Massa deve sair da Ferrari?

Dados os últimos momentos de Felipe Massa na conservadora Ferrari pelo favorecimento a Fernando Alonso, parece que o território que o brasileiro conquistou arduamente na Scuderia desde os tempos com Schumacher passando pela fase Kimi, agora se foram com a chegada do bicampeão ao time de Maranello.

Felipe já não havia começado o ano se perdendo com os pneus, e apesar de ter liderado o mundial por uma etapa, o episódio da ultrapassagem de Alonso na entrada dos boxes na China já havia deixado Massa com um gosto amargo na boca.

O espírito que qualquer piloto tem de vencer foi decapitado em Hockenheim, contrariando os princípios e o objetivo da vitória. Foi ali que a sua carta de segundo piloto foi mostrada para ser o escudeiro de Alonso.

Digamos que Massa morreu como piloto na Ferrari na Alemanha, a equipe já não deposita nada nele e agora Felipe vive as sombras do seu “colega” de equipe. Anda cabisbaixo nos boxes, não demonstra a mesma capacidade e adaptação de antes e parece triste.

Qual seria o caminho da “felicidade” para Massa, então? Sair da Ferrari para encontrar alguma equipe que o trate de verdade ou continuar na Scuderia, se contentando em ser segundo pelo resto da sua carreira?

O ano da saída, se Felipe quiser, é este. A sua reputação (que já está arranhada) corre sério risco de despencar, então o passo precisa ser dado rápido antes que outros pilotos tomem suas supostas vagas.

O contrato é até o final de 2012, mas Massa pode quebrá-lo se quiser. Será que ele deve sair da Scuderia de Maranello?

36 comentários em “Massa deve sair da Ferrari?

  1. Eu como torcedor, prefiro que ele vá para a Renault. É o único carro bom que tem uma vaga, e com Kubica e Massa pode virar novamente uma equipe de ponta. Na Ferrari Felipe não tem chance mais, Alonso é o dono do time, manda e desmanda lá dentro (Largada de Monza é um grande exemplo).

    • Eu também penso que a Renault é a melhor opção Lucas. Porém, ainda não sinto que Massa queira sair. E mais, o time francês já está interessado em Kimi. Pensemos, se Massa sair, quem pode substituílo na Ferrari (Kubica não, um piloto muito forte que não se submeteria a ser cria de Alonso). Pensou? Bom, esse deve ser o lugar que Massa tem que ir. Uma troca de cadeiras, literalmente.

    • Lucas e Tomás, a melhor opção do Massa ou a unica é permanecer na Ferrari, a equipe sabe que tem um ótimo piloto que ainda está se recuperando, no próximo ano com os pneus Pirelli ele pode voltar a andar rápido na classificações que era o ponto forte de Felipe e hoje é a sua parte mais fraca, não podemos esquecer o quando a Ferrari paga de salário, nessa parte seu futuro já está garantido.
      Não existe hoje uma grande equipe que contrataria o Massa, isso foi a opção que ele fez ao ceder a vitória.
      A chance de ser campeão pela Ferrari ainda existe, com um carro bom e um acidente com Alonso, ele voltaria a ter alguma possibilidade.

  2. Massa vendeu a alma ao tinhoso (Alonso) e à tinhosa (Ferrari), hoje não passa de uma pobre alma penada, vagando pelas pistas de F1 à procura de sua honra e caráter (frise-se como esportista, não me refiro ao homem de quem nada posso falar) vendidos por um punhado de dinheiros.

    Massa tinha tudo: grana, admiração de seus pares, admiração de um grande número de torcedores brasileiros, bons resultados na categoria e até a dúvida se ele não seria um grande piloto injustiçado pelos fatos.

    Massa agora não tem nada, pode ir para onde o aceitarem ou ficar onde está, mas, jamais irá novamente o piloto que já foi.

    Massa virou uma sombra, um medíocre, um coitado.

    O automobilismo brasileiro perdeu mais um grande piloto para a Ferrari.

      • ObrigadoLucas…

    • É uma pena Cassius, realmente. Não sei porque alguns pilotos de hoje (vamos pelos brasileiros, por exemplo), não tomam como exemplo o trio de ouro de campeoes da F1 e mostram sua força, sem se deixar decair para uma equipe que nem sequer se importa com eles.

      Pelo menos agora eu espero que Massa tome o exemplo do Rubens em sair da Ferrari e recomeçar sua carreira. Se poder vencer em outra equipe, já ganhará um pouco mais de respeito meu.

  3. Acho que depende do que ele acha que pode fazer. Se ele acredita que, em 2011, com uma nova fornecedora de pneus, começando do zero, ele pode lutar de igual para igual com o Alonso, ele fica.
    Se ele acha que é um bom piloto, mas que não é gênio (como um Coulthard da vida) e que tem sorte de estar num carro vencedor e poder beliscar uma vitória aqui e ali, ele fica.
    Porém, se acha que tem condição de ser campeão do mundo, mas não na Ferrari, por questões políticas internas, que saia. Não foi isso o que o próprio Alonso fez na McLaren? Que mostre seu valor numa equipe emergente e tente subir de novo.
    É difícil, de fora, saber se a postura da Ferrari é a de apoiar o piloto com melhor rendimento ou se existe algo por trás. Mas concordo com você, Tomás: mais um ano com toda essa apatia que ele está mostrando e já era. Torço para que ele reaja e que tenhamos 6 na luta pelo campeonato ano que vem.
    Julianne

    • Julianne, você tocou em um ponto chave. A confiança interior de Felipe. Eu penso que, memso ele saindo e indo para a Hispania (apenas exemplo), os torcedores o vão respeitar. Se ele for capaz, saberá crescer em outro ambiente e fazer frente a Scuderia.

      Mas temos que saber, primeiro, se ele será capaz.

  4. Eu penso “Sim e Não”.

    NÃO
    – Se ele estiver pensando em disputar um título mundial e em “R$”.

    SIM
    – Se ele quiser ser tratado como um piloto “normal”, quer dizer, não ser um 2º piloto DECLARADO.

    OBS: Tomara que ele saia e fique esquecido no mundo da F1, em uma equipe pequena. Ele não merece estar dirigindo uma Ferrari, muito fraquinho.

    PS: A Ferrari favorece o melhor.
    Como é que iriam favorecer o MASSA?! Sem chance, né!

    • “A Ferrari favorece o melhor.
      Como é que iriam favorecer o MASSA?! Sem chance, né!”

      É preciso determinar as circustâncias para isso. Ferrari beneficia o que consegue ser o melhor ao longo do ano. Se Massa tivesse sido, o beneficiaria. Mas como Alonso foi, a Ferrari o beneficiou.

      Em 2007 a Ferrari beneficou Kimi, que era recém chegado na equipe e também tinha vencido a 1ª etapa, como no caso de Alonso. Mas em 2008, com Kimi CAMPEÃO (como pode ser no caso de Alonso esse ano), beneficiou o brasileiro. É uma equação simples, só que há uma diferença: Raikkonen e Alonso tem personalidades totalmente diferentes.

      Kimi é relaxado, não se importa com nada fora do time e é calado.
      Alonso está toda hora incentivando o time e fazendo propagandas, fala e leva o time para si. Então, apesar dos dois serem rápidos e campeoes, a personalidade fala mais alto nesse sentido.

      É ali que Massa perde, porque ele não se impoe. Paciência, então…

      • O favorecimento que eu vi em 2007 e em 2008, foi somente quando um dos pilotos não tinha mais chances de título.

        Neste ano, sim, vejo um claro favorecimento ao ALONSO, mas não que por conta disso ele está na segunda posição do campeonato e o MASSA somente em 6º.
        Tirando os 7 pontos do Espanhol e colocando 7 pontos para o Brasileiro, ficaríamos com uma diferença entre eles de 49 pontos, ainda muita coisa.

        E não creio que, se o ALONSO fosse o KIMI de 2008, ele iria receber o apoio. Não adiantaria apoiar um piloto sem chance de título… Que é o que acontece com o MASSA hoje.

        Coloque que o ALONSO fizesse as jogadas de marketing dele, mas não pontuasse o bastante para a equipe. Será que ele iria receber o apoio?! Acredito que não.
        É uma mistura de marketing com velocidade, sem velocidade, o marketing acaba e o apoio vai embora. Penso assim.

        O MASSA pode se impor, mas se não tiver velocidade, não adianta.

        Abraços. E Parabéns pelo Blog. Legal!

      • Não acredito que Alonso viria para a Ferrari pensando em ser segundo piloto, mesmo que Massa se mostrasse competitivo. No adorno contratual e verbal, Alonso certamente foi escolhido como n.° 1 para Montezemolo. Nada abertamente dito pois somente traria instabilidade interna. Outro fato é que a incerteza sobre a qualidade do retorno de Massa após seu acidente em 2009 recairia na necessudade em um backup de peso dentro da equipe. Todas as equipes de ponta vieram forte para este campeonato, prova disso é a competitividade da disputa pelo título. Com a Ferrari não seria diferente.
        Como torcedor de Felipe espero que este encontre o seu caminho em uma equipe menos suscetível aos mandos da Ferrari e volte a ser alegre naquilo que saber fazer. Muitos falaram da Renault, mas quem sabe numa Williams, quem vem evoluindo do ponto de vista do desenvolvimento de seus carros juntamente com os motores Cosworth. Pode ser uma aposta para 2012 ou até mesmo 2011 a depender do andar da carroagem.

  5. E só complementando o que eu disse acima, de a Ferrari favorecer o melhor.

    É igual em 2002, no GP da Áustria, o Schumacher tinha 44 pontos, contra 6 do Barrichello.

    • O melhor anda na Frente não precisa de ordens, se melhor é vai lá e passa…..Alonso é melhor que Massa nem discuto, mas naquela corrida ele foi pior…..

      • Claudio

        O ALONSO foi muito pior, ele até chorou para a equipe.

        PS: Foi humilhante ver um “BI” reclamar do companheiro “mais lento”.

    • “É igual em 2002, no GP da Áustria, o Schumacher tinha 44 pontos, contra 6 do Barrichello.”

      Mas a Ferrari não tinha necessidade de fazer aquilo. Schummy tinha o campeonato na mão, e Rubens tinha sido melhor. Claudio disse tudo: “O melhor anda na Frente não precisa de ordens, se melhor é vai lá e passa”.

      • Sim, correto! Eu APENAS citei um fato que ocorreu em 2002. Não concordo com jogo de equipe, acho um desrespeito para com o esporte.

        E quando eu disse “o melhor”, não foi somente em um GP, e sim, ao longo do campeonato.
        O Rubens era o melhor na Áustria, mas no campeonato, era o pior.

  6. Esse ano todas as possibilidades de equipes grandes e médias já estão preenchidas, ir la pro fundo do pelotão é melhor se aposentar, então o melhor é esperar mais um ano tentar ter uma temporada decente, e mudar, se não vria Rubinho 37 anos cheio de gás, porem acho meio tarde pra tentar recomeçar na carreira….

  7. O grande problema é a grana que o Alonso levou para a Ferrari e para a F-1 em geral. O patrocinador do Alonso e Ferrari é o mesmo de 70% das corridas desse ano, então a questão não é exatamente talento, e eu particularmente não considero o Alonso extremamente talentoso ele é muito bom mas o Kubica é melhor. O Massa é muito bom também, só que teve problemas com pneu exatamente pelo estilo agressivo de pilotar e também nunca foi priorizado na Ferrari esse ano.
    Aquele problema no box da China foi de matar, ele deveria ter jogado o carro sobre o Alonso e sair os 2 da corrrida. Na Alemanha, ele deveria ter dito que se o Alonso estivesse mais rápido, que o ultrapasse na pista que não haveria resistência/disputa.
    Como muitos, também acho que ele deveria sair da Ferrari e ir p/ uma outra equipe, mas que outra que dê chances de ganhar corridas. Não seria nada mal uma troca dele com o Vettel.

  8. Na Ferrari a coisa se complicou mesmo, depois da farsa e do “já vimos este filme antes” eu creio que independentemente do Alonso vencer ou não esse campeonato (torço com unhas e dentes pro Webber) a vida dele na equipe ficou péssima!! Me parece ter perdido a motivação e o brilho nos olhos. Deveria tentar uma vaga na Mercedez, já que tudo indica que Schumi não passa deste ano!

    • Faço minhas suas palavras. Não suporto ver o alonso na frente, e estou torcendo muito pra qq um ganhar, menos ele. Até o hamilton eu aceitaria, o que já é um absurdo em se tratando da minha pessoa. E tb acho que Ferrari acabou pra ele. Se não sair será um eterno infeliz

  9. Eu cá acho que ele deveria sair. A sua carreira já está quase desfeita e sendo agora escudeiro de Alonso, escudeiro de Alonso será até sair de lá. Deve sair para outra equipa que seja competitiva e recomeçar tudo. Ou então ficará com o rótulo de 2º piloto onde quer que vá.

  10. O Massa não sairá da Ferrari, sua postura não é de buscar novos ares. Vai ficar alienado igual ao Rubens achando que pode superar um companheiro melhor tecnicamente. Barrichelo demorou 5 anos para ver o que estava na sua cara, Felipe demorará quantos tempo?

      • O Rubens Barrichello foi 2 vezes Vice! E 2 vezes 3º!

      • 2007 e 2008 não são referencias.
        kimi excelente piloto, mas não era líder como schumacher e como alonso está demonstrando ser dentro da equipe, além de trabalhar nos bastidores.
        Massa não está sabendo dar seu melhor devido não aquecer corretamente os pneus? pode até ser verdade, mas não é a totalidade do problema.
        E quem acha que com os pirelli ele vai mudar esse panorama pode ir tirando cavalinho da chuva.
        Pirelli não alterará grandemente os pneus em 2011. Será seu retorno a competiçaõ mais importante no automobilismo mundial e não vai querer passar a impressão de que não sabe ou não soube fazer pneus em seu retorno a f1.
        Para 2012 até pode ser.
        Alem disso já esta no regulamento tecnico que os carros terão que ter uma distribuição de pesos na ordem de
        46% na frente
        54% atras
        o que acaba praticamente inviabilizando qualquer chance de se tirar proveito alguma caracteristica diferente de construção por parte da pirelli.

        O que vai ser necessario para se dar bem é novamente um chassis bem acertado, ate´porque o difusor duplo não estará presente nem tão pouco o duto f. Mas voltará o kers e sabemos que então vai valer força do motor em alguns instantes.
        Então aquecimento de pneus deverá ocorrer com um chassi e suspensão bem acertados, além de a ferrari apostar grandemente desde o inicio no talento do alonso.

        Querem apostar o que nisso???
        estamos abertos a palpites antecipados para serem mostrados depois e cobrado.

    • Ficou claro prá mim que quando Alonso veio prá Ferrari e trouxe na bagagem simplesmente o maior patrocínio que a equipe sonhava após a saída da mega Marlboro, ela daria toda a atenção e mais um pouco para o espanhol, ou pensaram que ela priorizaria o Massa?? Agora vejo que o brasileiro está entre a cruz e a espada!, se ficar, o que pode acontecer?, visto que ele tem como exemplo o compatriota que em seus 5 anos de Ferrari só viu as atenções voltadas ao Alemão (que com méritos trouxe vida nova e sangue novo a equipe). Só cabe a ele, Massa, decidir seu futuro na F1…um possível segundo piloto no “Cavalinho Rompante” ou…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: