O ultimato da Ferrari a Massa

O clima na Ferrari está longe de ser o idela para se encarar o mundial de 2011. Depois de sentir a derrota do campeonato em Abu Dhabi, por uma estratégia falha, Domenicali não sabe muito bem o que fazer. Os planos ainda não são claros, se fala em reestruturação, mas no fundo não se sabe quais serão as cabeças que irão rolar.

Massa não fez uma boa temporada, e isso já é mais do que sabido. A explicação técnica para o mau desempenho de Felipe foi a dificuldade de aquecer os pneus nas suas voltas rápidas. Acabou sendo massacrado por Alonso, foi “apunhalado pelas costas” em Hockenheim e terminou o ano em sexto.

Stefano Domenicali deu um ultimato a Massa:

Se um piloto não traz resultados é inevitável que pague com as consequências, por isso o próximo ano é fundamental para Massa, como piloto e como homem da Ferrari.

E Massa “respondeu” ao chefe:

Muitos pensavam que duraria um ano quando eu cheguei em 2006. Em 2008 estive perto de ganhar o Mundial. Em 2009 eu tive o acidente e em 2010 li na imprensa que havia acabado para mim minha estadia na Ferrari. Todos os anos são difíceis e para mim não muda nada.

Resumo: É óbvio que Massa não está a vontade em Maranello, como, por exemplo, em 2008. E a Ferrari sabe que se quiser ser campeã de construtores, que é o sonho de todo italiano ferrarista, precisa de dois pilotos no mesmo nível, como vimos na Red Bull e McLaren em 2010. Não que Massa seja tão inferior a Fernando, mas a verdade é que a Ferrari deu carros iguais aos pilotos e Felipe não respondeu à altura do espanhol.

Apesar da Scuderia ter caçado a vitória de Felipe na Alemanha, isto não mudaria muita coisa. Claro que a auto-estima e força mental seriam maiores, mas se os problemas com os pneus realmente existiram, a situação não iria melhorar da noite para o dia. E a Ferrari, sabendo disto, fez o que fez.

Mas existe o contraponto: Fernando Alonso. Fernando não deve querer ter um companheiro mais forte dentro da equipe, assim como Kubica por exemplo. É necessário saber o que acontece lá dentro, como Massa está posicionado e as suas preferências.

Uma coisa parece certa: Se não mostrar resultados no próximo ano, Massa não terá mais chance na Ferrari. E agora não são simples boatos, mas sim as palavras de Stefano Domenicali.

47 respostas para “O ultimato da Ferrari a Massa”

  1. Não tenho muito a acrescentar ao post.
    Vim so dizer que achei nota 10 o novo “banner” do site (sei la o nome disso)… ficou meio RedBull em HQ! Muito joia!

    1. Opa, obrigado Vito!
      O nome correto seria Cabeçalho, mas banner também vale. Quis dar esse efeito realmente, bom saber que teve aprovação do público. Abraço!

  2. Primeira vez que comento, mas eu discordo que o Felipe Massa seja inferior ao Fernando Alonso. É tudo questão de adaptabilidade ao carro e seus modos de guiar: o carro desse ano encaixa muito mais no estilo do Alonso. Outro exemplo? Mercedez de Schumacher e Rosberg. Pra mim ficou claro que o estilo de pilotagem de um o beneficiou com desempenho melhor… aí vários dirão: mas o Shcumy tava aposentado!

    Bom… Massa também estava “aposentado”, de uma coisa pior: um acidente com lesão cerebral.

    Esse será o ano da verdade pro Felipe, ele participou do desenvolvimento do carro de 2011 e os pneus estão mudando. Ele é nossa única esperança de trazer pra cá um título de F1.

    1. “Eu discordo que o Felipe Massa seja inferior ao Fernando Alonso. É tudo questão de adaptabilidade ao carro e seus modos de guiar”

      Bem, Gabriel, acredito que isto até seja obviedade. A maioria dos pilotos tem estilos particulares de guiar, e quando os contrastes são altos, e o carro é o mesmo, um tende a se sobresair muito mais que o outro. Por isso, também, ficou a surpresa da igualdade de Webber e Vettel, com o RB6, e Hamilton e Button, com o MP4-25.

      A questão mais importante aqui, creio eu, é a força de adaptação do piloto às mudanças de regulamento, carro, etc. Não é a toa que Alonso é tido como o piloto mais completo o grid por uma grande maioria de “insiders”. Sua capacidade de se adaptar é muito alta.

      Já Massa, apesar de ser um piloto muito rápido e com uma forma bastante “suja” de dirigir, atacando as zebras, não possui aquela sensibilidade com os problemas inesperados, e isso já foi provado em 2010 com o aquecimento dos pneus.

    2. Acorda colega, qum disse que Felipe Massa não é inferior ao Alonso?

      Primeiro é preciso analisar antes de comentar…

      Primeiro ano do Alonso na Ferrari e quase foi campeão, e o Massa quantos anos ele está na Ferrari? Então não é uma questão de adaptabilidade. Pr favor alguem que toma cento e tal pontos de diferença em relação ao companheiro não é inferior? Ohhhhhhhh meu Deus, tudo menos isto.
      Esta historia de que o GP da Alemanha enfraqueceu o Massa é pura mentira, a questão de que o Massa não se adaptou aos pneus e teve problema de aquecimentos com pneus é inveção. Resumindo Massa é muitissimo inferior ao Alonso, sem comparação. Aliás o que os setes pontos têm haver com a grande diferença que o Alonso deu no Massa?

    3. Fernando Alonso:
      “É a minha maior diferença que eu já tive para um companheiro de equipe e isso me deixou feliz. Meu nível de pilotagem está muito melhor e espero poder manter isso no próximo ano.”

      “Nos primeiros dias depois dessa derrota eu não pude deixar de sempre pensa no meu erro na corrida. De qualquer forma, o balanço de meu primeiro ano como piloto da equipe Ferrari é imbatível, e foi fantástico.”

      “Em 2009 estive no pódio apenas uma vez e a Ferrari não tinha um carro muito competitivo. Comecei 2010 muito fortes, eu venci cinco GPs e somei muitos pontos. Tudo foi melhor do que esperava dessa ótima família que é a equipe Ferrari. Foi um ano maravilhoso para mim.”

  3. O Massa acabou na Ferrari no dia em que concordou em ceder a posição à Fernando “Shaved Legs” Alonso.

    Porém, grande Tómas, tenho de discordar de uma frase do post: “Apesar da Scuderia ter caçado a vitória de Felipe na Alemanha, isto não mudaria muita coisa.”

    Ao contrário do que está dito acima, a vitória da Alemanha mudaria quase todo o final de temporada de Felipe, e, talvez, teria ajudado muito mais a escuderia a ganhar, senão o título de construtores, pelo menos o vice-campeonato.

    Aquele fatídico dia era cheio de significados para Massa, uma ano de sua quase morte vestindo vermelho. Era o dia de sua ressureição como piloto de ponta e a Ferrari transformou no dia de seu enterro.

    1. “tenho de discordar de uma frase do post: “Apesar da Scuderia ter caçado a vitória de Felipe na Alemanha, isto não mudaria muita coisa.”

      Sim, é verdade. Mas eu não consigo entender o seguinte: Massa sofreu com o aquecimento de pneus. Essa foi a explicação dada pelo próprio Felipe para o seu mau rendimento. Ou seja: Quer dizer que se vencesse em Hockenheim (onde realmente Alonso era mais rápido) os problemas com os compostos desapareceriam?

      Resposta: Não creio.

      Agora, na questão da auto-estima e força mental, é inegável que ceder a vitória para Alonso o enfraqueceu.

  4. Eu só estou esperando o campeonato começar em 2011 prá afirmar se Massa vai ou não, brigar pelo título. Caso tenha um bom carro e se adapte aos novos pneus, resta saber se a Ferrari vai dar apoio ao brasileiro ou continua babando ovos para o Espanhol.

    1. “Caso tenha um bom carro e se adapte aos novos pneus, resta saber se a Ferrari vai dar apoio ao brasileiro ou continua babando ovos para o Espanhol.”

      Pela como a Ferrari é, mesmo que Massa comece bem, os olhos estarão virados para Alonso, e 2010 serve como ponto de referência. Felipe sabe que tem que virar o jogo na pista, pois na equipe Alonso está com uma moral nas nuvens.

  5. Massa não pode ser comparado a Alonso, Hamilton, Button, Vettel.

    Quem quiser compará-lo a Webber, Barrichello, Irvine…sem problemas – foram ótimos vice-campeões.

    Se a Ferrari quiser uma boa aposta para um futuro campeão: Kubica!

    1. Button é um piloto pra lá de comum… andou atrás do Barrichelo quase todas as temporadas na BAR/Honda e ainda com o melhor carro disparado quase fez o favor de perder o título pela Brawn.

  6. Bons Dias Meus F1 Freaks Like Me

    Isso de querer transformar o episódio da Alemanha em toda a “Alma Mater” da fraquissima temporada do Felipe..parece tirado do “A Psicologia das Multidões” do Gustave Le Bon…então o cumprir um ano do nefasto acidente é a “pérola” para puxar ao sentimento…Cassius Clay a Política é o seu “Terroir” não a F1..
    Ainda vai ter que explicar publicamente essa fixação com as legs do NadaSei..

    P.S.
    Cuidado com os “a” “à” Tomás esse acento está a mais no título..e pelo texto espalha mais uns..

    CCR esse “…ceder posição à…” também não vai lá

    Abraço

      1. Isto é fácil de resolver: quando julgar que cabe a crase, separe o “à” em “a a” para determinar se está ou não correto o seu julgamento – no caso do título em questão, “o últimato da Ferrari a a Massa” seria claramente incorreto, o domínio da língua portuguesa que você tem é suficiente para que você perceba que o segundo “a” está sobrando, não cabendo, portanto, a crase.

    1. E também não se incomode muito com essas coisas, estamos aqui para discutir F1, e alguns erros de português não irão fazer muita diferença.

  7. Parece mesmo ser o ultimato da Ferrari para Massa. Aliás, seja quem for, os piltos da Ferrari sofrerão sempre essa grande pressão (apesar de eu achar que Alonso, devido à sua qualidade como piloto) nunca sofrerá pressão, ele é muito bom! Mas sinto que na Ferrari as coisas são diferentes, vejam por exemplo que Button não fez um campeonato muito bom, errou em várias qualificações e não está sofrendo nenhuma pressão.

    1. “vejam por exemplo que Button não fez um campeonato muito bom, errou em várias qualificações e não está sofrendo nenhuma pressão.”

      Isso também se deve porque esteve na maior parte do ano no TOP 5, venceu corridas e se mostrou batalhador até onde pôde.

      1. Sim, iria. Mas sinceramente Hockenheim foi uma das poucas corridas em que Massa andou a frente do espanhol. Se fosse um circuito mais apto para passar, Alonso iria vencer, pois era mais rápido.

        Independente disto, iria ser uma vitória com garra e merecida para Massa, pois segurou Alonso até este dizer que era ridículo e a Ferrari o mandar deixar passar. Só de lembrar já é lamentável…

      2. Massa só andou na frente do Alonso 3 vezes no ano: Malásia, China e Alemanha, em uma o motor do Alonso abriu o bico, e nas outras duas ele agiu feito o DicK Vigarista, um pouco chorão.
        E agora falando disso me dá um negócio por que agora pouco vi em DVD que tem várias reportagens do Massa e mostra o acidente dele, e as vitórias, é dificil ver aquilo e lembrar desse ano.

  8. É, a batata dele esta assando!

    Não precisava tomar esse ultimato agora se lá atras, no episodio dos boxes tivesse jogado o carro em cima do Alonso (chorão), o começo da covardia!

    1. Bem lembrado!!, foi lá que Massa mostrou que é segundo piloto mesmo!!…deveria sim, ter jogado o carro prá cima do espanho e se impor frente ao safado!

  9. O cara reclama, mas quando Felipe estava trazendo uma vitória, a tiraram, e foi no meio do ano. Esse Domenicalli é ridiculo mesmo, em 2008 quando erraram pra mais de metro não foram se desculpar com Massa, já esse ano ele pediu mil desculpas a Alonso, e assumiu o erro. Isso só mostra o quão ridiculo ele é.
    Massa tem é que fugir da Ferrari, mas é dificil ver ele fora da equipe, infelizemente.

    1. Domenicalli não chega a altura de outros que trouxeram campeonatos à Ferrari. Não esqueçam que a lambança feita pela equipe em 2008 limitou e muito a chance de Massa se tornar campeão. Em tempos de Schumacher e Brawn a Ferrari era excepcional em estratégia e paradas. Hoje cometem erros crassos que equipes de pequeno porte não cometem. Alonso não veio para ser um mero coadjuvante da equipe. Ele conta com o carismaobtido em dois aguerridos de campeonatos somado a um belo patrocinio, situação que faz Montezemolo morrer de amores pelo espanhol. Mas não se iludam sobre a vida mansa de Alonso, se ele não mostrar resultados para o proximo ano, sua batata também irá assar e o carisma vai por agua abaixo. À Ferrari pouco interessa quem esteja atrás do volante, mas sim ganhar.
      A vida de Massa nunca foi fácil na Ferrari e se ele sair desta “equipe” um dia (em breve espero) com certeza terá lugar em alguma outra equipe de ponta. Torço por Massa, não pela Ferrari!

      1. “Mas não se iludam sobre a vida mansa de Alonso, se ele não mostrar resultados para o proximo ano, sua batata também irá assar e o carisma vai por agua abaixo. À Ferrari pouco interessa quem esteja atrás do volante, mas sim ganhar.”

        Provavelmente, mas não creio. Alonso se aposenta na Ferrari.

      2. Tomas,
        Ele se aposenta se mostrar resultados, ou seja, o título do campeonato. Montezemolo o trouxe pensando nisso e a vida da Ferrari não tem sido facil.

    2. Vale lembrar que Domenicali é figura na Ferrari há 19 anos (desde os 26 anos de idade), e foi progredindo na questão de poder dentro de Maranello até tomar a pose em 2008. É um homem de respeito, mas que eu, particularmente, não vejo com força para levar uma equipe como a Ferrari nas costas.

      1. Eu também não o vejo muito preparado para o cargo em que está. Se não me engano naquela corrida de Fuji em 2007, que caiu um diluvio, ele mandou Kimi e Massa de pneus intermediarios, mas pelo lado de Massa não foi tão ruim, já que no fim da corrida ele proporcionou junto á Kubica o melhor duelo desse século até agora. Porem só mostra o quão sem noção nenhuma é ele, que ainda usa um óculos no minimo diferente.

      2. Tomas,

        existe um ditado no mundo corporativo que diz:
        Prata da casa nem sempre trás resultados.
        De nada adianta ter força, ter crescido na empresa Ferrari se sucumbe diante dos adversário por falta de visão estratégica. Não esqueçamos que além de um bom carro, bons pilotos também é preciso boas cabeças pensantes com um forte sentido pragmatico e assertivo para obter sucesos na F1. Tenho comigo que nessa última instância algo mudará em breve na Ferrari.

  10. E alguns ainda dizem que o Massa é um Prost da vida (ruim de chuva). Pode não ser um fenômeno como Hamilton e Vettel nesta condição , mas tb tá longe de ser fraco.

  11. Certamentem é o correto a se fazer. Porém, espero que o Massa não veja esse ultimato como “ajude melhor o Alonso”, pois com certeza é disso que se trata. Mas, se o Domenicalli pensar bem, ele também merece muito um ultimato da Ferrari, pois vai ser incompetente assim longe né.

    1. “Porém, espero que o Massa não veja esse ultimato como “ajude melhor o Alonso”.

      Ótimo ponto de vista Daniel. Sou um dos que creio nessa possibilidade, infelizmente.

  12. Não sei pq, mas acho que o Massa com novo companheiro sempre tem que “pegar no trango”.
    Em 2007 Raikkonen foi seu companheiro e venceu o mundial; no ínínio de 2008 muitos falavam de sua troca, acabou que ele foi campeão por 30 segundos, Hamilton levou.
    Creio que ano que vêm não será diferente, Massa pode sim fazer uma grande temporada em 2011.

    1. Claro que pode. Mas esse poder não é tão fácil de ser conquistado. E vejo que uma grande temporada não é algo satisfatório. Massa precisa ser campeão, e todos sabem disto.

  13. Eu acho que o ano de 2009 não conta tanto o mau desempenho de Massa porque não foi um ano ruim só para ele, foi um ano ruim para a Ferrari e para todo o mundo que pilotou aquele bendito carro do ano passado.
    Já sobre 2010, é difícil medir as consequencias no psicológico de Massa depois daquele acontecimento na Alemanha. Mas é fato que o desempenho dele começou a cair assustadoramente e o de Fernando aumentar. O problema de aquecimento de pneus é provável que tenha existido, já que Felipe fez bons tempos com os pneus da Pirelli.
    Mas a julgar pelo desempenho de Massa em um GP, como por exemplo, o do Brasil, que é uma das suas pistas favoritas, parece que depois daquele fatídico GP da Alemanha ele perdeu mesmo o ânimo e a coragem para lutar.
    E ele não é o primeiro nem o úlitmo piloto da F1 que isso acontece: para lembrar de eventos, basta lembrar de Jesson no segundo semestre de 2009 na Brawn e Kimi em 2008 e 2009 na Ferrari. Mas ano que vem é outro ano, e segundo o próprio Luca, “Massa começa do zero”. É o que todos nós esperamos. Assim sendo, não será a primeira vez que o brasileiro renasce das cinzas!
    Quanto a ter o mesmo equipamento que Fernando, foi anunciado no início da temporada que a Ferrari cedeu algumas adaptações do carro para o espanhol, como o volante, por exemplo. Lógico que isso não necessariamente se traduz em vantagem na pista, vide o caso de Michael na Mercedes, mas é um dado importante.
    Não cabe aqui discutir quem é melhor do que quem, ou comparar os dois pilotos. O fato é que Massa precisa recuperar sua credibilidade na Ferrari, “mostrar serviço” numa equipe que ainda o vê como muito carismático. Felipe pode ter passado por momentos ruins, mas, logicamente, não perdeu seu talento já demonstrado em outras ocasiões.
    Agora, resta saber qual é o ingrediente que está faltando!
    Abraço para todos!

  14. Desde 2008 ele é cotado para ser substituído na Ferrari. A imprensa alimenta comentários e rumores e nada muda. Felipe Massa não é um talento natural como seus contemporâneos Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Robert Kubica ou Sebastian Vettel, mas mostrou um bom trabalho.

    Com Kimi Raikkonen, até pelo fato do finlandês não ser uma pessoa para ambiente Ferrari, Massa conseguiu espaço, já que o nórdico sempre foi mais frio, reservado. Já Fernando Alonso, trouxe com ele o Banco Santander, além da malandragem e politicagem de buscar vantagens dentro do time.

    Também acho que se Felipe for mal ano que vem, o pessoal de Maranello dispense o piloto brasileiro, mas também acredito que ele consiga um lugar em outra escuderia.

  15. Massa terá que fazer um bom trabalho psicologico para vencer o parea de equipe. Alonso já começou a sobrepor seu impeto de ser o n.º 1 da Ferrari é o é, ao menos pelos resultados de 2010. De bobo ele não tem nada e com certeza não deve ter visto com bons olhos o bom desempenho de Massa com os novos pneus. Obviamente foi um primeiro teste e muita água irá rolar, mas é fato que ele vai fazer de tudo para buscar o primeiro posto da equipe. Torço por Massa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s