Não é de hoje que nós sabemos o quanto a Fórmula 1 anda adicionando novos circuitos (a sua maioria do meio-oriente e Ásia) ao seu calendário. Bahrein, China, Cingapura, Coréia do Sul, Emirados Árabes são os últimos desta nova geração- e, ainda, teremos Índia em 2011.
Só que, em meio a toda esta inovação de novos traçados projetados pelo cuidadoso Hermann Tilke (criador de “obras primas” como Sakhir e Yas Marina), e como o calendário não passou da s19 etapas até o momento, alguns GPs são cortados. Já perdemos, nos últimos anos, San Marino, Estados Unidos e França, e recebemos em troca estes medíocres traçados como o da 1ª e última etapa (justamente!) do mundial que passou.
Assim, já são poucos os circuitos de tradição e velozes que permanecem: Monza, Silverstone, Spa, Interlagos, Albert Park,- todos eles já tiveram seus nomes em xeque para o futuro. E Monza, talvez o melhor circuito que temos hoje, está na corda bamba.
O mais curioso desta história é que pode perder o lugar para a Itália também, só que neste caso teríamos o Grande Prêmio em Roma. Obviamente a preocupação toma conta de Enrico Ferrari, chefe do autódromo, pois dificilmente a Itália terá dois GPs na mesma temporada (Só para frisar, a Espanha já possui essa façanha) e, potencialmente, Roma é mais forte que Monza.
Essa força, claro, é econômica, pois duvido que um circuito de rua na belíssima, confesso, capital italiana iria superar a lendária e histórica Monza. Eu acho absurdo que se ponha em xeque a preciosíssima Monza, mas como nos últimos anos para Bernie conta mais o dinheiro (como se não tivesse) do que a tradição ou uma boa corrida, não importa se é necessário tirar Monza- se tiver que sair, sairá, sem delongas.
Com a globalização dos Grandes Prêmios, inevitavelmente cada país terá apenas uma etapa, e como Roma é a capital, temo que nós percamos o GP para sempre. Politicamente, Roma é muito mais forte que nós.- Marco Mariani, prefeito de Monza.
E sem contar, claro, a pressão da capital italiana para sediar um GP de Fórmula 1- parece que a moda chegou de vez. Os interesses financeiros são enormes, e, aliás, é inevitável dizer que seria “cool” estar em Roma e ver nas ruas um Fórmula 1. Como em Mônaco.
Roma é conhecida no mundo todo pela história e pelos marcos, mas nós precisamos de um evento que projete a imagem de que Roma não é somente museus. Nós queremos passar uma imagem moderna e a F1 iria nos ajudar. Gianni Alemanno, prefeito de Roma.
No mais, eu não duvido nada que se Roma pisar mais forte, possamos perder Monza. É um pena, e das grandes, pois a cada dia a Fórmula 1 pede a tradição e ganha circuitos lentos e sem emoção alguma, os “Tilkódromos”. Pelo menos, espero que não seja esse o caso de Roma, se vier a se concretizar em um futuro próximo.
Benie já está ficando gagá. Monza é um dos melhores circuito da F1, e tira-lo seria perder tradição, belas corridas e fãs, em troca dinheiro, que como você disse não lhe falta.
San Marino saiu, mas tem um S no começo que muita dificil e desafiador. Indianapolis saiu, mas tem uma reta muito longa que permite ultrapassagens no fim. Magny-Cours saiu, mas tem uma grande curva a direita quase impossivel de se fazer, e logo depois se tem uma reta, que tambem dá direito a ultrapassagem. Em troca ganhamos Barein, que dá sono em qualquer um, até nos pilotos. Abu Dhabi, que nem precisa falar nada. Cingapura, que também não dá emoção nenhuma.
Infelizmente a F1 é cada vez mais movida pelo dinheiro, e não pelo seu propósito inicial, o esporte.
Lamentável mesmo. Não sei como será quando Bernie falecer, o que não deve faltar tanto tempo (será que chega aos 100?), pois parece que não há um plano B. Ele leva tudo nas costas hoje em dia e isso é louvável, apesar de que muitas decisões seja erradas.
kkkkkk, também acho que não falta muito tempo. Mas tem alguem que é muito ligada a ele, que quando ele bater as botas, entra em seu lugar.
Pingback: Tweets that mention A Fórmula 1 pode perder Monza « Blog Fórmula 1 -- Topsy.com
Cara, se isso acontecer, mando colocarem uma bomba na casa do Bernie. O cara que fez a Fórmula 1 crescer, hoje quer ferrar com ela? Incrivel, mas espero que não aconteça dele tirar Monza do calendário.