Massa lidera 1º dia dos testes Pirelli em Yas Marina

Digamos que Massa foi a boa surpresa dos testes de hoje, e não por ter marcado o melhor tempo, senão por ter baixado a sua própria marca do Q3 sábado- algo realmente surpreendente-, pois Vettel, 2º, esteve a mais de 1 segundo da sua melhor volta no fim de semana. Claro que isto é irrelevante, é apenas o começo do trabalho da Pirelli na Fórmula 1 e os carros são “antigos”- em suma, não são os de 2011.

Opinião de Massa e Vettel à respeito dos Pirelli:
Foi um começo positivo para tentar entender o comportamento dos pneus Pirelli. Eu me senti à vontade desde o começo e não houve surpresas desagradáveis. Testamos dois tipos de pneus e adquirimos muitos dados, que serão úteis para a empresa italiana desenvolvê-los ainda mais para o começo de 2011. Com os mais duros, houve uma certa dificuldade com os trechos de muitas voltas, enquanto os macios funcionaram bem desde a primeira volta e foram bons com um bom número de voltas.- Felipe Massa, 1º.

Hoje foram só os pneus, já que era a primeira chance que tínhamos de testá-los para trabalhar no desenvolvimento do acerto do carro do ano que vem. Acho que os pneus se comportaram bem, melhor do que esperávamos, dado o curto tempo que a Pirelli teve, e eles fizeram um bom trabalho. É claro que a Pirelli está no meio de seu desenvolvimento, e o que usamos hoje não é com o que vamos correr, mas é um bom começo.

É bom para mim e para a equipe aproveitarmos esse sucesso, mas 2011 começou hoje e eu estava focado nos pneus e em conhecê-los. Acho que aprendemos muito.- Sebastian Vettel, 2º.

Tempos:
  1. Felipe Massa (Ferrari) 1:40.170 (94 voltas)
  2. Sebastian Vettel (Red Bull) 1:40.500 (77)
  3. Gary Paffett (McLaren) 1:40.874 (94)
  4. Kamui Kobayashi (Sauber) 1:40.950 (83)
  5. Robert Kubica (Renault) 1:41.032 (39)
  6. Rubens Barrichello (Williams) 1:41.425 (91)
  7. Paul di Resta (Force India) 1:41.615 (20)
  8. Nico Rosberg (Mercedes) 1:41.778 (81)
  9. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1:42.019 (71)
  10. Adrian Sutil (Force India) 1:42.859 (20)
  11. Timo Glock  (Virgin) 1:44.124 (78)
  12. Heikki Kovalainen (Lotus) 1:44.686 (88)
  13. Pastor Maldonado (Hispania) 1:45.728  (83)
Programação dos testes:

Red Bull:

  • Sexta: Sebastian Vettel
  • Sábado: Sebastian Vettel

McLaren:

  • Sexta: Oliver Turvey
  • Sábado: Gary Paffett

Ferrari:

  • Sexta: Felipe Massa
  • Sábado: Fernando Alonso

Mercedes:

  • Sexta: Nico Rosberg
  • Sábado: Michael Schumacher

Renault:

  • Sexta: Robert Kubica
  • Sábado: Robert Kubica

Williams:

  • Sexta: Rubens Barrichello
  • Sábado: Rubens Barrichello

Force India:

  • Sexta: Adrian Sutil e Paul di Resta
  • Sábado: Vitantonio Liuzzi

Sauber:

  • Sexta: Kamui Kobayashi
  • Sábado: Kamui Kobayashi (manhã), Sergio Pérez (tarde)

Toro Rosso:

  • Sexta: Jaime Alguersuari
  • Sábado: Sebastien Buemi

Lotus:

  • Sexta: Heikki Kovalainen
  • Sábado: ? (Provavelmente Jarno Trulli)

Hispania:

  • Sexta: Pastor Maldonado
  • Sábado: Pastor Maldonado

Virgin:

  • Sexta: Timo Glock
  • Sábado: ? (Provavelmente Lucas di Grassi)

54 respostas para “Massa lidera 1º dia dos testes Pirelli em Yas Marina”

  1. As mudanças tão esperadas serão a partir do lançamento dos novos carros. Certamente uns se adaptarão melhor aos novos pneus, enquanto outros terão mais dificuldades em encontrar o acerto ideal. Esses testes de final de ano serão para as escuderias começarem a conhecer os pneus da próxima temporada e analisar quais ajustes precisam ser feitos para os novos modelos.

    1. “As mudanças tão esperadas serão a partir do lançamento dos novos carros. Certamente uns se adaptarão melhor aos novos pneus, enquanto outros terão mais dificuldades em encontrar o acerto ideal.”

      Não creio nisso pois os projetos deverão ser baseados nos dados coletados dos Pirelli- ou seja, quem não se adaptar, terá uma dura temporada pela frente (vide Massa 2010).

  2. Tomás toma cuidado com os “à” “a” e “há”, em português não existe “a” isolado com acento agudo…como ainda é novo está a tempo de corrigir…

  3. Tempos com Pirreli
    p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }
    1.Masa de FelipeFerrariF10 1:40.534 34
    2.Sebastian Vettel BullRB6 1:40.861 + 0.327 34
    3.Roberto KubicaRenaultR30 1:41.032 + 0.498 25
    4.Rubens BarrichelloWilliamsFW32 1:41.465 + 0.931 48
    5.Kamui KobayashiSauberC29 1:41.466 + 0.932 33
    6.Gary PaffettMcLarenMP4-25 1:41.588 + 1.054 49
    7.Nico RosbergGP de MercedesW01 1:41.978 + 1.444 40
    8.Jaime AlguersuariToro RossoSTR5 1:42.642 + 2.108 33
    9.Adrian SutilFuerza la IndiaVJM-03 1:42.859 + 2.325 20
    10.Timo Glock VirgenVR-01 1:45.057 + 4.523 41
    11.Heikki KovalainenLoto F1T127 1:46.201 + 5.667 42
    12.Pastor MaldonadoEquipo de HRT F1F110 1:46.534 + 6.000 46

    Massa arrebentando..

  4. Fiquei muito feliz com esse tempo de Massa. Os brasileiros devem acreditar que ele pode ser campeão, e já em 2011. Forza Felipe!

  5. Além do tempo, chama atenção o capacete dele, lembrando muito o do Schumacher. Na minha opinião, ficou bonito. VAmos ver amanhã, com outros pilotos na pista, talvez quem entrar amanhã se de melhor por causa da coleta de dados de hoje e do acerto ideal.

  6. Os treinos seram bons, para um conhecimento dos pneus mesmo, ainda desconfio e muito que o Massa se acostumou com esses pneus.
    To curioso para ver as mudanças de chassis, das equipes, acredito eu que deve ser grande por parte da Mercedes, e Mclaren, as outras iram aperfeiçoar o que já tem.

    Abraços

  7. Vamos ver como ficam as coisas nos testes oficiais pré-temporada, muita coisa pode melhorar para os fãns , pelo menos é o que se espera de Renault e Mercedes. Na Ferrari Massa deve ter um bom ano com os novos pneus, mas vai ser complicado bater o espanhol. Pelo menos na internet a gente tem informações, antigamente era uma tortura, só dependendo da Globo para saber algo sobre F1, revista só mensal, e quando tinha dinheiro para comprar…rs

  8. A Pirelli ainda não sabe como fará a distinção visual dos compostos. Listra verde ou o nome “Pirelli” pintado de cores diferentes são as duas possibilidades. Qual vocês preferem?

      1. A foto de baixo deve ser do carro da mercedes pois a borda da roda é verde e não o pneu.

  9. Se o nome Pirelli é pintado de outra cor não vai ser possível distinguir, por causa da velocidade do carro.
    É como a bolinha verde que a BS tinha colocado no início da regra dos macios e duros. Depois eles perceberam que só dá pra vizualizar se é algo que fica continuo independente da velocidade: uma listra na banda de rodagem ou na lateral do Pneu…

  10. Não sou muito fã da Pirelli não. Mas fazer o quê? A Bridgestone tinha até um modelo de pneu, Potenza, até uma setinha para indicar o lado certo. rs
    Espramos que se acente bem na F1.

    1. “A Bridgestone tinha até um modelo de pneu, Potenza, até uma setinha para indicar o lado certo.”

      A Pirelli também possui a setinha, basta ver na segunda foto logo acima.

  11. A RBR teve o Melhor carro dos 2 ultimos campeonatos, perdeu 1 pq não tinha o difusor, e outro levou, porem esse campeonato pode reservar surpresa, ou seja alguem que ninguem espera estar muito bem, pois o negocio é alem de ter um bom carro, já que não teremos difusor, o carro com melhor aerodinamica sem apendices levara a melhor e ainda terá que se adaptar aos pneus, ou seja o favoritismo esta com as grandes por que eles geralmente sabem o que faz, e fazem bem feito, mas podemos ter o pulo do gato, mas vejo muita gente já está atrasada, vejo a Ferrari assim, lutou muito para desenvolver seu carro, enquanto a RBR já tinha na mão o melhor carro, e o que será da Maclaren que tinha o carro construido e competitivo em cima do duto, não terá duto ano que vem, enfim tudo muito aberto para o ano que entra, o que pode indicar outra bela temporada igual a deste ano……

  12. Tomas faz umas pesquisas e traz uns posts pra gente fando sobre o novo regulamento, coisas como a volta do Kers, se será algo pradão ou desenvolvido em série ou cada um poderá desenvolver o seu, coisas assim tipo o que tem o que não terá, o que de novo será introduzido.

    1. Sem dúvida Claudio, mas esse é material para depois das retrospectivas e análises do ano- que prometem ser muito interessantes.

      Para dezembro, creio eu, já estaremos iniciado o prewiew 2011, comentando regra por regra, regulamento, pilotos, equipes e assim por diante.

  13. Esses testes não servem de amostragem para as equipes, em relação a desempenho, mas servem para eles já se familiarizar com a estrutura dos pneus Pirelli, que não devem mudar até o início do campeonato de 2011. Para não gerar dados diferentes para as equipes.

    Mas a borracha deve sofrer grandes modificações de acordo com os dados recolhidos pela empresa nesses dois dias de treino, como já disse o engº chefe dos italianos, o difícil não é fazer pneus resistentes que durem 40 voltas e sim pneus rápidos que durem poucas voltas e que não causem doformidade de desempenho.

    Então é esses dados que eles estão colhendo agora, se os pneus são duros demais, ou se desgastam rápido, isso é o de menos, o que importa é saber como podem trabalhar de agora em diante, até a chegada dos treinos de inverno, onde já devem ter os pneus prontos para a sequencia da temporada.

    1. “Então é esses dados que eles estão colhendo agora, se os pneus são duros demais, ou se desgastam rápido, isso é o de menos, o que importa é saber como podem trabalhar de agora em diante, até a chegada dos treinos de inverno, onde já devem ter os pneus prontos para a sequencia da temporada.”

      Exatamente Claudemir, esse é o caminho.

  14. Gente, o que é esse Paul di Resta colocando Sutil no bolso?
    O que estão esperando para mandar Luzzi de volta as aulas de dança e contratar o diResta?

    1. Bem, o Sutil treinou pela manhã, e Di Resta de tarde, onde a pista estava notavelmente mais rápida. Além disso, está no twitter da Force India:

      “Paul did 21 laps, Adrian 20. Times not so crucial today.”
      “Tempos não são tão cruciais hoje”…

      Ou seja, provavelmente o Sutil testou alguma outra configuração. E aliás é anormal esta diferença em condições iguais 😉

  15. Benetton de Berger com pneus Pirelli em Jacarepaguá 86, curioso as cores dos pneus, verde atrás e azul na frente!

    1. Nem creio que seja curioso, pois a Benetton (principalmente depois da compra da Toleman), era um arco-íris, pintava cada pneu de uma cor, o carro, capacete, a entrada dos boxes, etc. E isso chamou bastante a atenção dos patrocinadores na época.

    1. É um bom sinal, mas ainda é o início do trabalho, existem muitas coisas a fazer e estudar para o carro de 2011.

      Pelo menos de primeira vista foi um bom resultado.

      1. Sim, os pneus vão mudar, o carro vai mudar. Mas de inicio, com o mesmo carro no qual ele sofreu o ano todo, foi muito bom.
        Amanhã, pra mim, os tempos devem chegar a 1.39.baixo, talvez 1.38.alto.

  16. Bem, temos aí acima uma exemplo claro de contraponto.

    É muito arriscado afirmar que 2011 será o ano da Ferrari, ou se será o fiasco do ano. O carro nem sequer foi à pista ainda (mas isso é normal nestas épocas…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s