Ferrari dará tratamento igual para Alonso e Massa em 2011. Devemos acreditar?

A Ferrari continua sua obstinada defesa pelo jogo de equipe nas entrelinhas das declarações e Montezemolo anda despejando algumas palavras que ainda deixam os fãs em dúvida sobre a política de tratamento dos pilotos em 2011.

Luca anda impondo sob suas palavras algumas interrogações, e não esclarecimentos, sobre as condições que a tradicional equipe de Maranello dará para Felipe e Fernando.

Na primeira corrida, prega Luca, obviamente é ridículo as ordens de equipe, inclusive na terceira. Ou seja: Pelo visto a intenção da Ferrari não é dar condições iguais. Se fosse desta maneira, penso eu, não estaríamos lendo neste momento algo sobre jogo de equipe.

O que quero dizer com isto é o seguinte: Segundo Montezemolo, ordem de equipe na terceira corrida é ridículo. Na minha opinão na quarta, quinta e sucessivamente até um piloto não ter mais chances de título também é, mas pelo visto a forma de pensar por é assim.

Tendo em vista isso, e o que me preocupa, é que a Ferrari já dá sinais do que pode vir a acontecer na próxima temporada se Massa for, mesmo que pouco, inferior a Alonso. A pergunta que fica no ar e que devem se arrastar até março é a seguinte: Será Felipe capaz de superar Fernando logo de cara? Discutam.

84 respostas para “Ferrari dará tratamento igual para Alonso e Massa em 2011. Devemos acreditar?”

  1. Eles deveriam começar com condições iguais. Sempre pode acontecer de um piloto não acostumar com os pneus, com as novas regras, ser pesado para o KERS (nesse caso Felipe ganha, ele é desnutrido, 59 quilos) e por ai vai.
    Sei que estou sendo chato, e repetitivo mas Massa já deu duas voltas por cima na F1, e porque não pode dar outra? Nada impede. Porém duvido que eles deem as mesmas condições.

    1. “Massa já deu duas voltas por cima na F1, e porque não pode dar outra? Nada impede.”

      Justamente Lucas. Tenho minhas dúvidas sobre que nada impeça (leia-se política interna da Ferrari)…

      1. Lucas, discuti isso que reproduzo abaixo agora pouco no msn:

        A Ferrari dá, naturalmente, preferência para Alonso pela facilidade de ele solucionar problemas. O que quero dizer com isso é: Nem mesmo Alonso começando atrás de Massa, Felipe terá assegurada preferência ou alguma vantagem.

        Agora, no caso contrário, já vimos que a Ferrari não tem dúvidas em beneficiar Fernando. (como vimos em 2010, Massa sofreu e reclamou o ano inteiro dos pneus), sendo que Alonso frente a um problema assim seguramente teria mais qualidade para solucionar.

        E esse é um motivo da Ferrari beneficiá-lo com mais facilidade.

      2. Será que se fosse sem o patrocinio do Santander seria toda essa melação entre Ferrari e Alonso? Muito dessa preferencia se deve á isso, eu acho.

      3. Não Lucas, até porque o Santander não é o dono da razão e muito menos decide alguma coisa. Ele só patrocina Alonso.

        Pois mesmo com ou sem Santander, se não há competência não adianta.

  2. Sim, eu acredito…
    … e, mudando de assunto, já estou preparando o meu sapato para colocar na janela na noite do dia 24 de dezembro a espera de um presente, pois sei que um velhinho de barba branca, com uma roupa vermelha (mesma cor da Ferrari e do banco espanhol Santander que patrocina a equipe) virá trazer o meu presentinho.

  3. Eu não acredito que haverá condições iguais. O que não quer dizer que o Felipe não possa se sair melhor. Dependerá de uma série de acontecimentos isso. Mesmo que a Ferrari cumpra sua palavra (o que já acho difícil acontecer) Fernando Alonso é um cara muito orgulhoso e jamais vai querer se sujeitar em ajudar o companheiro, mesmo se chegar a não ter mais chances de título.

    Abs. Carlitos.

    1. Bem, analisando friamente acredito que Alonso tem mais facilidade para se adaptar as mudanças e solucionar problemas, e talvez isso o faça o melhor, ou um dos melhores pilotos do grid como muitos especialistas apontam por aí.

  4. Não acredito também. Se Massa quiser algo, terá que fazer sozinho, pois com a equipe só contará se for pra ajudar o Alonso.

  5. Vou de acordo com o Carlos Roberto. Além de orgulhoso, Fernando Alonso é extremamente genioso, e não acredito que ele aceite condições iguais. Na McLaren, ele frisou que a equipe de Woking não respeitou os sete décimos de segundo que ele levou ao carro cromado. Outro ponto, é o político. Como levou consigo o Banco Santander a patrocinar o time inglês, levou também a Maranelo a estampa da instituição financeira espanhola.

    Ele vai usar esses argumentos para tirar vantagem dentro da scuderia, caso fique em apuros.

    1. Olha, sempre duvidei dessa história dos sete décimos. Fosse em qualquer outra equipe,mas na mclaren duvido muito, pois ela nao permite muita influencia dos pilotos em seus carros.

      1. Para Hamilton permite desde 2008 Gilmar. Agora em 2011 que a balança vai se equilibrar, já que o carro não será para Lewis assim como o MP4-25.

  6. Boa noite amados.

    Bem eu acredito que em condições iguais, Felipe Massa pode dar a volta por cima. Conforme ja foi comentado acima, que ele ja provou duas vezes. Mas eu ñ acredito eles terem condições iguais. Primeiro é que Alonso é mesmo superior ao Massa(como Piloto), acho que isto é indiscutivél, segundo a propria arrogancia do Alonso, terceiro o Patrocinio que a Satander da a Ferrari, e por ultimo o Alonso é um bicampeão, todos estes item combinados faz com que ja na primeira corrida de 2011 Alonso terá o status de primeiro Piloto indiscutivelmente. O que o di Motezemulo disse é para poder terminar com a Polemica de Hockehaim. Amigos voces recordam antes do GP da Alemanha neste ano foi especulado que Felipe Massa tivera assinado um contrato de segundo piloto, e ate mesmo o Felipe nos seus comentario dizia que isro é rediculo e que nunca vai aconter, meus amigos analizando todas as evidencias do que aconteceu até no fim do campeonato mostra claramente que Felipe é mesmo segundo piloto. Até mesmo após o GP da Alemanha foi entrevistado e ele discaradamente fingia que não sabia o que aconteceu, triste………….

    A minha humilde opinião eu acho que o Felipe deveria sair da Ferrari e procurar uma equipa decente que lhe saiba acolher. Eu acredito que vale a pena ser tratado com dignidade e respeito e com um satatu de primeiro piloto numa equipa intermediaria, do que ser segundo pilotot numa equipa de ponta. Mas temos que respeitar para alguns o dinheiro vale mais do que o profissionalismo« Minha humilde opinião»

  7. Tomás,

    Mas é evidente que acredito em tratamento igual dentro da Ferrari para Alonso e Massa. Assim como também acredito em Papai Noel e Coelhinho da Pascoa…
    Não adianta vir me dizer que eles não existem, porque não vou acreditar não!!!

    abs

  8. Sobre a primeira pergunta, logo no titulo, acredito sim, mas primeiro o piloto tem que ser impor, como fez Alonso um dia na Mclaren, se ele deixasse passar, acho que o Lewis seria Bi-Campeão.
    E nesse ano vimos o Massa muito ruim, não tinha como não vir essa ordem, isso não quer dizer que eu seja a favor, só acho que o Massa não fez nada para impedir isso.
    Sobre a segunda pergunta, acho muito dificil que o Massa seja superior, mas não é impossivel, espero que sim. O Alonso irá vir com muita “fome” pois perdeu um titulo onde ele não teve o melhor carro, caso ele tenha o melhor carro, Massa terá de se impor, se não o titulo será do Alonso.

    Abraços

    1. “E nesse ano vimos o Massa muito ruim, não tinha como não vir essa ordem, isso não quer dizer que eu seja a favor, só acho que o Massa não fez nada para impedir isso.”

      Isso não deixa de ser verdade, realmente. Mas que poderia, isso sim: Não acatando a ordem já bastava.

  9. Tomás, é muito fácil nas primeiras corridas o carro ter aquelas panes colocadas ai depois todos aceitam normalmente que um piloto tem muitos pontos e o outro piloto nada.
    Isso é a coisa mais fácil de fazer.

  10. Ferrari tratamento igual eu não acredito nisso

    Alonso e muito melhor que o Massa e deve continuar sendo superior na temporada 2011 e não vai precisar de manobras como a da Alemanha

  11. A diferença entre Alonso e Shumacher é que shumi era mais elegante, nunca vi ele se esperniando no Radio isso é ridiculo ou coisa assim, era o dono da equipe e tinha controle dentro dos bastidores, no episodio austria ele nada falou já tava tudo acertado, mesmo assim não precisou se bater no carro, o comportamento do Alonso é grosseiro porem muito claro, quem manda aqui sou eu, quem tras o Satander pra jogar dinheiro aqui dentro sou eu, portanto iguais podem até começar, porem depois Alonso exige o caro do jeito que ele quer e ponto, na Ferrari se alguem for campeão será o Alonso, de resto é a ferrari falando merda em relação a um discredito de 2 episodios muito desgastantes onde os negocios interferiram no esporte.

    1. Schumy é alemão, frio, calculista, Alonso e Espanhol, latino e ladino, cabeça quente e não aceita sugestões.

  12. Esta historia já chateia, a Ferrari ao longo dos anos foi igual para os 2 pilotos, só no tempo do Shumi ele tinha preferência, mas quando partiu a perna trabalhou para o Ervine!
    E o massa foi 2º porque era mais lento!
    Ele o Kimi tb tinham material igual, não havia 1º ou 2º piloto! Ele que ande na frente do Alonso que é logo 1º piloto!
    Deixem-se de fantasmas! Igualdade vai haver, a velocidade dita o resto!

    1. “Deixem-se de fantasmas! Igualdade vai haver, a velocidade dita o resto!”

      Então, com essa linha de pensamento, a ordem de equipe não esteve errada. Afinal, Alonso era mais rápido que Felipe, certo?

  13. Sinceramente,

    Eu não acho que haja tratamento diferenciado, porém, o carro será feito ao gosto de Alonso, portanto, juntando isso com a maior capacidade do espanhol, não creio que Massa fará frente ao Picareta das Astúrias.

    Assim como Rubens não teve, Massa não tem competência para subjugar seu companheiro de equipe e está feliz nessa posição.

    Um coisa que a galera que o defende não entende é que ele tem opção de não correr para Ferrari, mas, mesmo sendo tratado como um inferior, ele continua lá, então, que ele se f… de verde e amarelo.

    1. Faz sentido seu comentário, o lance é que a Ferrari paga bem pro cidadão ser o que é, rubinho correu 3 anos ganhando 18 Milhões de Dolares por temporada, chora e fala da Ferrari, mas ficou rico lá.

    2. Cassiuis;

      Não sei e não se pode afirmar, mas talvez Massa siga o pensamento de melhor ser segundo piloto em uma equipe grande do que primeiro em uma pequena. Talvez.

  14. É verdade, ele tem a opção de não correr pela Ferrari. Mas o salário que ele ganha “não deixa ele sair”. 🙂

    1. A questão do salário acaba sendo importante, mas, sinceramente, não acredito que falte dinheiro para Massa se estabelecer sem os enormes salários da Ferrari.

      1. Caro Tomas, porque o Massa ja ganhou o suficiente na Ferrari, como segundo piloto. Quem disse que se fosse a sua primeira temporada na F1 não precisaria do dinheiro????????????????

      2. Na primeira temporada, talvez. Mas já estamos falando de uma trabalho na Ferrari que vai para 6 temporadas em 2011 Edgas.

  15. Eu ia dizer aqui, que para acreditar em condições iguais, teria que acreditar em Papai Noel, bla, bla, bla, mas ia ficar repetitivo, pois parece, que é assim que a maioria pensa. Com certeza Massa não sai em condições de igualdade com Alonso, pois com certeza o carro de 2011 esta sendo elaborado, pensando no estilo Alonso e não Massa, que alias é bem o oposto um do outro. Sendo assim, não existe qualquer possibilidade do Massa ter um carro tão bom para ele, quanto o Alonso tera. Isso é claro é real e ninguém pode dizer, que não é factivel. A partir desse raciocinio, tudo o mais é pura conversa fiada da Ferrari, para esfriar o assunto, o pior, é que fazendo esses comentarios o ocorre o efeito contrario, por isso estamos aqui falando do assunto. Repito o que já disse aqui, ou o Massa se supera e “acorda” ou, nem tera onde correr em 2012. Se vira Massa, da um jeito, supera e não espere ajuda de ninguém, porque essa ajuda não vira, nem da equipe nem da torcida, que só volta para você, junto com os resultados positivos.

  16. O maior problema do Massa não é a Ferrari e nem o jogo de equipe, mas sim ser um piloto inferior a Alonso na maioria dos aspectos (velocidade, consistencia, psicologicamente, intelectualmente, financeiramente (santander), etc…). Acredito que a Ferrari dara a chance de Massa bater Alonso, mas essa chance se esgotara num reduzido espaço de tempo uma vez que Alonso ja esta na frente nesse duelo devido a temporada de 2010 e mais outros aspectos. Quero ressaltar que não sou nem um pouco fã do Alonso porem não da pra negar sua qualidade como piloto. Um abç

  17. Eu concordo com o André. Além de não acreditar em tratamento igual, não acho o Massa páreo para o Alonso.

  18. Acho que a “salvação” do Massa na F-1 sera andar muuuuuito rapido e pelo menos em velocidade superar Alonso, mas não acredito nisso. Massa tem 2 caminhos a seguir em 2011, o do conformismo como em 2010 ou tera que peitar Alonsito e arrumar uma briga epica na Ferrari e procurar uma equipe de ponta em 2012 que ainda acredite na sua capacidade. Pra mim as chances de Massa ser superior a Alonso ano que vem não passa de 10%.

    Abraços

    1. O problema é que a briga não envolve apenas dinheiro, mas, acima de tudo, Alonso é muito bom piloto. Isso conta demais.

    2. Não sei se seria algo bom para Massa entrar em uma guerra interna na Ferari a esta altura da carreira. Mas, primeiro, será necessário mostrar competividade suficiente para enfrentar Alonso.

  19. Realmente, 2011 será um ano bem complicado para Felipe, se ele não voltar a ser o Massa de 2008. Torço para que tenha um começo de temporada muito bom, que consiga marcar muitos pontos e que possa se manter na briga pelo título até o final da temporada, para que a Ferrari não tenha o que fazer em favor de Alonso

  20. Lendo sobre as novas regras da F1, acho que os carros ficarão mais bonitos em 2011. As asas barbatana não existirão, já que a asa traseira não poderá ficar conectada com nada da frente.

      1. O carro mais bonito, na minha opinião eram os Ferrari entre 2000 e 2008. Em 2009 eles ficaram muito feios, com aquela asa traseira estreita.

      2. Eu me assustei quando vi o primeiro que saiu em 2009, a Williams, achei horrosa. Mas agora já me acostumei, já acho bonito, alguns.

      3. Lucas, realmente o BMW de 2008 era belíssimo. E cheio daqueles apêndices aerodinâmicos que foram completamente cortados em 2009. Realmente os carros do ano passado não gostei. Os de 2010, esses sim, já tomaram forma, pelo menos me agradaram mais.

    1. Luiz, como você mesmo disse, a asa traseira não poderá ficar conectada com nada da frente. Mas a barbatana pode existir sim, estando separada, como exemplo, por 1cm da asa.

      1. Sim, eram muito bonitos, mas complexos e a FIA decidiu bani-los. Não sei se foi uma boa ideia, mas os carros já estavam muito “carregados”.

      1. Final da primeira bateria, vitória para Di Grassi, com Massa e Pizzonia atrás. Resultado 10 primeiros:

        1. LUCAS DI GRASSI
        2. FELIPE MASSA
        3. ANTONIO PIZZONIA
        4. JAIME ALGUERSUARI
        5. TONY KANAAN
        6. MARCOS GOMES
        7. VITOR MEIRA
        8. RUBENS BARRICHELLO
        9. LUCIANO BURTI
        10. ALLAM KHODAIR

      2. É, mas em corridas de kart é comum mesmo. Agora, para Di Grassi essa vitória vem em ótima hora para o seu futuro na F1 em 2011, afinal o desafio ter repercussão mundial.

      3. Ser piloto reserva nas equipes atualmente já não é mais negócio. Com os testes durante o ano proibido, o piloto só tem chances de acelerar e a equipe permitir em algum treino de sexta.

        Fora isso, a utilidade é nula. E, depois de correr uma temporada como titular, ser reserva é algo terrível.

      1. Na verdade “aumentar o número de ultrapassagens” está sendo a desculpa oficial da FIA. Agora temos a asa traseira móvel…

      2. Bem, de qualquer forma vários pilotos estão contra a ATM, e com razão. É possível que se eles não a aprovarem, ela seja banida.

      3. O mais curioso disto é como eu já disse, a ideia foi proposta pela FOTA, associação das equipes, e se presume que foi Ross Brawn o maior incentivador de colocar em vigência a ATM. Por isso me desapontei um pouco com a ideia de Ross…

  21. DESAFIO DAS ESTRELAS:

    Bia venceu a segunda bateria, mas di Grassi foi o campeão. Ambos fizeram duas ótimas corridas e venceram uma.

    Para a Virgin ficar atenta… Di Grassi.

  22. Salve Bia Figueiredo, fez todas as ultrapassagens possiveis hoje, valeu o espetaculo, só perdeu para a regra do torneio, infelizmente.

      1. Isso aconteçe pois o grid é invertido. Então um piloto que está em oitavo não vai pra cima para ter vantagem na outra. Na primeira todos tem que batalhar por pela posição, assim vale mais.

      2. O mais engraçado foi a situação de Burti ontem. Ele pensou que estava em oitavo e se manteve ali pois o grid inverte os 8 primeiros, e assim sairia na pole hoje. Mas errou por um, pois na verdade era nono…

  23. Impressionante a Bia, nunca tinha vibrado em uma corrida de kart, ela me fez vibrar. Passou todo mundo, os Top. Essa merece uma vaga boa na Indy.
    Agora o Di Grassi tem que torcer pra Virgin ter visto o Desafio.

    1. Bia foi espetacular, achei muito bacana a vitória da única mulher no grid do desafio e principalmente da forma que ocorreu, passando uma série de pilotos.

  24. Como alguém ainda acredita nessa besteira de tratamento igual mesmo após todos os acontecimentos entre a equipe italiana e os brasileiros? Para os que têm esperança de ver Massa na frente do Alonso em 2011, forget about it.

  25. “Será Felipe capaz de superar Fernando logo de cara?” Sem dúvida a resposta é não! Se no período de adaptação foi esmagadora a diferença, imagino que vá ser ainda mais vergonhoso. Tomar até 8 décimos em mais de uma ocasião não foi nada animador aos fãs do Zacarias, reconheço, mas é a realidade! Fernando is very very faster than you! And he really is.

  26. O que eu quero saber é o seguinte: Caso em 2011 as coisas na Ferrari se invertam; Felipe se de bem com pneus e o conjunto e Alonso não, o que a Ferrari vai fazer? Sendo que o espanhol trouxe um patrocinador de peso para a equipe!!!…du-vi-de-o-dó que a Ferrari vai ajudar o brasileiro e deixar o chorão sofrendo!!…

  27. Pra mim Alonso e um bom piloto, porem pra quem entende um pouco de automobilismo (Nao e meu caso) sabe que o carro faz toda diferenca e desde quando Alonso (SANTANDER) entrou na ferrari Massa ficou em segundo plano, isso nao por ser um piloto inferior… Pra mim Alonso e ridiculo deveria ser Banido da F1, ou todos esqueceram do vexame com Nelsinho?!?! Cara jogo tao sujo quanto Dique Vigarista!!! Piloto de verdade e Lewis hamilton!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s