3. O engraçado é que o apoio do banco Santander de nada ajudou o Alonso quando ele estava na McLaren e agora todo mundo acha que é fundamental na Ferrari. Acho esses números mais significativos:
    treinos livres: 32 x 7
    classificações: 9 x 4 (em média, Alonso foi 0.4s mais rápido quando se classificou na frente)
    corridas: 8 x 4

    É difícil entender o que está acontecendo com o Massa, o carro parece difícil e tb tem a questão do acidente, mas acho que é mais culpa dele do que do Alonso. Vejo ele guiando e a única palavra que vem à cabeça é burocracia. Se fosse chefe da Ferrari, já saberia o que fazer.

    • “O engraçado é que o apoio do banco Santander de nada ajudou o Alonso quando ele estava na McLaren e agora todo mundo acha que é fundamental na Ferrari. ”

      Exatamente Faster. Vejo que assim é o modo de defender Massa (?), tanto que no final da frase coloquei “e mais alguns papos furados…”.

      Massa, depois das mudanças do carro, parece ter melhorado mesmo, afinal deveria ter ganho na Alemanha (foi 2º), e 4º na Hungria e Bélgica. Está somando pontos, se fortalecendo um pouco, mas ainda falta algo para ele motivar a equipe, como fazem piloto tal Hamilton e Alonso.

      A questão é como ele se sente lá, e se tudo estiver bem com ele, não deve haver problema. Agora, se houver, não sei o que ele faz na Scuderia.

      • Acho que ele tinha que esperar mais um ano, já que, como você disse, parece que o carro está melhor pra ele agora.
        Mas é como vc disse, vai saber como ele se sente na Ferrari. Ser companheiro do Schumacher, que via nele um aprendiz, e do Raikkonen, que não estava nem aí, é fácil se pensarmos politicamente. Alonso foi pra Ferrari decidido a ficar com os italianos até encerrar a carreira – não por amor à camisa, mas pq não é bobo, quer um carro forte e não pode voltar pra McLaren. Aprendeu algumas lições e se porta com a equipe de maneira diferente que fazia com os ingleses. O espaço que o Massa tinha, de ser o queridinho, o membro da família (em contraste com o Raikkonen) foi tomado.

  4. É uma questão muito delicada…eu já ‘espanquei’ muito o Massa e já ‘prometi’ não falar mais dele, mas, ok, como contribuição.

    A FIAT (controladora da Ferrari) e o Santander não são brasileiros, mas, hoje o Brasil e o maior e mais lucrativo mercado dos dois (inclusive ultraoassou a Espanha (!) e já é a 8ª maior economia do mundo) – dessa forma eu entendo que o mercado, a equipe e os patrocinadores não são tão pró-Alonso como queremos às vezes aceitar.

    Outra coisa, analisamos as decisões dos pilotos com nossos olhos (olhos de quem quer títulos, já que não ganha $ com esse esporte), talvez o Massa seja um cara que esteja ‘contente’ em ser o mais bem pago ‘não-campeão’ da F1 9eu, de minha parte teria um pouco de vergonha…).

    • Sim, Will, você está certo.

      Mas que eu saiba não é essa a imagem que o banco procura dar, afinal é difícil ver propagandas de Massa com o Santander.

      No mais, banco ou sem banco, o que importa é na disputa de pista, e é lá que Felipe fica devendo.

  5. Se quiser vencer terá que fazer como o Piquet na Williams que peitou o Head em 86 e não aceitou se escudeiro do Mansell. Mas é difícil, pilotos brasileiros com balls acho q estão extintos…

  6. Na teoria é tudo tao bonito.

    Na teoria o mundo é colorido, bonito, azul.

    Os médicos tem um amor imenso ao paciente. O Paciente tem um respeito grande pelo médico.
    Os Professores tem uma vocação maravilhosa, amam incondicionalmente os alunos, ate mesmo quando eles os agridem e colocam uma arma na cabeça deles.

    O Mundo real é outro, nao é esse faz de conta, que eu faria isso ou faria aquilo.

    Como escrevi no outro site.

    Quero ver aqui, quem é macho (forma de dizer corajosa preconceituosa) de Mandar o Patrao Ir tomar no Olho do C.. quando fala algo que nao gosta.

    Quero ver quem tem um contrato assinado, onde se voce descumprir ordens, deve ter uma Multa IMENSA, se ele ganha muito, com certeza a multa nao é um tracado.

    Nao existe clausula Barrichello, o que existe em todos os contratos, é que o Piloto é um empregado, e vai seguir as ordens que seu patrao o mandar. È uma coisa simples. Alias o proprio Barrichello ja falou isso em entrevista, que todos os pilotos tem isso em seus contratos. Senao ia ser uma zona, ja imaginou cada um fazendo o que quisesse.

    E como alguem ja pos ai, o Massa esse ano esta tomando um Massacre do Alonso, seria mais que logico que ele teria de dar passagem. Alguem aqui Pode dizer que tem alguma esperança do Massa ser campeao esse ano ?

    Antes do episodeo nao via ninguem apostando que o Massa tinha chances, afinal todo mundo via ele tomando Meio segundo por classificacao, o Alonso nao esta um caminhao na frente do Massa de pontos, é pq Ele queimou uma largada, bateu 2 vezes. Ja o Massa esta andando ali no feijao com arroz, nao Bate mas nao Anda. Vamos por ai os pontos perdidos do Alonso nessas ocasioes e vamos ver quanto atras nao estaria.

    Entao se ninguem acreditava no Massa esse ano, nao sejamos hipocritas de querer que a Escuderia deveria prejudicar o time, e deixar o Massa na frente. Aquilo la sao Milhoes de Dollares, eles nao estao se importando se o Massa vai ficar chateado ou nao. Eles querem é ser campeoes do Mundo.

    Sinceramente em qualquer empresa do mundo é assim que as coisas funcionam, é sempre pelo bem da equipe e nao do individuo. Importa o que vai dar mais resultado.

    • Claudio Cardoso,

      Concordo com vc em número,grau e quase em gënero, mas as palavas são suas, use-as como quiser,rsrsrs…, mas enfim uma opinião imparcial, de alguém que possivelmente ficou frustrado por ser brasileiro, mas não necesariamente torcedor do Massa, e conseguiu enxergar mais além!

      Abço

    • Perfeito Claudio.

      Acredito, para ser simplista, que o que os torcedores querem é igualdade. Sem benefícios precipitados e que joguem pela janela as chances do outro.

      Acredito que em termos de motivação, Alonso é o que motiva a equipe para nunca desistir e sempre olhar bem para a próxima etapa. Ele está em seu limite máximo para vencer,e as vezes isso acaba provocando alguns erros.

      Aí Massa leva a melhor, já que nos dois últimos 4º lugares esteve sumido na corrida, sem buscar novos limites para alcançar e ultrapassar.

  7. Bom dia Tomás,

    Concordo com vc qd diz que não seria mal para o Felipe trocar de lugar com o Kubica, acho que seria uma mudança acertada diante do atual cenário da Ferrari e na posição em que ele se colocou nessa temporada, e ainda analizando o bom crescimento da Renault, o que não podemos deixar de notar, que ocorreu após a saída do DUO superstar.

    Mas em reflexão um pouco mais aprofundada, em virtude do Felipe ter sentido o gosto de quase ser campeão, e qd digo quase, é por conta da disputa do WDC de 2008 , enfim que todos sabemos em que condições se deram e até onde foi, e ter com isso estabelecido o seu potencial desempenho capaz para tal, é que me leva a torcer e até relevantemente por que não crer, para logo no início da temporada de 2011, ele se coloque em posicão de combatividade extrema primeiro dentro da equipe, ou seja, chutar o pau da barraca, sentar a bota e tentar o máximo de vezes possível, superar o Alonso, pois sabemos que não é coisa das mais fáceis dentro da preferëncia da Ferrari ao espanhol. E aí, se Maranello não achar bom, que encontrem outro fiel escudeiro para a nova temporada que seguirá, assim digo sem medo de errar, ele se redimiria primeiro com sua torcida brasileira, depois outro cockpit de releväncia, talvez então até a própria Renault não seria de grandes problemas.

    Esses são meus sinceros votos para o meu piloto de preferëncia e que sempre gostarei, de preferencia que seja tratado de igual para igual!

    Abraço Tomás, já fui longe demais:D

    • Teo;

      Para mim Massa é um piloto de ponta,e quando você chega a status de vice-campeão pela Ferrari, isso quer dizer que ruim você não é.
      Aquele era o ano de Massa, ele sabia que podia ser campeão e foi por uns segundos, inclusive. Perdeu o título por problemas da equipe, como na quebra do motor na Hungria quando liderava faltando 3 voltas ao fim ou na Cingapura, quando esqueceram de tirar a mangueira de combustível do seu carro.
      Chegou com 7 pontos de desvantagem e fez uma corrida impecável, não se intimidou, ao contrário de Hamilton que sofreu muita pressão e quase perdeu tudo.

      Massa é um piloto com um grande potencial, mas que talvez não esteja reparado para ter uma grande estrela do seu lado que comande a equipe, como Alonso. A F1 de hoje em dia não é como antigamente, e como Claudio disse, porque não manda o Domenicali tomar naquele lugar…?

      $$$$$, e mais $$$$$ é o que importa neste circo, e imagino que Massa sabia o que viria quando foi anunciada a contratação do denominado piloto do carro nº 8 já em 2009. Ele poderia ter rescindido seu contrato na situação, já que a metade das equipes estavam indefinidas e ele poderia ocupar outra vaga.

      Se ele continuou, ou é porque aceitou ser 2º ou porque tinha confiança nele mesmo que poderia superá-lo, então, se esse não foi seu ano, pode ser que 2011 seja, ou não.

      O bom é não colocar expectativas erradas onde não se deve. Tudo ao seu tempo, e se a Ferrari quiser, pode arrumar os problemas dos pneus com a Pirelli ano que vem e fazer um carro que seja bom para o estilo de Felipe também.

      Grande abraço.

      • Grande Tomas.

        Eu nao acredito que o Massa seja 2o piloto, e menos ainda que passou isso na cabeça dele.

        Basta vermos que quando o Kimi estava na equipe, ele foi la andou na frente e o kimi foi obrigado a trabalhar para ele.

        Alias se ele tivesse mais rapido que o Alonso, estavaria era todo mundo caindo de pau no Alonso, dizendo que foi uma contratacao idiota e bla bla bla.

        Tambem foi a mesma coisa que aconteceu com o Button, todo mundo imaginou que ia ser engolido pelo Hamilton.

      • OK, perfeito Tomás, obrigado por sua rotineira resposta aos comments, acho essa sua atitude show! Vou ficar na expectativa de 2011 ainda assim para ver como fica a posição, se a Ferrari iguala o atendimento e acerta desde o projeto dos carros para os dois e deixa eles definirem na pista quem na temporada vai ser o previlegiado após superar o outro de igual para igual, e não tendo mais muitas chances de ser campeão(sinceramente achei a decisão da Ferrari na Alemanha muito plausível, até pq o Alonso fez um baita tempo de classificação em detrimento ao do Massa), mas tb sei que se ocorresse isso, não seria nada fácil superar o Alonso, ele é muito bom piloto, na minha opinião é o páreo mais duro que o Felipe está enfrentando na sua carreira, mas acho tb que pelo Felipe ter combatido o bom combate com o Hamilton em 2008, ele é perfeitamente capaz de fazer frente ao companheiro e superá-lo, visto que o Hamilton conseguiu em 2007 logo na sua estreia!

        Forte abraço!

      • O exemplo de 2007 e 2008 é claríssimo, aí vemos quando a respeito entre os pilotos. Massa ajudou Kimi em 07, Kimi ajudou Massa em 08, normal.

        Acredito que as pessoas tem que aceitar com mais naturalidade que nem sempre se é o melhor.

      • Obrigado Teo, eu gosto muito de interagir com os comentaristas.

        “se a Ferrari iguala o atendimento e acerta desde o projeto dos carros para os dois e deixa eles definirem na pista quem na temporada vai ser o previlegiado após superar o outro de igual para igual”

        É o que acho. Assim que é, e assim que tem que ser.

  8. Tomás , eu também acredito que Massa ficando na Ferrari está jogando em definitivo sua quause brilhante carreira na F1 .
    Mas para a Ferrari , está mais do que ótimo , pois Massa , será muito importante para ajudar Alonso ( não só nesse campeonato ) , para tirar pontos dos principais adversários do espanhol , por tratar-se de um grande e bom segundo piloto … segundo a Ferrari .

    Quanto ao Alonso , só uma ” palhinha ” . Já que vai de encontro com que estou comentando . Ainda lhe falta um carro um pouco mais competitivo , mas em Monza na feudo da Ferrari , terá que vencer se quiser se manter com possíbilidade ao título . Não poderá permitir-se outro resultado senão a vitória , terá que ir com tudo , sem nehuma reserva . Necessita agora de todo empuxe moral e de sorte também para ganhar o tricampeonato . Ai é que entra o que quero falar . E com a grande ajuda de F. Massa para tirar pontos importantes dos adversários diretos , que por sinal é uma possíbilidade bastante possível . E esse será o trabalho de Felipe Massa enquanto estiver piloto da Ferrari .
    Valeu meu amigo Tomás , grande e forte abraço .

    • “mas em Monza na feudo da Ferrari , terá que vencer se quiser se manter com possíbilidade ao título . Não poderá permitir-se outro resultado senão a vitória , terá que ir com tudo , sem nehuma reserva .”

      É. A Ferrari, se emplacar uma dobradinha, seria o melhor para eles. Mas o carro tem que melhorar, ainda mais.

  9. O comentário da faster F1 mostrou a realidade(por isso que gosto de “números”, com eles podemos fazer comparações para mostra melhor a realidade, a comparação da fast impressiona), no geral Alonso é muito superior! O espanhol tem um “diferencial “ importante, tecnicamente sabe tirar tudo do carro, foi assim nos tempos de Renault e repete o mesmo na Ferrari, Massa já admitiu que tem problemas com os pneus, pelo menos não culpa ninguém. Muito fácil a torcida colocar a culpa na Ferrari, no banco Santander, no Alonso, mas poucos notam a superioridade de um piloto em relação ao outro. No passado Rubens não fez nem sombra a Schumacher, Massa dá mais trabalho ao espanhol, mesmo assim no geral fica atrás! Alonso assim como o alemão(no passado) consegue superar mais fácil as adversidades do carro e das corridas. Na BEL o que vimos? Um Alonso saindo em 10ª e dizendo que largar no meio do grid não era problema, estava super motivado. Acabou prejudicado pelo acidente de Rubens, foi para o boxes e voltou entre os últimos, vinha fazendo uma boa corrida de recuperação(dava para perceber a impaciência do espanhol tentando se recuperar, o acidente com Rubens tirou a calma de Alonso, depois acabou errando e abandonando). Mas pelo menos ele deu 110% e isso é que a equipe gosta de ver! Massa largou mais a frente e fez apenas uma corrida burocrática(ele também errou, deu sorte de não ser punido por causa da linha branca no grid). Massa já fez ótimas corridas no passado, disputou título em 08, o motor Ferrari quebrou na Hungria, a equipe errou em Singapura, mas Massa também errou em pelo menos 3 corridas 08. Em 2010 no geral Massa esta muito “apagado”, isso já vem antes do GP da ALE. Massa pode até mudar para RBR ou Mcalren, mas a situação não vai mudar muito, tem que superar Vettel ou Hamilton, tarefa tão dura como superar Alonso. Pode fazer como Kubica, tentar “levantar” uma equipe que esta em baixa, mas isso é muito raro de acontecer e leva tempo, uns 3 anos! Kubica pelo menos esta indo bem(na pista ele também mostra que faz diferença), mas não é garantia que vai chegar ao título um dia com a Renault. Em 2011 com novos Pirelli muda tudo, tanto a Renault pode melhorar muito como também piorar, aconteceu isso com a Honda em 2007, no ano anterior fez uma bela temporada com Rubens e Button, mas em 2007 errou no projeto e o ano de 07/08 foi um fiasco. Hoje o piloto leva muito em consideração o salário. Muito difícil Massa sair de uma equipe super estruturada como a Ferrari onde ganha 14 milhões por ano, para ir para uma Renault em “baixa” e ganhar muito menos! No final de 87 Piquet foi Tricampeão (Senna ainda não era campeão), Piquet fechou um contrato(surreal) para 88 com a Lotus por quase 12 milhões por ano. Sabe quanto Senna fechou com a Mclaren por 3 anos, 88/89/90? Apenas 1 milhão por ano!!! Situação parecida com Vettel hoje que ganha apenas 2 milhões enquanto Alonso ganha 30(e tem gente que diz que número de títulos não faz diferença). O curioso é que Senna queria mais 500 mil por ano, R.Dennis se recusou, no fim tudo acabou sendo decidido na “moedinha” e advinha quem ganhou? Ele…Ron Dennis, Senna deixou de ganhar 500 mil a menos por ano! Já tricampeão nos início dos anos 90 o salário de Senna subiu absurdamente (na época seria como Alonso hoje, o maior salário da F1 junto com Prost). Senna não satisfeito na Mclaren em 92/93 trocou de equipe e foi para a Williams, e todos sabem que Frank Williams sempre foi miserável para pagar salário. Mesmo assim Senna não se importou em ganhar menos e foi para a Williams(mas o carro era o melhor da época) Prost fez o mesmo em 93. Hoje é muito difícil um piloto sair de uma Ferrari mais veloz para pilotar uma Renault menos veloz e ainda para ganhar muito menos(seria até burrice), não condeno Massa, por esse lado Rubens e Massa estão fazendo o que muitos fariam, correndo em equipe de ponta ganhando muito bem e tentando superar o companheiro com o mesmo equipamento (teoricamente é o caminho mais fácil). O problema é saber ser tem capacidade e estrela pra isso. Rubens não conseguiu, Massa pode até conseguir, mas vai ter que ter um ano em que tudo de certo pra ele. Notem que Alonso cometeu vários erros em 2010, mesmo assim esta a frente de Massa, imagina se Alonso não tivesse errando. Mesmo Massa vencendo na ALE, Alonso estaria a frente na pontuação…não vai ser fácil superar o espanhol em 2011/2012…

  10. No fundo, ele já é um coadjuvante, ninguém viu ele queimar a largada, quando sair da f1 pelo menos sai rico.

  11. A F1 sobre as regras para a temporada de 2013, a volta do efeito solo e dos motores turbo, medidas devem ser tomadas para além de melhorar o espetáculo, melhorar as questões ambientais, um F1 verde.
    Motores de 1.6 litros, quatro cilindros, turbos, para não faltar emoção, os carros da F1 contaram com diversos sistemas de reaproveitar energia, limitar o número de propulsores, cinco motores por piloto para toda a temporada.
    F1 mais verde, com os motores muito mais econômicos, mesmo com uma potência por volta de 700hp.
    Sam Michael, diretor-técnico da Williams:
    “O combustível vai passar por uma passagem específica, que vai limitar esse combustível, não vai despejar mais combustível que quantidade permitida.”
    Patrick Head, um dos donos da Williams, Rory Byrne, antigo projetista da Ferrari, estão trabalhando as novas regras da F1, carros que proporcionem mais ultrapassagens que os atuais, a volta do efeito solo está em pauta.
    Michael:
    “Um Formula Um com efeito solo, como eram os carro nos anos 80, e aumentar a proteção em batidas na frente, trocando a entrada de ar lateral para à frente”.

  12. Salve Grande Tomás !!!

    Lá no GP de Valência , Tomás , eu falei aqui mesmo que , depois que o Felipe Massa assinou o contrato por mais dois anos o que realmente ficou de positivo para o Massa , foi o posto de gregário , ou seja , segundo piloto . Portanto com isso , acredito que realmente , e de uma forma muito lamentável , Massa enquanto piloto da Ferrari , está jogando fora sim , sua carreira de bom piloto na F1 .

    Valeu meu mestre , grande abraço e até o próximo post !

  13. Massa?

    Desapareça o mais rapido possivel da equipe Ferrari, esta equipe é para o Alonso, assim como era para o Dick Vigarista!

    Ir para a Renault em uma troca com Kubica seria uma boa!

  14. Não sei se é uma carreira jogada fora, mas um erro.
    Felipe sabe que a Ferrari tem olhos para o Alonso, e ele deixou de ser o queridinho da equipe. Mas como escudeiro, ele é um grande atacante, vimos isso em 2006 quando era pra ser o segundaço mas mesmo assim conseguiu 2 vitórias e um 3° lugar no campeonato, e por isso acho que ele pode começar bem em 2011.

  15. Pela minha experiencia em acompanhar a F1 ao longo de muitos anos, posso afirmar lamentavelmente, que o Massa esta morto para os brasileiros torcedores. É claro que para a ferrari ele é apenas o fiel escudeiro do espanhol, e tanto faz ser ele ou outro qualquer.

  16. É terrível saber que um bom piloto como o Massa, está sendo “tampado” na Ferrari!

  17. Na realidade está acontecendo com o Massa o mesmo que aconteceu com Barrichello e na mesma escuderia. O Espanhol trouxe com ele o grande patrocinador e portanto nada mais justo que receber maior atenção. Se por exemplo um grande banco brasileiro vai para a F1 e patrocina o carro da escuderia?, ou a Petrobrás?…logicamente Massa seria priorizado e o outro piloto que logicamente não seria Alonso, seria seu escudeiro. Massa não assinou nada de venda nos olhos, portanto assumiu ser o que é este ano e nos vindouros também. O que ele pode fazer para mudar isso?…sair da equipe (mas logo, senão acontecerá o mesmo que o Barrica), arriscar novos ares, e novos desafios, a vida é assim…cheia de desafios constantemente (pelo menos a minha sempre foi…rs). Por outro lado fico conversando com os meus botões, será que aquela bendita mola deixou Massa mais lento?, será que ele ficou traumatizado?…

    • “será que aquela bendita mola deixou Massa mais lento?, será que ele ficou traumatizado?…”

      André, é possível que sim. Mas Massa disse que não, a batida é um capítulo passado e nada lhe interferiu.

      Se é verdade ou não, fica a nosso critério acreditar….

      • Pois é…eu tenho minhas dúvidas!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: