Quem vencerá em Monza?

A semana está começando e a F1 em poucos dias vai para Monza- um dos melhores (senão o melhor) circuitos da categoria que proporciona uma experiência única para os pilotos. O clima é de luta pelo título, e apesar de que a tabela pode ser modificada amanhã com o julgamento da Ferrari, a luta deverá ser imensa pela vitória.

É bom salientar, antes de tudo, que Kubica e Sutil podem e devem repetir o bom trabalho feito em Spa agora em Monza também.

Assim como ano passado Giancarlo havia feito a Pole com a Force India, Sutil foi 2º na classificação e 4º na corrida em Monza. Não é apenas coincidência, afinal os fortes e potentes motores Mercedes são uma grandíssima ajuda (em 2009, 6 dos 7 primeiros na classificação usavam os propulsores alemães, e a dobradinha foi da Brawn, com Barrichello em 1º, que usava os Mercedes).

[fotos- F1Around]

Este ano foi muito parecido na Bélgica (vitória de Hamilton com a McLaren-MERCEDES,  além de uma boa prova de Sutil, Rosberg, Schumacher e Liuzzi). Portanto, não será surpresa ver o alemão com sua Force India apanhar as primeiras posições.

Na briga pelo campeonato, a McLaren é ampla favorita para Pole e vitória, o que pode aumentar a vantagem de Lewis no campeonato e trazer Button de volta à briga, depois da batida com Vettel na Bélgica.

O difícil será encontrar um bom set-up para o exigente circuito, mas eu não duvido de que Hamilton marque sua 4ª vitória no ano em Monza.

Red Bull não deve passar por um fim de semana fácil nas terras dos tifosi, até porque isso já é salientado por Horner na última semana e o RB6 não é carro que se encaixe nesse traçado. O objetivo deve ser tirar o maior número de pontos possíveis dos rivais.

A Ferrari que vive ainda na nebulosa do julgamento, que pode vir tranqüila e confiante ou preocupada e quase jogando a toalha (dependo se haverá ou não punição), será candidata a vitória. Kimi ano passado se enfiou no meio dos Mercedes, algo que pode ser feito agora por Alonso, ainda mais se este vier para ganhar ou ganhar.

A Scuderia virá apenas com esse resultado na cabeça, e será feito mais do que possível para vencer em casa e se aproximar novamente de Lewis e Mark para conseguir o título.

A Mercedes será outra grande candidata a um bom resultado, e pode levar Schumacher ao pódio pela 1ª vez no ano- o que seria realmente sensacional para a equipe. Mas Rosberg anda muito bem e duvido que não chegue perto do alemão…

Assim, teremos até 6 equipes na luta pela vitória, o que deve nos proporcionar uma das melhores corridas da temporada. Em quem você aposta para vencer no domingo?

19 comentários em “Quem vencerá em Monza?

  1. Aposto numa dobradinha da Mclaren, Lewis e Button comboiando. Acredito que a Ferrari pegue a ultima vaga no pódio. RBR vai ter que lutar pra nao perder pontos pra Renault, Mercedes e Force India. E Tomás, sabe algo sobre o tempo pro final de semana?

  2. Monza 2009 foi uma das corridas mais espetaculares dentre as corridas espetaculares da carreira do Hamilton. Aquelas últimas voltas, já com pneus desgastados e fazendo tempos de classificação é um bom exemplo do nível de pilotagem do inglês e de como ele busca o limite extremo de seu equipamento na tentativa de ganhar uma posição na pista. No atual grid, talvez Alonso e Kubica consigam fazer algo parecido. Os outros estão muito abaixo do nível do Hamilton.

    Espero que esse ano ele possa repetir o que é considerada uma de suas maiores atuações e vença a corrida. Porém não acho que a vida dele vá ser fácil. Não sei porque mas acredito que a Ferrari virá muito forte e que a Force India e Kubica possam surpreender.

    Pensando no campeonato e dentro de uma certa lógica, gostaria que o resultado da corrida fosse:

    Hamilton
    Alonso
    Vettel
    Button
    Webber

  3. Se a Mclaren ainda estiver com esse carro no mesmo nivel da RED BULL, Lewis vence mais uma!!! Afinal é omelhor do ano, e merece aonde esta!!!

  4. Pole: Hamilton

    Corrida:
    1- Hamilton
    2- Button
    3- Alonso
    4- Schumacher
    5- Rosberg
    6- Vettel
    7- Kubica
    8- Massa
    9- Webber
    10- Liuzzi

  5. Se a McLaren for bem, dá dobradinha ou talvez 1º e 3º, a não ser que um tal de Bastião, fure novamente o Radiador do butão. rsrs
    Mas essa pista tem tudo pra dar McLaren, pois o verdadeiro Duto de ar frontal (o resto é copia) entrará em ação a todo vapor.

    Arçs 😉

    • Vamos ver se Vettel se ilumina.
      Aposto em uma vitória dele se ele for Pole e abrir bastante na liderança. É, mas pode ser que bata nos retardatários! rsrs…

  6. Lucasd iGrassi no twitter:

    “To pilotando na pista de Monza. 345km/h é a velocidade maxima esperada. Adoro essa pista.”

  7. Muitos comentam da vantagem que a McLaren terá em Monza devido ao motor e ao duto frontal. E não estão errados. Porém, algo que é pouco comentado sobre a equipe de Woking mas que é igualmente responsável pelos bons desempenhos que teve em algumas pistas é o sistema de freios. Button, há alguns meses, disse que o sistema de freios da McLaren é simplesmente o melhor e mais eficiente que ele já usou. Bem, todos sabemos que numa pista como Monza, ter freios eficientes é importantíssimo pois o piloto pode acelerar ao máximo e freiar mais tarde, ganhando décimos importantíssimos.

    • Djow, que belo comentário!

      Esse detalhe dos freios me fez ir um pouco mais atrás. E eu falei disso no blog no dia 6 de maio deste ano. Segue nota:

      “Button está na sagrada 1ª posição na tabela com duas vitórias, metade das que foram corridas até agora. Uma interessantíssima notícia me foi dada a partir do post no blog de Felipe Motta. Trata-se de uma conversa de avião que ele teve, junto a Livio Orrichio, com John Button, pai de Jenson. Durante o papo, o pai do campeão de 2009 revelou um fato que deixa curiosos nós espectadores. Deixo o trecho to texto aqui de primeira para vocês, vale a pena:

      Disse o pai de Jenson Button que seu filho competiu nas quatro corridas com um freio que não se encaixava plenamente em seu estilo. E que a partir de Barcelona o equipamento será trocado.

      Para explicar melhor, dou exemplos. Lewis Hamilton, companheiro de Button, tem estilo de freada forte, brusca. “Soca” o pé no freio e pimba! Jenson, por sua vez, freia progressivamente. Tem estilo suave de pilotagem. Portanto, nas quatro primeiras etapas, nas quais venceu duas vezes, o líder do campeonato teve de adaptar-se.

      Se a troca dos freios (a marca nova é a Brembo, a mesma que tinha na Brawn, ano passado) der resultados, Button pode melhorar.- Felipe Motta

      Então vejamos que dado interessante temos em mãos. Sinceramente, não sei a mudnaça e em que efeito isso pode mudar o estilo e o desempenho de Button, mas há indícios de que uma melhora apareça.”

      Só que Button não venceu mais depois…

      • Google tradutor… hehehe

        MAIS uma vez fizeram mudanças nas zebras das 2 primeiras chincanes, espero que não tenham as estragado, porque é muito legal ver os carros decolando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: