Porsche próxima de ingressar na F1 em 2013

Durante o Paris Motor Show, que se realiza na capital francesa, o principal executivo da Porsche, Mattias Mueller, levantou a possibilidade da volta da fábrica alemã à Fórmula 1 com as mudanças previstas nos motores da categoria a partir de 2013.

O uso da marca Audi também foi considerado, mas a Audi já compete em Le Mans, e em junho desse ano o chefe de competição da Audi, Wolfgang Ullrich, disse que a Audi e a F1 não combinam.

A razão é que a Audi investe mais nos motores a diesel, o que não está nos planos da Fórmula 1. Assim, o caminho natural seria a volta da Porsche, que só esteve na Fórmula 1 com equipe própria em 1961 e 1962, quando venceu o GP da França de 62, com o americano Dan Gurney, no histórico circuito de Rouen.

A última participação da Porsche na F1 foi como fornecedora de motores para a Footwork, em 1991. Mas seu tempo mais glorioso foi com os motores TAG Turbo, que venceram 25 grandes prêmios e três campeonatos mundiais com a McLaren e Lauda & Prost, nos anos 80.

A Porsche poderá voltar tanto como fornecedora do motor turbo que a F1 usará em 2013, quanto com equipe própria. No primeiro caso, não faltariam pretendentes a contar com o motor alemão, e uma parceria interessante seria com a Williams, que há muito tempo busca um motor exclusivo que lhe permita recuperar os tempos de glória em que tinha os motores da Honda e Renault.

Também é importante dizer que a Porsche permanece como a única possibilidade da Volkswagen entrar na F1. Mueller, apesar disso, declara que nenhuma decisão foi tomada: “Temos que nos reunir e analisar os prós e contras.”

Sem dúvida o retorno é uma grande possibilidade que pode vir a se tornar realidade. Os motores turbo são os grandes responsáveis, obiviamente, além do grande crescimento da montadora.

A Porsche também pode vir como saída para fornecer motores para a McLaren quando seu contrato terminar com a Mercedes e se este não for renovado. Realmente, teremos uma revolucionária F1 em 2013…

6 comentários em “Porsche próxima de ingressar na F1 em 2013

  1. Boas notícias mais montadoras mais meios melhores pilotos mais luta pelo Campeonato isso é o que a gente quer…

      • Espero, seria muito melhor uma categoria que tem 5 ou 6 marcas de mototes, que assim veremos cada vez mais o quanto um piloto é bom, ou sabe ajeitar o carro.

  2. bons tempos em que a porsche brigava com Ferraris e Honda, umas das melhores épocas da história da F-1.

  3. Se a Porsche voltar, será interessante. As montadoras também têm sua importância na Fórmula 1, principalmente como fornecedoras de motor.

    Caso a marca alemã retorne, dificilmente voltaria para a McLaren, pois acredito que o time de Woking já esteja pelo menos planejando fabricar o propulsor de fábrica para os carros de Fórmula 1. Com a Williams, pode ser mais provável, desde que a escuderia de Grove abra os cofres.

    É esperar para ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: