Não existe espaço para amizades na F1…

Há um respeito profundo. Tem que ser assim quando se compete contra rivais, caso contrário, você não vai alcançar grandes feitos porque terá baixado a guarda. Por isso, não é fácil ter amizades verdadeiras. Eu penso que você tem amigos próximos fora da sua profissão. Você até consegue arrumar um ou dois amigos enquanto trabalha, mas será possível contá-los na mão. Você pensa que há camaradagem, mas no fim trabalha sozinho.

As palavras de Mark Webber refletem um pouco sobre como o circo da Fórmula 1 se move. Em um esporte tão competitivo, onde apenas 24 seleccionados pilotos do mundo inteiro não existe um grande espaço para fazer amigos- verdadeiros.

Nós sabemos que Mark não chega a ser o piloto mais amigável- O jeito duro que tratou a Red Bull ao longo do ano e as mensagens subliminares em 2010 são um reflexo disso. E ainda mais quando, no caso, você está em uma equipe que tem apenas olhos para o outro piloto- Muito mais camarada, compreensivo, jovem e engraçado. Pois foi assim que Vettel nos repartiu suas imagem desde que temos conhecimento de sua carreira na F1. Um cara simples e legal.

Lewis, Jenson, Felipe e Rubens também seguem essa linha pacífica, principalmente o campeão de 2009. Já Webber e Alonso parecem ser os mais “durões” dos pilotos- e não é a toa que algumas vezes estão metidos em brigas com a equipe e polêmicas. Não é coincidência também que os dois são os membros mais fortes da GPDA (Grand Prix Drivers’ Association).

Apesar disso sempre há alguém quem diga que na intimidade são pessoas amigáveis e fácil de conversar, enquanto outros alegam serem frios (Alguersuari apontou esse adjetivo de Alonso) ou “nariz empinado”.

E isso obviamente conta com o processo de fermentação como piloto- Webber está “contra” a equipe. Mas Alonso, mesmo tendo jeito semelhante, tem a Ferrari ao seu lado- igualmente com Massa sendo seu companheiro.

Em suma, muitas vezes a sua personalidade define qual tipo piloto você é.

9 respostas para “Não existe espaço para amizades na F1…”

  1. Mark, como está no texto, parece, na intimidade, ser um cara amigável. Só é mais sério na Fórmula 1. Essa “hostilidade” apareceu em 2010, principalmente depois dos GPs da Turquia e da Inglaterra. Esse segundo episódio marcou mais nesse aspecto.

    Alonso é uma incógnita. Ele chegou em Porto Santo com toda aquela ira, mas meu amigo Thiago, que trabalhou no GP Brasil, disse que ele foi o mais simpático, o que mais conversou com os fãs. Outros dois que seguiram essa linha foram Button e Vettel. Já Massa, não falou com ninguém. Essa história está contada aqui: http://porforadosboxes.wordpress.com/2010/11/04/trabalhando-no-gp-1/

  2. Alonso as vezes mostra ser um cara legal, mas depois muda completamente suas atitudes. Webber, não o vejo como durão a não ser realmente dentro das pistas, pois parece ser um cara educado fora delas. Jenson Button é um cara gente fina demais, me lembra Spa 2010 quando ele podia falar um monte do Vettel e agiu com extrema educação. Mas a F1 é isso, acredito que exista amizades sim, podem ser poucas, mas acredito.

  3. Segundo o dicionário, amizade é um “sentimento fiel de afeição”. Na F1, e no esporte em geral (e até porque não na vida) as vezes não existe a “qualidade do fiel”.

    Em todos os ramos da sociedade algumas pessoas são mais propensas a fazer amizades, outras não. Não creio que isso seja uma caracteristica da F1. Não F1 o q

  4. Segundo o dicionário, amizade é um “sentimento fiel de afeição”. Na F1, e no esporte em geral (e até porque não na vida) as vezes não existe a “qualidade do fiel”.

    Em todos os ramos da sociedade algumas pessoas são mais propensas a fazer amizades, outras não. Não creio que isso seja uma caracteristica da F1. Na F1 o que existe é cada um defendendo o seu, cada um faz o seu trabalho e volta pra casa.

  5. O Ayrton Senna já disse a mesma coisa, no início da carreira dele. Isso vale em qualquer ambiente profissional. No começo, estamos lá para aprender, e acho que a amizade vai surgindo ao natural. As amizades ou inimizades vão surgindo ao longo do curso, no qual vamos observando qual pessoa é mais confiável, mais educada, o mais eficiente, o mais arrogante, quem é o mais prepotente, mas normalmente surgem grandes amizades.

    O próprio Senna fez amizades com colegas de trabalho e pilotos como Berger, Boutsen, Patrese, Alesi e Barrichello, como teve rivalidades com Prost, Piquet e Mansell.

    Sempre terão as pessoas que teremos maior ou menor confiança.

  6. Em toda a minha existencia, jamais conheci alguém a quem pudesse rotular de totalmente mau ou completamente bom. Até mesmo os piores carrascos da historia, dedicavam bons sentimentos por algumas pessoas, que geralmente compunham o circulo mais intimo de suas relações. É dificil avaliar a distancia, se existe amizade entre as pessoas, geralmente as divergencias ficam mais expostas e faceis de analisar. De qualquer forma, num esporte tão aguerrido como a FI., é raro ver grandes amizades se consolidarem, talvez haja um coleguismo mais explicito entre alguns pilotos, mas amigo, aquele, que te escuta nas horas dificeis, que te apoia e empresta o ombro, esse acho muito complicado, até pelos segredos e controversias, que a FI., cria em torno das equipes. Não dá para o Massa contar para o Hamilton o que a Ferrari esta aprontando para favorecer o Alonso, pois estaria entregando o jogo para o inimigo, então, como eu disse, fica tudo numa base muito superficial e pouco intima, o que na verdade não gera profundas amizades.

    1. “Não dá para o Massa contar para o Hamilton o que a Ferrari esta aprontando para favorecer o Alonso, pois estaria entregando o jogo para o inimigo, então, como eu disse, fica tudo numa base muito superficial e pouco intima, o que na verdade não gera profundas amizades.”

      Exatamente…

  7. Sobre tudo isso eu só tenho uma certeza: De todos os pilotos, o Alonso é o mais insuportável…

    O ataque de pelanca que ele deu recentemente contra os fotógrafos mostra bem o seu caráter e personalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s