E restam apenas 3 corridas para determinar o campeão de 2010!

O domínio da Red Bull em Suzuka apagou um pouco a chama que a Ferrari vinha acendendo desde as duas vitórias consecutivas de Alonso em Monza e Cingapura.

Foi um baile clássico, em um circuito onde exatamente o que vimos era de se esperar. Se por um lado Vettel descontou 7 pontos de vantagem do líder e companheiro Webber, Mark ainda se encontra em uma posição excelente e com grandes chances de ser campeão pela primeira vez.

A Red Bull etá fazendo, relativamente, o certo. Até agora não aplicou nenhuma ordem de equipe polêmica e está deixando seus dois pilotos disputaremo título até onde e como puderem, sempre dentro do limite permitido através de Horner.

É claro que se Webber vencesse neste domingo, estaria muito mais tranquilo na tabela, mas não é de hoje que a preferência da equipe é Vettel. Então, qual seria o sentido de tirar-lhe a vitória em um momento tão delicado no campeonato? De qualquer forma, Alonso agradece.

Ele que já está em uma boa linha de estabilidade e, apesar de estar 3 pontos mais distante de Webber do que antes, a vantagem é pequena e pode ser retirada já na próxima corrida, na Coréia. Ficou claro em Maranello o cheiro no ar de ter feito um bom trabalho. Ferrari e McLare sabiam que o 3º lugar em Suzuka, dado o estrondoso domínio do RB6, significaria uma vitória. Alonso a conseguiu e parece ser o único no momento a tirar o título dos touros.

A McLaren é que já parece jogar prematuramente a toalha.Realmente, não é o fim de temporada que Lewis e Button sonhavam e pelo visto as modificações no MP4-25 não surgiram bom efeito. Hamilton foi punido com 5 posições no grid pela troca da caixa de câmbio em Suzuka.

E mesmo com uma nova equipada em seu carro, perdeu e terceira marcha prestes a começar a ultrapassagem sobre Alonso e, se esta nova caixa tiver problemas irreparáveis, precisará ser trocada, o que automaticamente fará Lewis perder mais 5 postos em Yeongan. Um desastre.

Button por outro lado, apesar de estar pessimista, se arriscou em optar por uma estratégia mais ousada em Suzuka, porém esta não deu certo. Reclamou do carro, mas no geral terminou a frente de Lewis e descontou dois pontinhos, mas agora isso já não chega a ser grande feito.

Na matemática, a vantagem é da Red Bull e de Webber, obviamente.Para Mark, uma vitória e 2 segundos lugares bastam para levar o caneco. Vettel e Alonso chegam estrategicamente empatados a falta de três GPs, com a vantagem por uma vitória de Fernando. Se por um lado Vettel tem carro, Alonso pode tirar leite de pedra para chegar com chances reais de título em Abu Dhabi. Mas em ambos os casos, de Vettel e Alonso, será necessário vencer.

Por fim a McLaren se encontra em uma situação mais delicada para triunfar em 2010. A matemática implica que mesmo se Lewis vencer e os outros candidatos quebrarem na Coréia, este ainda não seria líder. A estratégia do time de Woking, no entanto, será vencer. Não há outra forma plausível de levar o caneco a não ser o 1º lugar. É a cruel verdade para Martin Withmasrh…

Por enquanto, parece que o campeonato se afunila entre três pilotos, Webber, Vettel e Alonso. A dupla da McLaren ainda não está fora, mas a remontada estará difícil. Restam apenas 3 corridas para determinar o campeão de 2010. Quem na sua opinião será o vitorioso?

15 respostas para “E restam apenas 3 corridas para determinar o campeão de 2010!”

  1. A Red Bull está melhor, mas o Alonso é um piloto competente e de sorte. Mark Webber está na frente, mas o time austríaco tem preferência por Vettel, o que poderá pesar em favor do espanhol. Para a McLaren, a situação está difícil, só um golpe de sorte para levar a equipe de Woking ao título neste ano.

  2. mclaren esse ano?
    teria que fazer as redbull e ferraris nao marcarem pontos umas duas corridas, o que nesse momento é sinceramente se não impossivel, mas dificilimo

  3. Mais uma para os que têm a Red Bull como equipe ideal e onde a igualdade e o fair-play é o céu na Terra não como na Ferrari..No fim do GP de Suzuka o Mark Webber que é tido como o favorito e o bem-quisto aqui da zona (todas as viúvas do piloto autorama-pit-bull, que já tinham chorado o falecimento esportivo do cara que ia detonar o NadaSei,na sua própria equipe, a bomba explodiu foi na cara e não o cara, agora são fãs do Aussie, na verdade não bancam ninguém, bancam é contra, sempre no negativo, na negação.. há uma doutrina chinesa que explica isso..) vejam a foto de equipe depois da Vitória-dobradinha, quem falta? O Kanguru ao qual tiraram a asa de seu carro para dar ao piloto não-primeiro ou não beneficiado..Ele não se sente tão “equanimizado” tanto que não quis aparecer com a Equipe modelo-de-igualdade.

  4. 75 pontos em jogo…
    Torço pelo Webber, mas acho que o campeão será o Alemão voador, vulgo Vettel.
    [Mas nunca excluindo a Ferrari (Alonso) e McLaren]

    Só sei que esse ano está emocionante, faltando 3 GPs, 5 pilotos na disputa.

    PS: Só é ruim o Massa estar de fora, seria legal ver as 3 equipes juntas.

    Vamos Webber! Desbanque a “mulecada”.

  5. Por favor, uma duvida!!!

    Hamilton todos sabem trocou o cambio nos treinos no Japão e o mesmo tinha que durar(acho) que 4 corridas(JPN,KOR,BRA,ABU). Como ele perdeu a terceira marcha na corrida no JPN, então o cambio novo ainda tem problemas. A dúvida é, a Mclaren pode mexer no cambio para arrumar essa terceira marcha? Pelo que sei, não se poder abrir o cambio para reparos, então Lewis teria que trocar de novo o cambio para a próxima corrida(KOR), com isso perderia 5 posições na largada! Alguém sabe se isso pode acontecer?

      1. Mexer Tomás mexer..essas argentinas te fazem esquecer o português

  6. Detalhe, Webber nas últimas 3 corridas(valendo 75 pontos), só aumentou a diferença na pontuação:

    ITA 5 pontos de vantagem ao vice líder Hamilton.
    Cingapura 11 pontos de vantagem ao vice líder Alonso.
    Japão 14 pontos pontos de vantagem para Vettel e Alonso.

    Ou seja as corridas foram diminuindo e a diferença foi aumentando! Webber até o JPN esteve focado no vice líder, mas daqui pra frente vai ter que fazer mais, vai ter que chegar a frente de Vettel e Alonso. Webber esta fazendo como Button em 2009, mas o inglês no Brasil fez uma corrida de campeão e liquidou a “fatura”, vamos ver se Webber vai atacar nas próximas corridas, uma hora vai ter que fazer isso, pois Vettel nas última corridas tem superado fácil o australiano. Até aqui acho que o Webber tem 65% de chances de faturar o título! A Vettel e Alonso (com Webber na pista) só resta vencer, para Vettel as chances são boas, para Alonso não vai ser fácil. Webber esta usando a inteligencia e conta com a “estrela” de campeão, ele se “enroscou” com Vettel na Turquia e chegou em terceiro(Vettel abandonou), em Cingapura Webber se “enroscou” com Lewis e de novo terminou em terceiro (Lewis abandonou), só nesses dois GPs Webber faturou 30 pontos…Só um abandono para desequilibrar mentalmente Webber na reta final, pelo que esta fazendo na pista não merece passar por esse drama, mas vai ter que pelo menos fazer uma corrida de campeão nas corridas que faltam, Vettel “cresceu” muito e é um perigo real…

  7. “..A Red Bull etá fazendo, relativamente, o certo. Até agora não aplicou nenhuma ordem de equipe polêmica e está deixando seus dois pilotos disputaremo título até onde e como puderem, sempre dentro do limite permitido através de Horner.”

    Tomás, acha que, retirar asa , mais avançada tecnicamente, do Webber e colocar no Vettel, pondo a velha no Aussie não é um benefício para um e um prejuízo para o outro objectivo quando o Mark, ainda por cima era mais rápido que o Tedesco?

    A declaração o Webber no fim de SilverStone ” Not bad for second pilot” é o quê?

    Acha que “save fuel Mark”. Quando o Vettel o ia ultrapassar na Turquia não é ordem de equipe? A equipe não disse que o Vettel vinha mais rápido? O RBR6 é que tem problema quando apanha cone de aspiração e o Seb arremeteu para cima do Webber com a confiança de quem achava que o iam deixar passar..

    As estratégias arriscadas na Hungria para cima do australiano, corrida que o Vettel perde porque o Alonso o aguentou com carro inferior..são o quê? E no Canadá?

    Por aqui se ninguém reparou, então é espectador médio e não encherga..

    Só não deu polémica porque não mete brasileiro e tudo o que seja para beneficiar rival de Alonso por aqui está certo ou não existe.

    Agora tem razão as decisões não deram polémica por aqui mas só aqui. Agora certas não foram prejudicaram Mark Webber beneficiando Sebastian Vettel, até os seus 13 anos veêm isso, se calhar não querem é dizer..
    Um Abraço

    1. Senna, os epsiódios em Turquia e Silverstone, na minha opinião e como já escrevi no blog no momento que ocorreram, foram benefícios à Vettel sim.

      Porém, digo que, nesta reta final, a Red Bull até está se comportando bem.

    2. Está vendo?! Opinião é assim…

      Pra mim, apenas no quesito “asa”, foi que a RBR fez jogo de equipe, não tão descarado e “ridículo”, como a Ferrari fez pro “Choronso” e “FelipeMePassa”, mas fez.

      E no GP da Turquia, o Vettel é que era meio ‘loko’, fez igual no Button. E a mensagem pode ter sido normal, assim como as mensagens sobre os freios do Vettel.

      Na Hungria, o Webber tinha mesmo que arriscar… Eu, aqui em casa, torci muito por isso, e deu certo, foi o vencedor.
      O Alemão não ganhou porque foi punido, o Asturiano apenas aproveitou a chance.

      O que você diz sobre o Canadá?

      * Não é questão que ninguém reparou, é visão diferente. *

      1. certo, quer dizer que se lá dentro eles criarem um código interno dizendo:
        salve combustivel
        pode acelerar
        cuidado com freios

        mas querendo dizer entre eles combinados que indique para um passar o outro, que o outro tá mais rápido, que um deve ceder passagem, daí pode?
        quer dizer que a rapaziada aqui do blog é ingenua? é isso que eu tenho que acreditar num mundo competitivo como a formula1?
        Que dizer dos proprios rb6 que não foi provado, mas que todo mundo sabe que tem uma maracutaiazinha escondida?
        quando passar esse campeonato, de repente mais um ano e alguem vier a publico nos mostrar que o rb6 era irregular, daí a rapaziada que defende a redbull vai pedir desculpas, concordar que eles também são antiéticos, que eles tem jogo de equipe, não tão claro como a ferrari, mais escamoteado?

        hummm…
        ser sincero, não pode, é duro demais. por debaixo dos panos, dissimulado pode? ah!!!! é verdade, tinha esquecido disso.
        fogueira de vaidades, apenas isso.
        Enquanto tivermos corredores brasileiros que tenham, aspirem alguma coisa em termos de bons resultados e ate de repente titulos na f1, mesmo que não comprovados, mas só na campo da probabilidade, sempre teremos essa legião de pseudo-torcedores. Sim porque os caras não torcem pela equipe, torcem pelo piloto, pois basta o companheiro dar uma sova num brasileiro que o pessoal desaprova e deixa de torcer por aquela equipe.

        ué, mas daí não foi aquela equipe que proporcionou um bom equipamento, um bom carro pro cara mostrar seu talento? não deveriam então ser gratos pela oportunidade?
        confesso que não entendo essas idiossincracias.
        Mas sei que faz parte da vida essa coisa dubia.

      2. Ah, Wilson… O que é feito atrás das imagens, nem Deus sabe, só estou dizendo que essas palavras, todo mundo usa, não só a RBR. A TV não transmite todas as mensagens.

        Com todo o respeito…
        Ingênuo é acreditar que tudo é jogo de equipe, que o cara não pode ter problemas com o combustível e nem com os freios. Se calhar, o Hamilton não teve problemas com a 3ª marcha no último GP, é que o Button precisava de mais pontos, e aí ele inventou aquilo tudo.

        – Já que estão falando que o Vettel é o privilegiado, como fica a questão dos freios?
        – Webber é o privilegiado?! Então, como fica a questão do combustível?

        * Não digo que a F1 é um mar de “correção”, mas daí, pegar qualquer conversa pelo rádio e soltar como sendo jogo de equipe, é demais. *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s