E o melhor GP da temporada foi…

Segundo a maioria dos leitores que opinaram no post Qual foi o melhor GP da temporada?, a melhor corrida do ano de 2010 foi o espetacular e imprevisível GP do Canadá, assim como eu igualmente compartilhava a ideia. Foram registrados 31 comentários, com Canadá recebendo 15 votos e Austrália logo atrás, com 12, que foi o favorito de muita gente também.

A grande verdade é que a prova canadense foi espetacular e reuniu em pouco mais de 1h e meia ingredientes sensacionais e que toda corrida de F1 precisa- Imprevisibilidade, emoção, batidas, recuperações, ultrapassagens e, tudo isto, sem precisar de chuva.

O show já começava no sábado, dia da primeira classificação onde uma Red Bull não partiria da Pole Position. Lewis Hamilton conquistou o primeiro lugar no Q3 do qualifying depois de uma grande polêmica envolvendo a quantidade de combustível que o inglês carregava no seu tanque na hora da volta voadora que colocou 0.268s em Webber.

Lewis empurra seu MP4-25:

Após assegurado o primeiro posto, a McLaren pediu a Lewis que desligasse o motor do seu carro para que restassem os 0,5 kg de combustível necessários para inspeção dos comissários da prova depois da classificação. A atitude foi obviamente suspeita e a FIA acabou punido equipe e piloto com uma multa de 10 mil dólares.

Passada a tensão pós-qualifying, domingo reservaria muitas mais tensões. Hamilton conseguiu manter eficientemente a liderança na largada, enquanto um pouco mais atrás Massa, ao tentar ultrapassar Liuzzi e Button, colidiu com o Force India e ambos foram relegados as últimas posições. Entre os 10 primeiros, apenas Vettel, Webber e Kubica estavam alçados de duros.

E os compostos já começavam a mostrar que seriam deicisivos para o resultado final. A diferença de performance que começou a se perceber a partir da 5ª volta pelo desgaste prematuro de quem calçava macios proporcionou ótimos momentos de suspense se quem calçava duros passaria ou não.

Assim, já na volta seis, Hamilton e Alonso partem para a 1ª parada nos boxes e Fernando leva a melhor na saída do pit-lane, com um ótimo trabalho dos mecânicos na hora da troca. Desse modo Vettel seria líder até a 14ª volta, quando também faz seu pit-stop e deixa, insolitamente, Buemi na liderança. Na volta anterior, Webber fazia sua segunda troca mantendo os duros.

Nesse momento, sem Vettel na frente, Buemi tem atrás Alonso e Lewis, sendo que Hamilton aproveita o erro do asturiano para recuperar o primeiro lugar, já que Sebastién parava na próxima volta.

Melhores momentos:

Nas voltas 26 e 27 nova rodada de pits, onde Webber assume a ponta depois da parada dos 4 primeiros colocados- Hamilton, Alonso, Button e Vettel. Mas aos poucos se notava que a estratégia de apostar nos duros da Red Bull ia por água abaixo pela sua menor durabilidade.

E assim McLaren e Ferrari chegaram muito rápido a Mark, meio segundo atrás do Aussie. Na volta 49 Hamilton o ultrapassa e Webber parte para os boxes para colocar, desta vez,  macios- que resistiriam nas próximas 21 voltas.

A McLaren, naquela altura, já começava a dominar a corrida com a incrível habilidade de Lewis em reduzir o desgaste dos pneus e na grande velocidade de reta, graças a asa duto. Assim não demoraria muito para Button ultrapassar Alonso, fato que ocorreria na volta 55 onde Fernando acabou sendo atrapalhado pelo retardatário Karun Chandhok.

Enquanto isso, Massa fazia a sua corrida de recuperação depois da infeliz batida na largada com Liuzzi e, a 7 voltas do fim quando era décimo vai para ultrapassar Schumacher- algo que havia feito Buemi pouco antes.

Mas Felipe não teve sucesso na sua tentativa e, precipitado, tentou a ultrapassagem, por fora, na freada que antecede a chicane da reta de chegada. Mas Michael o espremeu e Massa foi parar na grama, e consequentemente danificando a asa dianteira, sendo obrigado a trocar a asa e terminar apenas em 15.

Depois disso, pouca atividade se concentraria na pista, a não ser que a dupla da Force India daria o bote em Schumacher e o deixaria fora dos pontos, em décimo-primeiro.

Hamilton cruzaria, depois de incríveis 70 voltas, a linha de chegada em primeiro pouco mais de 2 segundos de Button, zelando e bela dobradinha da McLaren. Alonso ainda chegaria no pódio, à frente de Vettel e Webber…

19 respostas para “E o melhor GP da temporada foi…”

  1. Votei no GP da Austrália, mas o do Canadá também foi muito bom. Isso sem precisar do fator “Chuva”, que sempre torcemos pra que caia ao menos uma tromba d’agua, pra ver se quebramos um pouco a rotina dos GPs. Sem falar que ver o carinho do Hamilton com o carro após a pole foi muito legal.

    Abraço!

  2. Grande Tomás!
    O Will disse que esse post você escreveu para mim, é verdade? Hehehe. =P

    Sabe, para o meu coração mclarista o Canadá é sempre um show de emoções…
    Em 2007 o circuito de Montreal ofereceu ao “meu Miltinho” sua primeira vitória na F1. E agora em 2010 gerou esse espetáculo que você retratou maravilhosamente bem em seu post.

    O Hamilton empurrando o MP4-25 após a classificação é uma cena impagável. =D

    Beijos!!!

    1. Hehehehehe!

      Mari, com vc nossa torcida prateada é mais charmosa!

      Valeu pelo post Tomás, a campanha “Canadá 2010” valeu a pena, o post ficou demais!

  3. Eu gostei mesmo foi do GP da Turquia. Só os fatos da batida entre Vettel e Webber e a briga leal de Hamilton e Button já me deixaram pasmo. Foi sensacional aquela corrida. Porém, o GP do Canadá reservou muitas emoções e também foi brilhante. Começou a ser bonito no sábado com a imagem de Hamilton empurrando sua McLaren. Abraços!

  4. No meu blog, GP do Canadá foi eleito também o melhor. E foi uma corrida daquelas, mostrando que seria um erro tira-la do calendário como fizeram em 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s