Lotus- A melhor das novatas

A Lotus conseguiu completar a missão que lhe era imposta desde o início do ano- ser a melhores das estreantes. Fez isso com até uma cômoda vantagem, tendo a melhor estrutura das novatas e na maioria das vezes marcando o melhor tempo dos piores no grid.

Porém os pontos não chegaram. Heikki chegou próximo ao Top 10 em Suzuka, mas nada além disso foi conquistado pelo time malaio de Tony Fernandes, que, no geral, fez uma boa temporada, conquistou o décimo lugar na tabela, o que já rende um prêmio monetário pelo feito.

Conseguiu evoluir de certa forma o carro, e isolar os problemas judiciais envolvendo o nome Lotus com calma, sem maiores intervenções no desenvolvimento em pista. Trouxe o histórico nome de volta à categoria, e, apesar de ter um ano difícil (mas que se encaixou na realidade das novas equipes) se estabelece com consistência para começar 2011 um passo à frente, e brigar pela primeira vez pela zona de pontuação.

O carro:


O carro projetado pelo ex-Force India Mike Gascoyne foi tido como um dos mais belos da temporada, mas a fronteira das novatas não conseguiu ser quebrada, tendo como limite na maioria das vezes o 19º lugar nas classificações.

O T127, que lembrava por certa parte o Toyota 2009 em uma época, se mostrou, dentro de tudo, confiável. Completou a corrida no Bahrein com certa tranquilidade, missão que Virgin e Hispania não puderam realizar, e, fora acidentes como os de Mônaco e Valência, equilibrou com tranquilidade as posições nas provas.

É um carro que tem tudo para evoluir em uma boa linha de planejamento técnico, ainda mais com a associação de Renault e Red Bull, no fornecimento de motores e gestão do câmbio.

Estatísticas:

  • Pontos: 0
  • Vitórias: 0
  • Pole Positions: 0
  • Pódios: 0
  • Posição no campeonato: 10º
  • Voltas mais rápidas: 0
  • Voltas na liderança: 0
  • Melhor posição de largada: 13º, Kovalainen (Bélgica)
  • Melhor posição de chegada: 12º, Kovalainen (Japão)

Trulli vs. Kovalainen:

O experiente italiano foi o ponto de base para o fundamento do carro em si, mas os resultados não foram tão expressivos quanto se esperavam de Jarno, apesar de ter superado Heikki na disputa de grid por 11 a 8.

E a Lotus surpreendeu alguns com a renovação de Trulli para 2011, que, apesar dos rumores de Bruno Senna em seu lugar, já vinha se encaminhando.

Enquanto isso, temos Kovalainen, também confirmado para a próxima temporada. Heikki que acabou saindo da McLaren depois de ser ofuscado por duas temporadas por Hamilton e entrou na recém-criada Lotus 2010 para remodelar sua carreira. No quesito pontos e pódios o aproveitamento é nulo, mas sem dúvida Kova sabe do poder que a equipe malaia tem para um futuro próximo e quer continuar o trabalho por um bom tempo.

Para Tony Fernandes anotar, é bom lembrar que Kovalainen registrou os melhores resultados da Lotus na temporada, largando em 13º em Spa e completando em 12º em Suzuka.

Estatísticas, Heiki Kovalainen:

  • Pontos: 0
  • Vitórias: 0
  • Pole Positions: 0
  • Pódios: 0
  • Posição no campeonato: 20º
  • Voltas mais rápidas: 0
  • Voltas na liderança: 0
  • Melhor posição de largada: 13º, Bélgica
  • Melhor posição de chegada: 12º, Japão

Estatísticas, Jarno Trulli:

  • Pontos: 0
  • Vitórias: 0
  • Pole Positions: 0
  • Pódios: 0
  • Posição no campeonato: 21º
  • Voltas mais rápidas: 0
  • Voltas na liderança: 0
  • Melhor posição de largada: 17º, Alemanha e Itália
  • Melhor posição de chegada: 13º, Japão

Conclusão:

Um pouco abalada pelos problemas judiciais do nome “Team Lotus”, Tony Fernandes tenta manter a ordem na casa para progredir em 2011. A missão, claro, não será fácil, e é necessário analisar o que e como a decisão de permanecer na luta pelo nome histórico ou cedê-lo á Proton irão intervir na equipe para a próxima temporada.

Até agora, apenas a dúvida permanece. Na lista do dia 30 de novembro da FIA, a Lotus apareceu registrada como “Team Lotus”, mas a Proton já diz que as negociações para a compra da parte restante da Renault (esta quer se desligar da equipe e permanecer na F1 apenas como fornecedora de motores) estão avançadas. Cheiro de confusão.

No aspecto técnico o crescimento é anunciado, com Mike Gascoyne comandando o novo projeto. As alianças com Renault e Red Bull parecem frutíferas, e são um grande up-grade para um carro ainda em desenvolvimento como o da Lotus. Quanto ao KERS, que não será obrigatório, a equipe já afirmou que não usará, pelo menos no começo do ano por falta de dinheiro, já que preferem evoluir outras partes do carro em vez de se concentrar esforços no dispositivo.

A esperança é vermos Trulli e Kovalainen lutando por posições melhores, e talvez os pontos. Vocês acreditam que a Lotus terá potencial o suficiente para marcar espaço no bloco intermediário já no próximo ano? A seção de comentários está ali, logo abaixo.

28 comentários em “Lotus- A melhor das novatas

  1. A Lotus foi sem duvidas a melhor, principalmente pois tinha mais dinheiro. Kova foi muito bem, diferentemente de Trulli, que teve um azar impressionante.
    Para 2011, dinheiro parece que não é problemas (por incrivel que pareça!), e com o Motor Renault, e câmbio Red Bull, ela vira uma mini Red Bull. Eu aposto em pontos, com uma certa regularidade, em especial com Kovalainen.

    • Grande Lucas!

      Pra Lotus virar uma mini Red Bull ela tem que contratar um mini Adrian Newey. kkkkk

      Mas acho que ele estará no nível da Toro Rosso e poderá beliscar alguns pontos, sem falar que as equipes pequenas quando fazem parcerias técnicas com equipes maiores sempre evoluem muito os carros, vide a parceria entre Force India e Mclaren.

      • Na verdade, Valtinho, seria a parceria entre Force India e Mercedes-Benz.
        Realmente, é uma grande verdade. A Force India vinha em um grande ano, pena que no último terço se perdeu no desenvolvimento do carro, principalmente pela saída de James Key.

    • Quanto ao dinheiro, sou forçado a discordar contigo Lucas. Das três novatas, quem tem mais dinheiro é a Virgin, e Richard Branson tem uma fortuna inestimável. Como comentei a alguns dias no bate-papo do blog no MSN: Se Richard quisesse, assinaria uma parceria com a Ferrari para motores, câmbio da Red Bull, contrataria Newey, e escolheria qualquer piloto do grid. Dinheiro não lhe falta.

      Uma prova de que a Lotus não tem tanta bagagem é o não uso do KERS, por falta de dinheiro.

      • Valtinho, kkkkkkkkk, mas por isso que é mini, não tem ele.

        Tomás, sim, eu sei que a Virgin tem mais dinheiro, mas o Branson não investe, então não adianta muita coisa. A Lotus utiliza o que pode, assim não passa por problemas.

      • Tomás, a Force india não tinha uma parceria técnica com a Mclaren? Lembro que diziam que era o time 2 da Mclaren e isso incluiria os motores Mercedes, que precisam da autorização do time de Woking, para que uma nova equipe possam usá-los.

        Abraço!

      • Tens razão Valtinho. Na verdade, imagino que seja uma parceria com a Mercedes como McLaren intermediária.

  2. Levaram o trabalho a sério, e o carro evoluiu muito, conquistando resultados até razoáveis. Aposto que ano que vem, Kova deve se sair muito bem, já o Trulli… na boa, pra mim o Trulli já deveria parar.

    • Trulli é um daqueles pilotos que talvez não saibam terminar com uma carreira. O melhor momento talvez teria sido no final de 2009. Mas quando a sede de correr é maior, ainda existe vontade e uma equipe te quer, a carreira segue.

      Fisichella estragou sua carreira ao sair da Force India, em 2009, para ir para a Ferrari substituir Badoer. Isso depois de marcar uma Pole position e completar em segundo pela equipe indiana em Spa. Se tivesse continuado, talvez estaria no grid hoje, e é um piloto, na minha opinião, com um nível melhor que Liuzzi.

  3. A Lotus tem tudo para evoluir na próxima temporada, só lembrando que só a “boa vontade” não faz um F1 andar.

    E quanto ao carro que “foi tido como um dos mais belos da temporada” esse eu passo. Depois da mudança que alterou os tamanhos das asas traseiras e dianteiras eu passei a achar a Williams o carro mais bonito, ou menos feio. Agora, a Lotus preta (com um capacete amarelo e verde no cockpit) era sensacional. E também aquela McLaren com bico de concorde… só nostalgia…

    Um abraço e bom fim de semana a todos.

    • “Agora, a Lotus preta (com um capacete amarelo e verde no cockpit) era sensacional. ”

      E ela voltará a ilustrar seus carros em 2011 com essa pintura! (só não terá um capacete amarelo e verde no cockpit…).

  4. Não acredito que a Lotus vá chegar no pelotão intermediário, mas vai abrir uma vantagem ainda maior em relação às últimas.

    • Acredito que isso é até um pouco difícil de prever. Eu, tendo em vista este ano, penso que talvez somem alguns pontos, aleatoriamente, talvez mais por sorte e não por rendimento. Tanto que não é fácil estar um segundo mais rápido de um ano para o outro.

      De qualquer forma, creio que a Lotus crescerá.

      • Não só creio, como também espero. Aliás, li esses dias que, talvez, a Lotus venha pintada nas suas cores originais (preto e dourado), acho que depende do resultado da briga judicial pelo nome Lotus. Bom, seria muito legal ver aquela pintura novamente, melhor ainda se fosse num carro veloz e competitivo como era a Lotus de Fittipaldi e Senna.

  5. O César Ramos parece ser bem humilde. Responde sempre no twitter e já tomou minha simpatia. Ele me respondeu hoje:

    “Mt obrigado @tomas_f1 continue na torcida 🙂 abss”

    E fiquei sabendo que ele conseguiu um teste com a F-2 em Barcelona nos dias 9 e 10.

  6. Salve Tomás,

    Nada como um dia após o outro. No inicio da temporada, muita gente olhava para esse Lotus “Paraguaia” com desconfiança (inclusive eu).
    Ao final da temporada foi a melhor das nanicas, e tem tudo para dar um belo salto de qualidade.
    Pena que não tenha um bom piloto! Trulli em final de carreira quer é juntar grana,e Kovalento nunca foi piloto.

    abs

    • Acredito que Trulli realmente já passou da hora, mas se ainda uma equipe o quer para ser base de um projeto, é porque o prazo de validade ainda não expirou.

      Kovalainen fez uma ótima temporada na Renault em 2007. Seu erro, talvez, tenha sido se mudar para a McLaren tão cedo, ainda mais ao lado de Hamilton, que é muito melhor. Isso ofuscou sua carreira e teve que sair. A meta é voltar aos pontos com a Lotus, o que eu acredito que conseguirá.

  7. Estou passando para agradecer sua visita ao Motorizzados. Seu link já está disponível lá para acesso. Gostei bastante do seu blog.

    A Lotus foi a melhor sim das estreantes, porém não há que se orgulhar muito disso. Tem planos ambiciosos para ano que vem, porém a escolha de sua dupla me leva a crer que não pensa tão alto assim.

    abraços

  8. Mike Gascoyne, diretor-técnico da Lotus, analisou a temporada e o futuro da equipe:

    “A principal parte do trabalho em 2010 foi assegurar a 10ª posição. Mas conseguimos isso enquanto estávamos preparando o terreno para sermos uma equipe estabelecida, porque você só é uma equipe novata uma vez.

    É isso, agora já passou. Somos todos times estabelecidos, então você tem que correr contra eles. Para mim, nossa diferença para a Virgin ou Hispania é que, se você olhar para nós, ou para a Force India ou Toro Rosso, você vê a mesma coisa: 200 pessoas no lugar, fazendo as coisas que precisam.

    Há um ano, nós provavelmente tínhamos feito algumas centenas de horas no túnel de vento e o carro estava efetivamente finalizado para a primeira corrida e você sabia que seria lento. Em 2011, será um produto muito mais refinado. Uma coisa que você tem como experiência é que, uma vez feito o trabalho no túnel de vento de forma correta, você vai ficar muito mais competitivo.

    Nossa meta é a segunda divisão, com a Williams em sexto, Force India, Toro Rosso e Sauber. São essas equipes contra as quais teremos que correr.”

  9. Os pilotos sofreram muito com o carro este ano. Creio que para 2011 a equipe evoluirá; talvez não tanto quanto a Honda para Brawn 2009! rs

  10. Pingback: Red Bull: Finalmente campeã! « Blog Fórmula 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: