Ferrari com sérios riscos de ser punida em alguns GPs depois de Monza

Não, este assunto não tem nada a ver como o julgamento de quarta. O que a Ferrari deve estar de dedos cruzados para que não ocorra, pode acontecer já em Cingapura: Usar o 9º motor por piloto. A regra da FIA diz que no máximo um piloto pode usar 8 por temporada, e Alonso e Massa estão no sétimo faltando seis etapas para o fim do mundial.

Ou seja, isso quer dizer que ambos podem apenas trocar uma vez de motor nesta reta final. O prejuízo pode ser tão grande, que as já pequenas chances de título poderão ir por agua abaixo.

A estatística chega até ser cruel, dado que Massa completou todos os GPs do ano e Alonso teve uma falha mecânica no motor durante uma corrida apenas na Malásia. Ou seja, as trocas poucas vezes são por problemas no carro.

Em Spa, tanto Alonso quanto Felipe trocaram seu motor para adequar-se ao circuito, assim como outros 18 pilotos fizeram. A equipe diz que esse mesmo motor usado na exigente pista belga resistirá neste outra exigente pista italiana- o que há de se duvidar.

De La Rosa, da Sauber  (que usa motores Ferrari)  já cumpriu a 1ª punição perdendo 10 posições no grid em Spa, por seu motor número 9 na temporada. Essa punição da perda de 10 posições poderá atingir a Ferrari já em Cingapura, se por acaso um dos dois pilotos usar outro motor em Monza. O que seria um desastre para as pretensões dos tifosi.

Agora, Alonso e Massa terão que cruzar os dedos para que não tenham que trocar no mínimo mais 2 motores, porque senão é bom dar adeus ao título…

38 comentários em “Ferrari com sérios riscos de ser punida em alguns GPs depois de Monza

  1. Tomás, a punição não é a cada GP, mas a cada novo motor. Então a Ferrari não será punida em todas as corridas, mas na corrida em que equipar seu carro com o 9º motor, 10º, etc.

    Mas já está no oitavo faltando 5 corridas!? Isso é um erro da equipe. Quero ver ano que vem caso seja reduzido para 5 o número de motores.

      • Vão reduzir para cinco?????? Caracas…

      • É mesmo.. Mas acredito que essa mudança não aconteça… Porém, com a volta dos motores turbo…

      • 2013 é o ano das mudanças na Fórmula 1. Acredito que isso deva servir para embaralhar um pouco “o jogo”.

    • Renan e Tomás, se não punirem no dia 8 a Ferrari e os pilotos, a Ferrari pode entrar na justiça, alegando que as regras na F1 não são para serem cumpridas.
      Também a Ferrari pode pedir para as punições sobre os motores serem colocadas no Felipe Massa.
      NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O PATROCINADOR DAFERRARI É O BANCO SANTANDER , QUE INVESTE 900 MILHÕES, E NÃO É UMA PEQUENA REGRA QUE VAI ESTRAGAR TODA ESSA ESTRUTURA, A ESPANHA TAMBÉM NÃO VAI PERMITIR ESSE CRIME CONTRA SEU PILOTO.

      • “a Ferrari pode entrar na justiça, alegando que as regras na F1 não são para serem cumpridas.”

        Eles até podem entrar, mas a FIA não voltará atrás na sua punição. Porque assim vai parece que ela não manda, e sim a Ferrari com seus processos legais. Seria meio contraditório.

  2. E o Rena tem razão a punição não é a cada GP, mas a cada novo motor. Mas a Ferrari ultimamente está dando cada vacilo. Espero q os motores aguentem até o final! rs

  3. A situação PODE ser menos desesperadora, porque talvez eles trocaram os motores para Spa antes do necessário, então o motor que foi usado na Bélgica pode ser aproveitado se estiver em um bom estado.

  4. Lembrando que o Vettel está praticamente na mesma situação das Ferrari. Ao contrário do restante do grid, deve chegar ao 7º em Monza. Os demais só devem trocar novamente em Cingapura ou depois.
    As Ferrari estão usando, já há algum tempo, um motor a cada 3 corridas, então deve ser o suficiente para não levar punição. O que não pode é ter quebra – e, desde que fizeram algumas alterações depois do GP da China, não têm tido problemas. Eles também podem reutilizar motores, a troca não invalida os que já foram usados.
    Julianne

    • Você tem que contar o fim de semana inteiro. Tem prática de sexta (2 ), de sábado (1) e o qualify mais a corrida.

      É uma braveza.

      • É, são 5 atividades no fim de semana, sendo que a corrida é a mais desgastante delas e sujeita a quebras.

    • Exatamente Julianne.

      O problema é que eles terão que obrigatoriamente (pelas próximas pistas) trocar o motor para Cingapura. Depois disso, não poderão trocar mais, pois senão levam punição.

      • mas eles podem usar os outros 7 – 5, no caso do Alonso. É isso que tentei dizer. Me parece que os que foram usados nas corridas e treinos de classificação só podem ser reutilizados para esse fim, então quando eles trocam um motor, não é para o final de semana inteiro.

  5. No inicio do ano ja estavam preocupados com esses motores…
    e agora, chegando p o fim da temporada o problema veio a tona…
    Eles podem ter serios problemas com isso…a não ser que a conta seja exata, como comentou o faster f1,,,,,
    um motor para tres Gps…
    mas refletindo melhor, acho q nem assim dará certo!!! =/
    é….massa e alonso devem estar dormindo umas horinhas a menos essa semana..rsrsrs

    • “é….massa e alonso devem estar dormindo umas horinhas a menos essa semana..rsrsrs”

      É… Principalmente Alonso, que de tanto colocar expectativas em seu título pode ver que ele dificilmente virá.

  6. Essa punição provavelmente acontecerá. Difícil as equipes não trocarem de motor nas últimas etapas, ainda mais em algumas pistas como Interlagos e Monza, que exigem bastante dos propulsores.

      • Se precisar, acho que o Massa troca em Suzuka e usa o mesmo motor em Interlagos. Porque lá ele anda bem e acho que não iria desperdiçar sua maior chancer de vitória esse ano.

      • Eu acho que ele não troca na Coréia (para que trocar se a pista é nova e desconhecida?) e troca em Interlagos, circuito muito exigente.

      • Mas Tomás, é em casa, e numa pista que ele anda bem. Acho que ele prefere ir com um motor de uma corrida, do que um novo pra largar 10 posições atrás.

      • Sim Lucas, é possível. No fim só saberemos no momento, mas será curioso ver a decisão a ser tomada.

  7. O post é outro, mas está muito pra trás e não sei se todos iriam ver o video, então aqui vai um video onboard de Chandock em Yeongan, na Coréia:

  8. Pelo que sei, os motores que foram trocados ainda têm condições de uso (alguns para treinos e outros também para corridas) e podem ser usados novamente sem punição. Mas também estou achando difícil não precisarem pelo menos de um 9º motor. Se eu fosse a Ferrari já começava a pensar na temporada do ano que vem, porque este ano tá muito difícil.

    • É, imagino que a equipe tenha alguns para reutilizar. Só que certas vezes é necessário um motor novo do que um já desgastado.

  9. Sinistro!!! Pensando bem… a Ferrari merece sim uma bela punição por todas as “faucatruas” com as quais nos “prestigiou” neste ano.
    Punição sem pena! Pelo bem do esporte!
    Grande abraço,
    Altair Cordeiro (@AltairF1)

  10. Acredito que ela pode ser até punida, mas não tão pesadamente. Mas qualquer punição será justa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: