Vettel, campeão com sobras e méritos!

Vettel foi perfeito. Muito mais do que se podia esperar de um piloto tão jovem, que agora é o campeão com menos idade da história da F1, superando Lewis Hamilton em 2009. “Seba”, que correspondeu netsa última corrida como poucos, soube vencer com superioridade. Contou com a sorte da péssima estratégia da Ferrari, claro, mas qual campeão não tem sorte?

Acima de tudo, este mundial foi a prova de que se pode perder mesmo com ordens de equipe. Se pode vencer sem elas, principalmente. Mas não se enganem que por isso a Red Bull é  limpa e a Ferrari é suja. Avaliar tudo por Hockenheim é um erro, e dos grandes. Para os que não se lembrar, a equipe dos touros sempre preferiu Vettel. Sabia que ele tinha o potencial para ser campeão, e não Webber, que foi ridículo hoje.

A estrela que Sebastian sempre teve foi forte neste domingo, a a Red Bull sempre a quis manter acessa, Isto significa que Vettel está onde está hoje pela equipe que nunca o deixou de lado, como a Ferrari fez com Massa. Mas, se mesmo a Scuderia deixasse Felipe vencer em Hockenheim, ele não tinha a capacidade, e já havia demostrado isso. Enquanto Alonso lutou até o final, pelo talento sencacional que possui.

O que quero dizer com isto é que a Red Bull não é limpa ou todos são santos lá dentro. Pelo contrário, os interesses sempre giraram em Vettel, e foi isso o que provocou certa ira de Webber em algumas partes do ano. Mesmo que Mark quisesse, ele nunca contaria com o apoio que Vettel recebeu. Mas a principal diferença foi que Vettel respondeu á está esperança da equipe, vencendo as últimas duas etapas e não só três porque o motor o traiu em Yeongam. Vettel é um dos melhores dos últimos anos.

Em suma, Alonso foi vice-campeão. Seu 3º melhor resultado na carreira. Calro que pouco importa isso para ele, pois o que se desejava era o tri. Se não veio, paciência, é o seu primeiro ano na Ferrari. Schumacher demorou 5 tempoaradas para ser campeão. Fernando na primeira já foi vice, o que indica que com um bom carro, melhor do que o F10, em 2011, ele tem grandes chances de ser tri.

O que foi feio, e muito, foi a sua atitude. Ir reclamar á Petrov pelo russo ter defendido sua posição foi ridículo. Nem parece a atitude de um bicampeão. Depois, não comprimentar Vettel pelo seu inédito título, foi outro ato de vergonha. Claro que os nervos sobem a cabeça nessas horas, mas saber perder é essencial em todo campeão.

Resultado do Grandê Premio dos Emirádos Árabes 2010:

Pos Driver Car/Engine Laps Time/Delay
1 Sebastian Vettel Red Bull/Renault 55 1h 39:36.837
2 Lewis Hamilton McLaren/Mercedes 55 10.162
3 Jenson Button McLaren/Mercedes 55 11.047
4 Nico Rosberg Mercedes 55 30.747
5 Robert Kubica Renault 55 39.026
6 Vitaly Petrov Renault 55 43.520
7 Fernando Alonso Ferrari 55 43.797
8 Mark Webber Red Bull/Renault 55 44.243
9 Jaime Alguersuari Toro Rosso/Ferrari 55 50.201
10 Felipe Massa Ferrari 55 50.868
11 Nick Heidfeld BMW Sauber/Ferrari 55 51.551
12 Rubens Barrichello Williams/Cosworth 55 57.686
13 Adrian Sutil Force India/Mercedes 55 58.325
14 Kamui Kobayashi BMW Sauber/Ferrari 55 59.558
15 Sébastien Buemi Toro Rosso/Ferrari 55 1:03.178
16 Nico Hülkenberg Williams/Cosworth 55 1:04.763
17 Heikki Kovalainen Lotus/Cosworth 54 1 Lap
18 Lucas Di Grassi Virgin/Cosworth 53 2 Laps
19 Bruno Senna HRT/Cosworth 53 2 Laps
20 Christian Klien HRT/Cosworth 53 2 Laps
21 Jarno Trulli Lotus/Cosworth 51 4 Laps
Timo Glock Virgin/Cosworth 43 Retirement
Michael Schumacher Mercedes 0 Collision
Vitantonio Liuzzi Force India/Mercedes 0 Collision

*Volta mais rápida: Lewis Hamilton, 1m41.274s

Pos Driver Points
1 Sebastian Vettel 256
2 Fernando Alonso 252
3 Mark Webber 242
4 Lewis Hamilton 240
5 Jenson Button 214
6 Felipe Massa 144
7 Nico Rosberg 142
8 Robert Kubica 136
9 Michael Schumacher 72
10 Rubens Barrichello 47
11 Adrian Sutil 47
12 Kamui Kobayashi 32
13 Vitaly Petrov 27
14 Nico Hülkenberg 22
15 Vitantonio Liuzzi 21
16 Sébastien Buemi 8
17 Pedro de la Rosa 6
18 Nick Heidfeld 6
19 Jaime Alguersuari 5

113 comentários em “Vettel, campeão com sobras e méritos!

  1. olê, olê, olê
    largada a vista
    pena pra tudo que é canto (monte galo bom no pedaço)

  2. pessoal que duvidava ser verdade do hulkenberg sair da williams só porque era o pessoal do site grande prêmio que tinha dado o furo (atraves do warmup)

    seu empresario confirma sua saída após este gp.

    O GP deste domingo em Abu Dhabi é o último de Nico Hulkenberg pela Williams, anunciou seu empresário. “Nico está deixando a Williams”, garantiu Willi Weber ao jornal alemão Express.

  3. O calendário de 2011 poderá sofrer uma nova alteração. A corrida de Abu Dhabi poderá trocar novamente de lugar com o GP do Brasil, voltando a ser o palco do encerramento da temporada.

    “É um grande risco ser a última corrida do campeonato, porque você simplesmente não sabe como será a disputa pelo título: tudo pode ser decidido com antecedência”, declarou Bernie Ecclestone, que não descarta transferir o GP de Abu Dhabi para o dia 27 de novembro de 2011, com a corrida em Interlagos ocorrendo duas semanas antes.

    “Vamos ver. O calendário já está programado, mas podemos alterá-lo ou não”, finalizou o chefe-executivo da F1.

  4. Sebastian Vettel Merecido Campeão do Mundo..a todos seus fãs meus Parabéns.

    Um Abraço a todos para si também Casius Clay Regazzoni..por tornar isso uma guerrinha boa.

    • Tomás, o incrível foi descobrir que foi a Ferrari que perdeu o título, não foi a Red Bull que ganhou e sim a Ferrari que perdeu. KKKKKKK!

      • Esse título era bem mais fácil que aquele que o Hamilton perdeu, coisas do mundo dos esporte, só errou uma vez e perdeu um título ganho e foi a própria Renault que o Alonso ganhou uma vitória roubada que o fez perder esse título já ganho.

      • Tecnicamente sim, foi a Alonso quem perdeu o título pois chegava como líder. Mas TODOS os méritos vão para Vettel e Red Bull, sem dúvidas.

    • Ridículo! Petrov não era retardatário, estavam disputando posição normalmente!
      Se alguém pode reclamar sobre injustiça numa disputa de posição neste ano é o próprio Petrov!

    • Ele deu ordem pra Kubica, Petrov e Rosberg uma peninha pra ele que ninguem obdeceu, chupa Alonso e seus 50% de chances de ganhar……

    • E ainda tem gente, que não entende, porque um piloto tão bom como Alonso, é tão odiado pela torcida. Sera, que a atitude dele hoje ao espinafrar o Petrov explica, ou não?

  5. Uma lição de vida para a Ferrari. Alonso é o melhor da atualidade, afinal só ele para levar um carro inferior líder até a corrida final, mas Vettel merecia. Eu já havia dito isso, pois no Bharein ele perdeu 12 pontos, em Melbourne 25 e Yeongam mais 25.

    Dirigiu como ninguém hoje e é o mais jovem da história. Parabéns Seba, Parabéns Fernando, Parabéns Petrov por sua valentia, parabéns Red Bull pelos dois campeonatos. Fica para 2011, Lewis, Fernando e Mark. Este ano é de Vettel.

  6. Um reconhecimento Especial ao Super Adrian Newey mais de 15 anos depois Ayrton Senna ainda tem razão..esse cara é fogo…

    Wilson houve Galo Maaaais Maaaaaau…

    Pro ano cá estamos para mais uma temporada

  7. Parabéns ao SennaCecotto por aparecer. Fico decepcionado com Alonso, não comprimentar Vettel foi demais. Mal, Fernando, Mal.

      • Tomás o que é isso?

        Temos que ser realistas as atitudes do Alonso são reprovaveis. Alias ele é um mal educado.

        Eu garanto para vocês se Alonso ganhasse este campeonato eu nunca mais na minha vida assistiria Formula1, por estas atitudes sujas da Ferrari e Alonso.

        A Ferrari esqueceu de avisar o Alonso que o Petrov não é o Massa!!!!!!!!

        Parabens Vettel e obrigado Red Bull pela imparcialidade.

      • Assisti à gravação da transmissão da BBC, e por ela é fácil entender porque o Choronso se acha a última bolacha do pacote. Antes da corrida, com os carros no grid, o Martin Brundle perguntou ao Luca Colajanni se seria possível algumas palavrinhas com o Alonso, e foi descartado sem cerimônia, apenas Suas Majestades e Suas Altezas Reais poderiam ter este privilégio minutos antes da largada. Deu meia volta, e deu de cara com Seb, sem nenhuma badalação em volta, aquela simplicidade de quase menino que é , e o atendeu com uma gentileza e atenção que são o oposto de sua majestade (assim, em minúsculas mesmo) El Choron de Las Astúrias, desde sempre. Não me lembro onde foi que li, faz muito tempo já, 2006 se não me engano, o banaegua deu uma esnobada em dois garotos brasileiros que foram lhe pedir um autógrafo, em Interlagos ou no hotel em que estava hospedado.

        Conforme vi em um forum:

        Mark Slade: Vitaly, Fernando is faster than you. Can you confirm that you understood that message?
        V. Petrov: Простите, я не понимаю

    • O Fernando Alonso, é um bossal. Ele é craque, sabe tudo da arte de dirigir um FI., mas eu não consigo torcer por ele, exatamente por se tratar de um ser humano de pessima qualidade, e acho, que isso ninguém discute.

    • Edgas, não sei se você tem problemas para entender o que escrevo mas acho que sim.

      Eu disse que ele estava bravo, e isso é normal em alguém que perde. Mas reprovei a sua péssima atitude em chamar Petrov de ridículo e em não cumprimentar Vettel.

  8. cade o mané do torniquete? aparece ai manezao..
    nao sabe segurar a onda.
    burrao.

  9. Mal mesmo por isso Senna*…..ainda e Sempre o MAIOR

    o Ceccotto é para não haver pecado de soberba..

  10. Mas ainda ahco uma bobagem aos que dizem viva o esporte e não ás rodens de equipe na FERRARI.

    Será que ninguém viu ao longo do ano a preferência da Red Bull por Vettel? E aí está, foi ele quem saiu campeão.

    Nenhuma equipe é limpa ou suja. Todas movem interesses e respitam mais uns pilotos do que outros. Fica a palavra.

      • É só analisar a postura do Webber (o meu preferido para levar o titulo) este fim de semana, que a conclusão é clara: FI limpa, só em outro planeta, na Terra jamais. Não torci para o Webber por se tratar de um dos genios da FI, esse titulo deve ir para o Vettel, Alonso e Hamilton, torci por ele,justamente por não ser esse genio e ter andado na frente do Vettel até a ultima corrida, quando seu carro, inexplicavelmente parou de andar. Sintomatica foi a atitude dele ao não brigar com o Alonso por posição, ele andou atras do Alonso o tempo todo e não fez nada para mudar isso, parecia um piloto “triste”, sem vontade de correr atras de um titulo. Mais interessante, foram os comentarios, que se seguiram a sua performance no treino qualificatorio, gente, que até aquele momento dizia, que ele ia melhor porque o Vettel amarelava, mudou de lado e disse que o Webber amarelou. Eu não acredito nisso, acredito mais numa mistura diferente de gazolina, uma ligeira alteração de motor, qualquer coisa, que tirasse dele alguns milesimos de segundo e pronto, la vai o Webber para a lista dos amarelões da FI. A lisura proclamada pela RBR., não existe na FI, existem interesses comerciais de curto, médio e longo prazo. Quem acredita em coisa diferente, deveria reexaminar a lista de campeões “indigentes” , que a FI já ofereceu ao mundo. Ainda bem, que esse não é o caso do Vettel, nem seria o caso do Alonso, felizmente para o torcedor, que acredita que FI é esporte onde ganha o melhor, mas nem sempre.

      • Newton, para ser sincero e como já escrevi, não gostei da corrida do Webber. Se foi pelo carro que não teve uma boa competência ou estabilidade, sua falta de ritmo ou as supostas ordens da Red Bull, não tenho conhecimento, mas esperava mais dele nesta corrida. Foi a minha decepção.

  11. Parabéns ao Vettel, ele mereceu! Vergonha a atitude do Alonso, não cumprimentou o Vettel e xingou o Petrov. Mau caráter este Alonso!

    • André, isso se chama ser mal perdedor também MAssa e Barrichello perderam o campeonato, mas reconheceram os meritos e comprimentaram seus adversários. ALonso não, isso é exemplo de arrogancia clara. O espanhol é um grande piloto, mas fora das pistas é assim, infelizmente.

  12. CHUPA ALONSO :iupi

    Dialogo No Rádio Da Ferrari

    ALONSO: Pede Pra esse Cara Sair Da minha Frente P@#%&*.

    Equipe: Num Dá Mimi ele é De outro Time.

    ALONSO: AZAR DELE ELE TEM QUE SAIR DE MINHA FRENTE, Como é que vou sair.

  13. Marca, da Espanha: “Vettel rompe el sueño de Alonso”

    Agora eu quero ver o que eles vão dizer durante a semana, hehehehehehehehe.

    • Que o “Crash Kid” ganhou o campeonato por “acidente”? hehehehe

  14. Demorou, mais uma vez a justiça ganha da trapaça, gostei muito de ver Vettel campeao, pois além de odiar a ferrari e a fiat, queria muito que alonso nao fosse campeao, pois a ferrari, cambada de trapaceiros(a era barrica e shumacher que o diga)nao merecia nem um minuto vencer, foi a vitória do esporte em cima da trapaça, assim mostrando que a f1 ainda tem jeito.
    Estou muito satisfeito e assim para mim fecho o ano com chave de ouro.

  15. Alonso Se Retira do pit lane rapidamente e só diz uma coisa :” foi ridiculo”

    O piloto Fernando Alonso entrou rapidamente para o setor privado da Ferrari ao termino da corrida , mas antes disso emparelhou com o piloto Petrov e gesticulou um sinal tipico de raiva , e quando parou nos boxes ele saiu do carro encarando o mesmo .
    Antes de entrar atraz dos boxes da Ferrari ele olhou para nós dá midia , apontou para Petrov e soltou em claro e bom som “ISSO FOI RIDICULO” e adentrou-se a zona particular da Ferrari.

    http://goraceblog.blogspot.com/2010/11/alonso-se-retira-do-pit-lane.html

  16. Curioso que muitas vezes pilotos secundários definem mundiais.

    Em 2008 foi Timo Glock, em favor de Hamilton.
    E agora Vitaly Petrov, em favor de Vettel.

    Ambos agradecem, of course.

    • Tomás não fala atoa. Este papo de pilotos secundarios so existe na sua querida scuderia Ferrari e com o seu amigo Alonso, nas outras equipas existe igualdade entre os pilotos. Analisa bem quando falas!!!!!!!!!!

      • Engano seu Edgas. É melhor você investigar um pouco o passado, não tão atrás, para ver que inclusive a McLaren poucas vezes deu condições iguais aos seus pilotos. Abraço.

  17. Alonso… Petrov is faster than you. Can you confirm you understand that message?

  18. Cade o completo? Cade o mais habilidoso? cade o superior? cade o diferenciado?

    NÃO CONSEGUIU SAIR DE TRÁS DO PETROV!!

  19. Ferrari ao rádio com Alonso: “Alonso desculpa, vc e mais talentoso e precisa passar o Petrov, pq ele não cumpre nossas ordens” ChupAlonso…..

  20. Coincidência no esporte.

    Alonso perdeu a batalha para Petrov, russo, enquanto as meninas brasileiras do vôlei perderam para a Rússia o campeonato.

  21. “Na F-1, não se diz “passe, por favor”, e sim “passe se puder” – Enrique Bernoldi

    Diálogo no rádio do Petrov:

    Renault: Vitaly, Fernando is faster tha you…
    Petrov: Manda ele se fuder, aqui ele não passa!
    Renault: Ok, de qq maneira vamos trabalhar para colocar o Kubica na barricada também…
    Petrov: Ok, mas nem precisa, aqui ele não passa!

  22. Vettel: “Eu não sabia de nada. Meu engenheiro de corrida ficava me dando conselhos volta a volta, e eu ficava me perguntado ‘por que esse cara está tão nervoso?’. Eu não tinha visto as telas, não queria nenhuma distração. Aí então ele gritou no rádio ‘Nós ganhamos o Mundial!”

  23. Uma coisa que penso agora é a seguinte, apesar de que possa parecer bobagem: Se a Renault ainda tivesse Briatore como chefe, certamente Kubica e Petrov não teriam terminado á frente de Alonso, e muito menos o russo segurado o espanhol por quase toda a corrida. É de se pensar isto, mas que no final de contas pouco é em comparação ao título de Vettel.

    Parabéns Seb!

  24. É…parabéns a Vettel…acreditou mesmo sendo pouco cotado…
    Se pensar friamente antes da corrida o Alonso tinha mais chances…
    Mas ele acreditou…a ferrari não conseguiu uma boa estratégia…
    Merecido sim….soube guiar muito hoje…Webber mandou mal tbm….podia sair com o titulo com uma classificação melhor…

    Alonso devia estar de cabeça quente sim, mas não justifica reclamar de Petrov….Vamos ver o que ele vai falar nas entrevistas, se é que a Ferrari já não o esta direcionando para um discurso politicamente correto e pré-formulado!

    Corrida foi morna, valeu a pena pelas mudanças na decisão do titulo, infelizmente é o que o circuito pode nos oferecer…Tilkodromo é isso mesmo…

    O tomas esta certo falando que a Ferrari perdeu mesmo fazendo jogo de equipe, mas que isso não implica que a RBR é certinha e esta lutando contra todo o mundo da F1, ela sempre preferiu Vettel, e olha só….ele foi campeão, isso nos da muita margem para refletir sobre a F1.

    • Acontece que a Red Bull foi castigada com o jogo de equipe na mesma corrida, quando o Webber ganhou na Inglaterra. O castigo dos carcamanos veio no final. Bem feito.

  25. Linda a vitória de Vettel! Inacreditável!
    Parece até mentira, dada a situação comoda em que o Alonso estava ( terceiro no grid). Mas, Alonsito não consegui passar Petrov, e ainda teria pela frente o Kubika e o Rosberg. Enfim, não ia ter como ter o título mesmo.
    Vettel foi perfeito nas última 4 provas. Só não venceu na Coréia devido a quebra. Mas, foi Perfeito!
    Go Seb, Go Red Bull. Pode até não existir limpos e sujos na F1. Mas, ao menos o título está nas mãos do piloto que não exigiu pelo rádio ou aos seus superiores preferências. Ele foi lá na pista e venceu!

  26. Valeu Vettel!!, Apesar de a minha torcida ter sido sempre pro Webber este ano, mas, este fim de semana me parece que ele amarelou!
    O mais legal da história foi ver Alonso ficar atrás do Petrov (valeu Petrov!), e como se não bastasse, reclamou com o Russo, como se ele fosse o bam-bam-bam da pista, só deixou mais do que provado que é um arrogante mesmo!!. E com isso a RBR provou que dá prá ser campeão sem maracuataias! E que sirva de lição prá Ferrari, nem os 7 pontos ajudaram o bebê chorão espanhol!!…chupa que a cana é doce Alonso! Agora, Massa vai ter que provar que pode ser competitivo ano que vem, senão…baubau!!

  27. O Pretov jogando o carro no Alonso após ele chorar foi a melhor parte da corrida. “Sai pra lá chorão!” Reparem…

    Alonso Maricon! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Parabéns Vettel!

  28. DE VEZ EM QD NA HISTÓRIA A JUSTIÇA ACONTECE NATURALMENTE… BOM VER ESSE MAL CARÁTER DE FERNANDO ALONSO PERDER O TÍTULO. PQ P/ SER RESPEITADO NÃO BASTA TALENTO TEM DE TER CARÁTER!!!
    E DOS BOXES DA FERRARI A MENSAGEM: “ALONSO VETTEL É MAIS RÁPIDO, É CAMPEÃO, ENTENDEU A MENSAGEM????” AHAHHHAHAHAHAHAHHAHAHAH UHUUUUUUUUUUUUU

  29. Schumacher sem querer ajudou Vettel com a rodada na primeira volta, com safet-car no início a coisa mudou muito, Alonso assim como Webber tinham que parar antes pra trocar os pneus, não fizeram e se ferraram! Webber amarelou na reta final, nas últimas 6 corridas foi superado fácil por Vettel, lembrando que Vettel teve seus dias de azares em 2010, quebrou 2 vezes quando liderava, teve queda de rendimento quando liderava no BAH caindo para quarto lugar, na HUN a equipe o atrapalhou também quando liderava, chegou em terceiro! Na hora da verdade Vettel foi mentalmente mais forte, o que me impressionou é que ele chegou a dizer algumas vezes que tinha certeza que ia ser campeão, e foi mesmo! Três temporadas completas, um vice, um título, 10 vitórias(10 poles em 2010). O Gomes disse a alguns meses que Vettel era melhor que Senna em início de carreira, e Vettel foi mesmo, e ninguém pode minimizar a carreira do jovem alemão, ele começou por baixo na Toro Rosso e venceu em Monza, subiu com a RBR que nunca teve grana e status de Ferrari e Mclaren, chegou ao título em 3 anos, coisa que Senna nunca conseguiu também em 3 anos na Lotus! E Vettel só pilotou com feras em 08,09 e 2010! Campeão mais jovem no melhor campeonado dos últimos 30 anos…Gomes estava certo, quero ver daqui a 10 an0s onde Vettel vai parar. Quero ver os críticos falarem de novo que os números não valem nada! Chupa Galvão, mais um alemão campeão, agora a Alemanha tem 8 títulos na F1 como o Brasil…Parabéns ao Vettel, PILOTAÇO na reta final pilotou muuuuuuuuuuuito!!! Agora o Webber tem que ficar MUDO em 2010, tem que pilotar mais e falar menos, falou muito e perdeu o foco, paciência…Alguém tem dúvida que Vettel merece ser o número 1 na equipe? Webber nem vice foi, carro bom ele teve o ano todo, melhor que Vettel pois não quebrou nenhuma vez, agora tem que ficar quietinho…

    • Agora Vettel tem todos os créditos para ser 1º piloto ano que vem. E ali veremos se a Red Bull continua com as condições iguais para Webber também.

  30. Não vou aqui ficar alimentando discussões idiotas…

    Caro Ceccoto, preferia que não houvesse determinadas desavenças tão duras entre nós, para isso bastava que você entendesse que quando faço uma crítica ao Alonso não estou fazendo uma crítica aos fãs do Alonso (você entre eles).

    Chegamos ao ponto de sermos idiotas o bastante para trocar ofensas por causa de pilotos de F1 que sequer sabem de nossa existência, que continuam ganhando milhões de euros sejam campeões ou não e que, no caso de Alonso, estão “cagando e andando” para o que pensamos.

    Para o Wilson deixo o recado de que respeito a torcida dele pelo Alonso, afinal, ele sempre deixou claro que gosta de piloto que faça de tudo para vencer, inclusive participar de fraudes, portanto, nunca ficou querendo contemporizar dizendo que Alonso seria um “bom moço”, ao contrário, sempre disse que gostava de Alonso, porque o espanhol é que era o predador da F1, o sujeito que passaria por cima da mãe para ganhar o título. Neste sentido, Wilson tem todo o direito de comemorar e zuar em cima dos feitos do Picareta de Las Astúrias (que esse ano foram muitos).

    Feitas estas considerações, vamos aos pitacos:

    DESABAFO DE REGAZZONI 1ª PARTE (Sobre ética esportiva e resultados)

    Alonso é um dos melhores do grid, senão o melhor (eu, por gosto pessoal, não acho), mas é inegável que sua babaquice é proporcional à sua habilidade. É egocêntrico, dissimulado, mau caráter e antiético. Sua atitude ao reclamar de Massa na Alemanha e de Petrov hoje (usando o termo “ridículo”) revela muito de sua personalidade.

    Alonso acha que a F1 deve reverenciá-lo, e que todos devem ceder aos seus caprichos, por piores que sejam suas atitudes. Alonso não é um esportista, não tem espírito de equipe, em síntese, é um grande piloto, mas um pobre coitado de alma pequena.

    A Ferrari não fica atrás, é uma antro de carcamanos e mafiosos que se acham acima do bem e do mal, a Ferrari não respeita seus próprios funcionários, não respeita o esporte, e, pricipalmente, não respeita seus fãs e os fãs de automobilismo em geral.

    O que certos fãs de Alonso e Ferrari não entendem, é que a indignação contra o ocorrido na Áustria 2002 e Alemanha 2010, pelo menos de minha parte, não diz respeito ao fato das vitimas terem sidos pilotos brasileiros e sim ao fato do ato ser atentatório ao esporte e ofensivo aos fãs que seguem a F1.

    Fosse Massa argentino, espanhol ou alemão, teria sido vergonhosa a atitude da Ferrari, principalmente pelo significado simbólico que tinha a data daquela corrida (um ano após o acidente que quase tirou a vida de Felipe Massa). Eles abortaram a alegria e a felicidade de fãs e do próprio piloto, um leal funcionário, diga-se de passagem, em troca de uma vitória suja e medíocre que naquele momento não tinha razão de ser. Alonso não só concordou em participar daquela fraude como fez pressão para que ela ocorresse, não demonstrando o menor pudor em contabilizar aquela vitória, assim como faz parte suas estatísticas o vergonhoso GP de Cingapura 2008.

    Massa encerrou ali sua carreira na F1, mas não foi vítima, foi também um dos que colaboraram para aquela pilantragem, continuou, como bom funcionário que é, defendendo a Ferrari, portanto, não merece solidariedade, merece o desprezo que agora seus antigos fãs lhe dispensam. Pesa em seus ombros e sempre pesará o fato de que ele se traiu em troca de algumas migalhas dos mafiosos de Maranello.

    Que fique claro, ninguém que assiste entende e gosta de F1 é contra a idéia de que o jogo de equipe seja feito em casos em que ele é a única alternativa (como hoje seria o caso para RedBull), ninguém é inocente de achar que equipes ponham a perder milhões de euros investidos em virtude de espírito esportivo, porém, ninguém pode aceitar a manipulação precoce de resultados quando há chances bem concretas de ambos os pilotos de lutar pelo título (não quero dizer que eu acreditasse que Massa tivesse chances de disputar o título, mas, naquele momento não era razoável a Ferrari fazer o que fez), ninguém gosta de sentir que a disputa é de cartas marcadas, ninguém gosta de ser feito de otário.

    Ao contrário do que muitos fãs de Ferrari e Alonso possam pensar neste momento, apesar da raiva e decepção pela perda do título,que eles reflitam que pode ser a motivação para uma mudança de paradigma para a própria Ferrari, que, se souber processar esta derrota e seus ensinamentos, poderá fazer uma outra história na categoria a partir de agora.

    Por tudo isso, o título da RedBull será uma grande oportunidade para rever conceitos nesta categoria que até aqui estava sendo somente exemplo de disputa desonesta e predatória, sem ética ou esportividade.

    Viva a ética esportiva, Viva Vettel, Viva Redbull.

    • Cassius Clay Regazzone, vc eleva e mto o nível deste blog com seus comentários racionais, antenados e justos, e seus pitacos ao final de cada GP são excenciais.
      Faz meses que nem comento, mas esse seu desabafo merece.
      Vc escreve algum blog? Se não, deveria.

      Abraço

      • Obrigado Dorfão,

        Ando pensando nesta loucura mesmo, mas como sou muito contundente algumas vezes, acho que alguns iriam odiar minhas colocações. Vamos ver, um abraço e até a próxima temporada.

      • Meu Caro Cassius Clay Regazzoni

        Não sei se viu meu comentário lá no cimo?

        Em relação aos comentários da corrida viu que o grande Hamilton, pit-bull piloto autorama, também não pôde ultrapassar o Renault do Kubica, é verdade que o polaco ou polonês é melhor piloto que o Petrov mas o Russo faz a melhor corrida da sua vida..Em relação aos seus comentários de corrida se esqueceu desse pormenor..O Haiminho não passar Renault..A Equipe de Enstone optou por velocidade de ponta muito alta..No live timimg do site de F1 aparece speed trap Pet 316

        Deixe-me lhe dar um conselho, faça seu blog mas deixe o palavrão e grosserias de fora, e o insulto fácil mas tenho impressão que essa é sua identidade ser contundente; mas não confunda isso com grossaria.

        Ah e não odeie tanto o Alonso, assim visceralmente…o único piloto que era um Gentleman era o Stirling Moss esse deixou de ganhar Campeonato por ter declarado que seu adversário ( tenho a impressão que não era assim que ele chamava quem corria com ele..) por ter empurrado o carro para cortar a meta, e ser desclassificado por isso, não tinha nada que ser punido..
        O Fangio e alguns outros, muito poucos, também eram Grandes pilotos e Grandes Homens.

        Uma última pergunta e gostava que respondesse a esta sim ou não, sem rodeios.

        Quando o Adrian Newey trocou ele próprio e viu-se nas imagens televisadas, o aleiron do Webber, mais avançado, para o carro do Vettel porque o tedesco havia rebentado o dele, isso não é priorizar piloto?

        Um Abraço

  31. Uma coisa que mal foi comentado, mas a última vez que um piloto foi campeão vencendo a última corrida foi em 2007, Kimi Raikkonen. Hoje, Vettel também fez o mesmo.

  32. DESABAFO DO REGAZZONI 2ª PARTE (Análise esportiva).

    VETTEL: Foi o piloto mais rápido do ano de 2010, fez excelentes corridas, mas, errou infantilmente em muitos GPs em que poderia, senão ter ganho, pelo menos pontuar. Além disso, a sorte só veio a lhe sorrir nesta última corrida, porque foi o piloto que mais teve infortúnios durante a temporada, com diversas quebras quando liderava as corridas com folga. Levando-se em consideração toda a sua obra, mereceu como nenhum outro ganhar este título, pois, na fase final, apesar de ver o campeonato quase ir embora na Coréia, teve atitude e capacidade para não se abater, correu atrás e com brilhantismo conseguiu duas vitórias consecutivas e maiúculas. Vettel se impôs sobre todos os outros concorrentes, provou ser um excelente piloto e inscreveu seu nome na história da F1, não é pouca coisa quando se tem menos de 24 anos. Vettel é garantia de muitos anos de briga boa na categoria. A única coisa que torço muito é que ele nunca venha a guiar pela Ferrari.

    ALONSO: Sem dúvidas é um excelente piloto. Não há como não reconhecer seu excelentes resultados a partir da segunda metade da temporada. Monza e Cingapura foram grandes momentos de Alonso este ano, mas, não dá para engolir sua extrema arrogância e falta de caráter. É um esportista baixo nível, trapaceiro e dissimulado, e, falando tecnicamente, não é alguém que demonstre ser um dos melhores de todos os tempos. A última corrida foi emblemática, pois Alonso não consegiu ultrapassar Vitaly Petrov, uma estreante com um carro inferior (ou alguém vai querer me convenver que a Renault tem mais carro que a Ferrari). Alonso ainda foi bastante ajudado pelo medíocre companheiro de equipe na Alemanha e pela sorte na Coréia. Em síntese, perdeu porque foi inferior a Vettel, nada além disso. AH, E PRA TERMINAR, ALÉM DE PICARETA, BABACA E ARROGANTE, É UM CARA QUE DEPILA OS PÊLOS DO CORPO (SERÁ ELE UM FRUTA?)!!! CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA PICARETA DE LAS ASTÚRIAS!!!

    WEBBER: Fez um grande ano, foi sempre tratado como segundo piloto, mas, mesmo assim conseguiu lutar pelo título. Ao contrário do que foi defendido aqui por muitos fãs de Alonso, não podemos comparar a preferência da equipe por Vettel com o que ocorre na Ferrari. Webber nunca foi prejudicado deliberadamente para que Vettel se sobressaísse, apenas em uma oportunidade em que não haviam duas atualizações aerodinâmicas, Vettel foi o esscolhido para recebê-la. Muito diferente do ocorrido na Alemanha, onde tiraram uma vitória de Massa para dá-la para Alonso. No fim da temporada, sem que fosse prejudicado, Webber jogou fora sua oportunidade de título ao ter resultados cada vez mais pífios e rodar sozinho na Coréia, tomando um banho de Vettel. Sua última participação em Abhu Dabi foi mais que ridícula, teve várias chances de ultrapassar Alonso (que saiu da pista mais de quatro vezes), mas, demonstrando claramente ser um piloto “Flavio Briatore”, preferiu fazer uma corrida medíocre para não colaborar com o título de Vettel. Webber teve uma excelente temporada, mais pelo carro do que por suas habilidade, é um bom piloto, mas, nunca será campeão. No final, ficou onde tinha de ficar, jamais teria talento suficiente para ganhar o título mundial.

    HAMILTON: Um temporada com altos e baixos, fez excelentes corridas combinadas com outras em que cometeu erros desastrosos, deixou a possibilidade de título ir embora pelos próprios erros, mas ainda pode travar grandes lutas com o alemãozinho voador.

    BUTTON: É um grande piloto, não é o mais rápido, mas, é um piloto bastante confiável com um bom carro nas mãos. Demonstrou grande capacidade de compreender suas limitações e potencializar suas habilidades. Sabia que não era o mais rápido, mas compensou essa deficiência com grandes estratégias e muita regularidade. Além disso é um esportista de mão cheia, sempre jogando limpo e sem afetações. Provou que está entre os grandes.

    MASSA: Provou que não merecia o apoio e a torcida que tinha aqui no Brasil. Foi submisso e conivente com a trapaça da Alemanha. Além disso, Alonso destruiu Massa na pista e nos boxes. Esse papo de que qualquer um faria o que ele fez é pura balela. Massa não é um trabalhador comum que, se ficar sem seu emprego, poria em risco o seu sustento e o de sua família. Possue milhões de euros em sua conta bancária e, pelos resultados que teve em sua carreira, teria oportunidades em outras equipes. Ao invés de lutar, resolveu entregar sua dignidade a troco de aprovação da Ferrari, ou seja, de uma equipe que ele defendeu com unhas e dentes por vários anos, pela qual quase morreu em pista, e que, em um momento em que iria brilhar novamente, depois de um ano terrível, lhe tratou como um medíocre. Não é à tôa que Massa já não pilota como antigamente, hoje ele tem vergonha de si mesmo e não merece ser um piloto de F1.

    KUBICA, KOBAYASHI, HULK e PETROV: Os dois primeiros foram o grande destaque do ano nas equipes que não tem chance de título, os dois últimos boas surpresas que ainda tem de se consolidar na categoria, mas que protagonizaram grande feitos.

    REBBULL: Grande temporada, absoluta e espetacular. Adrian Newey prova ser um mago dos bólidos de F1 e peça fundamental para o sucesso deste novo e irreverente time de F1. Tiveram algumas dificuldade em administrar seus pilotos, vacilaram e hesitaram em alguns momentos, mas foram grandes o bastante para dar a volta por cima. Brilhantes campeões.

    MCLAREN: Teve grande momentos, foi correta com relação ao jogo de equipes (do qual já se utilizou de forma vergonhosa como a Ferrari), mas se perdeu a partir da segunda metade do campeonato. Boa participação e honrou a sua tradição, deve vir forte ano que vem pois tem, na média, a melhor dupla de pilotos.

    FERRARI: Foi o lixo da temporada. Com um orçamento espetacular (talvez o maior da F1) e com um piloto considerado de ponta e com todos os privilégios e preferências que um piloto pode ter, tomaram outro baile de uma equipe sem tradição na F1. Além disso, protagonizaram a maior vergonha da temporada e duas das maiores vergonhas da história da F1. Merecem a alcunha de “CARCAMANOLÂNDIA” e “EQUIPE DA MÁFIA”. Tomara que fiquem mais 20 anos sem ganhar nada e que Alonso lá se aposente, pois é o piloto perfeito para a filosofia Ferrari.

    FRASE MAIS IMPORTANTE DA TEMPORADA 2010: “ALONSO… PETROV IS FASTER THAN YOU, CAN YOU CONFIRM YOU UNDERSTAND THAT MESSAGE?” CHUPA QUE É DE UVA E SENTA QUE É DE MENTA.

    Abraços a todos e até ano que vem.

  33. Tomás…

    O DVD chegou sim. Obrigado.

    Peço sinceras desculpas por ficar duvidando.

  34. Apesar de eu não gostar da preferencia, eu admiro os Alonsistas que aparecera hoje aqui. Porque alguns; um, ontem tava que nem louco chingando, mas hoje sumiu. Parabens á quem apareceu.

    • Isso é saber perder, mesmo que um torcedor perde indiretamente.

      O mais curioso neste ano foi que mais vi pessoas torcendo contra um piloto do que a favor de um.

      • Exato, esses que apareceram não são como seu idolo, eles sabem perder.
        E o grande numero de torcida contra o Alonso, principalmente, é por causa da choradeira, e do “Não sei de nada”.

  35. Hummm..o problema do Alonsito “mimadinho” é que ele e a Ferrari já SE ACHAVAM os campeões e esqueceram-se de combinar com os Russos!

  36. Atuação de gala do Vettel. Webber muito discreto. A McLaren e a Renault foram bem. Kubixa segurou Hamilton e Petrov segurou Alonso, que deu um péssimo exemplo. O russo está buscando um lugar no próximo ano, teria que mostrar serviço, e o espanhol teria que buscar na pista. Mais uma vez deu chilique, ficou feio. Atitude lamentável do asturiano. Nico Rosberg, mais uma vez, acertou na estratégia. Fez um bom ano, mas a Mercedes não fez um carro a altura.

    Bela decisão, tirando a choradeira do Alonso.

  37. Wilson, inha, inha inha, Galo virou Galinha

    Mas falando sério, Alonso fez mais do q devia nessa temporada com um carro q nunca conseguiu fazer frente aos RB6. Alternou em competitividade com o MP4/25 e mostrou q em matéria de pilotagem é o melhor do circo, mas quanto ao espírito esportivo…

    Na cabeça dos dirigentes da Ferrari, o jogo de equipe deveria ter sido feito antes. Os sete pontos na marmelada da Alemanha, não foram suficientes

    Parabéns ao Vettel, que calou a boca de muita gente e mostrou q a aposta da cúpula da Red Bull nele, era correta.

    Massa e Schumi, torçam para a borracha Italiana ser melhor do que a Japonesa para vcs, pq tá feia a coisa!

    Barrichello, temporada sensacional e mostra q aos 38 anos, ainda corre feito um menino. Coitado do Pastor.

    Petrov em uma temporada de altos e baixos, garantido pelo din din russo e um final pra acabar com a espanholada.

    Que dupla fantástica a de Woking! Excelente temporada. Hamilton, vê se aprende com o excesso de agressividade de Cingapura e Monza. Custaram seu bi-campeonato!

    No mais, parabéns a todos os pilotos por essa excelente temporada e parabéns Tomás pelo seu excelente blog. Continue firme garoto! Agora um hermano rsrs. E como tá o clima aí na Argentina para o jogo de quarta?

    Abs

    • Obrigado Alex, bacana ter ver por aqui. O clima anda bastante quente, parece que é o jogo do ano. Ainda que a Argetina também está de novo técnico… Vai ser um belo jogo.

      Abs.

  38. Meu Caro Cassius Clay Regazzoni
    Não sei se viu meu comentário lá no cimo?
    Em relação aos comentários da corrida viu que o grande Hamilton, pit-bull piloto autorama, também não pôde ultrapassar o Renault do Kubica, é verdade que o polaco ou polonês é melhor piloto que o Petrov mas o Russo faz a melhor corrida da sua vida..Em relação aos seus comentários de corrida se esqueceu desse pormenor..O Haiminho não passar Renault..A Equipe de Enstone optou por velocidade de ponta muito alta..No live timimg do site de F1 aparece speed trap Pet 316
    Deixe-me lhe dar um conselho, faça seu blog mas deixe o palavrão e grosserias de fora, e o insulto fácil mas tenho impressão que essa é sua identidade ser contundente; mas não confunda isso com grossaria.
    Ah e não odeie tanto o Alonso, assim visceralmente…o único piloto que era um Gentleman era o Stirling Moss esse deixou de ganhar Campeonato por ter declarado que seu adversário ( tenho a impressão que não era assim que ele chamava quem corria com ele..) por ter empurrado o carro para cortar a meta, e ser desclassificado por isso, não tinha nada que ser punido..
    O Fangio e alguns outros, muito poucos, também eram Grandes pilotos e Grandes Homens.
    Uma última pergunta e gostava que respondesse a esta sim ou não, sem rodeios.
    Quando o Adrian Newey trocou ele próprio e viu-se nas imagens televisadas, o aleiron do Webber, mais avançado, para o carro do Vettel porque o tedesco havia rebentado o dele, isso não é priorizar piloto?

    Um Abraço

    Uma última coisa como sabe que o Alonso se depila?…Essa informação nunca vi escrita nem sabia…Sabe cada coisa

    • Prezado Cecotto,

      As pernas depiladas do Chorão das Astúrias não são invenção minha:

      http://www1.folha.uol.com.br/esporte/829691-alonso-aparece-com-perna-depilada-e-nao-escapa-de-brincadeira-de-hamilton.shtml (para você ver, enquanto nós ficamos aqui discutindo por causa dos caras, eles ficam zoando um com a cara do outro numa boa).

      Quanto ao fato de algumas equipes priorizarem um piloto, creio que, quando não houver recursos disponíveis para os dois, é perfeitamente aceitável que o considerado melhor receba as atualizações em detrimento do outro (foi o que fez a RedBull em Silverstone ao dar o bico novo para Vettel tirando-o do carro de Webber). Alonso na Renault em 2008, por exemplo, recebeu várias atualizações que Nelsinho só teve duas ou três corridas depois e eu nunca reclamei deste fato.

      Isso, para mim, não se compara a você obrigar que durante uma corrida, um dê passagem para o outro, tirando a vitória de um e dando para o outro e fraudando o resultado da prova. Só para constar, Webber ganhou a corrida com o bico velho, comprovando que a diferença dos bicos não era algo que o impedisse de lutar pela vitória.

      Como já disse, não há inocentes na F1. Está claro que a RedBull deve privilegiar Vettel como 1º piloto, assim como a Ferrari deve privilegiar Alonso (são melhores que Webber e Massa). Mas privilegiar não pode significar que um tenha direito de passagem pelo outro nas corridas em qualquer circunstância ou que o 2º piloto só poderá ganhar quando o 1º não estiver na pista.

      Em relação ao Alonso, não tenho ódio por ele. Vendo suas entrevistas ele parece até ser um cara agradável, porém, é um esportista do pior tipo. E não digo isso pelo fato dele buscar a vitória a qualquer preço. O que eu não aprovo é o fato dele se fazer de tonto quando é flagrado cometendo pilantragens e sua extrema arrogância (demonstrada ontem ao ter a audácia de reclamar com Petrov). Não consigo engolir ele não ter vindo à público e rejeitado a vitória de Cingapura 2008. Por isso torço contra ele até em jogo de bolinha de gude.

      Como disse, o fato dele ganhar ou perder em nada irá mudar a minha ou a sua vida, então podemos conviver normalmemente tirando sarro um do outro, você quando ele ganhar e eu quando ele perder.

  39. Tomas, estou pensando em criar um blog só para torcedores de pilotos brasileiros, se você me garantir, que ira visita-lo, eu sigo em frente, ai seremos só eu e você conversando sôbre os brasileiros na FI. Não vai ser o maximo, quero dizer o minimo de dois, já é alguma coisa.

  40. [pink] Seba venceu mesmo com méritos, mas acha que o grande nome que também merece ser lembrado é o de Adrian Newey, que mostrou mais uma vez seu talento como projetista de carros de corrida. A Ferrari fez um grande trabalho de recuperação nessa segunda metade do ano, mas acho que é exagero dizer que Massa é tão incapaz assim de lutar pro um campeonato. Esse certamente não foi um bom ano para ele, mas ele já mostrou competência no campeonato de 2008 em que foi vice-campeão.
    E acredito que Mark também mostrou que pode muito bem ser um forte postulante ao título, mas como você bem afirmou, Tomás, a estrela de Sebastian brilhou mais essa vez!
    Quanto ao Fernando, mostrou mais uma vez suas habilidades, mas faltou saber perder! Mas o mais importante que tudo, é que ano que vem tem um novo campeonato, e vamos acompanhar novamente os pegas da pistas! E viva a esportividade!
    Abraço para todos!

    • Sem dúvida Ester, Adrian Newey é um dos maiores responsáveis do título de Sebastian (só não é O maior pois não dirgiu o carro). A Red Bull deve agradecer que possui um piloto e projetista desde nível, realmente excepcionais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: