De novo, Ferrari?

Depois do Julgamento-Sem-Fundamento que houve em Paris para decidir nada e gastar tempo, fico pensando como a F1 (principalmente as equipes) reagirão se as ordens de equipe voltarem a ser permitidas no regulamento, já em 2011.

Afinal, com base no Conselho Mundial mais ridículo da história (que ia punir um time por fazer ordem de equipe, e logo depois declarar que estas poderão voltar) o artigo 39.1 pode ser excluído e a ordem de equipe volta à F1. Se bem que esta nunca saiu nem sairá se continuar banida, porque sempre existiu, desde os anos 50 (e na época era pior, porque o 2º piloto tinha que DAR seu carro ao oponente se este tinha quebrado o seu!).

Mas claro que hoje a Ferrari é culpada, joga sujo e blá ,blá, blá. O que ninguém pensa é que não é só ela, e ordens de equipe acontecem sempre. O problema, e continuo batendo na mesma tecla, foi ter feito esta ordem de maneira tão explícita.

Mas, se fosse escondido estaria certo? Não, obviamente que não. Mas nós torcedores jamais saberíamos e tudo continuaria justo e feliz. Só para nós, claro.

Ou seja, isso significa que nós talvez nem imaginemos as barbaridades que possam ocorrer nas equipes. Eu não tenho dúvidas que a Red Bull beneficia Vettel. Eu também tenho minhas suspeitas que a McLaren beneficie Hamilton (afinal fez isso em 07,08, 09) em troca de Button. Como um dia disse: É difícil saber a verdade. A verdade mesmo, aquela que muitas vezes não chega a nós simples espectadores.

Como debati com djow na seção de comentários de um post mais abaixo:

Eu tenho absoluta certeza que QUALQUER, qualquer equipe faria o mesmo que a Ferrari fez em 2007. Qual é o sentido de na última corrida deixar um piloto que está fora da disputa do título vencer e deixar o outro, que se vencer é campeão, em 2º?

Qual sentido tem isso? Para mim, nenhum.

Ou seja, tenha no regulamento ou não, a ordem de equipe SEMPRE existirá em casos assim. Até porque naqueles dois anos ela também estava banida. Mas, então, porque não houve julgamento? Simplesmente porque era algo óbvio a se fazer, e punir isto seria uma extrema burrice.

Mas, porque então houve julgamento para a Ferrari em 2010? Também é simples, porque não era a reta final do campeonato e não havia uma justificativa plausível para isto.

Eu espero não estar errado com isto, mas 90% dos campeões mundiais de F1 já foram beneficiados alguma vez. Eu nem preciso pesquisar para saber porque pode até ser algo óbvio.

Bem, amigos, para não fugir do assunto, pergunto para vocês: Será que a Ferrari dará uma ordem de equipe a Massa novamente? E, com a impunidade da Scuderia, é possível que McLaren e Red Bull façam isto sem o menor problema (“afinal, se a Ferrari não foi punida, porque nós seremos?”)

Fiquem à vontade na seção de comentários.

52 respostas para “De novo, Ferrari?”

  1. Esse julgamento aff, sem noção, só porque é a Ferrari. Se fosse a McLaren a Ferrari já iria pressionar pra conseguir fazer com que a McLaren fosse punida e banida. FIA e Ferrari andam de mão dadas! LIXO!!

    O consolo é que não serão campeões esse ano.

  2. Depois dessa, devem validar o jogo de equipe. As escuderias devem procurar meios de cada uma fazer o seu, definindo se possui um primeiro piloto ou não, enquanto o competidor que não for de acordo com as normas do time que defenda, peça as contas e procure outro carro, como já fizeram pilotos como Ronnie Peterson, Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell e Elio de Angelis, e mais alguns outros.

  3. A solução para esse problema é muito fácil, porém, até agora, ninguém simplificou o assunto:

    Tomás, peço desculpas, mas, vou escrever em letras maiúsculas para destacar, o novo artigo que deveria ser escrito pela FIA no regulamento:

    1) SÃO PERMITIDAS ORDENS DE EQUIPES (ALTERAÇÃO DE POSIÇÃO DE PISTA ENTRE SEUS PILOTOS), DESDE QUE:

    A) UM DELES, OU OS DOIS, NÃO TENHAM MAIS CHANCES MATEMÁTICAS DE LUTAR PELO TÍTULO DE PILOTOS;
    B) A MANOBRA NÃO COLOQUE EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA DOS PILOTOS DA EQUIPE OU DE SEUS ADVERSÁRIOS;

    2) A EQUIPE QUE DESRESPEITAR ESTE ITEM DO REGULAMENTO SERÁ EXCLUÍDA POR DUAS CORRIDAS E PERDERÁ OS PONTOS DOS CAMPEONATOS DE CONSTRUTORES E PILOTOS, CONQUISTADOS NA CORRIDA ONDE A INFRAÇÃO TIVER OCORRIDO.

    Viram como é simples resolver o problema.

    Não resolvem é porque querem continuar fazendo suas maracutaias.

    1. Oi CCR

      Se a inteligência dos caras que fazem relógios com luvas de Boxe em horário nocturno fosse como a tua…todas as suas regras infalíveis e intangíveis Qual Rei Salomão..caem com o “..Safe fuel you have consumption problem..” or “..Put safe fuel mode..”

      Abraço

  4. Mas claro que sim Tomás ! Ontem a Ferrari ficou livre para o jogo de equipe .

    Os ” juizes ” optaram em manter o resultado da Alemanha , tornando-se cúmplices de tal armação que resultou na vitória de número 23 de Alonso , e do prejuízo do piloto que estava liderando . Com isso acenam com a possibilidade de regulamentar a manipulação de resultados com o engodo do ” jogo de equipe ” o que é ( ou era ) proibido e cuja punição prevê ( ou previa ) até a suspensão da escuderia do campeonato .

    Realmente uma vitória do antiesporte para gáudio de Jean Todt , o homem que preside a FIA e que introduziu a fabricação de resultados na F1 na sua era de chefão da Ferrari , ao ordenar que Rubinho cedesse a vitória a Schumacher no famigerado GP da Áustria em 2002 .

    Fui . Abraços .

  5. O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA confirmou que tentará impor uma “licença para membros das equipes e seus pilotos” para todas as categorias e de seus campeonatos mundiais.
    A proposta, será avaliada pela Assembléia Geral da FIA, vai recomendar que todas as equipes da Fórmula 1, Campeonato Mundial de Rally, FIA GT1 e Campeonato Mundial de Carros de Turismo sejam obrigadas a ter licenças para os membros em posições de comando.
    Um novo Código de Boa Conduta da FIA deverá ser formado a fim de estabelecer os padrões que os detentores das novas licenças deverão obedecer.
    “Um novo mecanismo será introduzido visando controlar o acesso às áreas sob jurisdição da FIA, e nenhum passe de qualquer tipo será concedido a nenhuma pessoa ou entidade que não tenha uma reputação condizente para os propósitos do Código Esportivo Internacional”,as exceções que para os membros da máFIA.
    “Aqueles que entrarem também se tornarão responsáveis por seu pessoal, significando qualquer pessoa ligada direta ou indiretamente ao portador da licença relacionada à sua participação em um evento”.

    O para se compreender essa licença:
    É para que a máFIA possa ter nas mãos, uma arma para calar seus opositores, pois a qualquer momento ela pode cancelar a licença de quem discordar da sua cúpula, esse era o sonho do sr Morlley ex presidente da máFIA e que o novo presidente dessa cúpula vai ter essa arma, para disparar a seu bel prazer, “VIVA O AUTORITARISMO DA máFIA”.
    Penso que chegou a hora de ter algo acima da FIA, para julgar a FIA e seus comparsas.

  6. Bate nele Vettel! auhahuauhauhahu

    Concordo que tem que ter jogo de equipe desde que um dos pilotos não tenha mais chance matemática de título.

  7. Algumas ordens de equipe que marcaram
    http://fasterf1.wordpress.com/2010/07/27/e-o-chefe-quem-manda-algumas-ordens-de-equipe-que-marcaram/

    GP Alemanha 2008:

    Hilário ler nos comentários do tube o pessoal na Europa metendo o pau na Mclaren.

    The radio call Ron Dennis to kovalainen : “hamilton is faster than you Kovalainen.
    Traduzindo: A chamada de rádio Ron Dennis para Kovalainen: “Hamilton é mais rápido do que vc Kovalainen”

    Fora alguém no boxe da Mclaren apertando o botão avisando Kova para facilitar para Hamilton, que o inglês era muito mais rápido que todos na pista isso ninguém tem dúvidas, devia estar com pneus moles(tinha trocado os pneus na parte final da prova). A questão é Kova ter facilitado a ultrapassagem para Lewis, foi LÁ FORA na curva para Lewis passar…alguém tem dúvidas que Kova recebeu ordens?

    Se até 2002 era permitido o jogo de equipe então o que aconteceu na AUT/02 estava tudo dentro do regulamento, porque a partir de 2003 apareceu esse regulamento besta de proibir jogo de equipe, só porque o Rubinho abriu o berreiro? Alguém vai lembrar que não foi ético aquilo na AUT/02. Em 1998 na PRIMEIRA corrida Hakkinen liderava, mas a equipe o chamou por engano para o boxe, Coulthard assumiu a ponta, mas teve que devolver a liderança(na cara dura) ao companheiro Hakkinen. Como todo mundo percebeu a manipulação, a Mclaren justificou dizendo que Hakkinen merecia mais a vitória que Coulthard(risos) porque a equipe errou(a Mclaren gosta muito mais quando Hakkinen vence diria o Galvão). Podia até ser permitido o jogo de equipe em 98, mas foi ético Coulthard ceder a vitória? Eu pergunto: “Se a equipe errou com Hakkinen, o que Coulthard tem haver com isso? Coulthard também merecia vencer era a primeira corrida do ano”. Em outras corridas Coulthard entregou posições a Hakkinen e ninguém falou nada, ninguém foi punido! O vídeo em que Coulthard entrega a vitória a Hakkinen(da mesma forma que na ALE 2010) http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM&feature=player_embedded

    No GP da BEL ainda em 1998 Coulthard tirou o pé do acelerador de propósito em um trecho de alta velocidade para o líder da corrida Schumacher bater atrás quando chovia forte, foi um forte acidente, por sorte ninguém saiu ferido. Coulthard e a Mclaren nem punidos foram! Antes desse acidente R.Dennis disse a Coulthard que se Hakkinen fosse campeão ele receberia 1 milhão de bônus, mas claro teria que mostrar “serviço”. Isso já seria motivo para a FIA ficar de “olho” em Coulthard, a FIA de novo ficou em cima do muro!

    É justo punir a Ferrari hoje sendo que no passado a Mclaren fez coisa pior(como provocar esse acidente na BEL/98) e nada aconteceu? Williams e Mclaren fizeram jogo de equipe na cara dura para derrotar a Ferrari na última corrida em 1997, nem advertidas foram…

    A Ferrari dança conforme a música, o problema é que Rubens e Massa entregaram a posição na cara dura, esse foi o jeito de mostrar ao público que receberam ordens e que foram apenas “vítimas” no ocorrido. Se tivessem feito de modo sutil como outros pilotos fizeram nos últimos anos, muita dor de cabeça seria evitada! Se Rubens e Massa não estão satisfeitos então saiam da equipe, pra mim Rubens e Massa não tem nada de vítimas, estão participando da manipulação de resultado, o que eles fizeram foi “jogar” para a torcida. A verdade é uma só, na hora eles deram um jeito de sair como vítimas e ao mesmo tempo ficar na equipe, Rubens na Ferrari assim como Massa hoje recebia um GORDO salário e pelo jeito não estavam muito a fim de mudar de equipe para ganhar menos(por um lado seria até burrice). A equipe tem o direito de administrar a temporada, ninguém coloca 300 milhões de orçamento visando só o lado esportivo, sempre vão fazer de tudo para pelo menos um dos pilotos se manterem na disputa do título, nos últimos anos os pilotos deram muito mais valor ao alto salário que a própria carreira, por isso a maioria não tem coragem de dizer NÃO a equipe. Quantas vezes o Berger teve carro mais veloz e mesmo assim se mantinha atrás para não tirar pontos do Senna? Quantas vezes o mesmo Berger ficou “segurando” Prost e Mansell para Senna disparar a frente? Isso pra mim é tudo jogo de equipe, e ninguém era advertido! Bobagem essa regra de proibir jogo de equipe, isso nunca funcionou, quem não estiver satisfeito que caia fora da equipe! O que não da para aguentar é choradeira de piloto que ficou multi milionário se fazendo de vítima em toda entrevista. Renê Arnoux em no GP da FRA/82 não aceitou ordens de equipe para entregar a vitória ao Prost(até tú Prost?). Faltavam ainda 6 corridas para o final da temporada, Arnoux deu um NÃO bem grande a Renault, venceu a corrida e depois avisou que iria se transferir para a Ferrari, em 83 acabou fazendo sua melhor temporada na F1, Arnoux nunca foi campeão, mas pelo menos tinha ATITUDE! Prost vendo Senna ser favorecido na equipe foi para a Ferrari em 90. Piquet fez o mesmo quando viu que Mansell era bajulado, saiu da Williams e foi para a Lotus em 88. Alonso fez o mesmo, saiu da Mclaren e voltou para a Renault em 08. Se Rubens quis ficar 6 anos na Ferrari, AZAR DELE, ficou muito rico, mas ficou sem moral em seu país! Massa pode escolher, mas acho que vai ficar na Ferrari por mais 3 anos, ninguém é louco de sair de equipe de ponta e ao mesmo tempo jogar 14 milhões de euros fora por ano, ia chegar em casa e apanhar da mulher… na RBR em 2011 Massa ia ganhar muito menos!

  8. A pizza saiu do forno. Aliás, bem ruim para quem gosta de F1. Uma pena, mas não adiantava punir agora se tambem existiram casos em outras equipes que não deram em nada.

  9. Regulamento permitia, mas cadê a ética da Mclaren e Williams em 97? Coulthard(de novo, só levando FUMO, nunca podia chegar a frente do finlandês) entrega posição a Hakkinen, e o mais absurdo Williams entregando vitória a Mclaren, J.Villeneuve entrega a vitória a Hakkinen e também o segundo lugar a Coulthard…

    F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve

    1. Mas aí era outra Historia, Além de ser o ultimo GP, o Villeneuve não podia arriscar nada, pois era decisão de Titulo, Imagina o Villeneuve começa a fechar o Hakkinen igual a doido, e os dois se tocam.
      O Villeneuve quase perde o carro e a corrida com o Schumacher, duvido que ele passaria por isso denovo.
      E como a Mclaren já tinha feito antes com o Berger, fez com o Hakkinen, pois o Filandês nunca tinha vencido antes, esse foi a sua primeira vitoria, no minimo a Mclaren pediu para o David entregar a vitoria a ele.

    2. O jogo de equipe é algo necessário na Formula 1, é só definir no contrato quem é o 1º e o 2º piloto, ou então deixe os dois brigarem na pista até um não ter chance matemática de ganhar o campeonato.

      O problema é quando boicotam um em benefício do outro. O que fizeram em 2002 com o Rubinho foi boicote na cara dura, a Ferrari nem tinha rival naquele ano. Foi por isso que a FIA proibiu o jogo de equipe sem nem pensar nas conseqüências.

      Em 88 na McLaren o Prost era bicampeão e nem por isso boicotaram o Senna que ganhou o campeonato, no ano seguinte foi o Prost quem ganhou, eles ganhavam ou perdiam na pista, até se bateram e nem por isso o Ron Dennis boicotou um deles. Preferência existe em qualquer lugar do mundo agora boicote é f***.

      Pra mim o caso do Massa não foi boicote, ele tava mais lento e piorou depois da troca de pneus, e não queria sair da frente acatando a ordem do seu engenheiro que no final mudou a ordem pra deixar o Alonso passar.

      Se o Massa ta perdendo espaço na Ferrari a culpa dele que até agora não deu bronca nos engenheiros pra acertar o carro como deve ser, ou o problema é ele que é meio segundo mais lento.

      O curioso é que na pré-temporada e na primeira corrida os dois tinham o mesmo tempo por volta, e quando o Massa se aproximou na corrida do Bahrain eles mandaram economizar motor, depois disso Massa foi sempre mais lento (isso sim parece boicote).

      Caramba! O Massa tem que ir pras cabeças, pra outra equipe se for o caso. Qual equipe não quer um piloto de ponta? O Kimi não volta, ainda mais pra ser companheiro do Alonso. Se o Massa sair da Ferrari eles vão colocar um cara bom, logo vai sobrar vaga em outra equipe. Faz um cambio com Kubica, Vettel, Rosberg, etc.

      Agora, o Massa só não foi campeão por causa das trapalhadas da Ferrari e vai ficar se sujeitando ao Alonso? Até agora todos os conflitos entre os dois o Massa assumiu a culpa. Duvido que o Nelson Piquet ou o Senna ia deixar barato, agente ia ver eram socos e pontapés.

      Abraço…

  10. Em 97/98 a Ferrari não foi reclamar a FIA do jogo de equipe entre Hakkinen e Coultahrd!!!

    Antes de Rubens entregar um 2ª lugar na AUT/01 e uma vitória na AUT/02. Na Mclaren aconteceu o mesmo entre Coulthard e Hakkinen, no GP da Europa em 97 Coulthard também entregou um 2ª lugar a Hakkinen, depois em 98 na PRIMEIRA corrida do ano GP da AUS entregou uma vitória ao finlandês! E ninguém reclamou, ninguém foi punido, ninguém disse que faltou ética! A Ferrari fez o mesmo em 01/02 na AUT e começa a choradeira? Até 2002 o jogo de equipe estava liberado então a Ferrari estava dentro das regras no GP da AUT/02, podia trocar as posições! Mas começaram a dizer que não foi ético por parte da Ferrari Rubens entregar pela segunda vez a posição a Schumacher. Ué, a Ferrari só dançou conforme a música da Mclaren em 97/98 Coulthard entregou duas posições a Hakkinen, um 2ª lugar e uma vitória, igual a Rubens na Ferrari, cadê a ética na Mclaren?

    F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve

    David Coulthard allows Mika Hakkinen

  11. Viram o traçado do GP da Índia? Também é do Tilke. Parece que não uma pista muito legal, não sei…

  12. Esse é um texto do Becken Lima no seu blog

    Ordens de equipe na Ferrari — o que realmente importa
    Muito foi escrito e dito sobre todo o imbróglio em que se meteu a Ferrari ao manipular o resultado do último GP da Alemanha, dando de bandeja para o bicampeão Alonso uma vitória garantida nas mãos de Felipe Massa.

    Mas após a “absolvição” da equipe ontem, veio a publicação do veredicto, e com ele um curioso trecho que poderá dar muito pano pra manga:

    “…poucas voltas antes da controversa ultrapassagem, os pilotos da Ferrari reduziram a velocidade de seus motores a pedido de seus respectivos engenheiros. Então, o Sr. Fernando Alonso aumentou a velocidade de seu motor sem que o Sr. Felipe Massa fosse informado.

    O Sr. Fernando Alonso foi, consequentemente, beneficiado por uma definitiva vantagem de performance frente o Sr, Felipe Massa nos momentos que precederam a controversa ultrapassagem…”

    Descontada a linguagem jurídico-esportiva, temos aí um claro indício de que a performance de Massa foi manipulada sem que ele soubesse durante o GP da Alemanha — algo que certamente levará o torcedor brasileiro a conjecturar se a ação perpetrada pela turma de Stefano Domenicali não é prática comum nesta Ferrari de 2010.

    Ao considerarmos a falta de provas palpáveis no caso e outras casos semelhantes envolvendo a McLaren e a própria Ferrari no passado recente, o resultado do julgamento — a absolvição da Ferrari — era esperado e, juridico-esportivamente irrelevante.

    O mais importante, no entanto, é que talvez a torcida brasileira tenha finalmente uma resposta concreta para a discreta temporada de Massa em 2010.
    aro amigo, ou apenas sentindo saudades da vida de blogueiro?

    Felix
    9 setembro, 2010
    RESPONDER CITAR
    Becken, tenho certeza que Massa sabe de tudo ao falar alto que não leva meio segundo de nenhum piloto, hoje olhando todos os detalhes, confirma isso.
    Eu cheguei a pensar que ainda tinha sequelas do acidente, pois uma das qualidades do Felipe Massa era sua velocidade de classificação.
    É duro ver essa verdade e sei que não existe uma vaga em equipe de ponta, ele tem se sujeitado ao esquema de prioridade total para o piloto Santander.

    O duro é saber que o esquema é tão grande que inclui a participação da máFIA.

    1. Só cá faltava o Blog do Sr. Lima, que apagava comentário no seguimento de um vídeo do Conde Jenson e o Pit-Bull, logo logo depois de Montecarlo quando eu disse que o Button deveria ter exigido isso porque como toda a gente sabe nesse GP por acção ou por emissão a McLaren prejudicou o actual Campeão do Mundo..oh HERESIA que fui dizer..como não estou para aturar homem pequeno armado em censor de coisa própria..que não deixava defender com as mesmas armas porque punha seus comentários mas apagava os meus me defendendo..coisa que demonstrava Grande auto-confiança..

      Vamos a isto.

      Como dizia o Goebbels se queres enganar alguém não coloques uma mentira nem sequer uma meia-verdade diz uma Grande Mentira. O texto aparece truncado não está completo.A partir daí pode -se elocubrar de qualquer jeito. O raciocíneo é tão estúpido que em duas palavras se deita por terra se a Ferrari podia fazer isso; dar mais cavalos ao Alonso, para quê mandar o Massa não o estorvar quando era quase dois segundos mais rápido, então retirava cavalos ao motor do Massa e dava ao do Alonso e problema resolvido Nada sei primeiro e Felipe segundo..

      P.S. se vier para aqui alguém com data de volta a volta desse Grande Prémio é avisar o Sr.Lima para ele não se esquecer de pôr todas as voltas e não dimenticare uma ou duas em que perde vantagem e depois eu acusar o programa de ser feito em Universidade Americana, por não estar certo.

      Abraço

    1. Paciência… Não há coisas ruins que não possam piorar ainda mais.

      Será que o próximo passo agora serão os “segundos” pilotos jogarem os carros em determinados alvos de acordo com as ordens da equipe? rs rs rs

      Afinal… não importa os meios, o que conta é título e (ou para alguns…) $ no final do ano. 🙂

  13. Algumas informações sobre a reunião do WMSC da Fia, realizado ontem, que foram apresentadas hoje pelo jornalista inglês Adam Cooper e que mostraram que o relator do caso “Ordens de Equipe” do GP da Alemanha, o veterano conselheiro da FIA, o Sueco Lars Osterlind, fez algumas recomendações, que o restante do conselho decidiu por ignorá-las em sua maioria, optando somente pela primeira.

    Foram elas:

    1. Manter a multa de US$100.000,00 aplicadas pelos comissários da FIA após o GP da Alemanha.
    2. Agregar 5 segundos ao tempo de Fernando Alonso – o que devolveria a vitória a Felipe Massa.
    3. Perda dos pontos obtidos em ambos os campeonatos ( Pilotos e Construtores ) no GP da Alemanha, com efeito suspensivo e imputada somente no caso de haver novo incidente.

    Embora Osterlind tenha apresentado ,convincentemente, suas argumentações, e claramente não se deixou levar pela alegação dos advogados da Ferrari de que não houvera ordens de equipe, o WMSC decidiu por aplicar somente a pena original.

    Os advogados da Ferrari alegaram que esta norma da FIA, em vigor há 8 anos, é de difícil controle e alegaram outros casos em que supostamente houveram ordens de equipe como os da McLaren na Alemanha em 2008 e na Turquia neste ano e também da Red Bull Racing no mesmo GP Turco.

    Eles também insistiram que Massa não se submeteu a nenhuma ordem da equipe, mas que tomou sua própria decisão em ceder a sua posição, após ter sido informado de que “Fernando está mais rápido do que você” e etc.

    Astutamente, Osterlind contrargumentou que ele havia apurado (nota minha – a gente não sabe da missa a metade) que, num determinado ponto da corrida, ambos os pilotos foram instruídos a diminuir a rotação de seus motores, mas que Fernando Alonso voltou ao regime normal de rotações, “sem que o Sr. Felipe Massa houvesse sido informado do fato” (nota minha – a famosa reaproximação de Alonso e que deu pinta de que ele realmente estaria mais rápido).

    O reporte de Osterlind também mencionou os aspectos da ética no esporte ao dizer as seguintes palavras “As corridas tem que ser imprevisíveis como tem sido até esta data. Parte do elemento competitivo é manter o mesmo interesse em todos os competidores, independentemente de suas formas físicas, talento ou posição na corrida. Os competidores devem ser capazes de confiar em si próprios, nos propósitos de vencer uma corrida, sem nenhum tipo de ajuda externa que influencie o seu rendimento esportivo.”

    Bom, ao menos um consolo. O relator sueco fez algumas propostas que deixariam o caso mais interessante, do ponto de vista do público, só que não encontrou eco nos demais membros do Conselho. Mas ai já é uma outra história…

    Pergunta que ficou:

    Porque o Capacho não abriu a boca sobre essa coisa dos motores?

  14. Merece, sem dúvida nenhuma, uma lida no documento expedido pela FIA sobre o caso Ferrari:

    Clique para acessar o 08092010-wmsc-decision.pdf

    Além da história da célebre frase “Fernando is faster than you” ainda tem mais essa pérola no relatório na página 5, A:

    “The Reporter considers that Ferrari’s argument relating to the fact that Mr Fernando Alonso was faster than Mr Felipe Massa appears not to hold up. Indeed, a few laps prior to the contentious overtaking, Ferrari’s drivers REDUCED their engine speed at the request of their respective race engineers. Then Mr Fernando Alonso INCREASED HIS ENGINE SPEED WITHOUT Mr Felipe Massa’s BEEN INFORMED. Mr Fernando Alonso WAS THEREFORE BENEFITING FROM A DEFINITE PERFORMANCE ADVANTAGE OVER Mr Felipe Massa in the moments preceding the contentious overtaking.”

    O Nada Sei precisou de mais uns cavalinhos no motor para parecer que era mais rápido que o Capacho! Sensacional mais essa revelação.

    1. Celso

      Não sei se está sendo mal-intencionado ou néscio.. Não sabe que no volante há um botãozinho que aumenta a mistura do combustível…”SAFE FUEL MODE..” dito ao Webber, grande segundo piloto num GP que eu cá sei e ao Conde Button quando disputava com o Pit-Bull..

      Sempre ao seu dispôr para esclarecer..

      1. Cecotto,

        Longe de mim estar mal intencionado, muito menos néscio. Que tem haver o fato de que TODOS, TODOS os carros de F1 tem o safe mode. O fato é que o relator do “affair” disse o que está escrito acima. Não fui eu que escreví o relatório. Aprenda a ler o que está escrito.

        Deixa de ser presunçoso e prepotente, cara. Ignorante é você. Nunca lhe dei liberdade de me tratar desta maneira e nunca lhe tratei de maneira desrespeitosa.

      2. Celso

        o de néscio, para mim pessoa que não toma muita atenção..A ver tem o facto de qual é a irregularidade que há em o Alonso haver accionado uma mistura que lhe dava extra-cavalagem se o mal-intencionado e néscio foi o redactor, vc tinha a obrigação de não “deglutir” tudo o que lhe dão, porquê o Massa tinha de ser informado do que o Alonso fa dentro do F10 versão X…?
        igmorante não devo ser eu…
        Sempre o apreciei por não ir sempre na turba canora e belicosa como parece que está incorporando nestes últimos tempos..

        Um Abraço

      3. SennaCeccoto,

        Porque o conselheiro da FIA, que você nem nunca ouviu falar é um mal intencionado e néscio? Ele teve acesso a dados que tanto eu, quanto você não chegamos nem remotamente perto! Só porque as conclusões deles foram contra Fernando Alonso?

        Podemos encerrar por aqui essa discussão, porque eu nunca fui torcedor fanático por nenhum piloto e por nenhuma equipe de qualquer modalidade esportiva e acompanho com muito interesse e afinco a F1 desde os anos sessenta. Portanto me considero isento para discutir, civilizadamente, qualquer assunto pertinente a ela. Se você se despir de fanatismo voltaremos a conversar e com prazer.

        abç

      4. Meu Caro Celso Gomes

        Eu percebo que os Anglófilos e os Brasileiros queiram arranjar lenha para queimar o Nada Sei, motivos para prejudicar o Alonso ou beneficiar o Pit-bull vc acha que o episódio da ultrapassagem do Safety-Car em Valencia foi da parte da FIA e seus Comissários, o quê? desatenção, erro..

        Pensa comigo se a Ferrari podia fazer isso porquê pura e simplesmente não fez, tirava cavalo ao Motor do Felipe e dava mais ao Alonso, suficiente para deixá-lo passar. E se expôr dessa maneira a castigo-punição e mais não sei o quê..ou mandava o Massa pôr em Save Fuel Mode como fez a McLaren em Shanghai beneficiando o Pit-Bull..não houve essa maracutaia toda vc viu alguma coisa?

        Um Abraço

      5. Você é mesmo um grande babaca e deveria pelo menos aprender a se comunicar em português se pretende arrotar essas merdas que fala em nossa língua.

  15. Celso, se o Massa não sabia de nada realmente e depois tomou conhecimento dessa manipulação, a situação dele é bem delicada dentro da Ferrari, pois da mesma forma como manipularam a situação na Alemanha, outras podem ter sido feitas durante a temporada, não creditando somente a “aquecimento de pneus” essa diferença de performance do Felipe em relação ao Alonso. Ninguém perde tanta velocidade de uma hora pra outra. O Massa de 2008 era um cara que colocava tempo no Hamilton e no Raikkonen, em 2009 até antes do acidente a mesma coisa, aí chegou o espanhol e ele simplesmente murchou. Precisamos retomar essa questão após o GP da Itália…

    1. Alex não seja ingénuo minino acha que ganhar 14 milhões de EUROS ou € é questão delicada o Campeão do Mundo em Título ganha 9 M€ não que é estipêndio exagerado para quem NUNCA foi Campeão do Mundo e deixa a Scuderia ficar em ridículo…?

      Abraço

    2. Caríssimo Alex,

      Vamos discutir o tópico em outro espaço, porque aqui, com essa “coisa” que aparece, de vez em quando, a arrotar suas pretensiosas “verdades” a ofender os gratuitamente os demais participantes do não da, infelizmente.

      1 abç

      Me desculpe amigo Tomás, nada a ver com você e seu maravilhoso blog, realmente.

      abç

      1. Celso, é impressão minha, ou esse sujeito que está xingando vc e o Alex mudou de personalidade, não me parece o mesmo de antes em bons debates!

      2. Teo não xingei ninguém..nescio para mim já disse o significa… quem anda falando xingaria e insulto não sou eu veja quem insultou com palavrão esse do dedo no nariz que parece que tudo o que sai daí é escatológico como o avatar..Quanto à história do Massa já cansa tanta hipocresia quando ele beneficiou no passado no mesmo GP e curva em relação ao Kimi alguém fez essa guerra tonta e interminável.. parece que não há mais nada do que falar.

      3. néscio
        (latim nescius, -a, -um)
        adj.
        1. Ignorante, inepto.
        2. Estúpido.
        s. m.
        3. Indivíduo inepto.

        Se isso não é xingar, não sei então o q significa ofensa.

  16. A PIADA DO ANO
    Schumacher se oferece para ajudar FIA com regras

    O alemão Michael Schumacher se ofereceu para ajudar a estabelecer, junto com a FIA, para a as ordens de equipes, de modo a assegurar satisfaçam a necessidade dos fãs.

    1. Felix

      isso não é a piada do ano essa é a piada dos 50 anos de Formula 1, só comparável em grandeza com o o palmarés desse Sujeira-to

      Abraço

      1. SennaSeccotto, dizem que o Schumi está de boas intenções, ele já pediu o apoio do Fernando Alonso para redigir a regra, só falta a máFIA autorizar.
        kkkkkkkk

    2. É intenção tão boa como empalar o Rubinho contra o muro em Hungaroring essa foi das poucas vezes que eu vi o Schuma com boa intenção..imagina se tivesse má..

      Há quem tenha queda para o ridículo…e agora mandam piloto-provador da Mercedes para testar pneu com a Pirelli…só falta a Bridgestone protestar por não ser o Mischa fazer isso e adaptar totalmente carro pneu e nem assim é superior ao Nico..deve estar passando barra pesada…

      Abração

      1. Felix
        a mensagem das 13h03 é que era resposta para vc me esqueci de pôr seu nome

  17. Vamos ser sérios, o problema não é as ordens de equipe mas se o Piloto pelo que se torce, é o que tem de obedecer..e ainda por cima sendo mais lento em todos os GP´s no Domingo..isso é que é..sodomia por televisão..e tem o problema de alguns não gostar nem por audiovisual e outros reclamam por quererem in situ proprio..

    Tenho dito

  18. Vamos ser sérios, o problema não é as ordens de equipe mas se o Piloto pelo que se torce, é o que tem de obedecer..e ainda por cima sendo mais lento em todos os GP´s no Domingo..isso é que é..sodomia por televisão..e tem o problema de alguns não gostar nem por audiovisual e outros reclamam por quererem in situ proprio..

    Tenho dito

    Sem abraço pra não haver confusão

  19. Concordo SennaCeccoto na parte q vc diz “O Piloto para quem se torce”. O seu fanatismo pelo Alonso, não lhe permite analisar as situações com parcimonia.

    Abs

    1. Tá enganado, quando o Kimi piloto pelo qual ainda torço, nos ralis, e nao só por achar que é mais um finlandês voador.. deixou passar o Felipe no mesmo GP dois anos antes não fiquei nem bradando nem dizendo God save the Queen quando Jenson foi avisado para pôr Save fuel mode..sabe quando foi num sabe..

      Abraço e prazer falar contigo outra vez

      1. Se fosse fanático que também não era, seria pelo Grande Ayrton Senna da Silva…

  20. Concordo que somente poderia haver troca de posições por imposição da equipe nos casos onde o piloto que vai a frente não tenha as mínimas chances de ser campeão. Por outro lado, penso que no caso de sem pensar em banir essa prática, só há uma forma de se acabar com as ordens de equipe; acabar com a comunicação entre piloto/equipe através de rádio.

    Abs;

    André/Pira

    1. AndréPira

      Só eliminando também comunicação por placar…e aí nas trocas de pneu como o Brawn fez com o Barrichello o ano passado..Se querem acabar com isso só com Time uni-piloto…

      Abraço

      1. Mas já é melhor que manter o rádio, concorda? Se pensarmos assim então, hoje teriamos que contar com 24 equipes no mínimo prá ter um bom grid. A FIA atualmente não consegue aprovar nem 13…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s