Vettel, Webber e Alonso: Os favoritos para a Pole deste sábado

O que pode não ser notícia para ninguém, já que a Red Bull é favorita até onde não é, é preocupante para a Ferrari. De qualquer modo, os de Milton Keyes souberam bem como aproveitar uma sexta-feira ensolarada, mas que não acrescenta muitas respostas.

O que ficou claro, principalmente no segundo treino, é que a distância da Red Bull para Ferrari não é tão grande, mas os quase 4 décimos que separaram Alonso de Vettel na parte final podem ter sim a sua consequência em Maranello. Alonso é mais lento em todos os três setores do que Vettel e Webber: 1 décimo no 1º, mais um décimo no 2º e dois décimos no terceiro- o que é na soma quase 4. No geral, Alonso perde, além da dupla da Red Bull, para Kubica e Hamilton nos tempos do último setor, o que pode vir sim a ser uma surpresa amanhã.

A Ferrari necessita ter a precaução adequada com o motor, mas é de se preocupar a quebra de Alonso no fim do FP2, que apesar de ser desagradável não carregará punição ao asturiano. Claro que a Scuderia decidiu ter toda a cautela possível hoje, mas não pode permanecer assim amanhã se quiser enfrentar a Red Bull no sábado. Será necessário usar o FP3 para tentar diminuir ao máximo a desvantagem nos setores. Se isso for feito, poderemos ver a Scuderia brigar pela pole.

Caso contrário, há uma grande chance da Red Bull capitalizar como fez em Yeongam, mas correr o risco que ocorreu na corrida, geralmente o ponto fraco dos touros no ano. Mas, é inevitável ver que o Qualifyng será indispensável para o desempenho da corrida de domingo em pista seca, fator que a Ferrari vem dizendo já algumas semanas: A classificação será decisiva para o campeonato. Isso, creio eu, será fundamental em Abu Dhabi, mas não em Interlagos, onde as chances de chuva ou batidas são grandes, o que em tese já muda o resultado de uma corrida.

C0mo diz Luis Fernando Ramos em seu blog, com um artigo sob o título de “Vantagem Incerta” a Red Bull domina com consistência, mas a verdade é que Alonso chegou muito mais próximo no FP2e  a tendência deve ser chegar mais perto ainda:

Com os pneus médios (os mais resistentes neste final de semana), Vettel teve um certa soberania nos stints longos. Mas eles foram feitos principalmente pela manhã, quando o asfalto ainda estava ganhando aderência e quem não tinha um carro naturalmente equilibrado (ou seja, o resto do grid) se deu mal.

Na parte da tarde, o RB6 mostrou a habitual capacidade de extrair uma volta voadora excelente com a borracha nova. Mas nos long runs com os pneus extra-macios, a verdade é que Alonso manteve o mesmo ritmo dos bólidos de Adrian Newey.- Luis Fernando Ramos

Se a chuva resolver dar as caras, o favoritismo da Red Bull não deve mudar como todos pensam, pois chuva até pode ser normal no ambiente do clima de São Paulo. Pois há uma diferença no que é chuva e chuva torrencial, como vimos em 2009.

Concluindo, é bastante provavél que a Pole se decida entre Vettel e Webber, mas Alonso deve ser candidato também. Massa, por outro lado, perdeu muito no 2º setor e isso o complica para definir a Pole ou almejar uma melhor posição de largada- são detalhes que a Ferrari precisaria verificar se quiser que Massa seja capaz. Mas é algo que parece complicado desde agora.

A Mclaren, por fim, perde até para a Sauber no primeiro setor, o que de qualquer forma deve preocupar Lewis, que é o que demanda mais do carro e tem braço para ir além do que o MP4-25 pode dar. Será importante buscar alguns décimos para lutar, pelo menos, pela segunda fila.

Claro que os livres muitas vezes nos enganam, mas neste caso eles parecem ser mais claros do que poderiam. Para a Pole, então, acredito que Vettel, Webber e Alonso sejam fortíssimos candidatos. E vocês, pensam assim também? Opinem na seção de comentários para vermos quem chegou mais próximo depois que tivermos o resultado do quailfyng nas mãos esta tarde.

4 respostas para “Vettel, Webber e Alonso: Os favoritos para a Pole deste sábado”

  1. Interlagos é bacana porque dá a chance de ultrapassagens. Mas a Ferrari está certa: a Pole é importantíssima. Acho que Sebastian, Mark e Fernando estão vivíssimos na disputa, mas como sabemos que chuva fraca/torrencial, torcida, motor quebrado, lambanças de equipe e tantas outros fatores influenciam o resultado, acho que não podemos descartar a MacLaren do pacote. Mas uma coisa é certa: vai ser difícil andar mais rápido que a equipe dos Touros no sábado!
    Como todo o mundo sabe que eu não sou boa em previsões, mas o que vale é participar, rs, aí vão meus pitacos:

    1. Sebastian
    2. Lewis
    3. Mark
    4. Fernando
    5. Kubica
    6. Jesson
    7. Nico Rosberg
    8. Rubinho
    9. Michael
    10. Kamui

    Bjs, bom final-de-semana a todos!

  2. Não sei se podemos descartar o Massa, porque nos pneus duros, ele foi mais rápido que Alonso, e com os macios ele só pode dar uma volta. Mas a disputa da pole deve ser muito disputada, e se chover, a coisa fica mais dificil ainda.

  3. Caro Tomas,

    Honestamente nao entendo como a classificacao dos treinos de hj pode te dizer algo,a pista vai mudar os carros tambem enfim, temos sempre que analisar todos os dados, qtidade de combustivel , numero de voltas com tipos de pneus , clima enfim, is not that simple, mas assim eh a vida.
    Amanha saberemos quem esta rapido em ritmo de classificacao e se chover tudo sera muuuuito complicado.
    Eu como sempre aposto no Alonso na frente dos Manehs da RBR e ainda acho que o Massa sera muito importante nesse fim de semana.

    Abraco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s