Digamos que Massa foi a boa surpresa dos testes de hoje, e não por ter marcado o melhor tempo, senão por ter baixado a sua própria marca do Q3 sábado- algo realmente surpreendente-, pois Vettel, 2º, esteve a mais de 1 segundo da sua melhor volta no fim de semana. Claro que isto é irrelevante, é apenas o começo do trabalho da Pirelli na Fórmula 1 e os carros são “antigos”- em suma, não são os de 2011.
Opinião de Massa e Vettel à respeito dos Pirelli:
Foi um começo positivo para tentar entender o comportamento dos pneus Pirelli. Eu me senti à vontade desde o começo e não houve surpresas desagradáveis. Testamos dois tipos de pneus e adquirimos muitos dados, que serão úteis para a empresa italiana desenvolvê-los ainda mais para o começo de 2011. Com os mais duros, houve uma certa dificuldade com os trechos de muitas voltas, enquanto os macios funcionaram bem desde a primeira volta e foram bons com um bom número de voltas.- Felipe Massa, 1º.
Hoje foram só os pneus, já que era a primeira chance que tínhamos de testá-los para trabalhar no desenvolvimento do acerto do carro do ano que vem. Acho que os pneus se comportaram bem, melhor do que esperávamos, dado o curto tempo que a Pirelli teve, e eles fizeram um bom trabalho. É claro que a Pirelli está no meio de seu desenvolvimento, e o que usamos hoje não é com o que vamos correr, mas é um bom começo. É bom para mim e para a equipe aproveitarmos esse sucesso, mas 2011 começou hoje e eu estava focado nos pneus e em conhecê-los. Acho que aprendemos muito.- Sebastian Vettel, 2º.
Tempos:
Programação dos testes:
Red Bull:
McLaren:
Ferrari:
Mercedes:
Renault:
Williams:
Force India:
Sauber:
Toro Rosso:
Lotus:
Hispania:
Virgin:
As mudanças tão esperadas serão a partir do lançamento dos novos carros. Certamente uns se adaptarão melhor aos novos pneus, enquanto outros terão mais dificuldades em encontrar o acerto ideal. Esses testes de final de ano serão para as escuderias começarem a conhecer os pneus da próxima temporada e analisar quais ajustes precisam ser feitos para os novos modelos.
“As mudanças tão esperadas serão a partir do lançamento dos novos carros. Certamente uns se adaptarão melhor aos novos pneus, enquanto outros terão mais dificuldades em encontrar o acerto ideal.”
Não creio nisso pois os projetos deverão ser baseados nos dados coletados dos Pirelli- ou seja, quem não se adaptar, terá uma dura temporada pela frente (vide Massa 2010).
Tomás toma cuidado com os “à” “a” e “há”, em português não existe “a” isolado com acento agudo…como ainda é novo está a tempo de corrigir…
Thanks Ceccotto, ainda preciso calibrar um pouco mais minha escrita. 😉
Tempos com Pirreli
p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }
1.Masa de FelipeFerrariF10 1:40.534 34
2.Sebastian Vettel BullRB6 1:40.861 + 0.327 34
3.Roberto KubicaRenaultR30 1:41.032 + 0.498 25
4.Rubens BarrichelloWilliamsFW32 1:41.465 + 0.931 48
5.Kamui KobayashiSauberC29 1:41.466 + 0.932 33
6.Gary PaffettMcLarenMP4-25 1:41.588 + 1.054 49
7.Nico RosbergGP de MercedesW01 1:41.978 + 1.444 40
8.Jaime AlguersuariToro RossoSTR5 1:42.642 + 2.108 33
9.Adrian SutilFuerza la IndiaVJM-03 1:42.859 + 2.325 20
10.Timo Glock VirgenVR-01 1:45.057 + 4.523 41
11.Heikki KovalainenLoto F1T127 1:46.201 + 5.667 42
12.Pastor MaldonadoEquipo de HRT F1F110 1:46.534 + 6.000 46
Massa arrebentando..
Imagens de pneus:
Isso me deu um embrulho no estomago hehehehehhe, parece um intestino.
rsrsrs!
Desgaste incomum de se ver (as formas na borracha)…
Muito incomum.
Fiquei muito feliz com esse tempo de Massa. Os brasileiros devem acreditar que ele pode ser campeão, e já em 2011. Forza Felipe!
Deus te ouça, Luiz. hehehe
Repito, acho muito cedo ainda.
É cedo, mas se pode sonhar com alguma coisa melhor que o 6° lugar.
Além do tempo, chama atenção o capacete dele, lembrando muito o do Schumacher. Na minha opinião, ficou bonito. VAmos ver amanhã, com outros pilotos na pista, talvez quem entrar amanhã se de melhor por causa da coleta de dados de hoje e do acerto ideal.
Belo o capacete de Massa hoje, mas me fez lembrar mais ao Kimi do que Schumacher. E ele usou dois tipos, o tradicional (amarelo e verde) e o vermelho.
Alonso também usou o vermelho hoje de manhã.
Os treinos seram bons, para um conhecimento dos pneus mesmo, ainda desconfio e muito que o Massa se acostumou com esses pneus.
To curioso para ver as mudanças de chassis, das equipes, acredito eu que deve ser grande por parte da Mercedes, e Mclaren, as outras iram aperfeiçoar o que já tem.
Abraços
Vamos ver como ficam as coisas nos testes oficiais pré-temporada, muita coisa pode melhorar para os fãns , pelo menos é o que se espera de Renault e Mercedes. Na Ferrari Massa deve ter um bom ano com os novos pneus, mas vai ser complicado bater o espanhol. Pelo menos na internet a gente tem informações, antigamente era uma tortura, só dependendo da Globo para saber algo sobre F1, revista só mensal, e quando tinha dinheiro para comprar…rs
Épocas duras devem ter sido essas…
A Pirelli ainda não sabe como fará a distinção visual dos compostos. Listra verde ou o nome “Pirelli” pintado de cores diferentes são as duas possibilidades. Qual vocês preferem?
As listras, pois é mais fácil de diferenciar, principalmente onboard.
Nome Pirelli em cores diferentes é a minha preferencia.
Mas se fosse teria de ser cores bastantes diferentes. Tipo amarelo e vermelho.
Estranho isto, pois nesta foto os pneus estão com listras verdes:
A foto de baixo deve ser do carro da mercedes pois a borda da roda é verde e não o pneu.
Exatamente Francis, belo detalhe!
Só o Rosberg tinha essa listra verde (na roda). Irei deletar a 2ª foto.
Eu, particularmente, prefiro as listras, assim como a Bridgestone fazia.
Se o nome Pirelli é pintado de outra cor não vai ser possível distinguir, por causa da velocidade do carro.
É como a bolinha verde que a BS tinha colocado no início da regra dos macios e duros. Depois eles perceberam que só dá pra vizualizar se é algo que fica continuo independente da velocidade: uma listra na banda de rodagem ou na lateral do Pneu…
É um grande detalhe. É estranho, porém, que não tenham verificado isso ainda.
Não sou muito fã da Pirelli não. Mas fazer o quê? A Bridgestone tinha até um modelo de pneu, Potenza, até uma setinha para indicar o lado certo. rs
Espramos que se acente bem na F1.
“A Bridgestone tinha até um modelo de pneu, Potenza, até uma setinha para indicar o lado certo.”
A Pirelli também possui a setinha, basta ver na segunda foto logo acima.
A RBR teve o Melhor carro dos 2 ultimos campeonatos, perdeu 1 pq não tinha o difusor, e outro levou, porem esse campeonato pode reservar surpresa, ou seja alguem que ninguem espera estar muito bem, pois o negocio é alem de ter um bom carro, já que não teremos difusor, o carro com melhor aerodinamica sem apendices levara a melhor e ainda terá que se adaptar aos pneus, ou seja o favoritismo esta com as grandes por que eles geralmente sabem o que faz, e fazem bem feito, mas podemos ter o pulo do gato, mas vejo muita gente já está atrasada, vejo a Ferrari assim, lutou muito para desenvolver seu carro, enquanto a RBR já tinha na mão o melhor carro, e o que será da Maclaren que tinha o carro construido e competitivo em cima do duto, não terá duto ano que vem, enfim tudo muito aberto para o ano que entra, o que pode indicar outra bela temporada igual a deste ano……
” já que não teremos difusor”
O difusor existe à um bom tempo na Fórmula 1 e continuará existindo. O que foi banido foi o duplo.
Tomas faz umas pesquisas e traz uns posts pra gente fando sobre o novo regulamento, coisas como a volta do Kers, se será algo pradão ou desenvolvido em série ou cada um poderá desenvolver o seu, coisas assim tipo o que tem o que não terá, o que de novo será introduzido.
Sem dúvida Claudio, mas esse é material para depois das retrospectivas e análises do ano- que prometem ser muito interessantes.
Para dezembro, creio eu, já estaremos iniciado o prewiew 2011, comentando regra por regra, regulamento, pilotos, equipes e assim por diante.
Esses testes não servem de amostragem para as equipes, em relação a desempenho, mas servem para eles já se familiarizar com a estrutura dos pneus Pirelli, que não devem mudar até o início do campeonato de 2011. Para não gerar dados diferentes para as equipes.
Mas a borracha deve sofrer grandes modificações de acordo com os dados recolhidos pela empresa nesses dois dias de treino, como já disse o engº chefe dos italianos, o difícil não é fazer pneus resistentes que durem 40 voltas e sim pneus rápidos que durem poucas voltas e que não causem doformidade de desempenho.
Então é esses dados que eles estão colhendo agora, se os pneus são duros demais, ou se desgastam rápido, isso é o de menos, o que importa é saber como podem trabalhar de agora em diante, até a chegada dos treinos de inverno, onde já devem ter os pneus prontos para a sequencia da temporada.
“Então é esses dados que eles estão colhendo agora, se os pneus são duros demais, ou se desgastam rápido, isso é o de menos, o que importa é saber como podem trabalhar de agora em diante, até a chegada dos treinos de inverno, onde já devem ter os pneus prontos para a sequencia da temporada.”
Exatamente Claudemir, esse é o caminho.
Gente, o que é esse Paul di Resta colocando Sutil no bolso?
O que estão esperando para mandar Luzzi de volta as aulas de dança e contratar o diResta?
Bem, o Sutil treinou pela manhã, e Di Resta de tarde, onde a pista estava notavelmente mais rápida. Além disso, está no twitter da Force India:
“Paul did 21 laps, Adrian 20. Times not so crucial today.”
“Tempos não são tão cruciais hoje”…
Ou seja, provavelmente o Sutil testou alguma outra configuração. E aliás é anormal esta diferença em condições iguais 😉
Benetton de Berger com pneus Pirelli em Jacarepaguá 86, curioso as cores dos pneus, verde atrás e azul na frente!
Nem creio que seja curioso, pois a Benetton (principalmente depois da compra da Toleman), era um arco-íris, pintava cada pneu de uma cor, o carro, capacete, a entrada dos boxes, etc. E isso chamou bastante a atenção dos patrocinadores na época.
Feia pra pha essa pintura…..
kkkkkkkkkkkk ” pois a Benetton (principalmente depois da compra da Toleman), era um arco-íris”
Hoje foi a melhor amostra de que Massa estava falando a verdade sobre o aquecimento dos Bridgestone. No primeiro treino com os Pirelli já foi o melhor. Forza Felipe.
É um bom sinal, mas ainda é o início do trabalho, existem muitas coisas a fazer e estudar para o carro de 2011.
Pelo menos de primeira vista foi um bom resultado.
Sim, os pneus vão mudar, o carro vai mudar. Mas de inicio, com o mesmo carro no qual ele sofreu o ano todo, foi muito bom.
Amanhã, pra mim, os tempos devem chegar a 1.39.baixo, talvez 1.38.alto.
Provavelmente. Ou até mais abaixo ainda, dependendo da pista e piloto/equipe.
Sim.
2011 ano Ferrari. Não tenham duvidas sobre isso.
Verdade. O ano do fiasco.
Bem, temos aí acima uma exemplo claro de contraponto.
É muito arriscado afirmar que 2011 será o ano da Ferrari, ou se será o fiasco do ano. O carro nem sequer foi à pista ainda (mas isso é normal nestas épocas…)