A Fórmula 1 pode perder Monza

 

Não é de hoje que nós sabemos o quanto a Fórmula 1 anda adicionando novos circuitos (a sua maioria do meio-oriente e Ásia) ao seu calendário. Bahrein, China, Cingapura, Coréia do Sul, Emirados Árabes são os últimos desta nova geração- e, ainda, teremos Índia em 2011.

Só que, em meio a toda esta inovação de novos traçados projetados pelo cuidadoso Hermann Tilke (criador de “obras primas” como Sakhir e Yas Marina), e como o calendário não passou da s19 etapas até o momento, alguns GPs são cortados. Já perdemos, nos últimos anos, San Marino, Estados Unidos e França, e recebemos em troca estes medíocres traçados como o da 1ª e última etapa (justamente!) do mundial que passou.

Assim, já são poucos os circuitos de tradição e velozes que permanecem: Monza, Silverstone, Spa, Interlagos, Albert Park,- todos eles já tiveram seus nomes em xeque para o futuro. E Monza, talvez o melhor circuito que temos hoje, está na corda bamba.

O mais curioso desta história é que pode perder o lugar para a Itália também, só que neste caso teríamos o Grande Prêmio em Roma. Obviamente a preocupação toma conta de Enrico Ferrari, chefe do autódromo, pois dificilmente a Itália terá dois GPs na mesma temporada (Só para frisar, a Espanha já possui essa façanha) e, potencialmente, Roma é mais forte que Monza.

Essa força, claro, é econômica, pois duvido que um circuito de rua na belíssima, confesso, capital italiana iria superar a lendária e histórica Monza. Eu acho absurdo que se ponha em xeque a preciosíssima Monza, mas como nos últimos anos para Bernie conta mais o dinheiro (como se não tivesse) do que a tradição ou uma boa corrida, não importa se é necessário tirar Monza- se tiver que sair, sairá, sem delongas.

Com a globalização dos Grandes Prêmios, inevitavelmente cada país terá apenas uma etapa, e como Roma é a capital, temo que nós percamos o GP para sempre. Politicamente, Roma é muito mais forte que nós.- Marco Mariani, prefeito de Monza.

E sem contar, claro, a pressão da capital italiana para sediar um GP de Fórmula 1- parece que a moda chegou de vez. Os interesses financeiros são enormes, e, aliás, é inevitável dizer que seria “cool” estar em Roma e ver nas ruas um Fórmula 1. Como em Mônaco.

Roma é conhecida no mundo todo pela história e pelos marcos, mas nós precisamos de um evento que projete a imagem de que Roma não é somente museus. Nós queremos passar uma imagem moderna e a F1 iria nos ajudar. Gianni Alemanno, prefeito de Roma.

No mais, eu não duvido nada que se Roma pisar mais forte, possamos perder Monza. É um pena, e das grandes, pois a cada dia a Fórmula 1 pede a tradição e ganha circuitos lentos e sem emoção alguma, os “Tilkódromos”. Pelo menos, espero que não seja esse o caso de Roma, se vier a se concretizar em um futuro próximo.

5 comentários em “A Fórmula 1 pode perder Monza

  1. Benie já está ficando gagá. Monza é um dos melhores circuito da F1, e tira-lo seria perder tradição, belas corridas e fãs, em troca dinheiro, que como você disse não lhe falta.
    San Marino saiu, mas tem um S no começo que muita dificil e desafiador. Indianapolis saiu, mas tem uma reta muito longa que permite ultrapassagens no fim. Magny-Cours saiu, mas tem uma grande curva a direita quase impossivel de se fazer, e logo depois se tem uma reta, que tambem dá direito a ultrapassagem. Em troca ganhamos Barein, que dá sono em qualquer um, até nos pilotos. Abu Dhabi, que nem precisa falar nada. Cingapura, que também não dá emoção nenhuma.
    Infelizmente a F1 é cada vez mais movida pelo dinheiro, e não pelo seu propósito inicial, o esporte.

    • Lamentável mesmo. Não sei como será quando Bernie falecer, o que não deve faltar tanto tempo (será que chega aos 100?), pois parece que não há um plano B. Ele leva tudo nas costas hoje em dia e isso é louvável, apesar de que muitas decisões seja erradas.

      • kkkkkk, também acho que não falta muito tempo. Mas tem alguem que é muito ligada a ele, que quando ele bater as botas, entra em seu lugar.

  2. Pingback: Tweets that mention A Fórmula 1 pode perder Monza « Blog Fórmula 1 -- Topsy.com

  3. Cara, se isso acontecer, mando colocarem uma bomba na casa do Bernie. O cara que fez a Fórmula 1 crescer, hoje quer ferrar com ela? Incrivel, mas espero que não aconteça dele tirar Monza do calendário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: