Alonso vence em Yeongam e é o novo líder do campeonato

Nem o tifosi mais confiante poderia prever a incrível quantidade de sorte que Alonso teve no GP da Coréia. Um GP, que como prometeu Hermann Tilke, foi espetacular e a chuva deu o toque especial que a prova necessitava para ser imprevisível. A Red Bull tinha a corrida nas mãos, mas Webber rodou e o motor traiu Vettel como era comum no início da temporada. Vitória de Alonso, Hamilton em 2º reativando a esperança e Massa, sorridente e contente neste final de semana, em terceiro.

Uma corrida que certamente será lembrada por alguns anos, principalmente em Oviedo, e que muda drasticamente o campeonato. Alonso, em um todo, não poderia prever nada melhor do que ocorreu hoje em Yeongan: A sua vitória e o abandono dos seus 2 principais, até o ínicio do GP, rivais pelo título. Estava 14 atrás de Webber e agora se posiciona 11 a frente do australiano, diferença realmente considerável sendo que restam duas corridas para o fim.

O campeonato se afunila e poderíamos dizer a esta altura que se forma o “Top 4”, já que Button, depois de uma péssima corrida, está praticamente fora da luta pelo título. Hamilton conseguiu recuperar ótimos 18 pontos de sua desvantagem, e se posiciona a 21 de Alonso.

A corrida no geral foi tediante no início, com a largada sob Safety Car e Lewis quase saindo do carro para pedir o recomeço da prova. A largada “real” finalmente ocorreu, até que na volta 18 Webber cometeu um erro e abandonou, levando de passagem o inocente Rosberg, que prometia realizar um bom GP. Assim, depois de batidas e erros dos pilotos “secundários”, as paradas nos boxes chegaram e a Ferrari aprontou mais uma, desta vez em um momento chave da corrida, retardando a parada de Alonso e deixando este atrás de Lewis- e Vettel.

Mas o entardecer coreano estava a favor da Scuderia e Lewis logo começou a reclamar de desgaste e baixa aderência nos pneus, até que Alonso o passou pela broga do 2º posto.

A 10 voltas do final Vettel liderava, teria sua segunda vitória consecutiva e a liderança do campeonato pela 1ª vez no ano até que o motor Renault do seu Red Bull o traiu na volta 45. Azar de Seba, mais uma vez sorte de Alonso, que cruza a linha de chegada em 1º lugar, em um pódio onde Ferrari e McLaren reinou.

Aparte disso, Schumacher conseguiu um ótimo resultado com o 4º lugar e tem o 9º posto no mundial quase assegurado. Kubica e Liuzzi foram discretíssimos mas efetivaram uma boa quantidade de pontos, que valeu para o polonês o 7º lugar no campeonato, ultrapassando Rosberg. A Williams, que prometia mais uma boa corrida, não resistiu com os compostos e caiu, porém Rubens logrou completar em sétimo e Hulkenberg no 10º lugar. Completando a zona de pontuação, a dupla da Sauber, em 8º e 9º com Kobayashi por diante de Heidfeld.

Resultado do GP:

Pos Driver Car/Engine Laps Time/Delay
1 Fernando Alonso Ferrari 55 2h 48:20.810
2 Lewis Hamilton McLaren/Mercedes 55 14.999
3 Felipe Massa Ferrari 55 30.868
4 Michael Schumacher Mercedes 55 39.688
5 Robert Kubica Renault 55 47.734
6 Vitantonio Liuzzi Force India/Mercedes 55 53.571
7 Rubens Barrichello Williams/Cosworth 55 1:09.257
8 Kamui Kobayashi BMW Sauber/Ferrari 55 1:17.889
9 Nick Heidfeld BMW Sauber/Ferrari 55 1:20.107
10 Nico Hülkenberg Williams/Cosworth 55 1:20.851
11 Jaime Alguersuari Toro Rosso/Ferrari 55 1:24.146
12 Jenson Button McLaren/Mercedes 55 1:29.939
13 Heikki Kovalainen Lotus/Cosworth 54 1 Lap
14 Bruno Senna HRT/Cosworth 53 2 Laps
15 Sakon Yamamoto HRT/Cosworth 53 2 Laps
Adrian Sutil Force India/Mercedes 46 Collision
Sebastian Vettel Red Bull/Renault 45 Engine
Vitaly Petrov Renault 39 Spun off
Timo Glock Virgin/Cosworth 31 Collision
Sébastien Buemi Toro Rosso/Ferrari 30 Collision
Lucas Di Grassi Virgin/Cosworth 25 Spun off
Jarno Trulli Lotus/Cosworth 25 Hydraulics
Mark Webber Red Bull/Renault 18 Spun off
Nico Rosberg Mercedes 18 Collision

Campeonato Pilotos:

1 Fernando Alonso 231
2 Mark Webber 220
3 Lewis Hamilton 210
4 Sebastian Vettel 206
5 Jenson Button 189
6 Felipe Massa 143
7 Robert Kubica 124
8 Nico Rosberg 122
9 Michael Schumacher 66
10 Rubens Barrichello 47
11 Adrian Sutil 47
12 Kamui Kobayashi 31
13 Vitantonio Liuzzi 21
14 Vitaly Petrov 19
15 Nico Hülkenberg 18
16 Sébastien Buemi 8
17 Pedro de la Rosa 6
18 Nick Heidfeld 6
19 Jaime Alguersuari 3

Campeonato Construtores:

1 Red Bull 426
2 McLaren 399
3 Ferrari 374
4 Mercedes 188
5 Renault 143
6 Force India 68
7 Williams 65
8 Sauber 43
9 Toro Rosso 11

48 comentários em “Alonso vence em Yeongam e é o novo líder do campeonato

  1. Umas 3 da tarde, aqui no Brasil, estava chovendo na Coréia, e forte. E a chuva lavou a pista, e a diferença entre os ímpares, e os pares vai ser pequena, se existir. A corrida deve ser muito boa, e continuo com meu palpite de Webber ganhar a corrida.

  2. Vou apostar todas as minhas fichas no Webber, afinal ninguém merece mais que ele o titulo desse ano, apesar da arrancada de Alonso, contrariando todas as expectativas, eu acho, que o Webber só não apresentou mais regularidade, pois foi prejudicado pelo proprio companheiro de equipe. Portanto, Webber na cabeça.

  3. Se no começo da corrida não estiver chovendo, a pista estará pelo menos molhada. Nesse momento Chove forte em Yoooongam (Galvão Mod/ON), e isso vai apimentar ainda mais a corrida.

  4. Alonso foi impecavel. Hamilton foi quase. Massa foi impecavel. E Alonso é o favorito ao titulo. Webber errou infantilmente. Vettel teve azar mesmo. E com isso só Alonso e Webber parecem disputar o titulo.

    Felipe voltou a sorrir
    Trupicou na escada – se raxou
    Esperando o pódio – riu com Alonso e Hamilton
    Durante o Hino – estava contente
    Na entrega do troféu – soltou um sorriso de verdade
    Depois do champanhe – gargalhou junto á Alonso

    Felipe Massa pode estar voltando.

  5. Mais uma vez a Red Bull foi o carro mais rápido, só que não confirmou a superioridade no resultado da corrida. Fernando Alonso e Lewis Hamilton agradecem. O asturiano é o novo líder do campeonato, enquanto o britânico, mesmo em uma atuação mais discreta, somou pontos e segue na luta.

    A Ferrari melhorou muito ao longo do ano, tendo a chance de conquistar o caneco entre os pilotos. No mundial de construtores, só a McLaren para tirar dos rubrotaurinos. Button se deu mal na estratégia, ficando ainda mais longe dos líderes. Para o atual campeão, será dificílimo, embora tenha remotas chances matemáticas.

    Uma equipe competitiva no último fim-de-semana foi a Mercedes. As flechas de prata tiveram uma atuação consistente. Nico Rosberg poderia chegar ao pódio, não fosse o erro de Webber e a batida com o alemão. Restou a Michael Schumacher levar o outro carro à 4ª colocação.

    Apostei em Webber, mas começo a ficar de Alonso. O espanhol, além de talentoso, leva muita sorte.

  6. A Red Bull tem o melhor carro, mas sempre tem alguma coisa que tira dela as vitórias e os pontos.
    Era para ter feito uma dobradinha. Saiu sem anotar ponto nenhum. Alonso que não tem nada a ver com a história, é o novo líder. E para tirar ele de lá agora vai ser um parto.

  7. É Tomás, nota 10 para Alonso, não pela vitória e sim por ser um piloto que acreditou nele próprio, no meio do campeonato, onde eu e muitos riram pensando que era piada de um piloto sem o senso da realidade, pois a Ferrari estava péssima e o Fernando muito longe nos pontos, Alonso foi categórico, tem 50% de chance de ser o campeão, quase completou avisando que os outros 50% pode ser dividido com os outros pilotos que perdem pontos com seus próprios companheiros de equipe.

  8. É, quando o sobrenatural de almeida (ou a FIA) querem o título de alguém, não tem jeito, o título é do cara.

    Alonso é o sujeito mais largo da história da humanidade, mas, teve muita competência de não errar nas últimas 05 provas do campeonato, portanto, apesar de ser um picareta, merece ganhar o título. Não adiante ser favorecido pelo acaso (e pela FIA) se você não tem competência para ganhar quando chega a fase decisiva.

    O que fazer? a Webber resta ganhar as 2 últimas corridas ou chegar na frente de Alonso com Vettel entre os dois, será que a RBR vai fazer o Vettel ser escudeiro? Se tiverem o mínimo de juízo, acho que sim, é a única chance que eles tem.

    Alonso, precisa apenas se intrometer entre os dois e torcer para Webber não ganhar uma das dua senão puder ganhar. Com a competência de Lo Picaretas de Las Astúrias, tá fácil.

    Mas, me digam uma coisa, esse motor renault das RBR é uma grande piada, pois os Ferrari já devem estar na 4ª corrida e aguentando e essa porcaria abriu o bico (não fiz essas contas mas alguém pode me dizer).

    Outra, afinal, pode ser que os 07 pontos da Alemanha sejam essenciais para o título, nesse caso o título de Alonso, apesar de merecido, terá um asterisco (ganho com a enorme colaboração do escudeiro Felipe Massa).

    E o Massa, tadinho, agora comemora 3º lugar como se fosse vitória.

    Que coisa… como diria Fangio “carreras son carreras”.

  9. GP espetacular! Os carro ficaram lamaçentos e Fernando Alonso não cometeu NENHUM erro, fantástico. Calou-se a boca de Galvão Bueno, que leu sua ladainha contra a Ferrari depois do erro nos boxes. Agora que venha o GP do Brasil, o mais esperado pra todos nós!

  10. Esse Cassius Clay é louco

    Qual foi a interferencia da FIA na corrida ???

    Alonso é muito competente… isso sim

    pare de loucura e reconheça a qualidade do piloto

    • Provavelmente ele quis dizer das coisas que andaram aconteceram ao longo deste ano Rafael e não nesta corrida em especial. Como ele mesmo já disse, não basta ter sorte senão houver competência.

      Simplesmente nesta corrida a RBR jogou as chances de garantir a conquista do título no lixo.
      Vou torcer para que revertam isso no Brasil mas do jeito que está indo vão perder.

      • Não foi só nessa corrida – a Red Bull tinha tudo para já ter garantido o campeonato, ou pelo menos ver uma disputa interna entre Vettel e Webber.

      • Obrigado por responder para mim Renato.

        Só para ficar claro, reitero, (com FIA ou sorte) Alonso, se conquistá-lo, merece o título.

        RBR não quis ganhar o título e ponto final.

  11. AI AI , olha o FANTASMA daquela corridinha da Turquia aparecendo ai gente… imagina a frustração da RBR se perderem o título pro Alonso, o carro que é estupidamente melhor que todos e perdem…

    • e não é dificil meu caro (meus caros colegas)
      Redbull continua insistindo que não privilegiará ninguem (ate porque eles estão como ron dennis em 2007, preferem perder o título do que ver webber campeão – se não for o vettel que tudo se exploda)

      vettel teria que ganhar duas corridas e webber e alonso não marcarem pontos significativos, o que é muito pouco provavel (uma corrida com problemas até é possivel para um dos dois ou dois, mas não duas corridas ruins para os dois)

      webber tem que ganhar duas corridas, o que atualmente parece pouco provavel pelos lados da redbull

      Hamilton também tem que torcer para que vettel, webber e alonso percam muitos pontos em duas corridas, além dele ganhar as duas. Pouco provavel.

      Cenário provavel apos gp do Brasil:
      webber e alonso disputando título em abu dabi, provavelmente com webber arriscando mais e alonso fazendo a corrida do ano.

    • Fantasmas sempre serão um tormento para RBR, mas a Formula consagrada pela Ferrari parece ser a solução certa para se ganhar um campeonato, apesar de alguns, isso me inclui não gostar muito,talvez a RBR aprenda para outros anos, priorize e evolua o carro para um piloto só, a Maclaren também sofre, deu igualdade aos pilotos e esta mais atras no campeonato.

  12. Tomás,

    Interessante notar que os pilotos mais regulares de 2010 se deram mal na Coreia: Webber e Button.

    Webber rodou sozinho, e ainda levou o Rosberg junto.

    Button parou antes de todo mundo, voltou no meio da confusão, levou um chega pra lá do louco do Sutil que minou qualquer chance dele pontuar.

    Abraço!

  13. Tomás, o que eu vinha te falando antes do GP da Alemanha em? O cara tem estrela e tem muita sorte, e todo campeão além de ser bom e competente precisa ter sorte. Estava no lugar certom na hora certa, agora vai vir para o Brasil, aonde a Ferrari sempre anda bem. Se ele não vacilar, o campeonato é dele.

  14. É verdade,Felipe pode estar voltando1!Tarde demais!(antes tarde do que nunca)

  15. Ainda acredito no Lewis Hamilton! Se o Alonso conseguiu tirar a diferença pro Webber, o Hamilton consegue tirar do Alonso. Nada é impossível, pois se o Hamilton usar um motor menos gasto pra Interlagos ele pode se dar bem, não se esqueçam da subida do café, um motor novo pode ganhar um tempinho precioso ali.

    Rubinho que o diga, ele guardou um motor novinho pra Interlagos, certeza. Se chover (e espero que chova), o Rubinho, como conhece bem o circuito, pode, talvez, fazer a melhor corrida dele na temporada.

    Vai Hamilton, vai Rubinho!!

    • ah nada haver colega
      torcer é uma coisa
      erro um, ou outro idem

      hamilton precisaria vencer as duas corridas e torcer que webber e alonso (alem de vettel não sejam segundo lugares nas duas corridas)
      no universo fisico isso é possivel, mas uma equação dessa acontecer é 0,000alguma coisa
      fica pro ano que vem o hamilton

  16. Tenho uma dúvida sobre um assunto totalmente sem importãncia para o campeonato, mas só aqui poderei encontrar resposta para tal:
    Mesmo sem pontuar, os pilotos das equipes novatas são rankeados pela FIA quando é mostrado na TV a classificação do campeonato de pilotos (o mesmo vale para o campeonato de equipes). Mesmo todos estando com zero ponto, o Kova (que geralmente consegue as posições menos piores) aparece sempre a frente.
    Notei que, após esta última corrida, Bruno Senna aparece numa posição um pouco melhor e a HRT está na frente da Virgin.
    Meu raciocínio faz algum sentido? Alguém sabe OFICIALMENTE como é o critério de desempate? O décimo lugar no Mundial de equipes trará alguma vantagem financeira a Lotus junto a FIA? Já ouvi algo sobre redução dos custos com logistica.

    • sim traz, acredito que em termos de deslocamentos, logística

      por sinal lotus acima das outras duas (hispania e virgin) em vários quesitos, como por ex.
      estarem construindo um tunel de vento.

      • Lotus adquerindo pacotão da Renault (motores, câmbio de marchas e KERS), estão construindo próprio túnel de vento e contrantando engenheiros da Mclaren… Estão caminhando a passos firmes para ser competitiva o que é um bom sinal.

    • Vito, o critério de desempate que eu acho mais justo e que levo em conta é o de melhor lugar em corrida.

      Assim, a ordem depois de Jaime Alguersuari é:

      20. Kovalainen
      21. Trulli
      22. Senna
      23. Chandhok
      24. Di Grassi
      25. Glock
      26. Yamamoto
      27. Klien

  17. então precisamos dar um trofeu pra eles de consolaçao
    campeã de pontos perdidos

  18. Martin Whitmarsh:
    “Button vai ajudar Hamilton voluntariamente”

    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/91063

    KakakakakakaKakakakakakaKakakakakakaKakakakakakaKakakakakakaKakakakakakaKakakakakakaKakakakakaka!!!

    GP da Europa 1997:

    “Coulthard, deixe Mikka passar!”
    “Não entendi, pode repetir?”
    “Coulthard, deixe Mikka passar!”
    “Não entendi, rádio esta ruim”
    “COULTHARD, AQUI É R.DENNIS, DEIXE HAKKINEN PASSAR OU VC SERÁ DESPEDIDO!!!”

    KakakakakakaKakakakakakaKakakakak!!!
    Esse pessoal da Mclaren são uns fanfarrões!!!

  19. Que eu saíba quem fica com zero pontos não recebe benefícios nenhum em dinheiro, quanto a posição de Bruno em vigésimo essa é uma posição irreal, na verdade Kova, Trulli, Di Grassi, Glock e Karun estão na frente do sobrinho! Número de voltas percorridas, provas terminadas e posições de chegada mostram quem esta a frente de quem, mesmo estando a zero ponto! Posição de largada não conta, pois já faz parte da corrida. Na verdade Bruno Senna esta a frente somente de Klien, até o Yamamoto que chegou a poucas corridas tem se dado melhor que o sobrinho, nas últimas 8 corridas Yamamoto participou de 7, mas terminou 6! Bruno nas últimas 8 corridas também participou de 7, mas terminou apenas 4, ou seja em voltas percorridas o Yamamoto já deve ter passado Bruno na tabela(no combate direto entre eles desde que Yamamoto chegou). Não cheguei a fazer comparação detalhada, mas pelo que vi nesse link:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2010

    Bruno é o que mais abandonou entre os últimos, foram 9 vezes, pelo jeito esta em último lugar(Klien só correu um GP, aí nem conta). Não adianta querer colocar Bruno a frente dos outros só porque ele é brasileiro, sobrinho do Senna etc… na F1 o que manda é resultado, Senna parece que foi o que menos voltas deu em 2010, complicado sua situação, tudo que o piloto consegue é observado no mundo da F1, tudo é relevante, se o novato não mostra evolução diante do companheiro de equipe complica na hora de renovar, a não ser que venha com um caminhão de dinheiro, aí vc desbanca até o campeão da GP2, no caso “Huck” que tem a vaga ameaçada pelo venezuelano que vem de categoria de base!

  20. Pingback: O “velho” Massa está de volta? « Blog Fórmula 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: