Talvez este seja o motivo da perda do campeonato para Webber

James Allen traz em seu blog uma notícia reveladora sobre o fim de campeonato de Webber nesta temporada de 2010. Lendo o livro “Mark Webber- A season to remember, Up Front” (que não está nas lojas do Brasil, muito menos na Argentina) James parece ter achado o motivo do mau rendimento do Aussie apartir do GP do Japão.

Mark, depois do término do GP de Cingapura, viajou para a Austrália e saiu para um passeio na montanha, acompanhando de um amigo. Em certo momento, esse amigo que caiu à sua frente, provocando também a queda de Mark. A fratura foi mínima, e por isso não pode ser tratada. Webber tomou injeções de cortisona antes dos GPs do Japão e da Coréia, Trata-se de um segredo que Mark escondeu de todos na Red Bull (inclusive de Horner, de seu engenheiro de pista), a não ser seu treinador, Roger Cleary, e o médico da FIA, Gary Hartstein.

Pelo visto, Webber não pensa que a fratura é um modo de desculpa pela perda do campeonato, mas as peças vão encaixando. Mark, ainda com o ombro saudável, saia líder do campeonato após um terceiro lugar em Cingapura.

Depois disto, no Japão, Coréia, Brasil e Abu Dhabi, Mark correria com o problema. Apartir dali começou a andar constantemente atrás de Vettel, conseguindo se classificar em segundo em Suzuka em Yeongam e depois decaindo para terceiro em Interlagos e um baixo quinto lugar em Abu Dhabi.

Inclusive, o próprio James Allen acredita que a fratura comprometeu o final de campeonato para Webber. Não seria muito dizer, então, que o erro em Yeongam e a fraca corrida em Abu Dhabi possam ter sido resultado da fratura no ombro.

É algo noticioso, que não era esperado. Seria irrisório demais se Webber realmente esteve mais fraco nos últimos 4 GPs por ter o ombro quebrado, algo que poderia ser evitado se não se submetesse a esportes tão radicais quando se está disputando um título pela primeira vez na vida.

Acredito que se Allen pensa que isto foi um incômodo para Webber no final, é bom prestarmos atenção pois pode ser verdade. Assim ainda se destacam a garra de Mark por participar dos livres, qualifyng e corridas machucado, mas uma irresponsabilidade por não ter comunicado a lesão a nenhum membro da equipe.

Isso também explica a ausência de Webber nos treinos pós-temporada da Pirelli, onde Mark viajou à Austrália para fazer uma cirurgia no ombro.

Mas, e vocês, acreditam que Webber perdeu o campeonato por uma fratura no ombro?

20 respostas para “Talvez este seja o motivo da perda do campeonato para Webber”

  1. Não sei, mas, se for verdade, apenas demonstra quem na RedBull estava focado nas vitórias e no título.

    Isso é para aqueles que dizem que Webber merecia o título e não ganhou por uma preferência da equipe por Vettel.

  2. Tomás,

    Sinceramante, isso é desculpa para boi dormir. Webber é o tipo de piloto que alterna muito, fazendo uma bela corrida hoje e outra daqui a dois meses, essa é a verdade.

    Não é piloto para ser campeão, teve um canhão na mão o ano todo e só chegou a lutar pelo campeonato, pela série de bobagens que Vettel cometeu.

    abs

    1. Mas temos que deixar claro que Webber fez sim um campeonato exemplar, e isso também se deve pela quebra de sua maior característica: A falta de bons resultados seguidos.

      Lembremos que Webber foi líder até Cingapura, conseguiu emplacar TRÊS Pole positions seguidas e venceu 4 GPs. Para o que vimos de Mark Webber antes, ele merece palmas.

  3. Eu acredito que perdeu o campeonato pela fratura no ombro (está em meu blog). Não contou para a Red Bull pois sabia que dessa forma Vettel seria abertamente privilegiado, e assim se queima para começar a próxima temporada. Uma irresponsabilidade enorme do australiano.

  4. Cara, o Webber não sabe andar de bicicleta. Em 2009 quebra a perna, esse ano quebra o ombro. E ele disse que agradeceu á Deus pela grande chuva em Suzuka no Sábado, pois aí teve um descanço. E esse pode ser um motivo para ele não querer correr em Yeongam.

    1. “E ele disse que agradeceu á Deus pela grande chuva em Suzuka no Sábado, pois aí teve um descanço.”

      Isso foi o que mais me surpreendeu. Mas tem explicação pois a lesão era recente.

  5. Existe uma falha grotesca nessa teoria: se Webber fraturou o braço depois de Cingapura ele deveria ter ido mal na corrida seguinte e ir melhorando a cada etapa, até porque a recuperação é progressiva e não regressiva, e não foi o que aconteceu, já que ele foi piorando. Além do mais, ele estava correndo muito bem na Coréia, e classificar em segundo não parece ser coisa de fraturado, o erro dele e a sua retirada da corrida, e o avanço de Alonso, isso sim, pode ter desconcentrado ele.

    1. “Existe uma falha grotesca nessa teoria: se Webber fraturou o braço depois de Cingapura ele deveria ter ido mal na corrida seguinte e ir melhorando a cada etapa, até porque a recuperação é progressiva e não regressiva”.

      Essa é uma das outras questões que me intriga. A não ser que, talvez, pelos exercícios diários que um piloto exerce, a cura não veio tão rápido e durou esse mês. Teorias, claro.

  6. Acredito que não. Como disse o colega Luiz, ele perdeu terreno nas últimas corridas, ao invés de manter o rendimento. Mark Webber mostrou que é bom piloto, mas faltou a consistência e a estrela de um grande campeão.

    1. Estrela de um grande campeão nós sabemos que poucos têm e Webber não é um desses afortunados. Mas ainda sustento o grande campeonato de Mark, mostrando consistência, apesar de ter decaído no final.

  7. Se o problema era degenerativo, pode ser, mas fratura melhora com o passar do tempo e Webber perdeu performance corrida após corrida. Eu ainda acho mais plausivel, que Webber tenha sido “ajudado” a perder esse campeonato, afinal, o investimento para o futuro era o Vettel. Se a Mclaren já fez isso até com o Alonso, quem seria o Sr. Webber para reclamar de tal posição da equipe.

    1. Não sei até que ponto ia a boa fé da Red Bull e a igualdade, mas descarto a possibilidade disso. Na verdade, foram mais méritos de Vettel pela sua genial arrancada no final.

    1. *bicicleta

      Mas enfim acho que isso pode ter se agravado na corrida Abu Dhabi por isso o desempenho pífio…

  8. Como dizem os antigos “tem caroço nesse angú”.

    Na última provou Webber se arrastou em campo, ou melhor, na pista. Havia algo de errado com o carro ou com ele… e na época todos diziam “Webber sentiu a pressão”.

    A questão é: o que é “fratura mínima”? Essa fratura ocorreu entre 26/09 e 10/10. A última prova foi 14/11. Sendo assim não deve ter sido uma “fratura mínima”, deve ter sido algo mais grave… a gente vê isso pelos jogadores de futebol.

    A teoria do Luiz também deve ser levada em questão.

    1. “A questão é: o que é “fratura mínima”? Essa fratura ocorreu entre 26/09 e 10/10. A última prova foi 14/11. Sendo assim não deve ter sido uma “fratura mínima”, deve ter sido algo mais grave…”.

      Na minha opinião é que como um piloto de F1 dificilmente pode repousar por dias, até pelo fim de mundial e a preparação física, não houve tempo para que se cure. Quanto à gravidade, tenho dúvidas, afinal Webber fez uma operação no ombro na semana seguinte do último GP.

      1. Em geral, o jogador de futebol, por exemplo, na semana de uma decisão, treina pouco e se concentra muito, na concentração ele pode fazer o tratamaneto que for necessário para curar uma lesão até o dia do jogo. Ele se esconde de todos para evitar o “oba oba”.

        Na F1 em semana de GP o piloto tem um monte de compromissos de marketing e com os patrocinadores. Ou seja, como voce mesmo disse, ele não repousa nem se tiver lesionado. É importante para ele “aparecer” pela exposição de marcas e tudo mais…

        Está estranho, está estranho…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s