Vettel marca a Pole em Yeongam

Realmente parece que Vettel encontrou o caminho certo para disputar o título de 2010. Pole Position perfeita, vencendo diretamente seus dois maiores concorrentes na briga pelo campeonato, seu companheiro Webber e o Ferrarista Alonso. Este último que tinha a Pole assegurada até mesmo depois do cronometro zerar, mas foi superado por quase dois décimos por Vettel e logo depois, por apenas 0.074, Webber garantiu o segundo posto.

Ficou clara, porém, a vantagem desses três pilotos citados acima no Qualifyng e (porque não) no campeonato. Vettel, Webber e Alonso foram os únicos pilotos a baixarem o tempo de 1:35, enquanto apartir de Lewis, 4º lugar, a diferença é mais aguda. Curiosamente o resultado deste treino é, nos 3 primeiros lugares, idêntico ao que vimos na corrida de Suzuka.

Parece mais do que uma obviedade, mas eu não descartaria o F10 de Alonso nesta prova amanhã. A largada, no geral e como costuma ser quando a Red Bull sai na frente, será fundamental, e é ali que Alonso, e talvez Hamilton, terão que ir à caça dos touros para ganhar posição. Se não for assim e o RB6 mostrar um ritmo contundente como o que vimos no Japão (o que pelo meu ponto de vista parece difícil, já que a Pole conseguida hoje pelos de Milton Keyes não foi fácil), estaria praticamente zelada a vitória de Vettel ou Webber.

A pista de Yeongan tra um pouco de fascínio, apesar de que alguns naturalmente discordem, pelos pontos de escapadas, que foram frequentes no Q1 e induziram alguns pilotos ao erro. Se assim se efetivar no domingo, teremos uma corrida bastante movimentada.

Voltando ao resultado do treimo classificatório de estreia em Yeongam, ficam meus elogios a um forte Nico Rosberg, quinto, que superou a Ferrari de Massa pouco antes do final. Nico continua sua “natural” surra em Schumacher nesta temporada, impondo 4 décimos sobre o heptacampeão, que conseguiu o 9º lugar hoje. Já Massa tomou 8 décimos do coegar de equipe e continua desanimado.

Atrás, e em uma posição que certamente já o estaria eliminando da disputa pelo título, Button vai largar em sétimo. As cartas já são poucase um resultado atrás dos 4 rivais diretos seria desastroso para o inglês. Completando os 10 primeiros, aparecem Kubica, 8º, de qual se esperava mais devido ao forte ritmo nos livres, e Barrica em décimo, colocando a Williams novamente no Q3 e superando seu companheiro, o jovem Hulkenberg que passa por incerteza sobre seu futuro na equipe, que terminou 11º.

Sauber, Force India e Toro Rosso, completam a fila até o 17º lugar e Petrov, que terminou em 15º oficialmente, perde 5 lugares e larga em 20º.

No treino paralelo, que compreendem Lotus, Vurgin e Hispania, Trulli “liderou”, seguido por Glock, (a exceção Petrov) Kovalainen, Di Grassi, Yamamoto (que superou pela 1ª vez Senna) e Bruno, amargando na 24º e última posição.

Tempos:

Pos  Driver         Team                   Q1        Q2        Q3
 1.  Vettel         Red Bull-Renault       1:37.123  1:36.074  1:35.585
 2.  Webber         Red Bull-Renault       1:37.373  1:36.039  1:35.659
 3.  Alonso         Ferrari                1:37.144  1:36.287  1:35.766
 4.  Hamilton       McLaren-Mercedes       1:37.113  1:36.197  1:36.062
 5.  Rosberg        Mercedes               1:37.708  1:36.791  1:36.535
 6.  Massa          Ferrari                1:37.515  1:36.169  1:36.571
 7.  Button         McLaren-Mercedes       1:38.123  1:37.064  1:36.731
 8.  Kubica         Renault                1:37.703  1:37.179  1:36.824
 9.  Schumacher     Mercedes               1:37.980  1:37.077  1:36.950
10.  Barrichello    Williams-Cosworth      1:38.257  1:37.511  1:36.998
11.  Hulkenberg     Williams-Cosworth      1:38.115  1:37.620
12.  Kobayashi      Sauber-Ferrari         1:38.429  1:37.643
13.  Heidfeld       Sauber-Ferrari         1:38.171  1:37.715
14.  Sutil          Force India-Mercedes   1:38.572  1:37.783
15.  Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari     1:38.583  1:37.853
16.  Buemi          Toro Rosso-Ferrari     1:38.621  1:38.594
17.  Liuzzi         Force India-Mercedes   1:38.955
18.  Trulli         Lotus-Cosworth         1:40.521 
19.  Glock          Virgin-Cosworth        1:40.748 
20.  Petrov         Renault                1:38.174  1:37.799 *
21.  Kovalainen     Lotus-Cosworth         1:41.768
22.  di Grassi      Virgin-Cosworth        1:42.325
23.  Yamamoto       HRT-Cosworth           1:42.444
24.  Senna          HRT-Cosworth           1:43.283

52 comentários em “Vettel marca a Pole em Yeongam

  1. Será que algum dia o Kubica pilotará um carro competitivo?! É triste ver esse desperdício…

    OBS: E enquanto isso, no mundo da F1, muitas vezes sem sentido, um piloto medíocre desfruta de uma Ferrari. Lamentável!

    PS: Imagine esse Polonês na Ferrari, o Alonso iria dormir de olho aberto.

    • O Massa já era pra F1, e não devido a questões técnicas (pois estava evoluindo para ser um dos top 5 da categoria), e sim pelo fato de não acreditar mais nele mesmo, de se entregar vergonhosamente, de desistir da luta.

      Piloto bom sem auto confiança é igual a jogador de futebol bom acima do peso, pode até fazer um ou outro lance genial, mas sempre estará atrás da concorrência.

      Acho injusto você falar que ele é medíocre, ele é, na verdade, um bom piloto que já se auto aposentou.

      Se você lembrar de Fuji 2007 verá que Massa e Kubica tinham habilidades bem semelhantes, aquele duelo é dos melhores da história da F1, e, um piloto medíocre não protagonizaria tal feito.

      Agora, se você está falando da atualidade, está 100% certo, Kubica está numa fase muito superior a Massa e merece um carro melhor.

      Porém, devo dar um alerta, se for para a casas dos carcamanos mafiosos, tem grandes chances de se transformar em um medíocre também.

      • Massa tem que sair da Ferrari. Não prospera mais lá.
        KUBICA NA FERRARI!

      • Luiz, no meu ponto de ver Kubica na Ferrari, com Alonso de companheiro, seria frustante para o polonês. Não porque ele não consiga superá-lo, pelo contrário, mas pelo trato que a Ferrari teria com ele. E depois porque Alonso não gostaria de um colega de equipe tão forte.

      • agora realmente falou tudo regazoni.
        a tendencia tanto por parte da ferrari quanto de alonso por lá eh de não termos duelos de companheiros de equipe.
        quem acha que vai ter vida melhor la na cosa nostra e poder realmente disputar títulos pode pensar em nem chegar por lá.

    • No geral, ainda sustento a ideia de que Alonso fez mal, muito mal para Massa dentro da Ferrari, seja mental ou esportivamente. Fica a critério decidir, mas medíocre Massa não é. Passa por um mal momento, isto sim, como o próprio e tão elogiado Kubica passou ano passado.

      • Não acho…
        O Kubica foi bem no ano passado, “empatou” com o experiente Heidfeld, piloto que chegou a F1 bem antes dele.

    • Acho que vcês se equivocam sobre Kubica na Ferrari, ele não vai Massa continua lá, Alonso reclama mais gosta do Massa, pois este ano tem colocado pouca ou nenhuma pressão nele, o Kubica ia andar melhor que ele, ai ou ele “Alonso” saia da Ferrari ou dava um jeito de sabotar Kubica, quando se tem Alonso ou Shumacher na equipe o critério para escolha do 2º piloto é diferente, e no momento o perfil fraco e sem empolgação do Massa agrada em cheio o Alonso..

  2. Vettel e Webber fizeram na hora que tinham que fazer. Alonso também foi muito bem, sempre junto com as Red Bulls. No Q2, Massa encarnou o poleman de 2008, mas no Q3 ele só pode fazer uma volta, e acredito que a Ferrari o proibiu que fazer uma volta que poderia atrapalhar Alonso.

    • Massa ia disputar o 3º lugar com Alonso na realidade. Mas não baixou seu tempo em compraçaão ao Q2 e acabou sofrendo com isso. Mas por outro lado é estranho a Ferrari proibir Massa de fazer um melhor tempo, já que agora a Scuderia pode deixar Felipe passar se estiver na frente de Alonso, já que Massa não possui mais chances de título. E seria uma aliado para tirar pontos, pelo menos, das McLaren.

      Na questão de atrapalhar, aí pode ser provável, mas não creio.

      • Massa podia ser o 4°, mas na volta boa do pneu ele teve de recolher. A Ferrari bobiou, pois Massa poderia tirar, de vez, o Hamilton da briga.

  3. Acho que todos perceberam que o tempo das RBR veio no 3º trecho, ou seja apesar das retas o RBR se mostrou muito veloz nas curvas de baixa e alta, então posso assim dizer que da pra apostar nos touros, pois ninguem passa na reta, se não colar no mixto.

    • Bom, mas é bom ressaltar que a Red Bull pode perder 0.4 para Ferrari e McLaren (neste caso Alonso e Hamilton) na reta de largada, a mais comprida do calendário , já que não conta com o motor mais potente ou com o F-Duct mais eficiente. Ou seja, será um desafio para os touros se manterem na frente no início. Depois, é outra história.

  4. E o MASSACORIDA continua levando 8 décimos do NADASEI no Q3. Brasileirinho medíocre!

  5. Eu não gostei muito dessa pista. Meio feia. No papel ela eh mais bonita.

  6. Chove na Coréia neste momento, e chove forte. Com isso Webber, Hamilton, Massa, Barrica, podem se dar bem, e não ter tanta diferença na largada, já que a chuva vai lavar toda a pista.
    Agora, sem borracha, o desgaste de pneus e asfalto vai ser maior, e alguns pilotos podem fazer até 3 paradas.

    • verdade.
      ultima corrida que os prognosticos iniciais tanto de pilotos, como da bridgestone e das equipes falharam, ela foi mais interessante. Foi lá no canada

  7. Rubinho x Schumacher jogando xadrez!

    Vestido de branco a eterna vítima, Rubinho do bem!

    Vestido de preto o eterno vilão Schumacher do mal!

  8. Não sei se vc recebeu seu premio, mas se não chegou não se preocupe, recebi meu DVD no Bolão do Tomás na segunda semana, outra vez também levou 2 semanas para receber 2 anuários de F1, mas foi em outro site, não se preocupe que vai chegar!

  9. O Massa é medíocre SIM, uma corrida não mostra o que é um piloto, e sim, a carreira inteira.

    Ele passa por um mau momento?! Então a carreira inteira foi assim… rs

    O único ano bom para o Felipe, foi o de 2008, onde ele tinha um carro competitivo e um companheiro “desanimado”, mas nem assim conseguiu levantar a taça. Medíocre!

    E a Ferrari JAMAIS irá contratar o Kubica. Dois fortes pilotos? Não na Ferrari! Ela não é disso.

    • No dia em que ele ganhar do Alonso, aí sim, vocês podem defender o medíocre, mas por enquanto, vivam a realidade, é bem melhor.

      Aos defensores do Massa >>> Qual a diferença entre ele e o Barrichello? (Acordem!)

      • Lucas

        Ah, cara, 2009 foi a “molada”… Não serve para parâmetro.

        Em 2008, ele foi ruim, tinha tudo pra ser campeão, mas não conseguiu. Foi medíocre.

        PS: Enquanto o Massa continuar essa “maravilha” de piloto na pista, é melhor você ficar ‘quietinho’. Não tem nexo falar bem de um piloto que abre as portas.

        * Eu caio na risada com as “Massetes”, rs *

      • Não serve para parâmetro 2009, pra quem só sabe cornetar. Até a Hungria, Felipe era o melhor piloto depois da dupla da Red Bull e da Brawn.
        Se ele fosse mediocre em 2008, ele não seria vice campeão, por 1 ponto.
        E eu não vou ficar quieto, porque você me mandou. O senhor, acha que é quem??

      • Lucas Desiderato

        “Cornetar”, não… Falar a realidade.
        Como é que você quer ter um parâmetro de temporada, sendo que o piloto correu apenas 50% do mundial? Hein?!?!?!!! Essa doeu na alma!

        Se ele não fosse medíocre, teria vencido a temporada com uma boa margem de pontos. Tinha carro, menos competência.
        Hoje, o Alonso coloca o Massa no bolso… Eu fico imaginando o Asturiano com aquela Ferrari, iria brincar.

        “Ficar quieto” é modo de dizer, né, filho, rs… Pode falar a vontade, estou me divertindo. rs

        É, há quem goste de piloto “meia-boca”… Por exemplo, até hoje defendem o medíocre Barrichello. Fazer o que…

        Outros, por exemplo, dizem: “e acredito que a Ferrari o proibiu que fazer uma volta que poderia atrapalhar Alonso.”

        A culpa é de todos, menos do piloto, rs

        Como já diria meu irmão >>> O problema é aquela peça que fica entre o banco e o volante.

        Modo Irônico Ligado…
        Pensando bem, acho que a Ferrari proibiu o Massa nas outras DOZE vezes também, rs

        Diz aí, Lucas, a Ferrari proibiu? rs

    • Lucas Desiderato

      Ou corre a temporada toda, ou fica quieto.

      Por exemplo…
      Veja o Alonso na 1ª parte, agora olhe a 2ª. >>> Isso sim, serve de parâmetro.

      Não posso fazer um parâmetro de temporada 2010 do Alonso, pegando somente a 1ª parte, tenho que juntar todas as corridas, senão fica sem nexo, um parâmetro “tonto”.

      • Dá pra tirar um parametro sim. Massa vinha muito bem em 2009, mas infelizmente, aconteceu o que aconteceu.

      • Lucas

        Ah, tá… Então >>> Se assim como o Massa, a temporada acabasse no “1º turno” para o Alonso, ele teria um péssimo ano, rs

        Não me faça rir!

        “1º turno” = 47 pontos atrás.
        Hoje = 14.

        Modo Ironia Ligado…
        Você tem razão, não há diferença… O que é no começo, é no fim.

      • Não é isso, eu só estou falando que a temporada do MASSA em 2009 foi muito boa. A temporada dele acabou no Q2 da Hungria, ou seja, a temporada dele foi muito boa.

      • Ah, sim, nesse ponto… Até o GP da Alemanha ele estava ganhando do Kimi.

        * Eu estava me referindo a totalidade, coisa que mistura a decadência com o auge, e que da o resultado final do piloto… Exemplo do Alonso, um baita piloto, que mudou muito na temporada. *

  10. A diferença é que o Massa gosta de alemão e o Rubinho finge que não gosta…rs, MAS GOSTA!!! Rubinho bem que tentou dar uma de DURÃO ao meter o pau no Schumacher para os jornalistas, mas depois se “DESMANCHOU” ao ver Schumacher pedindo desculpas pessoalmente(esse é o Rubinho que eu conheço…rs)! Na pista o Massa é um Rubinho melhorado, ainda vale a pena torcer por ele, mas não fique espererando título, apenas vitórias e boas atuações, se um dia conseguir o título, ótimo! Já com o Rubinho não dá mais para torcer, ninguém aguenta mais passar RAIVA!!!

    • Eu também achei isso. Faltou mais humildade ao brasileiro do que ao alemão.

    • Mac

      O Rubens serve para descontrair o ambiente da F1, rs

      Sobre o Massa…
      Será que vale mesmo?! Será que vale a pena torcer por um piloto que abre as portas?! Será que vale a pena torcer por um piloto que conseguiu perder para dois estreantes?!

      Nem a Ferrari vê um campeão no Felipe Massa… Ela contratou o Kimi e Alonso para serem “chefe” da equipe, o nº 1. Se Massa fosse o estilo campeão, jamais que ela iria contratar esses dois pilotos.

      Vá ao site do James Allan, tem comentários interessantes sobre o Massa.

      Abraços.

  11. OBS:

    “Mediocridade” é um modo de falar, quero dizer que ele não se compara a campeões… É um piloto que faz algumas poles; Ganha algumas corridas; Faz algumas voltas rápidas; MAS não consegue o mais importante >>> O Título.

    Olhem só >>> Correr em uma equipe de ponta e não conseguir um único título sequer, é mediocridade.

    Ex:

    O Rubens, que por DUAS vezes teve o melhor carro. É medíocre!

    • Seu conceito de Mediocre é pernicioso e um tanto equivocado, tem carros tão bons que tornaram pilotos médios em campeões, eles foram campeões e depois disso não foram multi campeões, se Tu colocasse um Macaco pra guiar o FW14 por exemplo, o Macaco seria campeão, nenhum dos piotos que estão na F1 e não pagaram para isso, tem desempenho para serem chamados de Mediocres.

      Agora se tu é Viuva do Senna ou tem problemas passionais com o Rubinho e o Massa é outro problema que so o doutor explica na tua mente…

      • Viúva do Senna? rs
        Problemas passionais com o Rubinho/Massa? rs

        Se a verdade dói pra você, sinto muito.

        Agora vamos ao que interessa…
        Leia o meu texto até entender, ok?! Eu disse: “Correr em uma equipe de ponta e não conseguir um único título sequer, é mediocridade.”

        O que você disse, não tem nexo.

      • Eu falo do piloto que não consegue ser campeão em um carro de ponta… E o “inteligente” fala de pilotos médios que foram campeões em carros de ponta. Nada a ver uma coisa com a outra.

        “Medíocre” é aquele piloto que mesmo com um carro bom, não levanta a taça. Capisce?!

        Vai ser “anarfabeto” assim lá “ponte que caiu”, rs

      • Se replicar sem entender, responderei apenas com um “ponto”. Cansei de ficar ratificando o que disse desde a 1ª mensagem. Se não consegue entender, desmonte e monte a cabeça até compreender.

    • Desculpa ai da Corneta, queria dar apenas uma opinião diferente sobre a definição “piloto mediocre”, se não quiser responder mais nada pra mim, tudo bem, tu aqui é um dos que mais escreve e menos acrescenta.

      • Claudio

        Mudei de idéia, responderei aos “inteligentes” como você.

        Se quer dar uma opinião, que seja uma inteligente. Não fale asneiras, não tente corrigir falando “abobrinha”. Não tente falar sobre “piloto medíocre”, quando nem capacidade tem para entender o que quero dizer, rs

        Se você acha que não acrescento, fico feliz, pois a sua inteligência de interpretação demonstra a minha capacidade, rs

      • O piloto médio que é campeão, não entra em meu comentário. Esse piloto não é o medíocre que citei.

        Vá aprender a interpretar textos, volta pra escola. rs

        * Você acrescenta muito com esse tipo de comentário, rs *

      • E continue achando que “realidade” é “cornetar”, você entende muito de F1, rs

      • Claudio

        O melhor que você tem a fazer é rir mesmo.

        Não sabe entender, mas sabe rir, rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: