O que você faria se fosse Horner?

Mundial chegando ao fim e apenas duas etapas para o término da temporada. Alonso lidera com uma vantagem considerável para Webber e é o favorito a conquistar o título. Mas o mais claro agora é que, com  o desenvolvimento dos carros quase parado, as forças permaneçam iguias em Interlagos e Abu Dhabi. Ou seja: Red Bull-Ferrari-McLaren.

A Red Bull, no entanto, está em uma encruzilhada do destino -que ela mesma provocou- pela sua esperança em ver Vettel campeão e beneficiá-lo até onde der. Na verdade acredito eu que existem apenas 2 concorrentes ao título, e que Vettel, mesmo com o melhor carro, ou Hamilton, que pode se intrometer entre os ponteiros, não vão alcançar o título. Porque?

É bastante simples, em teoria. A última corridas nos mostrou um exemplo totalmente diferente ao que vimos no resto da temporada- o abandono de Seba e Mark. Porém, a possibilidade disso ocorrer novamente apartir de agora é muito pequena, afinal, a Red Bull tentará ao máximo não perder o título para Alonso, e a para isso, precisa axalmar os ânimos em Keyes, além de mentalizar seus pilotos a dirigir com o máximo cuidado.

Além disso, basta fazer as contas para ver que apenas Alonso e Webber dependem de si para vencer o campeonato. Vettel, Hamilton e Button precisam depequenos a grandes milagres para vencer a temporada.

Até ali, no entanto, vemos que está difícil a Red Bull “abanonar” Vettel. Marko confessou recentemente que Vettel é o foco da equipe, sendo que Webber tem chances muito claras de levar o título. Vamos a um exemplo:

Vettel vence em Interlagos, sem ordem de equipe, com Webber em 2º e Alonso em 3º. O mundial permaneceria assim: Alonso: 246, Webber: 238 e Vettel 231. Assim, mesmo se Webber vencer em Abu Dhabi, não garante o título, pois se Alonso chegar em segundo, é campeão.

Em tese a Red Bull, como já foi dito, a Red Bull está em uma sitaução realmente complicada, e pelo motivo de nunca ter a suficiente coragem de beneficiar Webber- afinal, Sebastian deve excecer uma enorme pressão dentro do time. Claro que, nós sabemos, por apenas 10 voltas Vettel não vira o favorito e líder do mundial. Quis Yeongam que não fosse assim,  isso comlicou, e muito, os planos de Horner.

Agora, pergunto: Restando pouco para o fim da corrida em Interlagos, Vettel lidera seguido de Webber e Alonso. O que viocê faria se fosse Horner: Mandaria Vettel dar passagem para Webber (o que deixaria o australiano a apenas 1 ponto de Alonso para a final) ou deixaria tudo como está, colocando em sério risco o título de Webber (e Vettel)?

A seção de comentários é toda sua.

23 comentários em “O que você faria se fosse Horner?

  1. Creio que a Red Bull devia deixar tudo igual, pois mesmo que a equipa prefira Vettel imaginem se fosse ao contrário: não gostaríamos de ver o Mark prejudicado.

    Prefiro ver a Red Bull a perder este título fazendo jogo justo, do que ganhar fazendo a mesma “marmelada” que a Ferrari em Hockenheim.

    Muitos acreditam que não haveria mal de favorecer pilotos antecipadamente, já que a Ferrari já o fez: “olho por olho, dente por dente”. Na minha opinião isso só iria dar em muitos cegos desdentados…

    • Voaridase, ao mesmo tempo acredito que a Red Bull não seja tão estúpida em perder um campeonato por “jogo justo”, que na verdade de “justo”, eles não tem nada. São as pessoas que se enganam, até porque a Red Bull usa esse meio termo de não beneficiar nenhum dos dois porque quer a imagem de justa, adjetivo que ele perderam para mim já em Silverstone.

      No fim de contas, se fosse Vettel quem estivesse 14 pontos à frente, Webber já seria 2º piloto confirmado.

      • Não é que a Red Bull é justa.

        O Staff esportivo (Horner e Marko) é que são incompetentes. Daí haver o equilíbrio.

  2. A Red Bull tem de trabalhar para Webber ser campeão. Se ele e Vettel estiverem próximos na pista, a ordem do box deve ser para Webber levar a melhor. É difícil que Vettel seja o campeão de 2010.

    Mas não dá para esquecer Vettel, pois se algo der errado com Webber, o alemão ainda tem chances. Pequenas, mas tem.

  3. Eu, apostaria as minhas fichas, ao um tempo atrás, no Webber, porque ele está (ou estava) bem a frente na tabela.
    Acho que ela, junto ao Webber é a unica possivel de parar a Ferrari do Alonso…

    Espero que eles escolham o Webber de vez…

    Abraços

  4. Lo siento Tomas,

    Pero la toma de decision esta con Dietrich Mateschitz y Helmut Marko,
    Para mim , isso me cheira a Ferrari 1999 com o Eddie Irvine eles querem o ttulo de construtores e nao se importam em perder o de pilotos se o Vettel ganhar as ultimas duas corridas,no final quem perdeu foi o Webber e o Vettel mostrara que ele pode ser campeao ano quem vem.
    Mas, veremos eu ainda acho que teremos duas dobradinhas Ferrari e os CARCAMANOS vao ganhar TUDO !!!!!
    Abrassss

  5. Como é muito difícil a Red Bull facilitar pro M. Webber acredito q se o S. Vettel estiver liderando e o Webber tentar ultrapassar ele joga o carro em cima do Webber igual fez nakela corrida q os dois bateram e perderam pontos preciosíssimos para o campeonato…
    Mas pelo andar da carruagem vamos ver um Viad… espanhol botar o Zacarias dos Trapalhões (F. Massa) como sendo o 2º piloto sempre, igual o Shumi fez com o Rubim, nakela corrida q o Zacarias F. Massa deixou o espanhol passar por ordem da equipe Fer. Alonso, nakele dia ele ganhou a placa de funcionário do Mês e agora com o fim do Campeonato o Zacarias F. Massa vai ganhar a de funcionário do ANO…UMA VERGONHA…Torço para q o Mark Webber vença o campeonato…só depende dele e de nós torcermos juntos para Fer. Alonso se ferrar…e o Zacarias voltar para o seu programa favorito…Os Trapalhões…

  6. Se a Red Bull quiser vencer o título de pilotos, deve bancar Mark Webber, que está com mais chances de levar a taça, tendo em vista que faltam 2 etapas e o australiano em menor desvantagem para o espanhol. O problema é o que todos sabemos, a escuderia da bebidas energéticas prefere Vettel.

    Será interessante saber como eles reagirão.

  7. Se a RBR continuar a proteger Vettel vai morrer abraçada com ele. Webber é o cara nesse momento deve ser o escolhido e ter todas as vantagens para ele.

    • A Red Bull não irá perder Vettel, afinal ele nunca o deixará com o segundo piloto, a não ser se a matemática estiver no meio. Vettel é o “Lewis”, não de Woking, mas sim de Milton Keyes.

  8. como já foi dito acima
    eles não estão interessados título pilotos e sim no de construtores
    desculpem, mas o título desse ano já tem dono e ele se chama Fernando Alonso

  9. Se eu fosse o Horner pedia pra RBR fazer um contrato perpétuo com o Adrian Newey. Já viram os novos projetos para um jogo de PS2? Pois é, Vettel baixou em 20s o tempo de Suzuka. O carro é lindo!

  10. Se Vettel ainda tem chances, acho que eles devem continuar com a política de não interferir, porém, como a Ferrari tem outro tipo de política, acho que o título está mais para Don Alonso, O Picareta de Las Asturias.

    Agora, se a RedBull ganhar sem jogo de equipe, será a campeã mais festejada de todos os tempos.

    Na prática acho que a RedBull irá se igualar à Ferrari e privilegiar Webber.

    • “Na prática acho que a RedBull irá se igualar à Ferrari e privilegiar Webber.”

      E parece que só será assim em Abu Dhabi, afinal Horner insiste que em Interlagos não haverá ordem de equipe.

  11. Agora, tem um detalhe que todo mundo está esquecendo: O ÚLTIMO VENCEDOR DO GP DO BRASIL FOI MARK WEBBER.

    • É um bom detalhe a ser obervado, mas que não garante nada, afinal este mundial anda imprevisível demais.

      O único que confirma deve ser o domínio da Red Bull, mas que pode estar sujeito à rodadas ou quebras de motores. Ou não.

  12. Não sabemos como vai ficar o grid, não dá para ter certeza que os redebulianos e o Fernando vão estar entre os três primeiros do grid. Ok, que a equipe dos energéticos tem um carro excelente, mas é a campeã de vacilos do ano. E eu não colocaria a MacLaren de fora da briga pelo título. Ainda tem muita água para rolar.
    Mas se estivesse no lugar do diretor da Red Bull, teria uma conversa séria com Sebastian e perguntaria se ele quer FICAR no time ou lutar pela POSSIBILIDADE de um título. Essas coisas tem que ser acordadas antes, gente, uma ordem pelo rádio não necessariamente será obedecida. Depende de vários fatores. Inclusive das penalidades postas em questão.
    Se Mark teve a coragem de ganhar uma corrida e dizer no rádio “Nada mal para um segundo piloto”, é porque ele sabia que apesar das consequencias que poderia sofrer, seus chefes tinham pelo menos um pouco de “levar as coisas na esportiva”, pelo menos UM POUQUINHO, não eram assim tão carrascos. Olha, só, compara com a Ferrari, se fosse o Felipe dizendo aquilo no rádio?
    Tudo depende do clima dentro da equipe!
    Bjs, bom final-de-semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: