Chandhok testa Red Bull no circuito de Yeongan

Finalmente, depois de uma longa mini-novela da FIA com a homologação do circuito de Yeongan (que sediará o GP da Coréia do Sul este ano), que, aliás, ainda não foi confirmada, veremos um carro na pista coreana, o que marcará a inauguração do traçado de Hermann Tilke.

O piloto contratado para guiar um carro da Red Bull, hoje, sábado 4 de setembroé Karun Chandhok. Logo ele, que foi retirado do seu cookpit na Hispania e que vaga pelo paddock com cara de nada. Bom, pelo menos sabemos que a FIA sempre dá alguma tarefa extra, seja para ele ou Heidfeld, que está com os engenheiros da Pirelli.

De qualquer forma, creio que esta é a 1ª vez que falo deste circuito no blog, que não deve ser propenso a corridas emocionantes, afinal parece que segue o perfil do mega-luxuoso Abu Dhabi, mas que oferece corridas chatas, até demais.

O pequeno detalhe nessa história é que falta muito tijolo a ser colocado nas obras-castelos ao redor do circuito, e a FIA adia a sua inspeção para dar uma tempo na construção do projeto. Porém, sem mais delongas, o delegado técnico da entidade, Charlie Whiting, vai fazer a inspeção final em 21 de setembro. Vamos ver no que vai dar, porque senão espero que escolham Algarve, pista fabulosa que merece a F1.

Tilke explica o atraso:

O circuito ainda não está pronto, mas vai estar. É claro que os prazos são apertados. Mas em toda pista são apertados. O problema em um circuito de F1 é que sempre tem uma data de corrida. Se tivermos mau tempo, ou outras circunstâncias nós não podemos atrasar.

O circuito (detalhes técnicos)

Como é uma obra nova e inédita, poucos sabem como as equipes devem se comportar na Coréia este ano. Porém, tem sido fornecidas à elas informações detalhadas sobre a pista, que deve ter muito pouca aderência na sexta-feira de treinos já que nenhum F1 gastou borracha lá ainda. Por isso, quanto mais voltas se derem nos dois treinos de sexta e no anterior ao qualifyng no sábado, melhor, porque a pista irá emborrachando.

A combinação de 1,2 km de extensão em linha reta e uma parte mais travada do circuito significa que as equipes terão que ser cuidadosas no set-up mecânico. A dúvida ficará na seleção de um pacote de baixo downforce para um melhor rendimento em linha reta, ou algo mais específico para as 17 curvas do circuito coreano (onde a Red Bull pode ir muito bem)? Dúvidas e mais dúvidas, porém poucas respostas.

Detalhes técnicos:

Embarquem em uma volta virtual com o vídeo que nosso amigo Lucas Desiderato nos indicou ontem:

O traçado:

  • Longitude do circuito: 5.615 km
  • Longitude da corrida: 55 voltas (308.8 km)
  • Curvas: 17 (6 para direita e 11 para esquerda)
  • Site: www.koreangp.kr

O evento com Chandhok

O teste parece ter sido agradável para o indiano, e este avaliou as condições de pista e avanço nas construções ao redor do circuito:

Chandhok também confirma o que escrevi no texto: A pista será melhor quando estiver emborrachada, e a Red Bull vai levar vantagem nos setores dois e três- ou seja, nas curvas. Karun sabe!

É um circuito muito interessante. A pista tem uma boa mistura de curvas e eu acho que nós vamos ter um monte de ultrapassagens no primeiro setor – há longas retas setores lentos. A reta depois da curva 1 e 2 é realmente longa, por isso nós podemos ver algum deslize lá, como em Xangai. Da curva 7 em diante, há uma seção de fluxo rápido- assim eu penso que a Red Bull vai se dar bem nos setores 2 e 3. É um layout interessante.

Olhando para as instalações, as garagens e edifícios das equipes parecem bem acabados e eles são grandes! Eu acho que as equipes terão de trazer cerca de 30% a mais do mobiliário para preenchê-los! As arquibancadas também estão razoavelmente terminadas. A pista em si precisa de um pouco mais de trabalho sobre o asfalto e os freios, mas os organizadores pensam que é tudo no seu tempo e estão confiantes de que ela estará pronto a tempo. Sem contar que os locais tem vista para o mar.

Há certamente algum entusiasmo para a Fórmula 1 aqui. Houve um monte de gente no evento de hoje, que não foi muito divulgado, e há um monte de mídia, o que demonstra o seu interesse. Os organizadores dizem ter vendido uma quantidade significativa de ingressos, por isso deve ser uma boa corrida. Tem sido ótimo dirigir o Red Bull novamente agradeço à Hispania por me deixar terminar esta corrida de demonstração.

Claro que no fundo Chandhok está com muita raiva de só realizar apresentações em circuitos inacabados,mas fazer o quê…

Fotos:

    E quanto à vocês, o que esperam para o GP da Coréia? Será mais um circuito chato em uma pista monótona de Tilke, ou desta vez podemos esperar algo de qualidade? Expressem-se na seção de comentários.

    15 comentários em “Chandhok testa Red Bull no circuito de Yeongan

    1. O circuito tem algumas curvas de “alta”, o que aumenta a dificuldade para os pilotos, mas não muda em nada no espetáculo. Ultrapassagens serão dificeis, se o game estiver certo não terá espaço pra muita coisa.
      Uma coisa que me deu medo foi essa foto no começo, parece o inicio das obras. Está muito rustico para ter uma corrida de F1. Espero que dê tempo.

      • Lucas, não se preocupe, a pista vai ser inaugurada na data certa, e se um prego furar um pneu em plena reta, se o piso começar a soltar, se o box ainda não tiver pronto, se a sala de imprensa tiver só Deus sabe como, nada disso tem importância, o que importa são os valores
        que a FIA e Bernie vão receber.

    2. Essa corrida é a cara que vai ser uma das mais chatas do ano. Eu espero que aquela reta proporcione alguma coisa, porque aquele kartodromo mais no meio da volta vai deixar bem monótona. E detalhe, essa corrida é no pior horário possível, 5 da manha, muito cedo pra acordar e muito tarde pra ficar acordado, hehehe

      Go Go Go Mclaren

        • Falta muito mesmo, espero que corram nisso ai.

          Imagina a diferença que ele sentiu de uma Hispania para um Red Bull, UAU.

        • Sem dúvida.

          Se bem que ele deve ter corrido mais devagar, afinal é uma apresentação. Agora ele deverá ficar ocupado dessas apresentações inócuas, porque na Hispania não volta mais.

    3. Chandhok confirma o que escrevi no texto: a pista será melhor quando estiver emborrachada, e a Red Bull vai levar vantagem nos setores dois e três- ou seja, nas curvas. Karun sabe!

      “É um circuito muito interessante. A pista tem uma boa mistura de curvas e eu acho que nós vamos ter um monte de ultrapassagens no primeiro setor – há longas retas setores lentos. A reta depois da curva 1 e 2 é realmente longa, por isso nós podemos ver algum deslize lá, como em Xangai. Da curva 7 em diante, há uma seção de fluxo rápido- assim eu penso que a Red Bull vai se dar bem nos setores 2 e 3. É um layout interessante.

      Olhando para as instalações, as garagens e edifícios das equipes parecem bem acabados e eles são grandes! Eu acho que as equipes terão de trazer cerca de 30% a mais do mobiliário para preenchê-los! As arquibancadas também estão razoavelmente terminadas. A pista em si precisa de um pouco mais de trabalho sobre o asfalto e os freios, mas os organizadores pensam que é tudo no seu tempo e estão confiantes de que ela estará pronto a tempo. Sem contar que os locais tem vista para o mar.

      Há certamente algum entusiasmo para a Fórmula 1 aqui. Houve um monte de gente no evento de hoje, que não foi muito divulgado, e há um monte de mídia, o que demonstra o seu interesse. Os organizadores dizem ter vendido uma quantidade significativa de ingressos, por isso deve ser uma boa corrida. Tem sido ótimo dirigir o Red Bull novamente agradeço à Hispania por me deixar terminar esta corrida de demonstração.”

      Claro que no fundo Chandhok está com muita raiva de só realizar apresentações em circuitos inacabados,mas fazer o quê…

      Fotos:

    4. Parece ser um circuito bem desafiador para o piloto, a curva 7 é fantástica, seguida de outra rápida. Mas parece não haver muitos pontos de ultrapassagem, um ponto negativo,

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: