Façam suas projeções para 2011

A sensação de escrever em um ano diferente do que horas atrás é bastante estranha, mas a verdade é que não gosto de longas pausas sem postagens aqui (já foi muito ter parado dois dias no Natal) e o ano mudou, mas basicamente a maioria do que está a nossa volta permanece igual.

Não há muito o que dizer nestes dias de pouquíssimas notícias vinculadas a F1, mas o processo de criação de alguns artigos para mais adiante e o Guia 2010 já vão tendo suas primeiras linhas.

Neste momento falta exatamente um mês para que comecem os testes pré-temporada, na Espanha em fevereiro. Pouco antes algumas equipes já irão apresentar seus carros ao mundo e é ali que a temporada começa.

Por enquanto, deixo este artigo para saber o que cada um espera desta nova temporada, alguma pista de quem brigará pelas vitórias e por quem vocês estarão torcendo em 2011.

Posts desse gênero irão ser ampliados lá pela metade de fevereiro, depois dos testes, onde faremos algumas brincadeiras para ver, em novembro, que acertou o questionado.

É interessante de qualquer forma, no primeiro dia do ano e sem nenhuma informação sobre o rendimento dos carros e adaptação dos pilotos fazer uma projeção deste ano.

Estamos começando uma nova saga e a sessão de comentários está logo abaixo- Quem será o primeiro a comentar em 2011?

50 respostas para “Façam suas projeções para 2011”

  1. Olá!
    Aposta para 2011: Kubica! Minhas esperança aumentaram com a Renault sendo Lotus agora. É uma ótima oportunidade, tanto para o piloto como para a equipe, que espero voltar a ser de ponta e campeã.

    Expectativas não faltam! \o_

  2. Tomás, chovendo no molhado, Red Bull, Ferrari e Mclaren, vão continuar na disputa corrida a corrida. Com o título de campeão, penso que o ciclo de amadurecimento do Vettel se completou, Webber difícilmente vai ter motivação para continuar nessa disputa, é problemático saber que foi sua culpa a perda do campeonato, Lewis não pode errar tanto, esse é outro piloto que tinha tudo para ser campeão e errou nos momentos principais, Button, já totalmente adaptado a equipe vai disputar esse título, Alonso que esse ano reinou sozinho na Ferrari, pode ter um rival e não um companheiro.
    Faço fé na Mercedes GP com o Michael e entra nessa disputa a Williams com Rubinho, essas duas equipes ainda não para disputar o título e sim vitórias.

    1. Rubens Barrichello:
      “Sou muito movido pela paixão. Simplesmente amo isso.”

      “Acho que, no fim das contas, o campeonato de 2011 será muito melhor e não descartem a Williams.”

      “Já venci outros campeonatos no passado e sei o que se sente. Minha motivação continua a mesma, pode ser o ano da Williams, com um carro de conceitos diferentes”.

  3. Eu continuo achando, que a unica previsão possivel nesse momento, é mais politica, que outra coisa. Portanto, “politicamente falando”, é o ano da Ferrari. Alonso tem que ser campeão em 2011, pelos motivos, que já apresentei aqui. Até o momento não posso vislumbrar outro cenario. Técnicamente, só teremos realmente uma idéia sôbre os avanços ou recuos na construção dos novos monopostos, a partir do inicio dos GPs., já que os testes na Espanha sempre envolvem uma aura de mistério. Eu particularmente torço, para que pelo menos 5 equipes entrem nas pistas em 2011 com possibilidades de vencer o campeonato, mas, eu sou um eterno otimista e as vezes me perco em devaneios como esse, afinal, sonhar não custa nada.

  4. Acho que será o ano da Williams. Vou torcer para esse time que apelidei de guerreiros. Mas, não posso deixar de torcer para minha equipe do coração, a McLaren! Boa sorte Button e Hamilton!

  5. Tirando as 3 do ano passado (Red Bull, McLaren e Ferrari), queria ver a Williams disputando igualmente com eles porque, antes de mais nada, o Rubinho merece essa chance e com certeza teria a equipe dando mais apoio a ele, o que seria um fato novo em sua carreira. Seria legal também ver o Rubinho com um bom carro disputando com os mais novos, Vettel e Hamilton, já que Button, Alonso, Webber e Massa não estão nada novinhos rsrs, tudo na casa dos 30 já.

    Irei torcer (sempre) para o Rubinho e o Hamilton e espero que a Williams venha com um bom carro pra gente ter vários domingos felizes com o Rubinho disputando as vitórias. Ele sim honra o país!

  6. Espero muito mais competitividade, com as Mclarens e Ferraris mais pareas á Red Bull. Com a Lotus Renault pertissimo das grandes, e a Mercedes mais atrás. Todos os pilotos dessas equipes lutando por vitórias, e Schumacher por pódios.

  7. A logica pela ordem: Ferrari, Red Bull, Mclaren.

    A Esperança de encostar no pelotão da frente: Mercedes e um degrau abaixo Lotus Renault.

    Pelotão do meio: Willians, Sauber, Force India, Toro Rosso,

    Final do grid: as tranqueiras habituais.

  8. Minha expectativa vai mais para o lado da torcida. Espero que a McLaren se acerte e o Hamilton possa mais uma vez lutar pelo título!
    Agora, indo pela razão, o “pelotão de elite” deve ser o mesmo desse ano, com Red Bull, Ferrari e McLaren. Mercedes e Lotus Renault (Proton) um pouco abaixo, beliscando um ou outro pódio. No meio do pelotão, Williams, Sauber e Force India brigando para ver quem vai ter cacife para manter o desenvolvimento do carro por mais tempo. Toro Rosso abaixo, talvez com a Lotus Renault (1Malaysia) se aproximando um pouco mais. Por fim, a Marusia Virgin e a Hispania, para variar.

    1. Bom. Lado torcedor: que Massa volte a ser oq já foi, um piloto brigando por vitórias; Que Kubica e Kobayashi possam surpreender muito esse ano, e que Rubens volte a ser um piloto q só ande na frente. Lado jornalista: o título está entre Vettel, Webber, Alonso e Hamilton.

      1. Se o titulo, ficar entre os quatro de novo, vai ser outro ano muito chato.

      2. Newton, não vejo porque ser chato. Se a Red Bull não dominar no quesito Pole Positions, será um ano excelente, e ainda por cima com novamente três equipes na disputa. Claro que se Massa e Button puderem aderir, seria melhor.

      3. Tomas, acho que sera chato, pois a disputa continuara entre o Vettel, Webber, Alonso e Hamilton. O Button não tem a menor chance, pois o queridinho da Mclaren é o Hamilton, o Vettel idem, porque já sabemos, que quem leva campeonato na RBR não é o Webber, por fora vem o Alonso, que só tera concorrencia na equipe, se o Massa “acordar” e criar coragem para enfrenta-lo frente a frente. Gostaria, que Willians entrasse nesse jogo, que a Renault proporcionasse um carro mais competitivo para sua estrela o Kubica, talvez um Schumacher brigando pela ponta junto com Niko. Você não acha, que assim seria muito mais eletrizante, que apenas as 3 equipes e apenas 3 pilotos disputando o campeonato. Pelo menos, veriamos brigas por posições a corrida inteira. Sonhar é preciso.

  9. Como disse em matéria anterior, ainda é cedo para fazer prognósticos. Com os testes da pré-temporada é que começaremos a ter uma ideia e uma noção do que teremos pela frente, de quem estava disputando as colocações dianteiras, de bloco intermediário e as últimas posições.

    Em 2010, a Renault não fez uma boa pré-temporada, mas foi relativamente competitiva ao longo do ano, disputando com a Mercedes o 4º lugar entre as equipes, dando a chance para Robert Kubica andar bem durante o campeonato.

    McLaren e Ferrari deram a impressão de que disputariam com a Red Bull poles e vitórias, mas o time das bebidas energéticas foi bem superior aos adversários nas classificações, quase jogando pela janela o caneco devido a problemas no carro e erros de seus pilotos.

    Os testes vão servir para as escuderias terem uma noção do que avançar ou aprimorar ao longo do campeonato.

  10. Como disse em matéria anterior, ainda é cedo para fazer prognósticos. Com os testes da pré-temporada é que começaremos a ter uma ideia e uma noção do que teremos pela frente, de quem estava disputando as colocações dianteiras, de bloco intermediário e as últimas posições.

    Em 2010, a Renault não fez uma boa pré-temporada, mas foi relativamente competitiva ao longo do ano, disputando com a Mercedes o 4º lugar entre as equipes, dando a chance para Robert Kubica andar bem durante o campeonato.

    McLaren e Ferrari deram a impressão de que disputariam com a Red Bull poles e vitórias, mas o time das bebidas energéticas foi bem superior aos adversários nas classificações, quase jogando pela janela o caneco devido a problemas no carro e erros de seus pilotos.

    Os testes vão servir para as escuderias terem uma noção do que avançar ou aprimorar ao longo do campeonato.

  11. É uma incognita. A instabilidade toma conta da F1 nas ultimas temporadas, marcadas sempre de alterações. Entra Kers, sai Kers, volta kers, carro com tanque maior, pneu que muda, Duto de ar, asa flexível… Só espero que não aconteça o ocorrido nas duas ultimas. Em 2009 a Brawn reinou e em 2010, apesar de ter sido um campeonato marcado por muita emoção, a Red Bull foi de uma superioridade avassaladora, e boa parte da emoção se deu a incompetencia de seus pilotos. Acho que Vettel ainda tem muito que evoluir. Gostaria de ver Kubica com um carro de ponta.

    A única certeza, por enquanto, é o Massa tomando tempo do Alonso, o que de fato, não tem nada de anormal.

    Minha torcida? Que o Alonso seja TRI. Merece demais. Mas tudo ao seu tempo.

    Espero, também, mais educação por parte dos amigos blogueiros. Que possamos debater sem ofensas e sem um julgamento de valores deturpados por aqueles que detém o monopolio da F1 na TV.

    Grande abraço

    1. De acordo! Hoje em dia, torcer para o Alonso virou motivo de agressão verbal em qualquer parte do Brasil. Fazer o que se o cara é bom né?!

  12. Feliz Ano Novo, galera! Desejo tudo de bom para vocês! Para este ano aposto em Ferrari e Red Bull como fortes concorrentes, e torço para a McLaren, em especial o Luisinho!
    Falando do “fundão”, acredito que a Hispania vai vir esse ano pelo menos “melhorzinha” do que o ano passado. Quanto à Virgin, não sei o que dizer, vamos ver se os milhões madurinhos deste ano vão valer alguma coisa. Bruno e Lucas vão deixar saudades! (Será que ainda há esperança?)
    Sobre as outras equipes, acredito que Michael vai estar mais combativo na Mercedes frente ao Nico. Nas intermediárias, Jaime, Robert e Rubinho vão se destacar! Mas é uma pena que o Brasil esteja mais desfalcado de pilotos nesta temporada!
    E no mais, espero muita diversão, lindas ultrapassagens e nenhuma acidente grave nesta temporada de 2010!

  13. Tenho quase certeza que Ferrari, Mclaren e Red Bull serão protagonistas na disputa pelo título. Espero que Williams e Renault entrem nessa também. Não esquecendo a Mercedes que também pode entrar nessa (tem potencial). O resto continua sendo resto.

    Abs. Carlitos.

  14. Se houver mudanças de última hora nas regras, quem sabe podemos ter surpresas?
    Tomara que os que estão vindo pelo dinheiro mostrem serviço, senão teremos que mudar
    coisas nos bastidores…

    ah, que Kubica vença e ganhe vaga em equipes de ponta, e dá-lhe Hamilton, que teve as vitórias mais bacanas em 2010, mas que de novo não quis administar, e sim atacar…ah, alonso, vou te mandar uma passagem pra russia, com lenços e tudo

    GO HAMILTON

  15. Legal esse desafio, antes mesmo de qualquer informação concreta sobre os carros. Vamos ao exercício de futorologia:
    – Red Bull terá o melhor carro, mas com muita dificuldade em se manter superior a McLaren, Mercedes e Ferrari.
    – Renault Lotus e Williams disputarão o título Best of The Rest. Force India terá ano ruim.
    – Lotus terá um ano muito melhor que Virgin e andará perto de STR e FI.
    – Hamilton consolidará sua superioridade sobre Button, Alonso terá menos vantagem sobre Massa (torcendo por BEM menos), Vettel terá menos problemas com Webber.
    – Schumacher finalmente andará à frente de Rosberg, mas não em todas as corridas, algo como 60-70%.
    – O campeão do mundo será Vettel (\o/) com 2 corridas de antecedência.
    – Koba-san será a principal atração da temporada. Hamilton fará boas corridas.
    – Alguersuari será o melhor entre os mais jovens.

    Difícil responder perguntas que não existem…hehe, elebora um questionário ae Tomás!
    Abração

    1. ” elebora um questionário ae Tomás!”

      Como eu disse no post KBK:

      Posts desse gênero irão ser ampliados lá pela metade de fevereiro, depois dos testes, onde faremos algumas brincadeiras para ver, em novembro, que acertou o questionado. 😉

  16. minhas expectativas acho que são as mesmas de todos.o trio vai chamar muita atençãoe em alguns raros momentos alguem mais vai entrar nesse grupo. mas todos sabemos que dessas uma é a franca favorita a se destacar muito mais q as outras…
    …a hispania deve ser a pior, mas a virgin e lotus não vão ser muito melhores

  17. Olá querido amigo tomás..
    Minhas apostas para 2011, tem apenas um nome: Alonso, Vai ter carro,equipe a favor e ele está muito afim de ser campeão pela ferrari…

    Não esquecendo das RBR que tambem vão vir muito forte em 2011, se manter o pique vai disputar o campeonato ponto a ponto, vettel será visivelmente beneficiado..

    Maclarem pode vir forte, com a equipe puro sangue, mas não acredito muito..Lewis ainda continua sendo muito superior ao Button e tem a vantagem de ser mais novo..

    Mercedes e lotus renault vão andar muito forte, Kubica será o destaque entre essas duas equipes, Algo me diz que schumacher estará alinhado no grid pela ultima temporada..Rosberg continua na mesma, E que o petrov possa aprender mais em uma equipe boa, pois não tem futuro..(rsrsrs)

    Willians, está achando seu caminho, se o carro for mesmo mais agressivo pode brigar pelas primeiras posições, Barrichello terá ainda mais autonomia na equipe, não acredito muito em Maldonado, mas pelo menos injetou dinheiro..(Rsrsrs)

    No mais, abraços…

    1. Davi, aproveitando que você tocou o tema Williams e o carro agressivo planejado para 2011, nessa semana ampliarei o assunto em um artigo já começando a farejar na temporada do ano que começa.

  18. Minhas expectativas são: Red Bull, McLaren e Ferrari dominando. Mercedes um pouco atrás. Alonso chorando e pedindo passagem.

  19. Acho que a Mercedes vai encomodar esse ano, principalmente o alemão dono de 7 títulos, Ferrari ao nível da RBR e McLaren logo atrás, Kubica vai encomodar também, Petrov pode ser que sim, mas vai ter que comer muito feijão pra chegar ao nível do companheiro Polonês. Lá no meio a Williams deve vir forte pela experiência com os Kers juto com a Force India um pouco mais atrás. A Toro Rosso acredito que venha melhor esse ano, mas nada surpreendente, Sem novidades no resto, quem sabe a Lotus de Tony Fernandes possa chegar a frente da STR e da Sauber se trabalharem bem esse ano, pilotos melhores do que as outras duas “ex-iniciantes” eles tem, só resta aproveitar os motores Renault, o cambio da Red Bull e fazer um bom carro!!!

  20. Quanto as opiniões pra umcampeão, confesso que desejo ver novamente a RBR dominar, se não for com Webber, merecedor do título em 2011, que seja com Vettel novamente. Como bom brasileiro ainda bem no fundo torço pelos conterrâneos, mas acho díficil, então se nem com os tupiniquins e nem com os caras do energético que te dá asas o título ficar, que fique com qualquer um menos nas mãos do espanhol MOTHERFOCKER!!! rsrsrrsrsrsrs

    Acho até que torçi pelo Alonso em Abu Dhabi ano passado, com um pensamento bem espanhol, “o jogo de equipe é preciso ser feito”, mas depois de uma análise do comportamento dele após a corrida, e com um pensamento brasileiro, ou só fã do esporte mesmo, ele foi egoista, mesquinho e chorão o ano todo, fazendo pouco do Massa até depois que o campeonato acabou, dizendo que nunca esteve tão afrente de um companheiro, agora se a situação fosse inversa dúvido que Felipe esculacharia qualquer que fosse o companheiro dele, ta ai, a diferença entre ser um FDP e ser um brasileiro, ele pode não correr como o bicampeão, mas tem mais ética e caráter, não sei se na Ferrari Felipe ainda tem alguma chance, mas se tiver é esse ano, depois já era, vamos ver quem vai ser o novo brinquedo da Scuderia!!!

    1. Fosse eu o Massa, responderia ao espanhol na pista. Mesmo sem a minima chance da equipe permitir a vitória, eu gostaria de fazer o “Principe das Asturias”, suar como um plebeu e enfiar aquela lingua enorme, que ele tem, em um lugar mais apropriado as bobagens que ele diz. Alonso, perdeu o campeonato desse ano, para um piloto muito mais inexperiente, isso ele não comenta nem em casa com a familia, mas para humilhar o Massa ele não poupa comentarios canhestros e malidicentes, tomara, que esse seja o incentivo, que o Massa precisava para “acordar”.

    2. Crizan;

      “ele pode não correr como o bicampeão, mas tem mais ética e caráter”

      Ética Massa pode ter sim. Agora, caráter, não creio, pelo menos no que se diz ao ambiente que nós discutimos- A F1.

      Porque caráter é como uma forma de alçar respeito sobre os outros membros da equipe, e isso é algo que Felipe esteve longe de fazer em 2010. A Ferrari o usou quando precisou, mandou a ordem e ele obedeceu. Não sei ao certo que caráter seria este, mas fica o pensamento. Talvez ele teve caráter antes, 2008 foi o seu melhor ano duelando pelo título e se mantendo firme na pista sem cometer um único erro no GP do Brasil sob chuva.

      No atual momento, Alonso tem mais caráter, e as consequências disso são que ele terminou o ano muito a frente de Massa. Tivesse sido o contrário, Felipe chegaria fortalecido, e não na “corda bamba”.

      2011 é o ano do sim ou não sobre a sua permanência na Ferrari.

      1. Tomas, carater é formação moral, ética, personalidade já é outra historia. O Massa demonstrou até agora, que tem carater, mas sua personalidade ficou enfraquecida diante de um “alfa” mais prepotente e impositivo. O Alonso como sabemos, é um excelente piloto, tem todos os predicados necessarios inclusive muita experiencia e sabe se impor politicamente, agora, quanto ao seu carater é duvidoso, é arrogante, egoista e pouco afeito a companheiros de equipe a quem gosta de humilhar publicamente, é o garoto mais forte da escola, aquele que acha que pode dar porrada em todo mundo, pois ninguém consegue dar-lhe uma boa surra de volta, mas isso não quer dizer, que os garotos, que apanham não tenham carater, só são mais franzinos e não sabem lidar com o “alfa”, quando ele aparece.

      2. Eu penso que personalidade também é caráter, principalmente pois ela é a sua “persona”. Mas assim como existem personalidades distintas, o mesmo se aplica com caráter.

  21. Os novos pneus devem trazer algumas surpresas, creio eu. Carros medianos podem entender melhor os Pirelli e começar bem, e alguma das equipes grandes pode não sacar o caminho certo com essa goma de cara.

    O kers é outro: Ferrari e Maclaren sofreram horrores em 2009, gastando o ano em desenvolver o carro com o sistema, que atrapalhava demais o equilíbrio e no fim das contas não representava vantagem. No fim daquela temporada, venciam corridas. Por outro lado, Red Bull e Mercedes (Brawn) se beneficiavam por, além de usar o bom difusor duplo, não terem tido os problemas de carros que andavam com kers. Acho que Ferrari e Maclaren têm certa vantagem nisso.

    Se tiver de chutar numa surpresa, será na Renault do narigudo. Mas é puro chute.

  22. Colocar o que eu escrevi no twitter: “Tomas, eu acredito em Alonso lutando como em 2010, Mclaren forte e Red Bull lutando contra a confiabilidade. Surpresa: Schumacher”

  23. Preciso mesmo dizer alguma coisa?
    Acho que você já sabe as minhas expectativas, né Tomás? Hehehe.

    Bicampeonato do Hamilton e WCC da McLaren!!!! =D

    Beijos!

  24. E ae Tomás, primeiro feliz 2011!
    Minha expecitativa é que a RBR continue forte, a Mclaren também, a Ferrari não boto muita fé, mas acho que dá pra ir, a Mercedes…não sei direito.
    Acho e torço que o Schumacher venha muito bem no campeonato, ficando a frente do rosberg já está otimo. O Massa irá bem, mas não no nível do Alonso, o mesmo para o Webber, que acho que não irá acompanhar o Vettel, caso ele não erre, na Mclaren acho que ambos viram fortes.

    Go Schummy.

    Abraço e até mais

  25. Aposta para 2011: Hamilton

    Assim como Alonso e Kubica, e diferentemente de Vettel, Webber e Button, Lewis não precisa ter o melhor carro do Grid para brigar por vitórias.

    Acredito em 2011 que a McLaren vai gerar o carro do Bicampeonato de Lewis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s