Vettel vs Webber: Quem vencerá?

E já começou o clima de duelo final na dupla de pilotos do time dos touros. Ares de desconfiança no ar depois de fatos passados nestes 15 GPs, com supostos favorecimento ao jovem Vettel em Silverstone, desentendimentos como os da Turquia e belas vitórias e Poles até aqui.

O mundial entra na sua reta final e o time de Milton Keyes terá que esperar até o último segundo para decidir que leva o caneco.

Várias pessoas se perguntaram, vendo o resultado do GP de Cingapura, porque a Red Bull não fez a ordem de equipe e inverteu as posições de Vettel (2º) e Webber (3º), afinal o Aussie estava -e está- melhor posicionado na tabela do mundial. Se por um lado a equipe prejudicou Mark em 3 pontos, beneficiou Vettel com a mesma quantia.

Porém, foi a melhor decisão a ser tomada, certamente, deixando a disputa livre na pista e sem interferências dos boxes. Um exemplo de desportividade, digamos assim. A verdade, porém, é que Vettel já foi melhor do que Webber nas últimas duas etapas (por mérito próprio, claro) e vai descontando pontinhos. Eram 24, agora são 21 de diferença.

Quantia grande? Talvez, mas pelo visto não há um 2º piloto na Red Bull. Ou este 2º piloto superou as expectativas impondo uma vantagem que o tal misterioso do 1º piloto não esperava receber. Ali estão, nesse caso, a base do desentendimento em algumas datas do ano em Milton Keyes.

Webber está na liderança do campeonato com 202 (as duas quebras de Hamilton foram essenciais para esta colocação) e tem 11 pontos de vantagem para Alonso. Vettel está em 4º na tabela com 181, atrás do colega, Alonso e Lewis. Nesse quesito a Red Bull deverá tomar cuidado e não perder pontos. A grande questão é que o time quer ver Vettel campeão, e não Webber. Mas se os resultados forem se “afunilando” a favor do australiano, Horner não poderá fazer magia. É a realidade.

É justamente nesse ponto que a Ferrari pode caminhar a passos largos para o mundial, até porque Massa confessou que não tem mais chances de título e assumirá o papel de escudeiro na Ferrari.

“O mundial de pilotos segue aberto”, diz Vettel. Obviamente que Seba terá que suar seu macacão para tirar esta diferença o mais rápido possível. Uma vitória e a quebra de Webber em Suzuka é que este sonha. Mas antes de tudo é preciso amnter a cebeça fria e buscar os resultados, sem ter afobação ou bater em manobras bobas, ou ainda permanecer atrás de um piloto com um carro mais lento por medo de colidir.

A histórias igualmente faz parte deste campeonato espetacular. O velho Alan Jones, último campeão australiano em 1980 (Jack Brabham é o recordista do país com 3 títulos), obviamente coloca a confiança em Webber para deixar a Austrália com 5 campeonatos em nacionalidades, empatando com Argentina. Jones corrobora a mente inteligente e audaz de Mark, mas aponta tudo como imprevisível:

Acredito que se Mark tomar este campeonato como um jogo de cabeça, o título estará com ele. É um campeonato muito interessante, nunca tivemos um igual faz anos, aonde 5 piloto podenm ser campeões restando 4 corridas para o final.- Alan Jones

No caso de Vettel, a responsabilidade pode até ser maior ainda, afinal se for campeão será o primeiro pilotos das terras germânicas depois de Schumacher a faturar um título. Aliás, Michael faz aprte dessas história, simplesmente porque os seus anos de glórias catapultaram uma série de pilotos alemães para a F1, visto que este ano são 7 pilotos do país na categoria máxima do automobilismo.

História aparte, o mundial deste ano tende a ser mais emocionante do que o de 2008, quando tudo foi resolvido na última curva do último GP. São 5 pilotos para um título, e para 2 deste cinco, um título inédito. E esses dois são a dupla da Red Bull. Vettel ou Webber, quem vencerá?

6 comentários em “Vettel vs Webber: Quem vencerá?

  1. Será que teremos uma repetição do campeonato de 2007, onde, nem HAMILTON E NEM ALONSO foram “favorecidos” pela McLaren, e quem acabou ficando com o título foi o KIMI?
    (Sim, claro, tirando os erros infantis do HAMILTON em 2007)

    Mas assim que é legal, sem “jogo de equipe”, vulgo “jogo Ferrari”.

    Fico na aposta, e também acho que é o WEBBER, que sairá vencedor nessa disputa, e não somente contra o VETTEL, e sim, contra TODOS. WEBBER, campeão de 2010.

    PS: Só quero ver o que os 7 pontos dados ao ALONSO pela FIA-FERRARI-MASSA, irão fazer no fim do campeonato.

  2. Não seria ruim se tivermos um pouco de chuva em algumas das provas finais (especialmente Japão e Brasil) para embolar ainda mais.
    Mas torço por Weber…

  3. Webber. O Aussie está em um momento incrível. Consciente do que tem conseguido render e maximizando os pontos de acordo com o seu ritmo, está muito focado. Enquanto que Vettel precisa lidar com o fato de nunca ter liderado o campeonato que “era dele” desde o início do ano. E dizer que ele administrou os pontos em Cingapura é uma desculpa de quem tinha medo de colocar tudo a perder de uma vez por todas…

  4. Webber tem boas chances, mas não tem a preferência da Red Bull, o que pode favorecer a dupla da McLaren e Alonso. No momento, o espanhol vem em crescente, mas o time de Woking certamente possui cartas na manga para tirar a desvantagem.

  5. Webber. É rápido e consistente e consegue sair de encrencas. Não erra tanto, e está com uma corrida a menos no seu 7º motor.
    Vettel, é muito mais rápido que Mark. Mas os erros, e as afobações caracteristicas vão de encontro ao seu talento.

    Aposto em Webber

  6. Espero ver Webber campeão no final das contas!! É muito mais constante, cabeça no lugar. Vettel tem muito que aprender ainda…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: