E o melhor GP da temporada foi…

Segundo a maioria dos leitores que opinaram no post Qual foi o melhor GP da temporada?, a melhor corrida do ano de 2010 foi o espetacular e imprevisível GP do Canadá, assim como eu igualmente compartilhava a ideia. Foram registrados 31 comentários, com Canadá recebendo 15 votos e Austrália logo atrás, com 12, que foi o favorito de muita gente também.

A grande verdade é que a prova canadense foi espetacular e reuniu em pouco mais de 1h e meia ingredientes sensacionais e que toda corrida de F1 precisa- Imprevisibilidade, emoção, batidas, recuperações, ultrapassagens e, tudo isto, sem precisar de chuva.

O show já começava no sábado, dia da primeira classificação onde uma Red Bull não partiria da Pole Position. Lewis Hamilton conquistou o primeiro lugar no Q3 do qualifying depois de uma grande polêmica envolvendo a quantidade de combustível que o inglês carregava no seu tanque na hora da volta voadora que colocou 0.268s em Webber.

Lewis empurra seu MP4-25:

Após assegurado o primeiro posto, a McLaren pediu a Lewis que desligasse o motor do seu carro para que restassem os 0,5 kg de combustível necessários para inspeção dos comissários da prova depois da classificação. A atitude foi obviamente suspeita e a FIA acabou punido equipe e piloto com uma multa de 10 mil dólares.

Passada a tensão pós-qualifying, domingo reservaria muitas mais tensões. Hamilton conseguiu manter eficientemente a liderança na largada, enquanto um pouco mais atrás Massa, ao tentar ultrapassar Liuzzi e Button, colidiu com o Force India e ambos foram relegados as últimas posições. Entre os 10 primeiros, apenas Vettel, Webber e Kubica estavam alçados de duros.

E os compostos já começavam a mostrar que seriam deicisivos para o resultado final. A diferença de performance que começou a se perceber a partir da 5ª volta pelo desgaste prematuro de quem calçava macios proporcionou ótimos momentos de suspense se quem calçava duros passaria ou não.

Assim, já na volta seis, Hamilton e Alonso partem para a 1ª parada nos boxes e Fernando leva a melhor na saída do pit-lane, com um ótimo trabalho dos mecânicos na hora da troca. Desse modo Vettel seria líder até a 14ª volta, quando também faz seu pit-stop e deixa, insolitamente, Buemi na liderança. Na volta anterior, Webber fazia sua segunda troca mantendo os duros.

Nesse momento, sem Vettel na frente, Buemi tem atrás Alonso e Lewis, sendo que Hamilton aproveita o erro do asturiano para recuperar o primeiro lugar, já que Sebastién parava na próxima volta.

Melhores momentos:

Nas voltas 26 e 27 nova rodada de pits, onde Webber assume a ponta depois da parada dos 4 primeiros colocados- Hamilton, Alonso, Button e Vettel. Mas aos poucos se notava que a estratégia de apostar nos duros da Red Bull ia por água abaixo pela sua menor durabilidade.

E assim McLaren e Ferrari chegaram muito rápido a Mark, meio segundo atrás do Aussie. Na volta 49 Hamilton o ultrapassa e Webber parte para os boxes para colocar, desta vez,  macios- que resistiriam nas próximas 21 voltas.

A McLaren, naquela altura, já começava a dominar a corrida com a incrível habilidade de Lewis em reduzir o desgaste dos pneus e na grande velocidade de reta, graças a asa duto. Assim não demoraria muito para Button ultrapassar Alonso, fato que ocorreria na volta 55 onde Fernando acabou sendo atrapalhado pelo retardatário Karun Chandhok.

Enquanto isso, Massa fazia a sua corrida de recuperação depois da infeliz batida na largada com Liuzzi e, a 7 voltas do fim quando era décimo vai para ultrapassar Schumacher- algo que havia feito Buemi pouco antes.

Mas Felipe não teve sucesso na sua tentativa e, precipitado, tentou a ultrapassagem, por fora, na freada que antecede a chicane da reta de chegada. Mas Michael o espremeu e Massa foi parar na grama, e consequentemente danificando a asa dianteira, sendo obrigado a trocar a asa e terminar apenas em 15.

Depois disso, pouca atividade se concentraria na pista, a não ser que a dupla da Force India daria o bote em Schumacher e o deixaria fora dos pontos, em décimo-primeiro.

Hamilton cruzaria, depois de incríveis 70 voltas, a linha de chegada em primeiro pouco mais de 2 segundos de Button, zelando e bela dobradinha da McLaren. Alonso ainda chegaria no pódio, à frente de Vettel e Webber…

19 comentários em “E o melhor GP da temporada foi…

  1. Votei no GP da Austrália, mas o do Canadá também foi muito bom. Isso sem precisar do fator “Chuva”, que sempre torcemos pra que caia ao menos uma tromba d’agua, pra ver se quebramos um pouco a rotina dos GPs. Sem falar que ver o carinho do Hamilton com o carro após a pole foi muito legal.

    Abraço!

  2. Realmente foi merecido. Essa corrida foi da hora, apesar de eu ter votado na Austrália.
    Abraço!

  3. Nossa nem me lembrava mais desse GP. Achei q o melhor foi o da Coreia. Mas… merecido!!

  4. O meu favorito foi o do Canadá, mas o da Bélgica também foi muito empolgante.

  5. Grande Tomás!
    O Will disse que esse post você escreveu para mim, é verdade? Hehehe. =P

    Sabe, para o meu coração mclarista o Canadá é sempre um show de emoções…
    Em 2007 o circuito de Montreal ofereceu ao “meu Miltinho” sua primeira vitória na F1. E agora em 2010 gerou esse espetáculo que você retratou maravilhosamente bem em seu post.

    O Hamilton empurrando o MP4-25 após a classificação é uma cena impagável. =D

    Beijos!!!

    • Hehehehehe!

      Mari, com vc nossa torcida prateada é mais charmosa!

      Valeu pelo post Tomás, a campanha “Canadá 2010” valeu a pena, o post ficou demais!

  6. Eu gostei mesmo foi do GP da Turquia. Só os fatos da batida entre Vettel e Webber e a briga leal de Hamilton e Button já me deixaram pasmo. Foi sensacional aquela corrida. Porém, o GP do Canadá reservou muitas emoções e também foi brilhante. Começou a ser bonito no sábado com a imagem de Hamilton empurrando sua McLaren. Abraços!

  7. No meu blog, GP do Canadá foi eleito também o melhor. E foi uma corrida daquelas, mostrando que seria um erro tira-la do calendário como fizeram em 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: