Muitos são os sentimentos dos pilotos que decidem o título neste domingo em Abu Dhabi. Alonso, Webber, Vettel e Hamilton sabem que não terão que fazer uma corrida comum para conquistarem o título. Aliás, nenhuma última etapa é comum. A largada, por sí só, deixará todos com o coração batendo á mil. É o grand finale.
Lewis Hamilton, que larga segundo com seu MP4-25 atrás de Vettel sabe que existe apenas uma possibilidade para ser bi. Ela é a mais remota de todas, a que exige um milagre ou mais disso, inclusive. Mas no fundo, Lewis tem conhecimento que mais do que pensar no título, ele tem que pensar em vencer. E para vencer, é necessário começar por uma boa largada, ter um bom ritmo de corrida, saber a hora de ir aos boxes e claro, sorte:
Tivemos um começo de final de semana muito melhor que os anteriores. Todos fizeram um ótimo trabalho para finalmente consertarem a asa traseira e deixarem no ponto para que pudéssemos usá-la. Temos boa velocidade em linha reta e o resto do carro recebeu algumas melhorias.
Fomos muito mais competitivos nesse final de semana e estamos guiados por um bom sentimento – nada a perder e tudo a ganhar. Estou feliz por estar na melhor posição de largada nos últimos tempos, então isso é bom. Estamos relaxados e felizes, já que Jenson também fez um bom trabalho. Foi um grande passo e espero que possamos somar mais pontos que a Ferrari amanhã. Não posso reclamar.
Em 2007 e 2008 havia uma pressão incrível, mas nesse final de semana há uma diferença enorme para mim. Estou aqui para me divertir e estou confiante para amanhã.- Lewis Hamilton.
Sebastian Vettel, dono da 10ª Pole Position da temporada e pronto para cravar a sua 5ª neste ano. Ele que era tido como ajudante de Webber antes deste sábado, agora provalvelnte deve precisar da ajuda do Ausse para ser campeão- e vale lembrar, o mais jovem da história.
A sua valentia no ano todo lhe rendem este fruto de ainda poder brigar pelo caneco, algo que a Red Bull é responsável, justamente por não fazer ordens de equipe e dar a Seba a oportunidade de lutar até o final. E ele responde á altura, se tornando um futuro Senna no quesito Pole Positions. O título, amanhã, fica com o destino:
Eu me sinto muito feliz, mas depende de quem mais vença o título. Isso não depende de mim, tudo o que eu posso fazer é melhorar meu desempenho. Nós não estamos liderando o campeonato, então há mais pressão em cima de Fernando e Mark. Depois da corrida, haverá telões ao redor da pista e haverá tempo para ver onde os outros terminaram, e ver se há algo para comemorar ou não.
Amanhã faremos o nosso máximo e então, veremos o que acontece. Parece mais apertado aqui do que em outros lugares, com a Ferrari e a McLaren muito fortes. Dez pole-positions na temporada não é nada ruim, por isso, o que vier agora, acho que será um bônus. Minha temporada teve altos e baixos, eu deveria estar em uma boa posição e não estou.Estou surpreso que o circuito ficou em melhores condições, mas nós fomos os últimos a sair e fiz a pole. Dez poles é uma grande conquista, e mostra como nosso carro é bom. – Sebastian Vettel.
Mark Webber, segundo na tabela á 8 pontos de Alonso, está decepcionado. E, apesar que o próprio não admita, essa é a verdade. Mark sabe que ele devia estar, no mínimo, em segundo lugar no grid. Tem carro para isso, e aliás não era exigir muito. Mas quinto é devastador, é até dramático. E o pior é que não terá pilotos fáceis pela frente, muito pelo contrário.
Sofrerá pressão, muito mais do que se largasse na primeira fila. Terá que buscar o resultado, o que por um lado é bom pois mostrará qual é o Webber que conhecemos. Agora, não terá Vettel para lhe dar o título de bandeja:
Eu não estou fora, é claro, mas ser quinto no grid não é muito bom. É decepcionante, sem dúvida, mas há ainda um longo caminho para ser percorrido amanhã. Só termina quando acaba. Eu gostaria de ter ido mais longe, só que eu simplesmente não conseguia obter o ritmo.
Muita coisa pode acontecer na corrida. Nós vimos mudanças nas corridas, o campeonato não é decidido hoje, mas seria bom se estivéssemos mais acima. Poderíamos estar mais confiantes, mas ainda estamos na caça, e essa é a principal coisa. – Mark Webber.
Fernando Alonso, líder, sai em terceiro. Tem o campeonato na mão, é só dirgir com seguridade e estar no pódio (contando que Mark não esteja) para ser tri. Tarefa fácil ou difícil, só na corrida saberemos, mas Alonso está sob cautela. É a sua 4ª decisão de título, já ganhou duas e perdeu uma, e obviamente não quer perder de novo. Sabe que o RB6 é melhor carro, sabe que não pode contar com a ajuda de Felipe e sabe que terá que ter um bom ritmo de corrida para segurar quem estiver atrás.
Uma boa largada é o principal fator, e obviamente a vitória ainda é objetivo em Maranello. Se não vier, o pódio é a segunda alternativa:
Acho que estamos mais ou menos na mesma situação que estávamos há dois dias, antes da primeira sessão de treinos. Conhecemos a situação, sabemos que há quatro desafiantes. Acho que tudo nessa corrida de amanhã, tudo pode acontecer, e nós vimos que algumas coisas mudaram nas últimas etapas — na Coreia, as Red Bull foram muito fortes e perderam a corrida por problemas mecânicos.
No Brasil, nós tivemos problemas com os pit-stops. Na corrida, tudo pode acontecer, nós precisamos completar as 55 voltas sem problemas. Será uma corrida difícil, uma corrida longa, mas estamos em uma posição onde somos muito fortes. Não vamos vencer o campeonato na primeira curva. A única coisa que podemos fazer é perdê-lo.- Fernando Alonso.
Acima de tudo, um bom jogo estratégico estará em jogo. Como disse o próprio Alonso, alrgar com o tanque cheio é algo muito melhor do que com o que restava do Qualifing, como era até 2009, pois dá a oportunidade de parar quando melhor vier na corrida. É a confiança de um bicampeão que será o centro das atenções neste domingo. O título dos outros dependerá do seu desempenho, e certamente nada estará decidido até a última volta. E Felipe Massa sabe disso…
Com certeza TODOS sem exceção na Ferrari estão enchendo a orelha de Felipe para ele passar e segurar o Webber.
felizmente o espanhol não precisa e não conta com isso
webber além de ter que procurar sair a caça de quem tá na frente terá uma luta com quem vem de trás sem nada a perder e com outra tatica pra corrida
Webber deveria tentar dividir a primeira curva com Alonso, só isso.
Alonso iria pensar duas vezes antes de dividir uma curva com o canguru.
Quanto ao resto, só adianta se Alonso for superado.
Senão bau bau.
Será que a Mclaren não pediu ao Button para ele tirar Alonso?? Para Hamilton ter mais chances.
será que não pediram pro massa fechar o webber?
será que o afoito da hamilton pensando que pode ser campeão não se escarafunche com vettel na largada e primeira curva?
será que o hamilton não larga mal e leva mais um risco no casco do alonso, sendo o terceiro (tres corridas seguidas)??
será que o webber conseguindo passar por button e alonso não se enrosca com o piloto autorama?
será que?
muito será por essas bandas
pelas bandas de lá
só alegria
tudo tranquilo
tri a vista
rumo ao tetra
Claro que tudo pode acontecer, e claro que a Ferrari mandou o Massa segurar o Webber, mas o Button pode tirar o Alonso também.