O trabalho da FIA em “desacelerar” a Red Bull

Os dois Hat Tricks da Ferrari com Alonso nestes últimos dois GPs podem apontar algo de errado com os carros de Adrian Newey, principalmente depois que a FIA decidiu investigar a tal da “asa-flexível” no RB6? Pelo visto, possivelmente sim, e é isso que vamos investigar…

Hamilton insinuou hoje à imprensa que o RB6 até Hungria era um carro ilegal, e que os tempos conseguidos pelo carro de Webber e Vettel eram sobrenaturais. Em Hungaroring, onde começaram as especulações sobre a irregularidade da asa do RB6 (esta estava muito perto da pista) e a altura desta em comparação a dos rivais, a equipe conseguiu uma dobradinha no treino classificatório com uma vantagem de 1.2 para a Ferrari de Alonso. Era a 4ª pole consecutiva de Vettel e a Red Bull já assustava a concorrência.

O alemão se complicou na corrida, onde foi punido e não “balls” suficientes para passar o asturiano na briga pelo segundo posto, mas Webber começou a abrir uma estrondosa vantagem em 33 voltas de mais de 20 segundos, onde se via o incrível ritmo da Red Bull. Mark fez a parada e voltou na frente, vencendo de forma espetacular.

Naquele sábado antes do baile dos touros, a FIA fez um teste de peso na asa. As imagens de TV mostravam a asa Red Bull quase tocando a pista, e as reagras exigem que esta fique em posição estática e a 75mm do solo. Mesmo assim, o carro tinha passado por todas as verificações necessárias , incluindo um rigoroso teste no sábado, com 200 kg aplicados na parte inferior da asa do RB6. Esta não se moveu e tudo continou igual.

Imagens asa flexível da Red Bull:

Passado Bélgica, onde a FIA fez mais investigações mais nenhuma mudança grave ocorreu, chegou Monza, onde o teste foi mais rígido para ver a situação da asa RedBulliana.

O RB6, junto ao F10 e MP4-25, foram os únicos carros que se submeteram ao teste de rigidez da FIA na sexta e sábado. Porém, Red Bull e McLaren (que haviam feito modificações nos carros antes de viajar para Monza), perguntaram à entidade se podiam realizar mais um teste para ver se estava tudo em ordem. A BBC havia informadoi que o carro do time de Woking superou o teste, mas o dos touros não.

Rapidamente, o time austríaco modificou partes do carro durante a noite e depois do 4º e 6º lugares conseguidos com Webber e Vettel, respectivamente, no treino, o RB6 se submeteu novamente ao teste, onde finalmente passou com legalidade.

Na corrida, a equipe conquistou os mesmos 4º e 6º lugares do qualifyng, porém agora com Vettel levando a melhor sobre Mark. A próxima etapa era Cingapura, onde se esperava a supremacia total do RB6.

Porém não foi assim. Com uma nova asa (imagem ao lado), que a equipe implantou vide as regras impostas pela FIA e, apesar de ter ido perfeitamente nos treinos livres e nos Q1 e Q2 de sábado, Vettel perdeu a pole para Alonso depois de  uma raspadinha no muro. Mas é claro que se em hungaroring o mesmo erro tivesse acontecido, neste caso uma escapada, Sebastian teria sido o 1º com sobras. Webber foi o quinto.

Na corrida a Red Bull mostrou um ótimo ritmo também, mas Vettel não teve coragem de passar Alonso (assim como na Hungria) com um carro mais rápido. Mais rápido? Difícil saber, até porque a cada volta rápida do RB6, o F10 de Alonso (que terminou com a Volta Mais Rápida) respondia à altura.

Concluindo, notamos que a forçada mudança na asa que a Red Bull implantou no RB6 pela suposta flexibilidade, tirou a incrível vantagem que este carro conseguia antes. Continua rápido? Claro que sim, mas já está perdendo terreno para Ferrari e Alonso se aproxima.

Então será que o trabalho da FIA em “desacelerar” a Red Bull finalmente deu certo? Dê sua opinião na seção de comentários.

25 comentários em “O trabalho da FIA em “desacelerar” a Red Bull

  1. Realmente, sinistro. Afinal é perceptível a queda de rendimento das RBR, eram sim sobrenaturais nas primeiras corridas. Quem sabe não acha um novo desenrolar nesta briga.

  2. Com o empenho da FIA em desestabilizar as outras equipes, falcatruas e Ferrari avalizadas pela entidade “máxima?” do automobilismo, se Alonsitoiuiu criado pela avó não for campeão este ano pode se aposentar…

  3. Eu penso ser uma união de fatores. A Ferrari chegou mais perto e a Red Bull perdeu um pouco de terreno. Nunca saberemos, até que alguém de dentro vaze, qual (ou quais) era o segredo desse carro voador. Pra mim não há dúvidas de que eles tem algum dispositivo usado no Q3 pra melhorar o ritmo em voltas voadoras. Ou eles seguravam o ritmo nas outras partes dos treinos classificatórios. Não foi uma nem duas vezes que algum carro ia para o Q3 com um gap pequeno mas tomava um baile do RB6 na última volta lançada. E as diferenças que a Red Bull impôs em Cingapura nos treinos livres e Q1 e Q2 foram muito grandes também, o que os fazia o carro mais rápido do fim de semana. Mesmo Vettel dizia no rádio que não estava precisando forçar nada pra andar no mesmo ritmo de Alonso. Alonso não é fácil passar, mas Vettel não passou porque não arriscou.
    Mas nessa situação onde o RB6 está um pouco mais desse planeta, a Ferrari está em uma leve vantagem. Nessas 4 corridas vamos ver o que cada uma das 3 grandes dessa temporada irão fazer para ficarem com os títulos…

  4. F1 é um campeonato de cartas bem marcadas, sendo que existem dois fatores que sutilmente fazem a diferença quando se trata de definir o favorecimento, são eles: Retorno Financeiro X Ferrari.

    Quando o retorno financeiro de determinada atitude se casa com os interesses da Ferrari ele é sempre beneficiada, sem levar em consideração as outras equipes. Ex.: Alonso e Ferrari não sofrerem punição pelo ocorrido na Alemanha e a RBR vem sendo perseguida desde então.

    Quando o retorno financeiro vai contra os interesses Ferraristas, prevalece a decisão que significar mais grana no bolso de Bernie Ecclestone, desde que a Ferrari não saia tão prejudicada. Ex.: As mudanças de regulamento depois de 2004 devido à supremacia da equipe italiana que estava tirando público da F1.

    Em síntese, a Ferrari só sai prejudicada se isso for trazer lucro para o chefão.

    As duas forças mais importantes na F1 são o dinheiro e a Ferrari.

    A RBR ganhando o campeonato com 3 ou 4 corridas de antecedência seria ruim para o espetáculo, Alonso fora da disputa também seria, então a FIA dá um jeito de trazer Ferrari e Alonso de volta.

    Sinceramente, não sei como a F1 ainda ocupa espaço em meus domingos, vou ter de estudar essa minha fixação em um produto em que é visível a manipulação de resultados.

    • Ah sim, Cassius, esqueceu-se do ano de 2009 para a Ferrari? Foi bom aquilo? Gerou bastante grana né??? Parem com essa perseguição à Ferrari, a mais tradicional e a irmã gêmea do nome Fórmula 1.

  5. Que a RBR estava correndo fora do regulamento isso não há duvida, mas no passado outras equipes também usaram “asas” flexíveis, a Renault usou o famoso amortecedor de “massa”e nem punida foi(apenas pediram para tirar do carro)se pediram então estava fora das regras! Essas engenhocas são comuns na Formula 1, agora apareceu o tal assoalho móvel. É como eu digo, ninguém investe 400 milhões por ano só pensando no lado ético e esportivo, centenas de empregos estão em jogo e ninguém quer ser passado para trás! Sempre vai ter a cisma do “outro” estar correndo fora das regras, aí vem a idéia de também obter “vantagens”. A Mclaren também foi investigada junto com a RBR e curiosamente mudou algo antes de fazer o teste, se mudou é porque sabia que não ia passar no teste, então estava fora do regulamento. Seria esse um dos motivos do carro não ir bem na última corrida? Quem garante que Ferrari esta 100% dentro das regras? Pode ter algo no carro que nunca será descoberto, o mundo é dos espertos! A RBR perdeu todo o favoritismo, pior para a Mclaren que perdeu o rumo, pode até reagir, o problema é que Alonso, Webber e Vettel vão estar no pódio nas próximas corridas! Para Lewis e Button diminuirem bem a vantagem, só interessa vitórias nas próximas corridas, ai sim entram na briga! Esperar Webber, Alonso e Vettel abandonarem juntos é meio difícil. Com relação a FIA, ela já foi várias vezes contra a própria filosofia da Formula 1, isso só aconteceu por causa dos “interesses”. Se não mudassem as regras em 2005 a Ferrari seria campeão em 05/06/07, ninguém ia conseguir bater a evolução do carro de 2004! Os interesses “falaram” mais alto, já tinha acontecido o mesmo com a Williams quando dominou 92/93.

    Essa “lamina” da Mclaren no passado era bem safadinha:

    Mclaren Flexy Wings 2008

    Mclaren ALERON flexion

    Red Bull flexi front wing

  6. A animação de cima não pode provar nada, já que a suspensão se move em relação à asa e que, em situações de balanço a asa também mexe. Existem comparações melhores que essas (no blog do José Inácio têm algumas muito boas) para provar que as asas se moviam. Pois bem, também acho que não foi a FIA a culpada por isso, foi a equipe chorona da F1: McLaren. Sim, ela nunca aceita estar atrás.

  7. Realmente é impressionante a sequência de fatos. Mas não acho que haja um empenho da FIa em tentar parar o sucesso dos rubrotaurinos. Estou na torcida por eles e acho que têm chances sólidas de conquistarem o campeonato. Tenho muita simpatia pela Ferrari, apesar de toda a sujeira que nem preciso citar, mas gostari amuito de ver o caneco ir para os austríacos da Red Bull.

  8. Olá. Meu nome é Fernanda e sou consultora comercial da empresa Media Direct One.
    Temos interesse em formar uma parceria com o seu blog, gostaria que por favor entrasse em contato comigo via e-mail, através do endereço solicitado.
    Beijos.

  9. Que o carro era irregular, creio não haver dúvida. (Minha humilde opinião, claro)
    E hoje, infelizmente, não é mais o mesmo. A FIA conseguiu restringir a ilegalidade do carro.

    Infelizmente, está tudo indo de encontro para o título do ALONSO, o novo “Dick Vigarista” da F1.

    “Mais rápido? Difícil saber, até porque a cada volta rápida do RB6, o F10 de Alonso (que terminou com a Volta Mais Rápida) respondia à altura.”
    >>> Creio que o VETTEL era mais rápido que o ALONSO, só não passou, pelos seguintes motivos:
    = = Pista sem ponto de ultrapassagem.
    (Levando em conta que ambos os carros eram quase equivalentes, fica muito mais difícil achar um ponto para ultrapassagem)
    [Sim, o WEBBER fez, mas tinha um carro superior aos outros]
    = = Sendo que, praticamente não havia pontos de ultrapassagem… Se o VETTEL andasse muito colado no ALONSO, poderia cometer erros, visto que a pressão aerodinâmica iria se perder. Sem contar os eventuais problemas de freio que pudessem ocorrer por conta disso; Pneus ficarem gastos mais rapidamente.

    VETTEL era mais rápido, tanto que terminou a corrida com apenas 2 décimos de diferença.
    Ele ficava uns 2 segundos, daí já ia pra 0.6, voltava aos 2, para o carro não ter qualquer tipo de problema.
    (É igual o ALONSO contra o BUTTON, em Monza… Ele, notavelmente, tinha mais carro que o Inglês, mas ficava administrando a diferença por conta da pressão aerodinâmica, poderia estragar os pneus mais rapidamente com as escorregadas.

    Minha opinião, claro. Um FANÁTICO por F1. 🙂

  10. Facto: Equipe que se queixava McLaren
    Especulação: Equipe beneficiada Ferrari

    Nem o facto de ser a McLaren a se queixar, deixa aqui alguém intrigado. O ódio todo vai para a Ferrari…

    No ano em que o Felipe perdeu o Campeonato na última curva não houve Aliança FIA-Ferrari. Nem sequer o Kimi ter deixado passar ele-em manobra idêntica à desse ano- foi motivo para essa novela toda(realmente o Brasil é País de noveleiro mas só quando interessa..)
    Há por aí quem já ande com “delirium tremens”, mas ainda acerta com o apêndice ranhento..

  11. Parabéns pelo post, Tomás.
    A FIA sempre age de acordo com interesses, mas não da Ferrari, e sim da F1. Senão, como alguns já citaram, não teriam mudado o regulamento em 2004 ou liberado os difusores duplos, que eram ilegais, mas como um time novo estava dominando por conta disso, o que gerou uma grande história e grande interesse, deixaram como estava.
    Por outro lado, é fato que as asas ou o que quer que for flexível nessa Red Bull é ilegal. O normal é um time protestar e a FIA reagir – ela funciona como a justiça, alguém precisa denunciar. Foi o que aconteceu. Acharam o “truque” e mandaram tirar. Qual o problema disso?
    De qualquer maneira, flexionando ou não, acho que só perdem para eles mesmos.

  12. Também acho que não há um complô da “FIA x FERRARI”. O que a “faster F1” disse, ajuda a enxergar isso.

    A minha frase:
    “Infelizmente, está tudo indo de encontro para o título do ALONSO, o novo “Dick Vigarista” da F1.”
    Quer dizer que, sem carros irregulares, é ele o mais rápido do grid.

    Att.

    PS: A FIA só pisou na bola no julgamento “jogo de equipe”… Assim como no caso dos “Red Bull”.
    Ela quer ver a F1 GRANDE, e não certas equipes. Enfim, sem complô, acredito eu.

  13. Dessa parte já não sou muito perito, também pelo fato de não saber até que ponto vão os limites do regulamento, especialmente nas partes aerodinâmicas.

    Para a McLaren e a Ferrari é interessante encontrar um furo para atrapalhar o desenvolvimento do carro da Red Bull. A Fórmula 1 é cheia desses truques. Enquanto houver possibilidade, as inovações são mantidas, mas quando são encontradas irregularidades, as escuderias devem buscar outros meios de se manter competitivos dentro das regras.

    É evidente que a pressão é grande para tentar encontrar e induzir a federação a tirar algumas partes que possam dar vantagem ao time adversário. Neste ponto, Ferrari e McLaren, também pela influência política que possuem, conseguem se dar melhor neste jogo de bastidores.

  14. Eita povo Cinico

    dizer q o ALonso chegou na RBR só por causa da porcaria dessa asa?????

    há umas 3 corridas (antes de proibirem isso) o Alonso já vinha chegando

    e parem pra pensar: a ferrari tb usa essa asa flexivel… ou seja, Ferrari e RBR foram prejudicadas

    e kem tava ADORANDO essa noticia era o Hamilton, já q a mclaren foi quem pediu pra investigarem a RBR

    POVO CINICO

    não se conformam q o Alonso se supera com menos carro e ficam kerendo achar desculpa

    esse Cassius Clay já chegou até a insunar q o Vettel kis dar a corrida de Cingapura pro ALonso

    pffff…

  15. Eita povo Cinico

    dizer q o ALonso chegou na RBR só por causa da proibição da porcaria dessa asa?????

    há umas 3 corridas (antes de proibirem essa asa) o Alonso já vinha chegando nas RBR’s

    e parem pra pensar: a ferrari tb usa essa asa flexivel… ou seja, Ferrari e RBR foram prejudicadas com essa decisão

    e kem tava ADORANDO essa noticia era o Hamilton, já q a mclaren foi quem pediu pra investigarem a RBR

    POVO CINICO

    não se conformam q o Alonso se supera com menos carro e ficam kerendo achar desculpa

    esse Cassius Clay já chegou até a insunar q o Vettel kis dar a corrida de Cingapura pro ALonso

    E outra: se a asa é fora das regras, tem mais é q proibir mesmo

    Vão chorar na cama q é lugar quente

    pffff…

    • Dar eu não acho que ele deu, Alonso teve méritos para ganhar, só acho que ele poderia tentar algo se tivesse interesse em ganhar a corrida.

      O que me intriga e ele não ter continuado na pista quando tinha um ritmo cerca de 1 segundo por volta mais rápido que Alonso.

      O fato é que ele se puder, vai atrapalhar Webber. Só isso.

    • A questão não é Alonso se superar com menos carro, a questão é que a Ferrari evoluiu a ponto de encostar, e nas últimas provas ultrapassar a Red Bull. Se dispunham ou não de dispositivos ilegais (asas) a verdade é que a Ferrari se deu melhor sem o uso de tal artifício, se é que eles existiram ou não.

  16. há mais coisas entre o céu e a terra que a maioria dos pobres mortais pode compreender.

  17. e aí regazoni, a moça matou a cobra e mostrou o pau.
    nem precisava, pois quem acompanhou a corrida, e ja sabendo das sandices do galvão já sabia que as coisas nao são como ele comenta.
    são simples de entender. nada a especular se isso, se aquilo, se aquele outro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: