Ferrari e Red Bull com pressa para lançar seus carros. McLaren, não…

Uma conversa no mínimo interessante começa a surgir na abertura dos testes pré-temporada 2011 no paddock.

Como já é sabido, as atividades começam no dia 1 de fevereiro e a principal preocupação da grande maioria das equipes é ter seus bólidos prontos até a data estipulada, como no caso da campeã Red Bull e a Ferrari, geralmente a que sempre mostra seu carro antes. Mas a equipe de Woking, ao contrário das principais rivais, decide esperar mais um tempo.

As pró e contra dessas decisões podem trazer alguns efeitos nos carros de 2011, e o comportamento e avanço dos projetos poderá ser comprometida com um atraso no início dos testes.

A Ferrari já anunciou que mostrará seu carro na última semana de janeiro, passou nos crash tests e recebeu o chassis número 288, apesar de que é normal em Maranello realizar um pouco de alarde quanto ao trabalho no novo carro- estrear antes nem sempre significa ter o melhor equipamento.

Quem provou isso foi justamente a Red Bull, ano passado, ao atrasar a estreia do RB6 para depois do começo oficial dos testes e o resultado deste processo foi o mágico RB6. Mas em 2011 a principal preocupação se baseia em justamente estar na pista antes- e os de Milton Keyes expressaram publicamente o desejo:

Nós estamos marcados para o primeiro teste. Vai ser difícil estar lá a tempo, mas esse é o nosso objetivo. Nós vamos confirmar nossos planos e os detalhes sobre o lançamento em breve. nós queremos usar o RB7 desde o início dos testes em Valência. Vai ser muito apertado, mas estamos dentro da programação.-Christian Horner.

Em suma, isso aponta a pressa de testar o máximo possível os pneus Pirelli para coletar a maior quantidade de dados disponíveis e injetar no RB7, pois como a própria fornecedora comunicou, fez uma série de testes em ABu Dhabi e Bahrein dias atrás. O mesmo se aplica para a Scuderia, que estará na pista já desde o primeiro dia.

Porém, a McLaren não segue a linha das rivais. Já em 2010 decidiu não levar Lewis e Jenson para os testes pós-temporada da Pirelli sob o pretexto que “os compostos irão mudar muitos e as informações coletadas agora não serão muito úteis”. Apesar disso, claro, os pilotos de testes fizeram uso dos dados obtidos nos dois dias de programação.

O ponto negativo é justamente o contato da de Hamilton e Button com os compostos. Com o anúncio da McLaren de que mostrará o MP4-26 só no dia 4 de fevereiro (um após o término da primeira sessão) as dúvidas aumentam e o novo carro ainda não estará em contato com os pneus como o F11 e RB7. Como solução prévia, será usado um carro “híbrido”.

A verdade é que um dos grandes desafios das equipes esse ano será entender o funcionamento dos pneus, e desperdiçar três dias de testes pode ter seu custo.

O que se pensa depois disso são as vantagens de estar com o carro na pista antes ou depois. Atualizar o modelo de 2011 com as informações tidas nos testes ou levar o chassis do carro de 2010 com atualizações aerodinâmicas do novo para trabalhar no túnel de vento ao longo doas dias prévios da estreia?

A pergunta fica para ser respondida na opinião vocês aí do outro lado na sessão de comentários.

8 comentários em “Ferrari e Red Bull com pressa para lançar seus carros. McLaren, não…

  1. Estou muito ansioso para que a temporada comece logo. Não aguento mais ficar sem F-1. Tomara que a McLaren faça um carro pelo menos no mesmo nível dos Red Bull. Estou confiante.

    • O mesmo ocorre comigo, rs. (E acho que com todos os que freqüentam o blog também!)

      Mas com menos de um mês para a pré-temporada os ânimos voltam (e a ansiedade aumenta), espero você nesta nova saga André!

      Abraços…

  2. Tomás. De bobo nesse mundo não tem ninguém! A McLaren mesmo já anunciou que preparam outra inovação para esse ano, dada a proibição do F-Duct, li em algum lugar. Retardar o lançamento e os testes com o novo carro pode significar que eles estejam escondendo o jogo. Segundo que a pressa de Red Bull e Ferrari pode não ser apenas por preocupações com os pneus Pirelli, mas com o fato de que ao fim de 2009, a McLaren era a unica equipe da F1 a ter entendido e dominado o Kers por completo, ou o mais próximo disso.

    Por outro lado, ao vislumbrar uma possível vantagem com o Kers, a McLaren pode sim estar optando por esconder o jogo o máximo que puder, e confiando que a utilização de um modelo híbrido seja capaz de lhe fornecer os dados de forma eficiente.

    Quem estará tomando a decisão correta, só saberemos no GP do Bahrein

    • Alan;

      O próprio Lewis aclamou que a McLaren possui o melhor KERS, e isso certamente eu não duvido- tem grandes chances de ser verdade.

      Mas vejo que um melhor trabalho com os pneus, a sua adaptação e principalmente compreender o seu desenvolvimento é muito mais importante do que se privar pelo KERS, já que como você mesmo disse no comment acima, ela entendeu e dominou o Kers por completo.

      Já vi vários pilotos e agora Adrian Newey mostrando preocupação para entender e já estar na pista com os Pirelli, e essa frescura da McLaren não me parece positiva. Mas nada que o poderoso staff técnico não possa resolver na pré-temporada, imagino, se não intervir no plano inicial do MP4-26…

  3. Pressa pode representar um risco para as equipes, mas essa ‘calma’ da McLaren é que fica causando duvidas. Será que a demora de lançar seu novo carro resultará em algo bom? Digo o mesmo para Red Bull e FErrari, as apressadas.

  4. “Será que a demora de lançar seu novo carro resultará em algo bom?”

    No caso da McLaren a tendência é SIM, ao contrário das equipes que não podem por falta de tempo ou atraso no projeto, tal como Force India ou Hispania.

  5. Eu acredito que estar na pista o quanto antes sempre traz vantagens.

    Devemos lembrar que na F1 a limitação de testes sempre é apontada como grande culpada por derrotas (vem disfarçada em outros nomes, mas por a culpa em pneus e projetos é uma maneira diferente de dizer que não se testou o suficiente).

    Gostaria que o MP4-26 estivesse na pista cedo, infelizmente não ocorrerá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: