Primeiras pistas do Ferrari “F11”

O diário espanhol Marca divulgou hoje alguns desenhos do que pode vir a ser o Ferrari de 2011, denominado, provisoriamente, de F-11. Os rabiscos não deixam de ser interessantes, porém se instalou uma dúvida entre os espanhóis sobre a veracidade destes e se a Ferrari divulgaria o seu “segredo” para os rivais.

A verdade é que na terra de Alonso poucas pessoas acreditam que isto possa ser o F11 e suspeitam que se trate de uma fraude reproduzida do carro de 2009- com algumas “modificações”.

Indo um pouco mais adentro do mistério, descobre-se que o homem responsável pelos desenhos é Paolo D’Alessio, jornalista e designer desde 1978, especialista em imagens detalhadas dos Fórmula 1 nos últimos anos, arquiteto e projetista dos mais diversos produtos e também autor de alguns livros, como “Obrigado Ayrton”.

O seu principal rival no meio dos designers de F1 é Giorgio Piola, atual ilustrador técnico do site oficial da Fórmula 1.

Pelo visto Paolo é um homem com credibilidade, mas não duvido que Marca possa ter feito alguma proposta para receber desenhos do F11 de D’Alessio em primeira mão. Não sabemos.

Sobre o carro:

Analisando tendo como base os desenhos de Paolo, a primeira mudança impactante que se percebe é a imensa entrada de ar do F11- como vemos na imagem abaixo. Isso possivelmente deixará o carro mais amplo. Ao mesmo tempo, porém, o alargamento do difusor até a parte traseira o deixaria muito mais comprido e estreito do que o F10. Até agora, dúvidas.

As mudanças na asa dianteira e nos retrovisores também são perceptíveis. Vale destacar um aparente erro na ilustração do F11 na figura abaixo, onde a roda não está ligada a carenagem por nenhuma barra.

A grande revolução no carro promete ser o que está representado no desenho abaixo. Trata-se de um apêndice aerodinâmico com forma triangular, que formaria parte da “barbatana de tubarão”. A sua função, em um primeiro momento, parece ser canalizar de uma maneira mais segura, e portanto mais eficaz o fluxo de ar através da barbatana até a Asa Traseira Móvel. A pergunta é: Seria isto permitido pelo regulamento?

Mais imagens:


Depois da breve análise, está aberta a sessão de comentários para todos opinarem a respeito, incentivar discussões e apontar detalhes nos desenhos. Existem várias dúvidas pairando sobre eles…

30 respostas para “Primeiras pistas do Ferrari “F11””

  1. A ferrari teve q mudar as pressas as entradas de ar do f10. Acho que essas generosas do f11 justificam. O que estranhei, foi uma leve redução no entre-eixo. Se eles acertarem a mão nesse carro, o Alonso é campeão antes do gp brasil.

      1. Bom sei lah, no artigo 3.9.1 ta falando da proibição de qualquer parte do carro alcançar a asa traseira, pelo menos eu interpretei assim :/

  2. Confesso que este é o melhor desenho inicial da Ferrari nos ultimos 4 anos, porque, geralmente eles são muito tradicionais, esse não. Também acho que seja uma espécie de blefe, mas bom sinal: o original não pode ser pior.

  3. acho muito estranho essa informação ter vazado assim, para a ferrari (se isso for verdade) isso pode ser desastroso pois pode revelar aos concorrentes exatamente o q o “f11” pode fazer. se bem q tirando essa apendice na na barbatana de tubarão o carro não tem grandes inovações

  4. fazendo uma analise mais técnica do suposto “f11” ele tem, ou pelo menos parece ter, um desenho mais “suave” mais fluido, o que indicaria menor arrasto aerodinâmico, logo mais velocidade mas menos pressão aerodinâmica. já os entre eixos são menores do que os do modelo desse ano o q daria ao próximo cavalo rampante mais mobilidade e possibilitaria mais velocidade em curvas de baixa, sacrficando um pouco as de alta. não há como dizer se esse carro seria rapido, isso só se ve na pista, mas ele não me parece um perdedor.

  5. Galera. Nenhum pulo do gato na F-1 fica “do lado de fora” do carro. Esqueçam. As aletinhas e penduricalhos (que estão proibidos) fica para dar um estabilidade a peça (não deixar se mover pois é contra o regulamento) ou ao carro como um todo.

    Acho puro blefe esse desenho. Mas como desenho simplesmente é discutível.

    1 – Para um motor que se comportou bem em 2010 e tendo o desenvolvimento dos motores congelados, é necessário essa entrada de ar a la Virgin Racing?

    2 – O começo do assoalho (chamado na F-1 de refenrence plane) está começando muito após as rodas dianteira. E junto com a quilha. No F-10, esse assoalho começava logo após as rodas dianteiras. como manda o regulamento (antigo aliás, o assoalho plano era para minimizar o efeito-solo).

    3 – Outra pergunta é: a FIA vai continuar deixando a Ferrari inventar orifícios no assoalho perto das rodas traseiras?

  6. Acredito que estas imagens sejam falsas, pura especulação!! Quanto aqueles apêndices na barbatana, creio que não sejam permitidos, já que nenhum penduricalho será permitido.

  7. Alonso… campeão?

    A galera viaja muito.

    Vai ter de combinar antes com Vettel, Hamilton e Button.

    Alonso é fera, mas já não é a única.

  8. Quando vi de cara,achei que fosse o F10. É quase igual. Se for desse jeito mesmo:
    * As entradas de ar podem estar grandes assim pois no começo desse ano a Ferrari sofreu com os seus motores.
    * Se for permitido, o que duvido, aquela asa na barbatana parece ser interessante e deve dar um ganho para o time.

    1. “Se for permitido, o que duvido, aquela asa na barbatana parece ser interessante e deve dar um ganho para o time.”

      Agora não sei. O segredo, se for verdadeiro, foi revelado ao mundo inteiro e de bandeja à McLaren e Red Bul…

  9. Esse tópico foi editado, não? Visto a fonte (jornal espanhol Marca) certamente é pura propaganda do desenhista!! O Marca, bairrista como é, jamais publicaria algo que pudesse ajudar os rivais de Alonsito. E mais, isso seria algo do nível “Stepneygate”, ou seja, espionagem mesmo.

    1. Foi, Marcelo, na verdade atualizado pouco depois.

      “O Marca, bairrista como é, jamais publicaria algo que pudesse ajudar os rivais de Alonsito.”

      É o que eu penso também…

  10. De acordo com o regulamento técnico de 2011 esse carro do Marca está totalmente fora de contexto. Esses jornalistas espanhóis quando não tem o que escrever inventam.

    A barbatana não pode ser mais fixa na asa traseira.

    Não pode haver mais aquela haste que fixa a asa traseira.

    Aquela asinha na barbatana não está no regulamento, logo pode ser apenas uma viagem do desenhista, já que ela ficará solta em razão da barbatana não ser mais fixa, isso pode acarretar a quebra da peça.

    O regulamento está aqui na primeira parte, amanhã sairá a segunda.

    http://ultrapassagem.wordpress.com/2010/12/22/regulamento-ilustrado-parte1/

  11. pow eu acho que essse jonalista espanhol
    sempre inventa, o que ñ e verdade o carro da ferrari para 2011 pde ser totalmente diferente
    se esse for o casso da ferrari que seja esse carro os fã do automobelistico temos que apoiar as equipes que são totalmente capazes de fazer um carro que possa nos maravilhar com seus respeito e vitorias para os seus pilotos e dirigente .

    mas eu acho que ser assim, pode ser que a ferrari esta preparando alguma coisa pra 2011.

  12. Cara muito bom teu blog,por acaso vc não sabe de um site que tenha estas ilustraçoes de carros como estes ai da ferrari,é que eu faço miniaturas de f1 em paper model e ter as linhas exatas dos carros me daria uma baita mao.
    me ajuda ai que eu te mando uma miniatura de presente.
    obrigado.
    email:joedyoul@gmail.com

  13. este carro é um bocado feio em relação ao do ano passado…………á que melhorar
    é para ser campeão este ano ………á que por a carroça a andar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s