Testes pré-temporada- O segredo é esperar

Existe uma pitada de mistério nos testes pré-temporada anualmente. São apenas 15 dias de testes, e mais apropriadamente uma semana para cada piloto se preparar custe o que custar para o primeiro GP 7 dias após o último teste, o que acaba gerando uma missão muito produtiva das equipes em descobrir o útil e exercitar seus projetos o maior tempo possível.

Mas acima de tudo se concentra uma grande quantidade de ansiedade em cima de quais serão as equipes dominantes e favoritas para disputar pelo título a partir de março. O problema acaba sendo justamente que nem mesmo as mais de duas semanas de testes não são suficientes para determinar um favorito exato- e foi exatamente isso o que vimos no ano passado.

No período de atividades, houve uma incomum (ou, talvez, por se tratar de pré-temporada, comum) igualdade em liderança de sessões entre os pilotos: Massa, Rosberg, Hamilton e Webber fecharam a lista de tempos em primeiro duas vezes entre os dias que participaram.

Porém, o primeiro sinal do que seria 2011 em domínio das equipes foi dado ainda em fevereiro- Red Bull, Ferrari e McLaren lideraram 9 dos 15 dias, repartindo 3 para cada uma.

Mesmo assim isso pouco significou ao recorrer da temporada- A Red Bull massacrou a concorrência marcando 15 das 19 Pole Positions possíveis. A verdade é que após Bahrein, onde Vettel obteve o primeiro lugar não da forma mais fácil possível (em uma briga direta com a Ferrari) o RB6 marcou uma tendência de voar nos Q3 e sob esse domínio obtiveram-se duvídas sobre a legalidade do próprio carro.

O problema acaba sendo que os testes pré-temporada dificilmente nos darão uma vista segura do que será 2011- Seguramente várias equipes irão liderar as sessões e o objetivo não é ser primeiro mas sim testar tudo o que for possível para estar em Sakhir em perfeitas condições.

E neste ano os pneus Pirelli irão requer muito tempo dos engenheiros e trabalho de testes em pista- e por isso nos primeiros dias os tempos serão o de menos. Após isso, começaremos ver alguns stints mais longos, simulações de corrida ou classificação em pista molhada ou seca com o tanque cheio ou vazio, o que aos poucos dará sim um mapeamento- mas não seguro.

Para os que já estão se animando para o primeiro dia das sessões, já aviso que não tiremos conclusões precipitadas- O segredo é esperar.

8 comentários em “Testes pré-temporada- O segredo é esperar

  1. Aliás, o seguro morreu de velho… já vi muita gente quebrar a cara com previsões furadas (eu mesmo já quebrei várias vezes)… neste ponto a F1 é igual ao futebol, o que vale é na hora do jogo.

    Mas como não dá para não palpitar, aí vão os meus pitacos:

    Quem briga pelo título: Alonso, Button, Hamilton e Vettel.

    Quem fica perto: Schumacher, Rosberg, Webber, Massa, Kubica.

    Minha torcida a favor: Vettel, Schumy, Button e Hamilton (nesta ordem).

    Minha torcida contra: Alonso e Ferrari.

    Maior mico da temporada fora das pistas: Barrrichello (já começou bem com as pulseirinhas picaretas).

    Maior mico dentro: Hispânia e Virgin (será que vão largar).

    Maior surpresa: Pastor Maldonado.

  2. E por falar em pré-temporada, a Pirelli mudou bem a configuração dos pneus dianteiros, dando mais “feeling” para os pilotos ao fazerem as curvas, o que favorece Michael Schumacher, felizmente.

    • Tb torço e espero que com os Pirelli o Schumacher detone o Rosberg, e que se por um milagre a Mercedes tenha feito um carro que preste, quem sabe algo melhor !

  3. Concordo com você, Tomás. O principal é fazer os testes, e não marcar os melhores tempos nos dias da pré-temporada. Sem falar nos times que “jogam para a torcida”. Andando com pouca gasolina ou usando outros artíficios para atrair patrocínio antes de começar oficialmente a temporada. Lembram-se que a Sauber andou bem nos testes de inverdo em 2010?
    Uma equipe séria de verdade vai procurar achar o máximo equilíbrio do carro para ter uma temporada saudável. Acho que nesse aspecto, os testes de inverno se assemelham um pouco com as sextas-feiras de treino durante a temporada: só servem para jogar um pouco de “luz” sobre o que virá à frente, sem ser conclusivos!
    Um bom final-de-semana para todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: