E a disputa do título de 2010 ganha contornos dramáticos!

Fernando Alonso, Ferrari, Monza, 2010Depois da espetacular e belíssima vitória de Alonso em Monza (com direito ao primeiro Hat-Trcik do ano) renova o desejo do título vermelho nesta temporada e aumenta a instabilidade dos outros 4 competidores nas 5 etapas restantes do mundial.

Alonso, com a vitória, pula para terceiro na tabela, chegando em uma faixa de 20 pontos de Webber e Lewis. O próximo GP é em Cingapura, palco de sua vitória (aquela que teve a batida de Nelsinho e o jogo sujo da Renault) em 2008.

Webber e Hamilton, que nao passaram por bons momentos em Monza, vao continuar diretamente na briga, porém terao que preservar o melhor possível seus pontos de agora em diante. O aspecto se complicou para Vettel e Button, apesar de que o inglês foi segundo na Itália e Vettel, o quarto.

É certo que Cingapura possa ter a cara da McLaren (inclusive o time de Woking estreará um novo pacote para se adaptar ao circuito asiático. Será muito interessante ver como o Top 5 divido por 24 pontos se comportará nesta reta final, e principalmente que atitudes as equipes tomarao a respeito de seus pilotos.

Opinem nos comentários em quem vocês apostam que se sairá melhor neste imprevisível fim de temporada, e logo o blog voltará a sequencia de post normal. Obrigado, Tomás.

17 respostas para “E a disputa do título de 2010 ganha contornos dramáticos!”

  1. Alonso não leva esse titulo. Mesmo que ele faça tudo que se imagina, ele não leva.
    Hamilton e Webber tem grandes carros e as pistas estão mais pra Red Bull e Mclaren do que pra Ferrari.

  2. Tomas;
    A disputa é boa, verdade, mas como eu disse antes, acho que agora só tem espaço para dois pilotos serem campeãoes, e são eles o Hamilton e o Webber, claro que isso opinião, talvez quem sabe, o Fernando Alonso se torne tri-campeão, mas do mesmo jeito que o Alonso tem chance, o Button tem, na verdade o Inglês tem um pouco mais de chance.
    Vamos ver, não duvido nada, acho que o campeonato já está derecionado, e com certeza está entre o Webber eo Hamilton.

    Abraços

  3. O Alonso tem chances, mas depende também do carro. McLaren e Red Bull têm melhor conjunto em corrida. Faltando cinco etapas para o encerramento do ano, temos cinco competidores brigando pelo título. O espanhol, com o apoio da Ferrari, está livre de brigas internas, enquanto o time de Dietrich Mateschitz e de Woking estão com os dois pilotos na briga pelo caneco. Vai ser interessante.

  4. olha o campeonato tá ganhando contornos interessantes, e digamos que assim, não mais que assim, pelo menos próxima corrida alonso consiga um novo bom resultado (nem digo vitoria, mas um segundo lugar) e hamilton e weber de quinto pra baixo, …????
    hummmm…
    bem por enquanto é sonho, mas… sonhar é o primeiro passo para concretizações.

  5. Tomás, tudo é muito relativo, que o diga o Lewis, que era o franco favorito e fez uma besteira.
    Não acredito que o Massa se sujeite a bater no muro para que o Alonso com o carro Santoandre/Ferrari vença.
    Button, não podia ter desperdiçado a chance de vencer em Monza.
    Webber e Vettel, tem a principal missão aprender a largar com o carro da Red Bull.

  6. O chefe de equipe da Renault Eric Boullier, não escondeu o interesse em ter o Raikkonen:
    “É verdade que, Raikkonen está na disputa pela vaga, foi ele que nos procurou, e ter um campeão mundial com o calibre do Raikkonen seria uma honra, mostra que nós estamos em constante evolução.”

  7. Acho engraçado colocaram o Alonso tão fora e o Webber como um dos favoritos, e não “o” favorito. Nos últimos 4 GPs, passamos por 2 circuitos mais de baixa para média – Alemanha e Hungria – e os últimos 2 de alta. Vejam como ficou a distribuição de pontos:
    Alonso: 68
    Webber: 59
    Massa: 57
    Vettel: 42
    Hamilton: 37
    Button: 32
    Alonso pontuou mais, mesmo tendo batido em uma (ganhou 2 e foi 2º na Hungria), enquanto Webber foi o único que pontuou em todas. A forte pontuação do Massa mostra que a Ferrari está por perto. Se tem alguém fora da briga, é o Button, porque acabaram os circuitos em que a McLaren teria vantagem e eles precisam trabalhar para o Hamilton contra o Alonso.
    Minha visão no campeonato é a seguinte: a Red Bull só perde para eles mesmos. McLaren e Ferrari têm que brigar entre si para ver quem vai aproveitar a deixa. Convenhamos, se Hamilton ou Alonso estivesse numa Red Bull…
    Não acho que a McLaren terá vantagem em Cingapura, pois o carro não convive nada bem com ondulações. Certamente não com a vantagem da Hungria, mas é território Red Bull.
    Julianne

    1. Julianne, a muito tempo eu não vejo pilotos de ponta errarem tanto, nessa parte parece que o Button foi o único que não errou, também não se arriscou tanto em disputas pessoais nas pistas.
      A opção que a Ferrari fez muito cedo, mudou a visão das outras equipes, nessa reta final e a equipe que der tratamento igual para seus pilotos corre sério risco, acredito que na Red Bull, mesmo não descartando o Vettel, eles vão priorizar o Webber.
      Na Mclaren, como os estilos são de pilotagens são diferentes, os dois vão continuar na disputa, ao que parece um não atrapalhando o outro.
      Tenho a impressão que a diferença pode ser nos motores com riscos de trocas além das permitidas.

      1. Felix, discordo de que não vemos pilotos de ponta errarem. Não sei se vou lembrar de cabeça de todos os episódios, mas em 2008 a disputa entre Hamilton e Massa pareceu um empurra-empurra.
        Lembro de erros do Massa na Malásia, em Silverstone e no Japão. Do Hamilton, no Canadá, na França e, também, no Japão.
        Acho que isso tem a ver com pressão. Campeonatos apertados, com a ordem entre os carros variando GP a GP geram mais erros.
        O Hamilton, por exemplo, errou 2x, na classificação e, querendo sair da posição em que tinha se colocado, na corrida. Errou em Monza, onde sabia que tinha um carro para vencer. Por muito pouco, não perdeu a corrida de Spa, onde também sabia que tinha que vencer.
        O Button já errou bastante, em várias classificações, ele mesmo admitiu. O Webber errou no começo da temporada, na classificação do Bahrein, na corrida da Austrália. Todo mundo já garantiu sua cota!
        Os motores, sim, atrapalharam bastante o Webber ano passado. A diferença é que os problemas da Red Bull começaram nessa fase do campeonato. Os da Ferrari, acabaram na China, então é possível que eles tenham um plano bem desenvolvido para lidar com isso.

  8. Esse crescimento que a Fast F1 disse da Ferrari com os dois carros eu também percebi nas últimas 4 corridas. Agora Webber tem carro para ganhar as próximas corridas esta tranquilo, seu foco principal é Hamilton o vice líder do mundial, vai correr de novo com inteligência, mesmo que não faça uma grande corrida em Singapura ele tem carro para se recuperar, deve estar muito confiante. Hamilton que fez besteira em Monza(tinha ganho a posição de Webber na largada, o australiano perdeu 3 posições após as chicanes, tinha que ter calma o inglês, pensar no campeonato! A Mclaren devia ter avisado que Webber o vice líder do mundial tinha perdido várias posições, teve tempo pra isso + de 10 segundos) agora o inglês vai correr com mais pressão, não pode errar e tem que superar Webber que em Singapura parece ter carro favorito a vitória, pelo menos RBR em classificação é forte e isso em Singapura é muito importante! Alonso/Button/Vette não tem escolha, tem que vencer algumas corridas para descontar pontos, não adianta chegar ao pódio se Webber estiver a frente, dos três Vettel pelo menos parece ter mais vantagem de carro! Acho que RBR pode dominar em Singapura, o problema é largar bem coisa que Vettel e Webber tem deixado a desejar, Alonso e Button não podem ser descartados são oportunistas, só não estão mais a frente na pontuação devido aos acidentes causados por Rubens e Vettel. Lembrando que os pilotos admitiram em 2008 que a pista de Singapura é mais difícil que Mônaco por causa do desgaste físico, faz muito calor, é uma corrida longa onde a estratégia pode fazer a diferença, safet-car pode mudar muita coisa. Pra quem gosta de esporte a motor é um ano espetacular, 2010 não deve nada aos campeonatos do passado! Cinco pilotos com chance real de ser campeão faltando 5 provas é coisa muito rara de acontecer na Formula 1, já vi com 3(+ um correndo por “fora”), mas com 5 eu não me lembro…

  9. Juntando todos os comentários chego à conclusão de que a Ferrari, com sua visão mafiosa de jogo de equipe, conseguiu ferrar a competitividade de um campeonato que seria disputado até o final, ferrenhamente, por 5 pilotos (Alonso, Button, Hamilton, Vettel e Webber), e que agora deverá ser disputado por apenas 3 (Alonso, Hamilton e Webber).

    Explico:

    Se McLaren e RedBull não ordenarem que Button e Vettel sejam escudeiros de Webber e Hamilton, Alonso, que tem um capacho como companheiro de equipe, levará uma enorme vantagem na reta final do campeonato.

    Enquanto todos lutarão contra todos, Alonso terá Massa para ajudá-lo a conquistar o maior número possível de pontos e, ainda, tirar pontos de seus adversários.

    Mesmo assim não acho Alonso capaz de ganhar este título, errou muito este ano e errará novamente até o final do campeonato (se fosse, para garantir, exigia dos carcamanos que chamassem o Nelsinho Piquet para substituir o funcionário do mês em Cingapura, seria a dupla perfeita para garantir os 25 pontos para o Choronso).

    Além disso, Hamilton já mostrou ao Nada Sei que ele, diferente de certos pilotinhos de aluguel, se precisar, passará por cima do Picareta das Astúrias. Deu uma surra em 2007 e dará outra em 2010.

    Diante dos fatos minha aposta é em Webber (exclusivamente pelo carro e pela idiotice do pobre Sebastian Vettel, tão rápido e tão burro) e Hamilton.

    Mas, torcer de verdade, eu torço é pro Button, boa praça, íntegro, pilota muito, esportista na verdadeira acepção da palavra. Sei que ele não é tão rápido quanto os outros, mas, compensa essa deficiência com uma inteligência e regularidade acima dos adversários, é a inteligência contra o dom natural de alguns.

    Vamos ver, quem viver verá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s