O julgamento sobre a ordem de equipe da Ferrari em Hockenheim é na quarta-feira dia 8, e hoje e amanhã a pressão da Scuderia para não permitir uma possível punição será imensa. Não é a toa, afinal, nos números, se Alonso e Massa forem desclassificados, será um enorme desastre.
Com o que se comenta no paddock as chances de punições são estas:
Desclassificação de Alonso e Massa da corrida (retirando a vitória de Alonso e o 2º lugar de Massa)
Essa alternativa, junto com a n.2,é a que a Ferrari menos quer. Essa ação pode ser aliada atirar os pontos da equipe nessa etapa, além dos pilotos. A vitória ficaria com Vettel, sendo o 2º lugar com Hamilton e 3º com Button. Seguiria-se assim: 4 Mark Webber, 5 Robert Kubica, 6 Nico Rosberg, 7 Michael Schumacher, 8 Vitaly Petrov, 9 Kamui Kobayashi e 10 Rubens Barrichello.
Hamilton abriria 2 pontos a mais de vantagem na liderança para Webber, enquanto Vettel somaria 10 pontos a mais e tiraria 4 de Lewis e 6 de Mark. Button somaria 5 a mais e Alonso despencaria menos 25, ficando muito longe do líder. As posições nos 5 primeiros não mudaria.
Kubica e Rosberg subiriam 1 posição no campeonato, somando 4 pontos a mais, enquanto Massa cairia para 8º, com menos 18 e 91 pontos totais. Schumacher ganharia a 9ª posição de Sutil, somando 4 pontos a mais. Barrichello ganharia 1 pontinho e ficaria com 31, sem mudanças em sua posição, enquanto Kobayashi e Petrov somariam 2 e 3 pontos a mais respectivamente.
A tabela de pilotos ficaria da seguinte maneira:
Retirada dos pontos de ambos na tabela (porém não vitória e 2º lugar)
Seria a mesma coisa do dito no n.1, porém nos dados da FIA, Alonso continuaria com a vitória em Hockenheim e Massa com o 2º lugar.
Retirada dos pontos da Ferrari na etapa (apenas para a equipe)
Entre as punições, seria a mais leve para a Ferrari, afinal só alteraria no campeonato de construtores, onde o time de Maranello não tem nenhuma pretensão.
No resto das equipes, a Red Bull aumentaria em mais 3 pontos a sua vantagem para a McLaren, e teria um lucro de +14 na etapa, contra +11 do time de Woking, +8 da Mercedes, +7 da Renault, +2 da Sauber e +1 da Williams. A Ferrari cairia 43 pontos e todas as posições permaneceriam inalteradas.
Retirada de todos os pontos da Ferrari no campeonato e nas próximas 6 corridas (exclusão)
Dar a vitória a Massa e o 2º lugar a Alonso
Seria uma das ações mais corretas a serem tomadas, mas a menos provável. Se for o caso, a tabela seria apenas modificada entre Alonso e Massa, sendo que Alonso perderia 7 e Massa ganharia a mesma quantia.
Acho que não dá em nada, mas, a com mais chance é a exclusão do campeonato de construtores. E a mais justa é dar a vitória para o Massa.
O mais justo mesmo seria dar a vitória para Massa.
Mas o mais justo em termos para que as outras equipes não façam, seriam excluir os dois pilotos da corrida e a Ferrari do campeonato. Seria uma bela lição, não acham?
Mas a Ferrari não aprende, pode esquecer.
A máFIA deve devolver o dinheiro da multa.
Todos os pontos do Massa no campeonato passa para o Alonso.
A Ferrari Recebe um pedido de desculpa oficial da máFIA.
“Todos os pontos do Massa no campeonato passa para o Alonso.”
Como assim??? Não entendi
Lucas.
O Felix foi irônico.
rsrs.. Nem falemos muito porque sabe-se lá o que pode acontecer, rs…
Essa tambem é a minha opção da punição que a FIA ira impor aos ferraristas.
Acho difícil dar em alguma coisa. Eles vão tentar algo para evitar uma punição pesada. Ainda mais em véspera de Grande Prêmio da Itália, em Monza, na casa da Ferrari.
É por isso que imagino,pelo menos para que a FIA não fique com a imagem de protetora da Ferrari, dar uma punição retirando os pontos da equipe.
Ou não vai acontecer nada, ou a Ferrari perde os pontos de construtores, como já ocorreu com a McLaren.
Bom. Se a equipe Renault não foi banida da F1 pelo caso Cingapura, então podemos prever que a Ferrari não será nem chamada à atenção.
Se Alonso, pelo mesmo caso, embora esteja 100% comprovado que ele participou da armação, não foi nem sequer chamado à atenção, imagina agora em que o cara que irá presidir a reunião é um espanhol?
Espero queimar a língua, mas ficarei muito supreso se os pilotos da Ferrari perderem os pontos daquela corrida e ainda mais surpreso se a Ferrari for excluída da temporada, que é o que eu acho que deveria acontecer.
O correto seria tirar os pontos dos dois pilotos e da Ferrari, e dar a vitória ao Vettel, terceiro colocado.
Eu acho que Alonso e Massa mereciam ser desclassificados por conduta antidesportiva.
Sou contra uma punição muito pesada, no nível da dada a McLaren e a Renault e não acho que será aplicada.
Sim Renan. Até porque isto é bem diferente do que espionagem.
Tomás, analisando o lado desportivo, que envolve o público e o exemplo que quem está envolvido com a F1 deve dar, uma punição pesada como a da McLaren pode ser cogitada. Mas não espero algo assim porque, mesmo tendo sido um caso de espionagem, a punição severa daquele jeito foi “providenciada” por Max Mosley, assim como a da Renault, como uma forma de vencer a “guerra política” que estava sendo travada.