E se a Pole Position valesse 1 ponto?

Uma conversa interessante que surgiu na sessão de comentários do post Porque os Qualifyings perderão importância abriu um tema a ser discutido: E se a Pole Position valesse um ponto? Ironicamente, a ideia acabaria realizando o efeito contrário aos qualifyings de sábado- a sua importância aumentaria pois a Pole estaria valendo um saudoso ponto para o campeonato.

Em uma primeira análise, seria algo benéfico para o campeonato: Com a opção de ganhar um ponto já com a Pole uma futura quebra ou problema na corrida poderia ser recompensada, mesmo que em uma baixa porcentagem, com um ponto que poderia vir a decidir o título no final.

Quanto mais Pole Position, mais pontos, e o trabalho das equipes no sábado seria mais incessante do que é atualmente. Em um exemplo básico, se Vettel tivesse tido mais problemas nas corridas em 2010 poderia ter sido recompensando com 10 pontos extras graças as suas Poles. Porém isso não foi necessário no caso específico.

O ponto para a volta mais rápida foi validado durante 10 temporadas na primeira década da F1, desde 1950 a 1959 e foi banido em 1960. Em um ponto de vista mais usual, a volta mais rápida nem sempre é justa em alguns casos, como vimos na temporada passada. Já a Pole requer um preparo mais específico, de 3 classificações e se encontrar no Top 10 após o Q3. A única exceção para uma Pole rara seria a de Hulkenberg em Interlagos, 2010.

Números e estatísticas:

Levando em conta os últimos 5 campeonatos, com a pontuação normal e, na segunda opção, se fosse acrescido o ponto da Pole Position:

Temporada 2006:

Pontuação oficial Top 5:

  1. Fernando Alonso 134
  2. Michael Schumacher 121
  3. Felipe Massa 80
  4. Giancarlo Fisichella 72
  5. Kimi Räikkönen 65

Pontuação com Pole Position 1 ponto:

  1. Fernando Alonso 140 (+6)
  2. Michael Schumacher 125 (+4)
  3. Felipe Massa 83 (+3)
  4. Giancarlo Fisichella 73 (+1)
  5. Kimi Räikkönen 68 (+3)

Temporada 2007:

Pontuação oficial Top 5:

  1. Kimi Räikkönen 110
  2. Lewis Hamilton 109
  3. Fernando Alonso 109
  4. Felipe Massa 94
  5. Nick Heidfeld 61

Pontuação com Pole Position 1 ponto:

  1. Lewis Hamilton 115 (+6)
  2. Kimi Räikkönen 113 (+3)
  3. Fernando Alonso 111 (+2)
  4. Felipe Massa 100 (+6)
  5. Nick Heidfeld 61

Temporada 2008:

Pontuação oficial Top 5:

  1. Lewis Hamilton 98
  2. Felipe Massa 97
  3. Kimi Räikkönen 75
  4. Robert Kubica 75
  5. Fernando Alonso 61

Pontuação com Pole Position 1 ponto:

  1. Lewis Hamilton 104 (+6)
  2. Felipe Massa 103 (6)
  3. Kimi Räikkönen 77 (+2)
  4. Robert Kubica 76 (+1)
  5. Fernando Alonso 61

Temporada 2009:

Pontuação oficial Top 5:

  1. Jenson Button 95
  2. Sebastian Vettel 84
  3. Rubens Barrichello 77
  4. Mark Webber 69.5
  5. Lewis Hamilton 49

Pontuação com Pole Position 1 ponto:

  1. Jenson Button 99 (+4)
  2. Sebastian Vettel 88 (+4)
  3. Rubens Barrichello 78 (+1)4
  4. Mark Webber 70.5 (+1)
  5. Lewis Hamilton 53 (+4)

Temporada 2010:

Pontuação oficial Top 5:

  1. Sebastian Vettel 256
  2. Fernando Alonso 252
  3. Mark Webber 242
  4. Lewis Hamilton 240
  5. Jenson Button 214

Pontuação com Pole Position 1 ponto:

  1. Sebastian Vettel 266 (+10)
  2. Fernando Alonso 254 (+2)
  3. Mark Webber 247 (+5)
  4. Lewis Hamilton 241 (+1)
  5. Jenson Button 214

Como se pode perceber na temporada de 2007 Lewis seria campeão graças as 6 Poles que conquistou (o dobro do real campeão, Raikkonen) e livrou 2 pontos de vantagem, contra menos 1 que teve na temporada verídica.

Nos outros campeonatos o campeão permaneceria o mesmo- com destaque para Vettel que abriria mais 8 pontos de vantagem para Alonso.

O ponto contra acaba sendo justamente esse- com um carro superior a concorrência, como foi o RB6, a chance de Alonso ou Lewis de serem campeões diminuiriam consideravelmente.

O panorama é esse: Com um grid equilibrado, o ponto para o Pole seria estimulante, mas com um carro bem superior aos demais apenas reforçaria a vantagem desde- o que não agradaria os rivais.

Para passar a pergunta para a sessão de comentários, fica a questão: Você é a favor de que seja implantado o ponto para o Pole Position?

27 comentários em “E se a Pole Position valesse 1 ponto?

  1. Sim, e Não. Sim pois iria fazer com que ninguem aliviasse o pé, para na corrida ter o direito de usar a ATM. E Não, pois alguns carros são muito superiores, e acabariam, ou quase, com as chances dos rivais.

  2. Nunca gostei da ideia de dar um ponto ao pole position, por considerar que a pole position é automaticamente uma vantagem para a corrida e para que o piloto dispute os pontos da corrida, e porque essa disputa, por si só, já é emocionante.

    Por outro lado, dar o ponto ao piloto que cravar a volta mais rápida dá, à corrida, uma emoção a mais, vai fazer com que os ponteiros tentem conquistar esse ponto ao mesmo tempo que administram seu equipamento.

  3. Não. Seria aumentar a vantagem do concorrente, e com o sistema de pontuação de chegada atual, realmente não daria chances para os que não são favoritos.

  4. Sim. Na Indy tem ponto para o o pole e para a volta mais rápida.
    Tenho uma outra ideia: e se o melhor tempo dos que não passaram de cada Qualifying ganhasse um ponto?
    Haveria, portanto, uma disputa entre as médias e as menores equipes.

  5. Sim!!! E deveria valer também para volta mais rápida!
    E que as equipes que briguem entre si para conseguir estes pontos extras.

  6. Seria interessante, mas acho que o sistema de pontuação já premia os 10 melhores da corrida, na minha opinião, um absurdo. Deveriam pontuar os seis ou oito melhores.

  7. Sim, pois o qualify os pilotos andam muito forte para o 2º e 3º é quase uma pole mas se a pole tivesse um pontuação seria bem mais disputado e o pole teria mais méritos e seria mais reconhecido, como lewis que se tivesse pontos de pole ganharia de kimi e esse esforço para fazer poles não ajudou em nada!

  8. Pingback: Tweets that mention E se a Pole Position valesse 1 ponto? « Blog Fórmula 1 -- Topsy.com

  9. Isso sempre passa pela minha cabeça; que con certeza a classificação seria muito mais importante. E outra, mais um ponto se o quem largar na pole vencesse a corrida.

  10. Deveria sim, tanto pra pole quanto para a melhor volta na corrida. Pois estimula a disputa durante a classificação, fica mais interessante. Na corrida as vezes acontece que um piloto te ponta na largada tem um pneu furado, vai se arrastando pros boxes e fica totalmente fora da corrida, a unica coisa a fazer alem de mostrar os patrocinadores e gastar combustível vai ser tentar conseguir essa volta mais rápida.

  11. Novidade próxima da Force India:

    Prestes a anunciar sua dupla de pilotos para a temporada 2011, o chefe da Force India, Vijay Mallya, revelou estar muito feliz e empolgado com a escolha. Entretanto, para curiosidade dos fãs do automobilismo, ele não revelou quem vai correr pelo time no campeonato que se inicia em março.

    – Estamos atualmente definindo a nossa dupla e estou realmente empolgando com o que está vindo.

    Única equipe que ainda não divulgou nenhum nome, a Force India é a responsável por duas das três vagas restantes no grid – a outra pertence à Hispania, que já confirmou o indiano Narain Karthikeyan.

    A volta do compatriota à Fórmula 1, aliás, agradou bastante Mallya.

    – Desejo a ele muito sucesso neste ano. A Índia deve estar orgulhosa de se ver representada no GP de estreia da temporada por um time e, agora, por um piloto.

    Piloto do time desde 2006, quando a Force India ainda se chamava Spyker e tinha outro dono, Adrian Sutil é favorito a ficar com uma das vagas na escuderia. Outro representante da FI em 2009, Vitantonio Liuzzi ainda tem contrato em vigência, mas seu mau desempenho pode dar uma chance a Paul di Resta ou até mesmo a Bruno Senna.

      • Bem, já está mais do que na hora da Force anunciar sua dupla. E continuo com meu palpite de meses atrás- Sutil e Di Resta.

        Liuzzi deve ir para a Hispania, sendo este o piloto experiente que ela precisa “para desenvolver o carro”, algo que não teve em 2010. Seria pagante, afinal a Force pagaria sua vaga- esse rumor já recorreu intensamente o paddock.

        Vito não quer indenização, quer correr- então a Hispania é a única saída e o que salvaria a equipe de Vijay de mais um processo. Resta saber se Liuzzi aceitará.

        No mais, é isso: Sutil e Di Resta na Force e Liuzzi na Hispania.

      • Não seria mal se ficasse assim. Sutil e Di Resta na Force India, e o quase aposentado Liuzzi na mal criada Hispania.

      • Se rumoreria que vaga na Hispania “custa” 10 milhões. E a Force India não está em condições de pagar isso, então, não sei… Ainda teremos surpresas, desagradáveis ou não.

      • Se pagar bem, Bruno Senna consegue até a vaga de titular, apesar de eu estar com o Tomás, Sutil e di Resta. Para Senna e di Grassi, o melhor é ser reserva de um bom time.

  12. Só seria interessante se a corrida fosse em duas baterias com grid invertido, isso equilibraria as coisas caso houvesse um carro bem mais rápido, como foi o RB6 em 2010

  13. Eu continuo achando, que todo esforço merece recompensa. o risco de um acidente, durante as voltas de classificação, são as que levam pilotos e carros ao limite , nada mais justo, que premia-los, com um ponto de bonificação pelo esforço. Inverter o gride, significa disputa de posições e ultrapassagens, só que essa medida levaria ao fim do treino de qualificação no sabado, já que o grid viria definido da ultima corrida, mas que ia dar muita briga na pista, disso não tenho duvidas.

  14. Eu creio que tudo que ajudar a deixar a F1 mais competitiva é válido, portanto apoio a idéia, não só da Pole, mas também para a melhor volta e maior número de voltas na ponta. Assim como é na Indy. Se fosse assim na época de Senna, ele ganharia o campeonato só com os pontos de pole, melhor volta e maior número de voltas na ponta…heheheheh!!!…

  15. Sou favorável a 1 ponto pole e 1 ponto volta mais rápida, pois valorizam a performance do piloto e o incentivam a buscar os limites do carro.

      • Mas isso é ilusório a partir do momento que um carro se sobressai em velocidade pura, como foi o RB6 em 2010. Então neste caso a competição é entre os carros e não os pilotos, pois nada adianta um piloto ser reconhecidamente rápido se o carro não ajudar.

  16. para mim deveria ser dado um ponto extra para o piloto que fizesse mais ultrapassagens pq assim as corridas ficariam mais emocionantes

    • Ai, voltamos ao grid invertido. Os pilotos teriam necessariamente, que fazer ultrapassagens aos montes, para poder galgar o podio ou ganhar a corrida. Alimentaria a disputa ao extremo. Só acho, que ponto por ultrapassagens, já é um pouco demais, bastaria um piloto da mesma equipe ficar trocando de posições para somar um monte de pontos, ai entra o velho radinho da Ferrari, e o ego de D. Alonso.

  17. É notável que esse 1 ponto ia fazer mais diferença na pontuação antiga do que a atual, que é de mais pontos, proporcionalmente.
    Fora isso, numa F1 em que já se é difícil ultrapassar acredito que 1 ponto da pole não acirraria a disputa. Apenas daria mais vantagem para a equipe que é mais rápida, mas não necessariamente possui os outros elementos importantes para a vitória, como a confiabilidade e boas estratégias de corrida. Esse último aspecto já fez a Ferrari perder campeonatos como o de 2008 e o de 2010, e o primeiro aspecto quase faz com que a Red Bull não fosse duplamente campeã no ano passado.
    Acho que se Sebastian tido um número maior de problemas mecânicos no ano passado, é possível que ele não ficasse o título. Imagine se fossem mais quebras, por exemplo, ele e perder uma média de 25 a 12 pontos por corrida. Este 1 ponto a mais da pole não seria tão compensador assim. Facilitar as ultrapassagens me parece mais interessante para melhorar o show! (Mas também não vale tudo para ter mais ultrapassagens não, a ideia do maluco do tio Bernie de fazer atalhos nas pistas está totalmente descartada!!!)
    Um bom final-de-semana para todos! Deus abençoe vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: