O “velho” Massa está de volta?

Não é de hoje que sabemos o péssimo ano de Felipe na Scuderia de Maranello. Massa, desde que ocorreu sofreu a ultrapassagem de Alonso na entrada dos pits em Shangai, mudou sua forma de ser. Sua auto-estima caiu ao zero depois de que a Ferrari caçou sua vitória em benefício á Fernando em Hockenheim, e dalo em diante Massa entrava em uma crise profissional, e porque não, pessoal. Mas, depois de vermos a cermônia do pódio em Yeongam, Massa se mostrou de uma forma diferentes aos últimos GPs.

Viveu o fim de semana de forma alegre e apesar de ter levado uma surra no tempo de classificação para Alonso, completou em 3º sorridente e espontâneo, qualidades pouco vistas no brasileiro desde então.

Conversas aparte com vários comentaristas do blog, cheguei a uma conclusão/dúvida: Estaria o “velho” Massa de volta?

É difícil analisar isso com apenas um sorriso no pódio, obviamente. Mas porque Felipe faria aquilo, se o clima na Ferrari não anda nada satisfatório? Seria apenas a celebração de um bom resultado, o que o colocou com vantagem na 6ª colocação no mundial?

Dúvidas e dúvidas. Mas a verdade é que o comentário de Lucas Desiderato no artigo da corrida coreana sobre a alegria de Felipe ascendeu uma luz no fim do túnel de que Felipe estaria de volta.

Tomara, sinceramente, que Massa consiga reestabelecera sua carreira como era em 2008, por exemplo. Um crescimento expressivo que pode ter parado com o péssimo carro projetado pela Ferrari em 2009, o F60, o acidente que o tirou da metade daquela temporada em Hungaroring ou ainda a chegada de Alonso á Scuderia.

Porém, Felipe, apesar de ter perdido o respeito por muitos admiradores, não se pode render á força dos que estão em contra dele. Isto é, se Felipe tiver o potencial e o apoio, poderá. O importante é não colocar falsas expectativas ou pessimismo demais em 2011, afinal o futuro é uma incógnita.

Mas, talvez, depois de Yeongam, possa estar se desenhando o primeiro traço do bom e velho Felipe Massa para o ano que vem…

35 respostas para “O “velho” Massa está de volta?”

  1. de volta ele pode estar, mas que nõa passe de Alonso! se Felipe Melhorar do seu grande problema em aquecer os pneus, pode mostra r se a ferrari mudou mesmo dando um dipsuta igual entre seus pilotos ou não, o esquema piloto dominante piloto dominado volta à ativa.

  2. Massa não é tão bom quanto Alonso, mas a disputa está muito desequilibrada. Não era pra ir tão mal. Em Yeongam, Massa sorriu, e muito, e pode ser por causa que ele sabia que depois de toda uma terivel temporada, ele finalmente chagaria em casa, correria em casa, com um apoio maior do que o que tem no resto do mundo (obvio). Para os fãs dele, ou pelo menos para mim, isso deu uma nova esperança de que ele pode voltar a ser o que era, ou perto disso.
    Essa corrida, em casa, se for boa, pode fazer ele “crescer” ainda mais. Depois de tudo isso, ele terá 2 meses para esquecer 2010, e fingir que nada aconteceu, começar 2011 com tudo, pra pelo menos ficar mais perto de Alonso.

    1. Felipe está muito animado para correr em Interlagos novamente. Quer sentir os torcedores de perto e com força total. Ainda disse que ajudará a Ferrari e Alonso, além de acreditar no título (de construtores!) da Scuderia, que via aqui me parece impossível.

      Realmente, Massa está mais alegre.

  3. Nós não podemos esquecer, que o Massa é piloto Ferrari desde o inicio de sua carreira na FI. A Ferrari, não iria investir tanto tempo e dinheiro em um piloto como o que temos visto ultimamente, podem ter certeza disso. O Massa é muito mais piloto, mesmo que as aparencias digam o contrario. Ano que vem, a Ferrari não vai querer apenas o titulo de piloto, vai querer mais ainda o titulo por equipe, o que alias, sempre foi tido pelas equipes como muito importante. Eles sabem, que se o Massa não andar, com apenas um piloto isso não sera possivel, eu não acredito, que no proximo ano Massa encontre as mesmas dificuldades, que o perseguiram nesse, que graças a Deus esta chegando ao fim. O Massa sabe, que no ano que vem, é tudo ou nada e a torcida brasileira vai ter muito o que comemorar, podem acreditar.

    1. “A Ferrari, não iria investir tanto tempo e dinheiro em um piloto como o que temos visto ultimamente, podem ter certeza disso.”

      Certamente Newton. O que Massa tem que fazer é mais do que sabido, vencer.

  4. tomás, não acho legal usar essa expressão “carcamanos” que algumas pessoas usam aqui nos comentários. é algo de extremo mal gosto e ofensivo para os italianos e descentes de italianos. inclusive, essas pessoas que usam essa expressão aqui no blog são conhecidas por sua aversão aos italianos. eu poderia até mesmo usar a palavra “racismo”, mas não quero entrar em terreno tão sensível. enfim, eu fico ofendido com a palavra e acho que muitos também ficam, apesar de não expressarem.

    1. André, apenas para evitar mal entendidos, é bom explicar, que esse tipo de comentario, que chama os italianos de “carcamanos”, não é racismo é discriminação, é uma forma sutil de ofender a honra e a dignidade de alguém. Não pode ser chamado de racismo, já que todos nós, independente de genero, cor ou nacionalidade, pertencemos todos a RAÇA HUMANA, portanto racismo só mesmo se surgissem ETs., na Terra. Eu concordo com você, qualquer tipo de discriminação é inaceitavel.

    2. Concordo com vc Andre,
      Alias Tomas nao se diz ¨o tifosi ¨ e sim o tifoso ou os tifosis.
      Sou descendente de italianos e torcedor da Ferrari e depois quem pilote por ela.
      Melhor agora que temos o Alonso, jah que o Massa nao eh meu piloto favorito.
      Dentro do seu post acho que o Massa pode estar de volta sim para lutar pelos 2 campeonatos da Ferrari , podem me chamar de louco mas eu aposto em duas dobradinhas da Ferrari nas duas ultimas provas do ano.
      Abraco

      1. Perdao , fui na onda e na verdade sao OS TIFOSI….
        Lo siento…

    3. Ok, sorry guys.

      Para esclarecer também sou descedente de italianos e tenho cidadania italiana. Nao é nada contra a Itália ou a antiga Ferrari que trouxe glòrias à F1, mas sim a certas pessoas que habitam atualmente em Maranello.

      No mais, desculpas se ofendi alguém. 🙂

  5. Sorrir e comemorar um 3º lugar em qq corrida de F1 é válido, para mim foi apenas o que aconteceu.

    As dificuldades do Massa são técnicas e oriundas dos tipos de carro que F10A e F10B mostraram ser.

    Acho que, no Brasil, ele pode colher outro bom resultado mas que não significará nada além disso.

  6. Talvez o Massa esteja sim recuperando a sua antiga forma. Podemos esperar grandes feitos em Interlagos, quem sabe até uma pole position pelo menos.

    É evidente que, faltando duas corridas apenas, ele não pode mais ser campeão com a pontuação que tem. Mas seira ótimo vê-lo despontar, seria como um simples recado à Ferrari e aos fãs em todo o mundo: “Ainda estou aqui, vocês vão ter que me engolir”.

  7. he he he…
    sonhar é coisa mais bonita no ser humano
    alimenta alma, o coração
    história confirma diversos sonhos realizados
    também aponta alguns que se tornaram pesadelos

      1. igual esse ano:
        os massetes inicio do ano, sem eira nem beira, ficavam dizendo que o massa jamais tomaria tempo do alonso e disputaria o título

        quem realmente conhece do riscado e o espanhol, sabia que era só questão tempo pro massa saber seu lugar
        dito e feito, tempo em classificação, tempo em corrida, passão aqui, ali…
        agora ninguem mais lembra (na verdade nao fazem questão de lembrar)

        agora começam a profetizar ano que vem, que vai ser diferente
        que tudo vai dar certo

        vai nada

        digo mais
        esse ano o titulo vai ficar com espanhol. sabem porque? simples.
        na ferrari é tudo pró-espanhol, não há divisão

        na redbull – weber quer ser campeão, vettel também.
        a equipe tambem prefere o vettel, mas tem o webber no pedaço, então está dividida e nada que tem divisão sem mantém de pé. está na história.

        alonso sendo campeão, acham que ele vai ficar parado, e oferecer tapete vermelho pro massa ano que vem????????
        kkkkk
        tem torcedor que é cego

  8. o Gp do Brasil é uma otima oportunidade para o Massa reencontrar o bom desemepnho que ele já mostrou…Ele se sente muito bem correndo no brasil…
    Qm sabe ele pode mostrar seu potencial novamente!!!
    acredito nele!

  9. Tomás, devido a perda de patrocinadores a equipe Williams não sabe se ira contar com o brasileiro Rubinho para o próximo ano.

  10. Felipe Massa já mostrou que é um bom piloto. Tudo depende também da adaptação dele ao novo carro, além de ter que enfrentar o esperto e genioso Fernando Alonso.

    No Brasil, até acredito que ele consiga alinhar na frente de Alonso no grid, mas na corrida, dificilmente chegará na frente do espanhol, pois deverá ajudar o colega de equipe.

  11. Para mim a Ferrari é sim um amontoado de carcamanos, jogam sujo e sempre estão envolvidos em muitas falcatruas, mafiosos mesmo. Não tem a menor cerimônia em jogar os escrupulos às favas para conseguir seus objetivos.

    Porém, não é por isso que tenha necessariamente algo contra a Itália ou os italianos, que, em sua maioria, “sono tutti buona gente”.

    Quanto ao Massa, esqueçam, ele dificilmente teria coragem de mandar os “carcamanos” da Ferrari ir pastar, se tivesse, não abriria mão daquela vitória na Alemanha.

    Andou bem este final de semana porque deve ter sido ameaçado pelo Poderoso Chefão Montezemolo.

    1. De onde vem o seu Regazzoni ?
      Eh de verdade ou soh uma inventadinha basica ?
      Por que se vc eh Regazzoni tambem eh um Carcamano, alias antes vc era contra a Mcliar , agora contra a Carcamanolandia, c´mon buddy make up your mind !!!
      Saludos

      1. Prezado Piccione,

        Primeiro, para sua informação, Regazzoni, o grande Clay, era suiço e não italiano.

        Segundo, concordo que o termo “carcamano” é ofensivo, pois é usado para designar comerciantes que, no início do século passado, utilizavam o dedo para “carcar” balanças no comércio de algumas regiões do interior de São Paulo (aumentavam o peso das mercadorias pressionando a balança com os dedos para enganar seus clientes), e, muitos desses eram italianos (daí a designação do termo para italianos desonestos, que, aliás, são tantos quanto brasileiros, americanos, franceses, ingleses, ou seja, nada de especial).

        Entretanto, já disse e repito, não considero os italianos ou seus descendentes “carcamanos”, ao contrário, a grande maioria dos italianos é feita de gente honesta e trabalhadora. Os italianos deram enormes contribuições para as artes, esporte, cultura, música e ciência. A Itália é berço de nossa civilização, de nosso direito, e, diga-se, uma referência da história ocidental.

        Agora, sei que você é “tifosi”, e, desculpe a sinceridade: Para mim, os italianos da Ferrari atual, eu não tenho a menor dúvida de serem verdadeiros “carcamanos”, ou seja, pilantras e manipuladores, em síntese, mafiosos. A prova disso é a forma como eles dirigem a equipe.

        Não é à tôa que Don Alonso, o Picareta das Asturias, se deu tão bem na equipe, são farinha do mesmo saco.

        Por último devo deixar claro que não torço para equipes, torço para pilotos, portanto tenho a liberdade de afirmar que a McLaren é da mesma laia da Ferrari, ou seja, uma equipe suja, que já fez espionagem e jogo de equipe (Hakinnen/Coulthard) tanto quanto sua irmã italiana. As duas sempre estão envolvidas em escândalos.

        Entendo que falar mal da Ferrari não exclui falar mal da McLiar, “capice”.

        Abraços de um brasileiro das Minas Gerais que adora a Itália e destesta a Ferrari.

  12. Amigos, luto nacional aqui na Argentina.

    Morreu ontem de manhã o ex- (e futuro) presidente da Argentina, marido da atual presidente, Nestor Kirchner.

    Uma morte que pode colocar o governo do país em jogo, e por isso estamos na alerta de um golpe de estado, mas que deve ser descartado (graças a Deus).

    Três dias de LUTO e uma incerteza para o presidente na eleição de 2011….

    1. É, Lucas. Mas por sorte o povo está dando uma força imensa para Cristina (a presidente) e ela já reiniciará as atividades na segunda. Com uma dor imensa para sempre, claro, afinal perdeu mais do que um marido. Perdeu um companheiro.

      1. Imagino a dor. Que o Papai do Céu dê forças a elas.
        E boa sorte a você por aí, Tomás!

  13. Carissimo CCR,

    Ho capito , o que te digo que nao sabia estar teclando com o piloto Helvetico que pilotou para Ferrari e tinha descendencia Italiana pelo seu sobrenome….massss como se diz por aqui Cada quien con su pedo….

    Tambem entendi a sua colocacao em relacao á Ferrari e seus integrantes e te digo que sempre dah gosto em escrever aqui principlamente a alguns comentaristas.

    Vc como Brasileiro, Mineiro , Advogado, Flamenguista torcedor do Piquet vai de Vettel ou Webber no final , ou no fundo no fundo ¨sabe ¨que o Alonso levara o caneco…rs rs rs

    Abraco cara,

    1. Sinceramente,

      Acho que o Picareta será o campeão…

      Além de mau-caráter e bom piloto, ele tem uma sorte do infernos…rs…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s